Salário para o cargo de Repórter de rádio
CBO 2617-30 > Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

Repórter de rádio - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Apresentam programas de rádio, televisão e noticiários, ancorando programas, nos quais interpretam o conteúdo da apresentação, noticiam e comentam fatos, leem textos no ar, narram transmissão de eventos, tecem comentários sobre os mesmos, fazem locução gravando voz para mídias, entrevistam pessoas, anunciam produtos e serviços, preparam conteúdo para apresentação, participando da definição da pauta, redigindo a notícia, checando as informações, atuam em rádio, televisão e eventos, bem como em mídias audiovisuais.

Quanto ganha um Repórter de rádio

Um Repórter de rádio trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.253,38 e R$ 6.583,17, com a média salarial de R$ 3.349,80 e o salário mediana em R$ 3.126,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Repórter de rádio

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.349,80 40.197,56 837,45 19,35
1º Quartil 2.253,38 27.040,51 563,34 13,02
Salário Mediana 3.126,00 37.512,00 781,50 18,06
3º Quartil 5.020,61 60.247,29 1.255,15 29,01
Teto Salarial 6.583,17 78.998,06 1.645,79 38,03


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 3.212 - 9.560 5.129,32 3.211,87 4.857,07 7.892,65 9.559,81
Porto Alegre - RS 3.099 - 5.316 3.496,55 3.098,66 3.242,00 4.389,05 5.316,15
Rio de Janeiro - RJ 2.064 - 6.547 3.569,72 2.063,74 3.652,00 5.405,26 6.547,02
Belo Horizonte - MG 2.627 - 6.192 3.540,11 2.626,77 3.126,00 5.111,80 6.191,57
Florianópolis - SC 2.974 - 10.933 5.642,95 2.974,45 6.227,00 9.026,33 10.932,97
Vitoria - ES 2.572 - 3.909 2.743,34 2.571,57 2.595,00 3.227,45 3.909,19
Brasília - DF 2.735 - 10.778 5.244,22 2.735,29 4.588,00 8.898,38 10.777,98
João Pessoa - PB 2.024 - 5.454 2.784,25 2.023,73 2.282,00 4.502,60 5.453,68
Fortaleza - CE 3.063 - 4.591 3.325,44 3.062,70 3.189,64 3.790,17 4.590,77
Curitiba - PR 2.429 - 5.227 3.728,72 2.429,00 4.252,80 4.315,33 5.226,85
Contagem - MG 3.587 - 4.507 3.619,55 3.587,00 3.587,00 3.721,29 4.507,34
Porto Velho - RO 1.836 - 2.943 2.077,34 1.836,00 2.014,00 2.430,00 2.943,29
Cascavel - PR 4.233 - 5.611 4.354,98 4.233,00 4.234,30 4.632,20 5.610,66
Caxias do Sul - RS 2.750 - 4.748 3.238,63 2.749,79 2.761,00 3.919,84 4.747,83
Campinas - SP 2.226 - 9.846 4.031,07 2.226,00 2.929,00 8.129,11 9.846,23
Natal - RN 1.912 - 3.072 2.153,41 1.911,52 2.058,00 2.536,12 3.071,82
Recife - PE 2.219 - 4.663 3.263,49 2.219,27 3.480,00 3.850,00 4.663,24
Mogi das Cruzes - SP 1.929 - 3.794 2.446,19 1.928,86 2.196,00 3.132,26 3.793,89
Salvador - BA 1.985 - 5.473 2.886,74 1.984,75 2.375,22 4.518,50 5.472,94
Patos de Minas - MG 1.482 - 3.390 2.072,91 1.482,25 1.977,00 2.798,50 3.389,63


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.171 - 8.471 4.115,22 2.171,15 3.446,50 6.993,32 8.470,52
Rio Grande do Sul 2.555 - 5.111 3.272,89 2.555,34 3.242,00 4.219,91 5.111,28
Minas Gerais 1.881 - 5.244 3.091,96 1.880,56 3.012,00 4.329,56 5.244,09
Paraná 2.177 - 5.361 3.747,60 2.176,69 4.253,50 4.426,23 5.361,18
Rio de Janeiro 1.835 - 6.273 3.273,47 1.835,38 3.213,00 5.178,96 6.272,91
Santa Catarina 2.730 - 9.896 4.617,36 2.729,72 3.126,00 8.170,35 9.896,17
Espírito Santo 2.282 - 3.816 2.652,65 2.281,93 2.592,00 3.150,79 3.816,33
Paraíba 1.939 - 5.282 2.750,57 1.938,87 2.282,00 4.360,46 5.281,52
Rondônia 1.668 - 2.794 1.941,00 1.668,00 1.920,00 2.306,92 2.794,21
Ceará 2.913 - 4.548 3.280,43 2.912,64 3.189,64 3.754,70 4.547,81
Distrito Federal 2.735 - 10.778 5.244,22 2.735,29 4.588,00 8.898,38 10.777,98
Mato Grosso 1.498 - 4.188 2.272,71 1.497,96 2.200,00 3.457,89 4.188,30
Rio Grande do Norte 1.712 - 2.902 1.996,95 1.711,50 1.994,00 2.396,08 2.902,20
Pará 1.412 - 2.882 1.764,53 1.412,00 1.556,00 2.379,50 2.882,12
Bahia 1.561 - 5.175 2.556,89 1.561,00 2.190,00 4.272,47 5.174,94
Pernambuco 1.881 - 4.663 2.944,34 1.880,83 3.226,50 3.850,00 4.663,24
Maranhão 1.792 - 5.367 3.095,83 1.792,00 3.189,00 4.431,25 5.367,26
Mato Grosso do Sul 1.606 - 6.623 2.811,73 1.606,00 2.200,00 5.468,00 6.623,01
Amazonas 1.515 - 3.625 2.005,94 1.515,00 1.751,00 2.993,00 3.625,21
Goiás 2.750 - 3.755 2.942,11 2.750,00 2.900,00 3.100,00 3.754,81
Alagoas 3.719 - 5.644 4.313,13 3.718,50 4.437,00 4.660,00 5.644,33
Piauí 1.412 - 7.657 2.808,50 1.412,00 1.500,00 6.322,00 7.657,40
Sergipe 1.919 - 3.912 2.715,17 1.919,00 2.785,50 3.230,00 3.912,27
Roraima 1.700 - 2.907 1.930,20 1.700,00 1.751,00 2.400,00 2.906,95
Acre 1.700 - 3.611 2.126,40 1.700,00 1.751,00 2.981,00 3.610,68
Tocantins 2.800 - 3.467 2.849,60 2.800,00 2.862,00 2.862,00 3.466,54


Principais locais de trabalho

Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais atuam na área de atividades recreativas, culturais e desportivas. Executam suas funções como empregados com carteira assinada e, no caso do locutor de mídias audiovisuais, como autônomo. São profissionais multifuncionais, que participam integralmente do processo, desde a produção até a apresentação da notícia, que trabalham em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado ou a céu aberto, no caso do comentarista de mídias audiovisuais. A maioria dos profissionais trabalha em várias emissoras de rádio e TV, apresentando diversos programas, cumprindo horários irregulares. Trabalham sob pressão, levando à situação de estresse constante e expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

O exercício das ocupações da família requer formação inicial equivalente ao 3º grau completo para o comentarista de mídias audiovisuais, 2º grau completo para o locutor de mídias audiovisuais e curso superior para as demais. No caso dos comentaristas esportivos, é frequente ex-jogadores e técnicos comentarem os eventos. Quando necessário também se habilitam como radialistas, fazendo cursos de locução de até duzentas horas-aula ou de radialista em nível técnico e superior. O exercício pleno das atividades não demanda experiência profissional para essas ocupações uma vez que a expertise esperada advém da prática repetida, com exceção do âncora de rádio e TV para quem é exigido experiência de cinco anos.


Funções e atividades do Repórter de rádio

Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais devem:

  • anunciar produtos e serviços;
  • preparar conteúdo para apresentação;
  • narrar transmissão de eventos;
  • gravar voz para mídias;
  • comentar os fatos;
  • apresentar eventos;
  • entrevistar pessoas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • apresentar programas e noticiários;

  • Atividades

    • locutar documentários;
    • selecionar material;
    • gravar voz padrão para emissoras;
    • demonstrar imparcialidade;
    • animar o programa;
    • seguir o roteiro do evento;
    • administrar tempo para o evento;
    • noticiar fatos;
    • elaborar o roteiro da entrevista;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • posicionar os participantes do evento;
    • editar material gravado;
    • demonstrar fluência de leitura e interpretação de texto;
    • demonstrar capacidade de expressão corporal;
    • locutar voz para sistemas digitais (uras);
    • ler o texto no ar;
    • rebater o entrevistado;
    • passar o texto;
    • locutar conteúdos para programas digitais;
    • delimitar o conteúdo;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • demonstrar capacidade de administrar tempo;
    • demonstrar capacidade de observação técnica;
    • formular perguntas;
    • anunciar chamadas;
    • instruir o entrevistado;
    • analisar roteiro de apresentação;
    • demonstrar dinamismo;
    • participar de debates e mesas redondas;
    • interpretar o conteúdo da apresentação;
    • demonstrar facilidade de relacionamento humano;
    • chamar os comerciais;
    • adequar o tempo da entrevista;
    • reproduzir o fato ocorrido durante o evento;
    • analisar fatos, notícias e eventos;
    • administrar chamadas e inserts comerciais;
    • apresentar os participantes do evento;
    • organizar as informações;
    • realizar análise crítica e técnica dos eventos;
    • gravar voz para peças publicitárias e institucionais;
    • ler os comerciais no ar;
    • construir a cena;
    • operar equipamentos (mesa de som e outros);
    • demonstrar capacidade de emocionar o público;
    • participar da definição da pauta;
    • demonstrar capacidade de cumprir normas e procedimentos;
    • anunciar eventos ao vivo;
    • fazer aquecimento vocal e exercícios de dicção;
    • fazer enquete;
    • opinar a respeito do evento;
    • ancorar programas;
    • redigir a notícia;
    • relatar o que foi apresentado (música, entrevista ou notícia);
    • gravar voz para conteúdo indoor;
    • apresentar programações diversas;
    • provocar o entrevistado;
    • locutar conteúdos para produtos digitais (games, gps, aplicativos, etc);
    • checar as informações;
    • demonstrar qualidade de voz e dicção;
    • chamar reportagem;
    • gravar reportagens;
    • envolver o entrevistado;
    • ensaiar a apresentação;
    • demonstrar acuidade auditiva;
    • demonstrar credibilidade;
    • sugerir nomes para entrevistas;
    • anunciar/desanunciar músicas;
    • demonstrar capacidade de propor soluções;
    • demonstrar flexibilidade;
    • levantar informações e dados;
    • locutar audiodescrição;
    • editar textos;
    • interromper o entrevistado;
    • descrever o evento;
    • mediar debates;
    • ajustar a narração ao evento;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • anunciar serviços de utilidade pública (hora, tempo, situação das estradas);
    • anunciar programação;
    • demonstrar cordialidade;
    • anunciar promoções e peças publicitárias;
    • demonstrar capacidade e interagir com público e pares;
    • demonstrar capacidade de tomar decisões;


    Setores que mais contratam Repórter de rádio no mercado de trabalho

    • Atividades de televisão aberta
    • Atividades de rádio
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão
    • Programadoras
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Agências de publicidade
    • Atividades de organizações religiosas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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