Salário para o cargo de Locutor esportivo
CBO 2617-15 > Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

Locutor esportivo - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Apresentam programas de rádio, televisão e noticiários, ancorando programas, nos quais interpretam o conteúdo da apresentação, noticiam e comentam fatos, leem textos no ar, narram transmissão de eventos, tecem comentários sobre os mesmos, fazem locução gravando voz para mídias, entrevistam pessoas, anunciam produtos e serviços, preparam conteúdo para apresentação, participando da definição da pauta, redigindo a notícia, checando as informações, atuam em rádio, televisão e eventos, bem como em mídias audiovisuais.

Quanto ganha um Locutor esportivo

Um Locutor esportivo trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.109,04 e R$ 4.007,16, com a média salarial de R$ 1.767,23 e o salário mediana em R$ 1.450,74 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Locutor esportivo

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.767,23 21.206,73 441,81 9,56
1º Quartil 1.109,04 13.308,48 277,26 6,00
Salário Mediana 1.450,74 17.408,82 362,68 7,85
3º Quartil 3.056,03 36.672,41 764,01 16,53
Teto Salarial 4.007,16 48.085,96 1.001,79 21,67


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 1.226 - 4.326 2.011,75 1.226,29 1.605,05 3.571,35 4.325,72
São Paulo - SP 1.496 - 16.899 5.019,76 1.495,72 2.170,00 13.951,64 16.898,65
Belo Horizonte - MG 1.376 - 3.891 2.160,53 1.376,26 1.852,23 3.212,03 3.890,50
Brasília - DF 1.178 - 5.604 2.541,42 1.178,48 1.680,00 4.626,69 5.603,98
Fortaleza - CE 1.270 - 5.116 2.233,54 1.270,22 1.672,30 4.223,71 5.115,89
Duque de Caxias - RJ 1.249 - 1.964 1.373,39 1.249,00 1.300,00 1.621,50 1.964,01
Porto Alegre - RS 1.443 - 2.993 1.742,96 1.442,70 1.538,04 2.471,42 2.993,46
Nova Iguaçu - RJ 1.178 - 2.198 1.429,20 1.177,61 1.370,93 1.814,91 2.198,27
Recife - PE 1.298 - 3.572 1.924,04 1.297,61 1.516,65 2.948,98 3.571,89
São Gonçalo - RJ 1.257 - 2.054 1.412,44 1.256,75 1.341,60 1.695,61 2.053,78
Curitiba - PR 1.364 - 4.273 2.134,61 1.364,41 1.978,07 3.528,08 4.273,32
Belém - PA 1.115 - 2.293 1.368,43 1.115,06 1.242,89 1.893,13 2.293,02
Manaus - AM 1.134 - 3.433 1.905,84 1.134,38 1.500,00 2.833,99 3.432,61
João Pessoa - PB 1.118 - 3.041 1.520,76 1.117,69 1.231,97 2.510,70 3.041,04
São Luís - MA 1.193 - 3.248 1.702,63 1.193,23 1.352,00 2.681,79 3.248,26
São João de Meriti - RJ 1.119 - 2.368 1.486,73 1.119,34 1.395,00 1.955,07 2.368,04
Campo Grande - MS 1.057 - 2.998 1.697,02 1.057,00 1.567,50 2.475,47 2.998,36
Cascavel - PR 1.511 - 2.923 1.863,74 1.510,60 1.758,46 2.413,20 2.922,94
Divinópolis - MG 1.180 - 2.730 1.549,75 1.180,33 1.400,00 2.254,31 2.730,48
Teresina - PI 1.087 - 3.282 1.703,44 1.087,08 1.500,00 2.709,53 3.281,86


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.196 - 3.188 1.691,54 1.195,86 1.500,00 2.632,01 3.187,97
Minas Gerais 1.053 - 2.818 1.515,38 1.053,09 1.309,68 2.326,62 2.818,07
São Paulo 1.259 - 8.045 2.784,82 1.259,27 1.537,72 6.642,12 8.045,14
Paraná 1.215 - 3.754 1.872,09 1.215,33 1.500,00 3.099,17 3.753,81
Rio Grande do Sul 1.087 - 2.743 1.547,89 1.087,41 1.499,80 2.264,52 2.742,86
Santa Catarina 1.180 - 3.563 1.791,68 1.180,08 1.500,00 2.941,31 3.562,60
Mato Grosso 1.096 - 3.547 1.930,36 1.096,27 1.996,00 2.928,44 3.547,02
Bahia 1.081 - 3.048 1.606,77 1.080,87 1.300,00 2.516,33 3.047,86
Pará 1.066 - 2.343 1.394,24 1.065,94 1.280,50 1.934,78 2.343,46
Goiás 1.068 - 2.765 1.484,94 1.068,31 1.250,00 2.283,19 2.765,47
Pernambuco 1.120 - 2.941 1.567,26 1.119,56 1.400,00 2.427,99 2.940,85
Ceará 1.087 - 3.950 1.800,05 1.087,49 1.377,13 3.261,25 3.950,13
Mato Grosso do Sul 1.049 - 2.469 1.391,10 1.048,75 1.290,00 2.038,02 2.468,51
Maranhão 1.124 - 2.638 1.478,39 1.124,01 1.333,39 2.178,10 2.638,18
Espírito Santo 1.176 - 2.636 1.544,41 1.176,07 1.418,06 2.176,04 2.635,68
Paraíba 1.081 - 2.561 1.407,68 1.080,96 1.185,00 2.114,12 2.560,69
Distrito Federal 1.178 - 5.604 2.541,42 1.178,48 1.680,00 4.626,69 5.603,98
Rondônia 1.129 - 2.149 1.393,46 1.128,64 1.353,30 1.774,05 2.148,79
Rio Grande do Norte 1.054 - 2.394 1.422,05 1.053,78 1.266,50 1.976,49 2.393,98
Piauí 1.050 - 2.767 1.440,55 1.050,33 1.140,75 2.284,37 2.766,89
Amazonas 1.064 - 3.352 1.710,09 1.064,30 1.500,00 2.767,49 3.352,06
Alagoas 1.065 - 2.349 1.423,33 1.064,91 1.422,00 1.938,95 2.348,52
Sergipe 1.278 - 3.106 1.780,32 1.278,24 1.641,43 2.564,58 3.106,30
Roraima 1.081 - 2.643 1.433,03 1.080,67 1.300,00 2.182,33 2.643,31
Tocantins 1.073 - 2.624 1.509,78 1.073,45 1.412,84 2.166,67 2.624,33
Acre 1.045 - 2.818 1.368,80 1.045,00 1.128,60 2.326,15 2.817,50


Principais locais de trabalho

Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais atuam na área de atividades recreativas, culturais e desportivas. Executam suas funções como empregados com carteira assinada e, no caso do locutor de mídias audiovisuais, como autônomo. São profissionais multifuncionais, que participam integralmente do processo, desde a produção até a apresentação da notícia, que trabalham em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado ou a céu aberto, no caso do comentarista de mídias audiovisuais. A maioria dos profissionais trabalha em várias emissoras de rádio e TV, apresentando diversos programas, cumprindo horários irregulares. Trabalham sob pressão, levando à situação de estresse constante e expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

O exercício das ocupações da família requer formação inicial equivalente ao 3º grau completo para o comentarista de mídias audiovisuais, 2º grau completo para o locutor de mídias audiovisuais e curso superior para as demais. No caso dos comentaristas esportivos, é frequente ex-jogadores e técnicos comentarem os eventos. Quando necessário também se habilitam como radialistas, fazendo cursos de locução de até duzentas horas-aula ou de radialista em nível técnico e superior. O exercício pleno das atividades não demanda experiência profissional para essas ocupações uma vez que a expertise esperada advém da prática repetida, com exceção do âncora de rádio e TV para quem é exigido experiência de cinco anos.


Funções e atividades do Locutor esportivo

Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • entrevistar pessoas;
  • preparar conteúdo para apresentação;
  • anunciar produtos e serviços;
  • apresentar programas e noticiários;
  • comentar os fatos;
  • apresentar eventos;
  • narrar transmissão de eventos;
  • gravar voz para mídias;

  • Atividades

    • provocar o entrevistado;
    • anunciar promoções e peças publicitárias;
    • construir a cena;
    • demonstrar imparcialidade;
    • editar material gravado;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • selecionar material;
    • demonstrar qualidade de voz e dicção;
    • noticiar fatos;
    • realizar análise crítica e técnica dos eventos;
    • apresentar programações diversas;
    • instruir o entrevistado;
    • delimitar o conteúdo;
    • anunciar chamadas;
    • demonstrar capacidade de emocionar o público;
    • interpretar o conteúdo da apresentação;
    • redigir a notícia;
    • reproduzir o fato ocorrido durante o evento;
    • anunciar programação;
    • locutar conteúdos para programas digitais;
    • operar equipamentos (mesa de som e outros);
    • administrar tempo para o evento;
    • demonstrar facilidade de relacionamento humano;
    • descrever o evento;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • adequar o tempo da entrevista;
    • chamar reportagem;
    • anunciar eventos ao vivo;
    • demonstrar capacidade e interagir com público e pares;
    • relatar o que foi apresentado (música, entrevista ou notícia);
    • demonstrar capacidade de tomar decisões;
    • interromper o entrevistado;
    • locutar conteúdos para produtos digitais (games, gps, aplicativos, etc);
    • demonstrar fluência de leitura e interpretação de texto;
    • organizar as informações;
    • ler o texto no ar;
    • analisar roteiro de apresentação;
    • administrar chamadas e inserts comerciais;
    • anunciar/desanunciar músicas;
    • gravar voz para conteúdo indoor;
    • levantar informações e dados;
    • elaborar o roteiro da entrevista;
    • gravar voz para peças publicitárias e institucionais;
    • rebater o entrevistado;
    • anunciar serviços de utilidade pública (hora, tempo, situação das estradas);
    • formular perguntas;
    • chamar os comerciais;
    • demonstrar cordialidade;
    • editar textos;
    • locutar audiodescrição;
    • participar da definição da pauta;
    • sugerir nomes para entrevistas;
    • gravar voz padrão para emissoras;
    • demonstrar capacidade de cumprir normas e procedimentos;
    • demonstrar acuidade auditiva;
    • ancorar programas;
    • demonstrar capacidade de administrar tempo;
    • demonstrar flexibilidade;
    • demonstrar capacidade de observação técnica;
    • posicionar os participantes do evento;
    • apresentar os participantes do evento;
    • demonstrar credibilidade;
    • participar de debates e mesas redondas;
    • fazer aquecimento vocal e exercícios de dicção;
    • passar o texto;
    • mediar debates;
    • animar o programa;
    • opinar a respeito do evento;
    • analisar fatos, notícias e eventos;
    • gravar reportagens;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • envolver o entrevistado;
    • demonstrar dinamismo;
    • ensaiar a apresentação;
    • locutar voz para sistemas digitais (uras);
    • demonstrar capacidade de expressão corporal;
    • locutar documentários;
    • ajustar a narração ao evento;
    • fazer enquete;
    • seguir o roteiro do evento;
    • ler os comerciais no ar;
    • demonstrar capacidade de propor soluções;
    • checar as informações;


    Setores que mais contratam Locutor esportivo no mercado de trabalho

    • Atividades de rádio
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Atividades de televisão aberta
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio atacadista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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