Salário para o cargo de Locutor de rádio e televisão
CBO 2617-15 > Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

Locutor de rádio e televisão - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Apresentam programas de rádio, televisão e noticiários, ancorando programas, nos quais interpretam o conteúdo da apresentação, noticiam e comentam fatos, leem textos no ar, narram transmissão de eventos, tecem comentários sobre os mesmos, fazem locução gravando voz para mídias, entrevistam pessoas, anunciam produtos e serviços, preparam conteúdo para apresentação, participando da definição da pauta, redigindo a notícia, checando as informações, atuam em rádio, televisão e eventos, bem como em mídias audiovisuais.

Quanto ganha um Locutor de rádio e televisão

Um Locutor de rádio e televisão trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.109,04 e R$ 4.007,16, com a média salarial de R$ 1.767,23 e o salário mediana em R$ 1.450,74 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Locutor de rádio e televisão

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.767,23 21.206,73 441,81 9,56
1º Quartil 1.109,04 13.308,48 277,26 6,00
Salário Mediana 1.450,74 17.408,82 362,68 7,85
3º Quartil 3.056,03 36.672,41 764,01 16,53
Teto Salarial 4.007,16 48.085,96 1.001,79 21,67


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 1.226 - 4.326 2.011,75 1.226,29 1.605,05 3.571,35 4.325,72
São Paulo - SP 1.496 - 16.899 5.019,76 1.495,72 2.170,00 13.951,64 16.898,65
Belo Horizonte - MG 1.376 - 3.891 2.160,53 1.376,26 1.852,23 3.212,03 3.890,50
Brasília - DF 1.178 - 5.604 2.541,42 1.178,48 1.680,00 4.626,69 5.603,98
Fortaleza - CE 1.270 - 5.116 2.233,54 1.270,22 1.672,30 4.223,71 5.115,89
Duque de Caxias - RJ 1.249 - 1.964 1.373,39 1.249,00 1.300,00 1.621,50 1.964,01
Porto Alegre - RS 1.443 - 2.993 1.742,96 1.442,70 1.538,04 2.471,42 2.993,46
Nova Iguaçu - RJ 1.178 - 2.198 1.429,20 1.177,61 1.370,93 1.814,91 2.198,27
Recife - PE 1.298 - 3.572 1.924,04 1.297,61 1.516,65 2.948,98 3.571,89
São Gonçalo - RJ 1.257 - 2.054 1.412,44 1.256,75 1.341,60 1.695,61 2.053,78
Curitiba - PR 1.364 - 4.273 2.134,61 1.364,41 1.978,07 3.528,08 4.273,32
Belém - PA 1.115 - 2.293 1.368,43 1.115,06 1.242,89 1.893,13 2.293,02
Manaus - AM 1.134 - 3.433 1.905,84 1.134,38 1.500,00 2.833,99 3.432,61
João Pessoa - PB 1.118 - 3.041 1.520,76 1.117,69 1.231,97 2.510,70 3.041,04
São Luís - MA 1.193 - 3.248 1.702,63 1.193,23 1.352,00 2.681,79 3.248,26
São João de Meriti - RJ 1.119 - 2.368 1.486,73 1.119,34 1.395,00 1.955,07 2.368,04
Campo Grande - MS 1.057 - 2.998 1.697,02 1.057,00 1.567,50 2.475,47 2.998,36
Cascavel - PR 1.511 - 2.923 1.863,74 1.510,60 1.758,46 2.413,20 2.922,94
Divinópolis - MG 1.180 - 2.730 1.549,75 1.180,33 1.400,00 2.254,31 2.730,48
Teresina - PI 1.087 - 3.282 1.703,44 1.087,08 1.500,00 2.709,53 3.281,86


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.196 - 3.188 1.691,54 1.195,86 1.500,00 2.632,01 3.187,97
Minas Gerais 1.053 - 2.818 1.515,38 1.053,09 1.309,68 2.326,62 2.818,07
São Paulo 1.259 - 8.045 2.784,82 1.259,27 1.537,72 6.642,12 8.045,14
Paraná 1.215 - 3.754 1.872,09 1.215,33 1.500,00 3.099,17 3.753,81
Rio Grande do Sul 1.087 - 2.743 1.547,89 1.087,41 1.499,80 2.264,52 2.742,86
Santa Catarina 1.180 - 3.563 1.791,68 1.180,08 1.500,00 2.941,31 3.562,60
Mato Grosso 1.096 - 3.547 1.930,36 1.096,27 1.996,00 2.928,44 3.547,02
Bahia 1.081 - 3.048 1.606,77 1.080,87 1.300,00 2.516,33 3.047,86
Pará 1.066 - 2.343 1.394,24 1.065,94 1.280,50 1.934,78 2.343,46
Goiás 1.068 - 2.765 1.484,94 1.068,31 1.250,00 2.283,19 2.765,47
Pernambuco 1.120 - 2.941 1.567,26 1.119,56 1.400,00 2.427,99 2.940,85
Ceará 1.087 - 3.950 1.800,05 1.087,49 1.377,13 3.261,25 3.950,13
Mato Grosso do Sul 1.049 - 2.469 1.391,10 1.048,75 1.290,00 2.038,02 2.468,51
Maranhão 1.124 - 2.638 1.478,39 1.124,01 1.333,39 2.178,10 2.638,18
Espírito Santo 1.176 - 2.636 1.544,41 1.176,07 1.418,06 2.176,04 2.635,68
Paraíba 1.081 - 2.561 1.407,68 1.080,96 1.185,00 2.114,12 2.560,69
Distrito Federal 1.178 - 5.604 2.541,42 1.178,48 1.680,00 4.626,69 5.603,98
Rondônia 1.129 - 2.149 1.393,46 1.128,64 1.353,30 1.774,05 2.148,79
Rio Grande do Norte 1.054 - 2.394 1.422,05 1.053,78 1.266,50 1.976,49 2.393,98
Piauí 1.050 - 2.767 1.440,55 1.050,33 1.140,75 2.284,37 2.766,89
Amazonas 1.064 - 3.352 1.710,09 1.064,30 1.500,00 2.767,49 3.352,06
Alagoas 1.065 - 2.349 1.423,33 1.064,91 1.422,00 1.938,95 2.348,52
Sergipe 1.278 - 3.106 1.780,32 1.278,24 1.641,43 2.564,58 3.106,30
Roraima 1.081 - 2.643 1.433,03 1.080,67 1.300,00 2.182,33 2.643,31
Tocantins 1.073 - 2.624 1.509,78 1.073,45 1.412,84 2.166,67 2.624,33
Acre 1.045 - 2.818 1.368,80 1.045,00 1.128,60 2.326,15 2.817,50


Principais locais de trabalho

Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais atuam na área de atividades recreativas, culturais e desportivas. Executam suas funções como empregados com carteira assinada e, no caso do locutor de mídias audiovisuais, como autônomo. São profissionais multifuncionais, que participam integralmente do processo, desde a produção até a apresentação da notícia, que trabalham em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado ou a céu aberto, no caso do comentarista de mídias audiovisuais. A maioria dos profissionais trabalha em várias emissoras de rádio e TV, apresentando diversos programas, cumprindo horários irregulares. Trabalham sob pressão, levando à situação de estresse constante e expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

O exercício das ocupações da família requer formação inicial equivalente ao 3º grau completo para o comentarista de mídias audiovisuais, 2º grau completo para o locutor de mídias audiovisuais e curso superior para as demais. No caso dos comentaristas esportivos, é frequente ex-jogadores e técnicos comentarem os eventos. Quando necessário também se habilitam como radialistas, fazendo cursos de locução de até duzentas horas-aula ou de radialista em nível técnico e superior. O exercício pleno das atividades não demanda experiência profissional para essas ocupações uma vez que a expertise esperada advém da prática repetida, com exceção do âncora de rádio e TV para quem é exigido experiência de cinco anos.


Funções e atividades do Locutor de rádio e televisão

Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais devem:

  • apresentar eventos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • anunciar produtos e serviços;
  • comentar os fatos;
  • gravar voz para mídias;
  • entrevistar pessoas;
  • preparar conteúdo para apresentação;
  • narrar transmissão de eventos;
  • apresentar programas e noticiários;

  • Atividades

    • rebater o entrevistado;
    • ler os comerciais no ar;
    • mediar debates;
    • instruir o entrevistado;
    • noticiar fatos;
    • gravar voz padrão para emissoras;
    • demonstrar facilidade de relacionamento humano;
    • posicionar os participantes do evento;
    • locutar voz para sistemas digitais (uras);
    • animar o programa;
    • demonstrar cordialidade;
    • construir a cena;
    • demonstrar capacidade de cumprir normas e procedimentos;
    • redigir a notícia;
    • apresentar os participantes do evento;
    • operar equipamentos (mesa de som e outros);
    • demonstrar flexibilidade;
    • chamar reportagem;
    • demonstrar credibilidade;
    • editar textos;
    • apresentar programações diversas;
    • provocar o entrevistado;
    • seguir o roteiro do evento;
    • demonstrar capacidade de observação técnica;
    • formular perguntas;
    • demonstrar capacidade de emocionar o público;
    • elaborar o roteiro da entrevista;
    • participar de debates e mesas redondas;
    • gravar voz para peças publicitárias e institucionais;
    • locutar conteúdos para programas digitais;
    • administrar tempo para o evento;
    • demonstrar capacidade de administrar tempo;
    • demonstrar imparcialidade;
    • checar as informações;
    • ler o texto no ar;
    • demonstrar qualidade de voz e dicção;
    • anunciar programação;
    • participar da definição da pauta;
    • passar o texto;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • interpretar o conteúdo da apresentação;
    • analisar roteiro de apresentação;
    • gravar voz para conteúdo indoor;
    • sugerir nomes para entrevistas;
    • analisar fatos, notícias e eventos;
    • reproduzir o fato ocorrido durante o evento;
    • fazer aquecimento vocal e exercícios de dicção;
    • anunciar/desanunciar músicas;
    • chamar os comerciais;
    • anunciar promoções e peças publicitárias;
    • delimitar o conteúdo;
    • demonstrar capacidade de tomar decisões;
    • locutar conteúdos para produtos digitais (games, gps, aplicativos, etc);
    • demonstrar acuidade auditiva;
    • selecionar material;
    • adequar o tempo da entrevista;
    • administrar chamadas e inserts comerciais;
    • envolver o entrevistado;
    • opinar a respeito do evento;
    • ajustar a narração ao evento;
    • demonstrar dinamismo;
    • anunciar eventos ao vivo;
    • fazer enquete;
    • demonstrar capacidade e interagir com público e pares;
    • demonstrar fluência de leitura e interpretação de texto;
    • relatar o que foi apresentado (música, entrevista ou notícia);
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • descrever o evento;
    • locutar documentários;
    • anunciar chamadas;
    • demonstrar capacidade de propor soluções;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • anunciar serviços de utilidade pública (hora, tempo, situação das estradas);
    • organizar as informações;
    • locutar audiodescrição;
    • ancorar programas;
    • ensaiar a apresentação;
    • editar material gravado;
    • demonstrar capacidade de expressão corporal;
    • interromper o entrevistado;
    • realizar análise crítica e técnica dos eventos;
    • gravar reportagens;
    • levantar informações e dados;


    Setores que mais contratam Locutor de rádio e televisão no mercado de trabalho

    • Atividades de rádio
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Atividades de televisão aberta
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio atacadista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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