Salário para o cargo de Disc-jockey (rádio)
CBO 2617-15 > Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

Disc-jockey (rádio) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Apresentam programas de rádio, televisão e noticiários, ancorando programas, nos quais interpretam o conteúdo da apresentação, noticiam e comentam fatos, leem textos no ar, narram transmissão de eventos, tecem comentários sobre os mesmos, fazem locução gravando voz para mídias, entrevistam pessoas, anunciam produtos e serviços, preparam conteúdo para apresentação, participando da definição da pauta, redigindo a notícia, checando as informações, atuam em rádio, televisão e eventos, bem como em mídias audiovisuais.

Quanto ganha um Disc-jockey (rádio)

Um Disc-jockey (rádio) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.211,60 e R$ 3.568,36, com a média salarial de R$ 1.767,23 e o salário mediana em R$ 1.450,74 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Disc-jockey (rádio)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.767,23 21.206,73 441,81 9,56
1º Quartil 1.211,60 14.539,22 302,90 6,55
Salário Mediana 1.450,74 17.408,82 362,68 7,85
3º Quartil 2.721,38 32.656,56 680,35 14,72
Teto Salarial 3.568,36 42.820,26 892,09 19,30


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 1.226 - 4.326 2.011,75 1.226,29 1.605,05 3.571,35 4.325,72
São Paulo - SP 1.496 - 16.899 5.019,76 1.495,72 2.170,00 13.951,64 16.898,65
Brasília - DF 1.178 - 5.604 2.541,42 1.178,48 1.680,00 4.626,69 5.603,98
Belo Horizonte - MG 1.376 - 3.891 2.160,53 1.376,26 1.852,23 3.212,03 3.890,50
Fortaleza - CE 1.270 - 5.116 2.233,54 1.270,22 1.672,30 4.223,71 5.115,89
Duque de Caxias - RJ 1.249 - 1.964 1.373,39 1.249,00 1.300,00 1.621,50 1.964,01
Porto Alegre - RS 1.443 - 2.993 1.742,96 1.442,70 1.538,04 2.471,42 2.993,46
Nova Iguaçu - RJ 1.178 - 2.198 1.429,20 1.177,61 1.370,93 1.814,91 2.198,27
São Gonçalo - RJ 1.257 - 2.054 1.412,44 1.256,75 1.341,60 1.695,61 2.053,78
Recife - PE 1.298 - 3.572 1.924,04 1.297,61 1.516,65 2.948,98 3.571,89
Curitiba - PR 1.364 - 4.273 2.134,61 1.364,41 1.978,07 3.528,08 4.273,32
Belém - PA 1.115 - 2.293 1.368,43 1.115,06 1.242,89 1.893,13 2.293,02
Manaus - AM 1.134 - 3.433 1.905,84 1.134,38 1.500,00 2.833,99 3.432,61
João Pessoa - PB 1.118 - 3.041 1.520,76 1.117,69 1.231,97 2.510,70 3.041,04
São Luís - MA 1.193 - 3.248 1.702,63 1.193,23 1.352,00 2.681,79 3.248,26
São João de Meriti - RJ 1.119 - 2.368 1.486,73 1.119,34 1.395,00 1.955,07 2.368,04
Campo Grande - MS 1.057 - 2.998 1.697,02 1.057,00 1.567,50 2.475,47 2.998,36
Cascavel - PR 1.511 - 2.923 1.863,74 1.510,60 1.758,46 2.413,20 2.922,94
Divinópolis - MG 1.180 - 2.730 1.549,75 1.180,33 1.400,00 2.254,31 2.730,48
Uberlândia - MG 1.308 - 3.141 1.849,81 1.307,96 1.798,37 2.593,39 3.141,19


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.196 - 3.188 1.691,54 1.195,86 1.500,00 2.632,01 3.187,97
Minas Gerais 1.053 - 2.818 1.515,38 1.053,09 1.309,68 2.326,62 2.818,07
São Paulo 1.259 - 8.045 2.784,82 1.259,27 1.537,72 6.642,12 8.045,14
Paraná 1.215 - 3.754 1.872,09 1.215,33 1.500,00 3.099,17 3.753,81
Rio Grande do Sul 1.087 - 2.743 1.547,89 1.087,41 1.499,80 2.264,52 2.742,86
Santa Catarina 1.180 - 3.563 1.791,68 1.180,08 1.500,00 2.941,31 3.562,60
Bahia 1.081 - 3.048 1.606,77 1.080,87 1.300,00 2.516,33 3.047,86
Mato Grosso 1.096 - 3.547 1.930,36 1.096,27 1.996,00 2.928,44 3.547,02
Pará 1.066 - 2.343 1.394,24 1.065,94 1.280,50 1.934,78 2.343,46
Goiás 1.068 - 2.765 1.484,94 1.068,31 1.250,00 2.283,19 2.765,47
Pernambuco 1.120 - 2.941 1.567,26 1.119,56 1.400,00 2.427,99 2.940,85
Ceará 1.087 - 3.950 1.800,05 1.087,49 1.377,13 3.261,25 3.950,13
Maranhão 1.124 - 2.638 1.478,39 1.124,01 1.333,39 2.178,10 2.638,18
Mato Grosso do Sul 1.049 - 2.469 1.391,10 1.048,75 1.290,00 2.038,02 2.468,51
Espírito Santo 1.176 - 2.636 1.544,41 1.176,07 1.418,06 2.176,04 2.635,68
Paraíba 1.081 - 2.561 1.407,68 1.080,96 1.185,00 2.114,12 2.560,69
Distrito Federal 1.178 - 5.604 2.541,42 1.178,48 1.680,00 4.626,69 5.603,98
Rondônia 1.129 - 2.149 1.393,46 1.128,64 1.353,30 1.774,05 2.148,79
Rio Grande do Norte 1.054 - 2.394 1.422,05 1.053,78 1.266,50 1.976,49 2.393,98
Piauí 1.050 - 2.767 1.440,55 1.050,33 1.140,75 2.284,37 2.766,89
Amazonas 1.064 - 3.352 1.710,09 1.064,30 1.500,00 2.767,49 3.352,06
Alagoas 1.065 - 2.349 1.423,33 1.064,91 1.422,00 1.938,95 2.348,52
Sergipe 1.278 - 3.106 1.780,32 1.278,24 1.641,43 2.564,58 3.106,30
Roraima 1.081 - 2.643 1.433,03 1.080,67 1.300,00 2.182,33 2.643,31
Tocantins 1.073 - 2.624 1.509,78 1.073,45 1.412,84 2.166,67 2.624,33
Acre 1.045 - 2.818 1.368,80 1.045,00 1.128,60 2.326,15 2.817,50


Principais locais de trabalho

Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais atuam na área de atividades recreativas, culturais e desportivas. Executam suas funções como empregados com carteira assinada e, no caso do locutor de mídias audiovisuais, como autônomo. São profissionais multifuncionais, que participam integralmente do processo, desde a produção até a apresentação da notícia, que trabalham em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado ou a céu aberto, no caso do comentarista de mídias audiovisuais. A maioria dos profissionais trabalha em várias emissoras de rádio e TV, apresentando diversos programas, cumprindo horários irregulares. Trabalham sob pressão, levando à situação de estresse constante e expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

O exercício das ocupações da família requer formação inicial equivalente ao 3º grau completo para o comentarista de mídias audiovisuais, 2º grau completo para o locutor de mídias audiovisuais e curso superior para as demais. No caso dos comentaristas esportivos, é frequente ex-jogadores e técnicos comentarem os eventos. Quando necessário também se habilitam como radialistas, fazendo cursos de locução de até duzentas horas-aula ou de radialista em nível técnico e superior. O exercício pleno das atividades não demanda experiência profissional para essas ocupações uma vez que a expertise esperada advém da prática repetida, com exceção do âncora de rádio e TV para quem é exigido experiência de cinco anos.


Funções e atividades do Disc-jockey (rádio)

Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais devem:

  • gravar voz para mídias;
  • preparar conteúdo para apresentação;
  • narrar transmissão de eventos;
  • entrevistar pessoas;
  • apresentar programas e noticiários;
  • comentar os fatos;
  • apresentar eventos;
  • anunciar produtos e serviços;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • interpretar o conteúdo da apresentação;
    • demonstrar capacidade e interagir com público e pares;
    • elaborar o roteiro da entrevista;
    • levantar informações e dados;
    • participar de debates e mesas redondas;
    • analisar roteiro de apresentação;
    • ensaiar a apresentação;
    • demonstrar flexibilidade;
    • demonstrar capacidade de administrar tempo;
    • demonstrar acuidade auditiva;
    • organizar as informações;
    • interromper o entrevistado;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • checar as informações;
    • demonstrar credibilidade;
    • ajustar a narração ao evento;
    • locutar documentários;
    • posicionar os participantes do evento;
    • anunciar programação;
    • reproduzir o fato ocorrido durante o evento;
    • demonstrar capacidade de expressão corporal;
    • editar material gravado;
    • animar o programa;
    • gravar voz para conteúdo indoor;
    • participar da definição da pauta;
    • selecionar material;
    • demonstrar capacidade de observação técnica;
    • apresentar programações diversas;
    • demonstrar fluência de leitura e interpretação de texto;
    • anunciar/desanunciar músicas;
    • editar textos;
    • anunciar serviços de utilidade pública (hora, tempo, situação das estradas);
    • operar equipamentos (mesa de som e outros);
    • demonstrar imparcialidade;
    • locutar conteúdos para programas digitais;
    • fazer enquete;
    • envolver o entrevistado;
    • redigir a notícia;
    • demonstrar capacidade de cumprir normas e procedimentos;
    • provocar o entrevistado;
    • opinar a respeito do evento;
    • gravar voz padrão para emissoras;
    • passar o texto;
    • anunciar chamadas;
    • relatar o que foi apresentado (música, entrevista ou notícia);
    • delimitar o conteúdo;
    • analisar fatos, notícias e eventos;
    • demonstrar capacidade de propor soluções;
    • mediar debates;
    • locutar audiodescrição;
    • ler os comerciais no ar;
    • ler o texto no ar;
    • chamar os comerciais;
    • seguir o roteiro do evento;
    • locutar voz para sistemas digitais (uras);
    • locutar conteúdos para produtos digitais (games, gps, aplicativos, etc);
    • realizar análise crítica e técnica dos eventos;
    • demonstrar cordialidade;
    • apresentar os participantes do evento;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • demonstrar capacidade de emocionar o público;
    • sugerir nomes para entrevistas;
    • demonstrar facilidade de relacionamento humano;
    • fazer aquecimento vocal e exercícios de dicção;
    • anunciar eventos ao vivo;
    • administrar tempo para o evento;
    • noticiar fatos;
    • anunciar promoções e peças publicitárias;
    • construir a cena;
    • demonstrar qualidade de voz e dicção;
    • demonstrar capacidade de tomar decisões;
    • demonstrar dinamismo;
    • formular perguntas;
    • adequar o tempo da entrevista;
    • rebater o entrevistado;
    • administrar chamadas e inserts comerciais;
    • ancorar programas;
    • descrever o evento;
    • gravar voz para peças publicitárias e institucionais;
    • instruir o entrevistado;
    • chamar reportagem;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • gravar reportagens;


    Setores que mais contratam Disc-jockey (rádio) no mercado de trabalho

    • Atividades de rádio
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Atividades de televisão aberta
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio atacadista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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