Salário para o cargo de Locutor publicitário de rádio e televisão
CBO 2617-20 > Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

Locutor publicitário de rádio e televisão - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Apresentam programas de rádio, televisão e noticiários, ancorando programas, nos quais interpretam o conteúdo da apresentação, noticiam e comentam fatos, leem textos no ar, narram transmissão de eventos, tecem comentários sobre os mesmos, fazem locução gravando voz para mídias, entrevistam pessoas, anunciam produtos e serviços, preparam conteúdo para apresentação, participando da definição da pauta, redigindo a notícia, checando as informações, atuam em rádio, televisão e eventos, bem como em mídias audiovisuais.

Quanto ganha um Locutor publicitário de rádio e televisão

Um Locutor publicitário de rádio e televisão trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.186,64 e R$ 3.203,32, com a média salarial de R$ 1.663,83 e o salário mediana em R$ 1.400,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Locutor publicitário de rádio e televisão

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.663,83 19.966,00 415,96 7,86
1º Quartil 1.186,64 14.239,65 296,66 5,61
Salário Mediana 1.400,00 16.800,00 350,00 6,61
3º Quartil 2.442,99 29.315,84 610,75 11,54
Teto Salarial 3.203,32 38.439,81 800,83 15,13


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.300 - 2.874 1.803,27 1.300,20 1.612,00 2.372,48 2.873,61
Rio de Janeiro - RJ 1.464 - 2.363 1.737,05 1.464,43 1.764,41 1.950,60 2.362,63
Parnaíba - PI 1.100 - 1.332 1.100,00 1.100,00 1.100,00 1.100,00 1.332,35


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.257 - 2.568 1.655,00 1.256,99 1.679,27 2.120,04 2.567,86
São Paulo 1.300 - 3.064 1.868,11 1.300,20 1.835,11 2.529,85 3.064,22
Piauí 1.085 - 1.332 1.096,62 1.085,33 1.100,00 1.100,00 1.332,35
Pará 1.045 - 1.726 1.219,02 1.045,00 1.232,40 1.425,06 1.726,08


Principais locais de trabalho

Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais atuam na área de atividades recreativas, culturais e desportivas. Executam suas funções como empregados com carteira assinada e, no caso do locutor de mídias audiovisuais, como autônomo. São profissionais multifuncionais, que participam integralmente do processo, desde a produção até a apresentação da notícia, que trabalham em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado ou a céu aberto, no caso do comentarista de mídias audiovisuais. A maioria dos profissionais trabalha em várias emissoras de rádio e TV, apresentando diversos programas, cumprindo horários irregulares. Trabalham sob pressão, levando à situação de estresse constante e expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

O exercício das ocupações da família requer formação inicial equivalente ao 3º grau completo para o comentarista de mídias audiovisuais, 2º grau completo para o locutor de mídias audiovisuais e curso superior para as demais. No caso dos comentaristas esportivos, é frequente ex-jogadores e técnicos comentarem os eventos. Quando necessário também se habilitam como radialistas, fazendo cursos de locução de até duzentas horas-aula ou de radialista em nível técnico e superior. O exercício pleno das atividades não demanda experiência profissional para essas ocupações uma vez que a expertise esperada advém da prática repetida, com exceção do âncora de rádio e TV para quem é exigido experiência de cinco anos.


Funções e atividades do Locutor publicitário de rádio e televisão

Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • apresentar programas e noticiários;
  • narrar transmissão de eventos;
  • anunciar produtos e serviços;
  • comentar os fatos;
  • gravar voz para mídias;
  • apresentar eventos;
  • entrevistar pessoas;
  • preparar conteúdo para apresentação;

  • Atividades

    • animar o programa;
    • ajustar a narração ao evento;
    • adequar o tempo da entrevista;
    • fazer aquecimento vocal e exercícios de dicção;
    • analisar roteiro de apresentação;
    • formular perguntas;
    • gravar voz para peças publicitárias e institucionais;
    • participar de debates e mesas redondas;
    • anunciar chamadas;
    • operar equipamentos (mesa de som e outros);
    • selecionar material;
    • ler os comerciais no ar;
    • demonstrar imparcialidade;
    • editar material gravado;
    • anunciar programação;
    • demonstrar credibilidade;
    • anunciar serviços de utilidade pública (hora, tempo, situação das estradas);
    • ensaiar a apresentação;
    • redigir a notícia;
    • reproduzir o fato ocorrido durante o evento;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • analisar fatos, notícias e eventos;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • demonstrar capacidade de tomar decisões;
    • levantar informações e dados;
    • administrar tempo para o evento;
    • checar as informações;
    • demonstrar facilidade de relacionamento humano;
    • passar o texto;
    • anunciar promoções e peças publicitárias;
    • posicionar os participantes do evento;
    • seguir o roteiro do evento;
    • chamar reportagem;
    • noticiar fatos;
    • instruir o entrevistado;
    • demonstrar qualidade de voz e dicção;
    • gravar voz para conteúdo indoor;
    • delimitar o conteúdo;
    • editar textos;
    • interromper o entrevistado;
    • participar da definição da pauta;
    • demonstrar capacidade de emocionar o público;
    • demonstrar capacidade de cumprir normas e procedimentos;
    • gravar reportagens;
    • demonstrar fluência de leitura e interpretação de texto;
    • descrever o evento;
    • opinar a respeito do evento;
    • construir a cena;
    • ler o texto no ar;
    • elaborar o roteiro da entrevista;
    • chamar os comerciais;
    • administrar chamadas e inserts comerciais;
    • interpretar o conteúdo da apresentação;
    • anunciar eventos ao vivo;
    • envolver o entrevistado;
    • demonstrar capacidade e interagir com público e pares;
    • sugerir nomes para entrevistas;
    • demonstrar acuidade auditiva;
    • relatar o que foi apresentado (música, entrevista ou notícia);
    • mediar debates;
    • demonstrar capacidade de administrar tempo;
    • realizar análise crítica e técnica dos eventos;
    • demonstrar capacidade de propor soluções;
    • demonstrar capacidade de observação técnica;
    • apresentar os participantes do evento;
    • fazer enquete;
    • ancorar programas;
    • apresentar programações diversas;
    • demonstrar flexibilidade;
    • locutar conteúdos para produtos digitais (games, gps, aplicativos, etc);
    • provocar o entrevistado;
    • locutar conteúdos para programas digitais;
    • rebater o entrevistado;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • demonstrar capacidade de expressão corporal;
    • locutar voz para sistemas digitais (uras);
    • anunciar/desanunciar músicas;
    • locutar documentários;
    • locutar audiodescrição;
    • gravar voz padrão para emissoras;
    • organizar as informações;
    • demonstrar cordialidade;
    • demonstrar dinamismo;


    Setores que mais contratam Locutor publicitário de rádio e televisão no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Comércio atacadista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Atividades de rádio
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
    • Telecomunicações por satélite
    • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios não especificados anteriormente
    • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
    • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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