Salário para o cargo de Locutor publicitário de rádio e televisão
CBO 2617-20 > Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

Locutor publicitário de rádio e televisão - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Apresentam programas de rádio, televisão e noticiários, ancorando programas, nos quais interpretam o conteúdo da apresentação, noticiam e comentam fatos, leem textos no ar, narram transmissão de eventos, tecem comentários sobre os mesmos, fazem locução gravando voz para mídias, entrevistam pessoas, anunciam produtos e serviços, preparam conteúdo para apresentação, participando da definição da pauta, redigindo a notícia, checando as informações, atuam em rádio, televisão e eventos, bem como em mídias audiovisuais.

Quanto ganha um Locutor publicitário de rádio e televisão

Um Locutor publicitário de rádio e televisão trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.105,68 e R$ 3.520,32, com a média salarial de R$ 1.663,83 e o salário mediana em R$ 1.400,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Locutor publicitário de rádio e televisão

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.663,83 19.966,00 415,96 7,86
1º Quartil 1.105,68 13.268,15 276,42 5,22
Salário Mediana 1.400,00 16.800,00 350,00 6,61
3º Quartil 2.684,75 32.216,95 671,19 12,68
Teto Salarial 3.520,32 42.243,83 880,08 16,63


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.300 - 2.874 1.803,27 1.300,20 1.612,00 2.372,48 2.873,61
Rio de Janeiro - RJ 1.464 - 2.363 1.737,05 1.464,43 1.764,41 1.950,60 2.362,63
Parnaíba - PI 1.100 - 1.332 1.100,00 1.100,00 1.100,00 1.100,00 1.332,35


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.257 - 2.568 1.655,00 1.256,99 1.679,27 2.120,04 2.567,86
São Paulo 1.300 - 3.064 1.868,11 1.300,20 1.835,11 2.529,85 3.064,22
Piauí 1.085 - 1.332 1.096,62 1.085,33 1.100,00 1.100,00 1.332,35
Pará 1.045 - 1.726 1.219,02 1.045,00 1.232,40 1.425,06 1.726,08


Principais locais de trabalho

Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais atuam na área de atividades recreativas, culturais e desportivas. Executam suas funções como empregados com carteira assinada e, no caso do locutor de mídias audiovisuais, como autônomo. São profissionais multifuncionais, que participam integralmente do processo, desde a produção até a apresentação da notícia, que trabalham em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado ou a céu aberto, no caso do comentarista de mídias audiovisuais. A maioria dos profissionais trabalha em várias emissoras de rádio e TV, apresentando diversos programas, cumprindo horários irregulares. Trabalham sob pressão, levando à situação de estresse constante e expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

O exercício das ocupações da família requer formação inicial equivalente ao 3º grau completo para o comentarista de mídias audiovisuais, 2º grau completo para o locutor de mídias audiovisuais e curso superior para as demais. No caso dos comentaristas esportivos, é frequente ex-jogadores e técnicos comentarem os eventos. Quando necessário também se habilitam como radialistas, fazendo cursos de locução de até duzentas horas-aula ou de radialista em nível técnico e superior. O exercício pleno das atividades não demanda experiência profissional para essas ocupações uma vez que a expertise esperada advém da prática repetida, com exceção do âncora de rádio e TV para quem é exigido experiência de cinco anos.


Funções e atividades do Locutor publicitário de rádio e televisão

Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais devem:

  • gravar voz para mídias;
  • preparar conteúdo para apresentação;
  • narrar transmissão de eventos;
  • apresentar programas e noticiários;
  • anunciar produtos e serviços;
  • demonstrar competências pessoais;
  • entrevistar pessoas;
  • apresentar eventos;
  • comentar os fatos;

  • Atividades

    • checar as informações;
    • sugerir nomes para entrevistas;
    • relatar o que foi apresentado (música, entrevista ou notícia);
    • gravar voz para conteúdo indoor;
    • interpretar o conteúdo da apresentação;
    • locutar audiodescrição;
    • demonstrar capacidade de propor soluções;
    • demonstrar imparcialidade;
    • demonstrar cordialidade;
    • demonstrar capacidade de tomar decisões;
    • administrar chamadas e inserts comerciais;
    • demonstrar acuidade auditiva;
    • rebater o entrevistado;
    • noticiar fatos;
    • passar o texto;
    • ensaiar a apresentação;
    • formular perguntas;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • demonstrar capacidade de emocionar o público;
    • demonstrar capacidade de expressão corporal;
    • anunciar programação;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • reproduzir o fato ocorrido durante o evento;
    • seguir o roteiro do evento;
    • redigir a notícia;
    • posicionar os participantes do evento;
    • elaborar o roteiro da entrevista;
    • construir a cena;
    • locutar conteúdos para produtos digitais (games, gps, aplicativos, etc);
    • interromper o entrevistado;
    • demonstrar fluência de leitura e interpretação de texto;
    • gravar voz para peças publicitárias e institucionais;
    • analisar fatos, notícias e eventos;
    • demonstrar qualidade de voz e dicção;
    • ajustar a narração ao evento;
    • demonstrar credibilidade;
    • mediar debates;
    • anunciar eventos ao vivo;
    • operar equipamentos (mesa de som e outros);
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • locutar documentários;
    • locutar conteúdos para programas digitais;
    • chamar os comerciais;
    • animar o programa;
    • demonstrar flexibilidade;
    • administrar tempo para o evento;
    • selecionar material;
    • analisar roteiro de apresentação;
    • ler o texto no ar;
    • descrever o evento;
    • instruir o entrevistado;
    • delimitar o conteúdo;
    • participar da definição da pauta;
    • demonstrar capacidade e interagir com público e pares;
    • adequar o tempo da entrevista;
    • demonstrar capacidade de observação técnica;
    • demonstrar capacidade de administrar tempo;
    • realizar análise crítica e técnica dos eventos;
    • demonstrar facilidade de relacionamento humano;
    • demonstrar dinamismo;
    • editar textos;
    • participar de debates e mesas redondas;
    • organizar as informações;
    • opinar a respeito do evento;
    • ancorar programas;
    • apresentar programações diversas;
    • envolver o entrevistado;
    • gravar reportagens;
    • chamar reportagem;
    • provocar o entrevistado;
    • editar material gravado;
    • fazer aquecimento vocal e exercícios de dicção;
    • gravar voz padrão para emissoras;
    • anunciar promoções e peças publicitárias;
    • ler os comerciais no ar;
    • apresentar os participantes do evento;
    • anunciar serviços de utilidade pública (hora, tempo, situação das estradas);
    • anunciar/desanunciar músicas;
    • locutar voz para sistemas digitais (uras);
    • demonstrar capacidade de cumprir normas e procedimentos;
    • levantar informações e dados;
    • fazer enquete;
    • anunciar chamadas;


    Setores que mais contratam Locutor publicitário de rádio e televisão no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Comércio atacadista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
    • Atividades de rádio
    • Telecomunicações por satélite
    • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
    • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios não especificados anteriormente
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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