Salário para o cargo de Locutor de telejornal
CBO 2617-15 > Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

Locutor de telejornal - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Apresentam programas de rádio, televisão e noticiários, ancorando programas, nos quais interpretam o conteúdo da apresentação, noticiam e comentam fatos, leem textos no ar, narram transmissão de eventos, tecem comentários sobre os mesmos, fazem locução gravando voz para mídias, entrevistam pessoas, anunciam produtos e serviços, preparam conteúdo para apresentação, participando da definição da pauta, redigindo a notícia, checando as informações, atuam em rádio, televisão e eventos, bem como em mídias audiovisuais.

Quanto ganha um Locutor de telejornal

Um Locutor de telejornal trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.109,04 e R$ 4.007,16, com a média salarial de R$ 1.767,23 e o salário mediana em R$ 1.450,74 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Locutor de telejornal

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.767,23 21.206,73 441,81 9,56
1º Quartil 1.109,04 13.308,48 277,26 6,00
Salário Mediana 1.450,74 17.408,82 362,68 7,85
3º Quartil 3.056,03 36.672,41 764,01 16,53
Teto Salarial 4.007,16 48.085,96 1.001,79 21,67


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 1.226 - 4.326 2.011,75 1.226,29 1.605,05 3.571,35 4.325,72
São Paulo - SP 1.496 - 16.899 5.019,76 1.495,72 2.170,00 13.951,64 16.898,65
Belo Horizonte - MG 1.376 - 3.891 2.160,53 1.376,26 1.852,23 3.212,03 3.890,50
Brasília - DF 1.178 - 5.604 2.541,42 1.178,48 1.680,00 4.626,69 5.603,98
Fortaleza - CE 1.270 - 5.116 2.233,54 1.270,22 1.672,30 4.223,71 5.115,89
Duque de Caxias - RJ 1.249 - 1.964 1.373,39 1.249,00 1.300,00 1.621,50 1.964,01
Porto Alegre - RS 1.443 - 2.993 1.742,96 1.442,70 1.538,04 2.471,42 2.993,46
Nova Iguaçu - RJ 1.178 - 2.198 1.429,20 1.177,61 1.370,93 1.814,91 2.198,27
Recife - PE 1.298 - 3.572 1.924,04 1.297,61 1.516,65 2.948,98 3.571,89
São Gonçalo - RJ 1.257 - 2.054 1.412,44 1.256,75 1.341,60 1.695,61 2.053,78
Curitiba - PR 1.364 - 4.273 2.134,61 1.364,41 1.978,07 3.528,08 4.273,32
Belém - PA 1.115 - 2.293 1.368,43 1.115,06 1.242,89 1.893,13 2.293,02
Manaus - AM 1.134 - 3.433 1.905,84 1.134,38 1.500,00 2.833,99 3.432,61
João Pessoa - PB 1.118 - 3.041 1.520,76 1.117,69 1.231,97 2.510,70 3.041,04
São Luís - MA 1.193 - 3.248 1.702,63 1.193,23 1.352,00 2.681,79 3.248,26
São João de Meriti - RJ 1.119 - 2.368 1.486,73 1.119,34 1.395,00 1.955,07 2.368,04
Campo Grande - MS 1.057 - 2.998 1.697,02 1.057,00 1.567,50 2.475,47 2.998,36
Cascavel - PR 1.511 - 2.923 1.863,74 1.510,60 1.758,46 2.413,20 2.922,94
Divinópolis - MG 1.180 - 2.730 1.549,75 1.180,33 1.400,00 2.254,31 2.730,48
Teresina - PI 1.087 - 3.282 1.703,44 1.087,08 1.500,00 2.709,53 3.281,86


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.196 - 3.188 1.691,54 1.195,86 1.500,00 2.632,01 3.187,97
Minas Gerais 1.053 - 2.818 1.515,38 1.053,09 1.309,68 2.326,62 2.818,07
São Paulo 1.259 - 8.045 2.784,82 1.259,27 1.537,72 6.642,12 8.045,14
Paraná 1.215 - 3.754 1.872,09 1.215,33 1.500,00 3.099,17 3.753,81
Rio Grande do Sul 1.087 - 2.743 1.547,89 1.087,41 1.499,80 2.264,52 2.742,86
Santa Catarina 1.180 - 3.563 1.791,68 1.180,08 1.500,00 2.941,31 3.562,60
Mato Grosso 1.096 - 3.547 1.930,36 1.096,27 1.996,00 2.928,44 3.547,02
Bahia 1.081 - 3.048 1.606,77 1.080,87 1.300,00 2.516,33 3.047,86
Pará 1.066 - 2.343 1.394,24 1.065,94 1.280,50 1.934,78 2.343,46
Goiás 1.068 - 2.765 1.484,94 1.068,31 1.250,00 2.283,19 2.765,47
Pernambuco 1.120 - 2.941 1.567,26 1.119,56 1.400,00 2.427,99 2.940,85
Ceará 1.087 - 3.950 1.800,05 1.087,49 1.377,13 3.261,25 3.950,13
Mato Grosso do Sul 1.049 - 2.469 1.391,10 1.048,75 1.290,00 2.038,02 2.468,51
Maranhão 1.124 - 2.638 1.478,39 1.124,01 1.333,39 2.178,10 2.638,18
Espírito Santo 1.176 - 2.636 1.544,41 1.176,07 1.418,06 2.176,04 2.635,68
Paraíba 1.081 - 2.561 1.407,68 1.080,96 1.185,00 2.114,12 2.560,69
Distrito Federal 1.178 - 5.604 2.541,42 1.178,48 1.680,00 4.626,69 5.603,98
Rondônia 1.129 - 2.149 1.393,46 1.128,64 1.353,30 1.774,05 2.148,79
Rio Grande do Norte 1.054 - 2.394 1.422,05 1.053,78 1.266,50 1.976,49 2.393,98
Piauí 1.050 - 2.767 1.440,55 1.050,33 1.140,75 2.284,37 2.766,89
Amazonas 1.064 - 3.352 1.710,09 1.064,30 1.500,00 2.767,49 3.352,06
Alagoas 1.065 - 2.349 1.423,33 1.064,91 1.422,00 1.938,95 2.348,52
Sergipe 1.278 - 3.106 1.780,32 1.278,24 1.641,43 2.564,58 3.106,30
Roraima 1.081 - 2.643 1.433,03 1.080,67 1.300,00 2.182,33 2.643,31
Tocantins 1.073 - 2.624 1.509,78 1.073,45 1.412,84 2.166,67 2.624,33
Acre 1.045 - 2.818 1.368,80 1.045,00 1.128,60 2.326,15 2.817,50


Principais locais de trabalho

Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais atuam na área de atividades recreativas, culturais e desportivas. Executam suas funções como empregados com carteira assinada e, no caso do locutor de mídias audiovisuais, como autônomo. São profissionais multifuncionais, que participam integralmente do processo, desde a produção até a apresentação da notícia, que trabalham em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado ou a céu aberto, no caso do comentarista de mídias audiovisuais. A maioria dos profissionais trabalha em várias emissoras de rádio e TV, apresentando diversos programas, cumprindo horários irregulares. Trabalham sob pressão, levando à situação de estresse constante e expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

O exercício das ocupações da família requer formação inicial equivalente ao 3º grau completo para o comentarista de mídias audiovisuais, 2º grau completo para o locutor de mídias audiovisuais e curso superior para as demais. No caso dos comentaristas esportivos, é frequente ex-jogadores e técnicos comentarem os eventos. Quando necessário também se habilitam como radialistas, fazendo cursos de locução de até duzentas horas-aula ou de radialista em nível técnico e superior. O exercício pleno das atividades não demanda experiência profissional para essas ocupações uma vez que a expertise esperada advém da prática repetida, com exceção do âncora de rádio e TV para quem é exigido experiência de cinco anos.


Funções e atividades do Locutor de telejornal

Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • gravar voz para mídias;
  • narrar transmissão de eventos;
  • apresentar programas e noticiários;
  • preparar conteúdo para apresentação;
  • anunciar produtos e serviços;
  • apresentar eventos;
  • comentar os fatos;
  • entrevistar pessoas;

  • Atividades

    • demonstrar credibilidade;
    • anunciar eventos ao vivo;
    • administrar tempo para o evento;
    • rebater o entrevistado;
    • checar as informações;
    • relatar o que foi apresentado (música, entrevista ou notícia);
    • opinar a respeito do evento;
    • posicionar os participantes do evento;
    • demonstrar capacidade de tomar decisões;
    • demonstrar acuidade auditiva;
    • ler o texto no ar;
    • demonstrar qualidade de voz e dicção;
    • demonstrar dinamismo;
    • analisar fatos, notícias e eventos;
    • envolver o entrevistado;
    • demonstrar capacidade de cumprir normas e procedimentos;
    • descrever o evento;
    • ensaiar a apresentação;
    • demonstrar capacidade de administrar tempo;
    • anunciar serviços de utilidade pública (hora, tempo, situação das estradas);
    • ancorar programas;
    • fazer enquete;
    • elaborar o roteiro da entrevista;
    • formular perguntas;
    • locutar conteúdos para programas digitais;
    • demonstrar flexibilidade;
    • selecionar material;
    • demonstrar fluência de leitura e interpretação de texto;
    • fazer aquecimento vocal e exercícios de dicção;
    • demonstrar capacidade e interagir com público e pares;
    • levantar informações e dados;
    • editar textos;
    • delimitar o conteúdo;
    • realizar análise crítica e técnica dos eventos;
    • gravar voz para peças publicitárias e institucionais;
    • chamar os comerciais;
    • chamar reportagem;
    • animar o programa;
    • administrar chamadas e inserts comerciais;
    • participar de debates e mesas redondas;
    • gravar voz padrão para emissoras;
    • locutar voz para sistemas digitais (uras);
    • interpretar o conteúdo da apresentação;
    • noticiar fatos;
    • instruir o entrevistado;
    • editar material gravado;
    • gravar voz para conteúdo indoor;
    • demonstrar cordialidade;
    • organizar as informações;
    • mediar debates;
    • ajustar a narração ao evento;
    • gravar reportagens;
    • locutar documentários;
    • anunciar/desanunciar músicas;
    • anunciar chamadas;
    • construir a cena;
    • demonstrar capacidade de emocionar o público;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • provocar o entrevistado;
    • ler os comerciais no ar;
    • demonstrar facilidade de relacionamento humano;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • demonstrar capacidade de observação técnica;
    • apresentar os participantes do evento;
    • sugerir nomes para entrevistas;
    • demonstrar capacidade de propor soluções;
    • anunciar promoções e peças publicitárias;
    • reproduzir o fato ocorrido durante o evento;
    • redigir a notícia;
    • adequar o tempo da entrevista;
    • locutar audiodescrição;
    • demonstrar imparcialidade;
    • participar da definição da pauta;
    • passar o texto;
    • interromper o entrevistado;
    • operar equipamentos (mesa de som e outros);
    • seguir o roteiro do evento;
    • analisar roteiro de apresentação;
    • locutar conteúdos para produtos digitais (games, gps, aplicativos, etc);
    • anunciar programação;
    • demonstrar capacidade de expressão corporal;
    • apresentar programações diversas;


    Setores que mais contratam Locutor de telejornal no mercado de trabalho

    • Atividades de rádio
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Atividades de televisão aberta
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio atacadista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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