Salário para o cargo de Locutor de notícias
CBO 2617-15 > Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

Locutor de notícias - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Apresentam programas de rádio, televisão e noticiários, ancorando programas, nos quais interpretam o conteúdo da apresentação, noticiam e comentam fatos, leem textos no ar, narram transmissão de eventos, tecem comentários sobre os mesmos, fazem locução gravando voz para mídias, entrevistam pessoas, anunciam produtos e serviços, preparam conteúdo para apresentação, participando da definição da pauta, redigindo a notícia, checando as informações, atuam em rádio, televisão e eventos, bem como em mídias audiovisuais.

Quanto ganha um Locutor de notícias

Um Locutor de notícias trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.211,60 e R$ 3.568,36, com a média salarial de R$ 1.767,23 e o salário mediana em R$ 1.450,74 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Locutor de notícias

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.767,23 21.206,73 441,81 9,56
1º Quartil 1.211,60 14.539,22 302,90 6,55
Salário Mediana 1.450,74 17.408,82 362,68 7,85
3º Quartil 2.721,38 32.656,56 680,35 14,72
Teto Salarial 3.568,36 42.820,26 892,09 19,30


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 1.226 - 4.326 2.011,75 1.226,29 1.605,05 3.571,35 4.325,72
São Paulo - SP 1.496 - 16.899 5.019,76 1.495,72 2.170,00 13.951,64 16.898,65
Brasília - DF 1.178 - 5.604 2.541,42 1.178,48 1.680,00 4.626,69 5.603,98
Belo Horizonte - MG 1.376 - 3.891 2.160,53 1.376,26 1.852,23 3.212,03 3.890,50
Fortaleza - CE 1.270 - 5.116 2.233,54 1.270,22 1.672,30 4.223,71 5.115,89
Duque de Caxias - RJ 1.249 - 1.964 1.373,39 1.249,00 1.300,00 1.621,50 1.964,01
Porto Alegre - RS 1.443 - 2.993 1.742,96 1.442,70 1.538,04 2.471,42 2.993,46
Nova Iguaçu - RJ 1.178 - 2.198 1.429,20 1.177,61 1.370,93 1.814,91 2.198,27
São Gonçalo - RJ 1.257 - 2.054 1.412,44 1.256,75 1.341,60 1.695,61 2.053,78
Recife - PE 1.298 - 3.572 1.924,04 1.297,61 1.516,65 2.948,98 3.571,89
Curitiba - PR 1.364 - 4.273 2.134,61 1.364,41 1.978,07 3.528,08 4.273,32
Belém - PA 1.115 - 2.293 1.368,43 1.115,06 1.242,89 1.893,13 2.293,02
Manaus - AM 1.134 - 3.433 1.905,84 1.134,38 1.500,00 2.833,99 3.432,61
João Pessoa - PB 1.118 - 3.041 1.520,76 1.117,69 1.231,97 2.510,70 3.041,04
São Luís - MA 1.193 - 3.248 1.702,63 1.193,23 1.352,00 2.681,79 3.248,26
São João de Meriti - RJ 1.119 - 2.368 1.486,73 1.119,34 1.395,00 1.955,07 2.368,04
Campo Grande - MS 1.057 - 2.998 1.697,02 1.057,00 1.567,50 2.475,47 2.998,36
Cascavel - PR 1.511 - 2.923 1.863,74 1.510,60 1.758,46 2.413,20 2.922,94
Divinópolis - MG 1.180 - 2.730 1.549,75 1.180,33 1.400,00 2.254,31 2.730,48
Uberlândia - MG 1.308 - 3.141 1.849,81 1.307,96 1.798,37 2.593,39 3.141,19


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.196 - 3.188 1.691,54 1.195,86 1.500,00 2.632,01 3.187,97
Minas Gerais 1.053 - 2.818 1.515,38 1.053,09 1.309,68 2.326,62 2.818,07
São Paulo 1.259 - 8.045 2.784,82 1.259,27 1.537,72 6.642,12 8.045,14
Paraná 1.215 - 3.754 1.872,09 1.215,33 1.500,00 3.099,17 3.753,81
Rio Grande do Sul 1.087 - 2.743 1.547,89 1.087,41 1.499,80 2.264,52 2.742,86
Santa Catarina 1.180 - 3.563 1.791,68 1.180,08 1.500,00 2.941,31 3.562,60
Bahia 1.081 - 3.048 1.606,77 1.080,87 1.300,00 2.516,33 3.047,86
Mato Grosso 1.096 - 3.547 1.930,36 1.096,27 1.996,00 2.928,44 3.547,02
Pará 1.066 - 2.343 1.394,24 1.065,94 1.280,50 1.934,78 2.343,46
Goiás 1.068 - 2.765 1.484,94 1.068,31 1.250,00 2.283,19 2.765,47
Pernambuco 1.120 - 2.941 1.567,26 1.119,56 1.400,00 2.427,99 2.940,85
Ceará 1.087 - 3.950 1.800,05 1.087,49 1.377,13 3.261,25 3.950,13
Maranhão 1.124 - 2.638 1.478,39 1.124,01 1.333,39 2.178,10 2.638,18
Mato Grosso do Sul 1.049 - 2.469 1.391,10 1.048,75 1.290,00 2.038,02 2.468,51
Espírito Santo 1.176 - 2.636 1.544,41 1.176,07 1.418,06 2.176,04 2.635,68
Paraíba 1.081 - 2.561 1.407,68 1.080,96 1.185,00 2.114,12 2.560,69
Distrito Federal 1.178 - 5.604 2.541,42 1.178,48 1.680,00 4.626,69 5.603,98
Rondônia 1.129 - 2.149 1.393,46 1.128,64 1.353,30 1.774,05 2.148,79
Rio Grande do Norte 1.054 - 2.394 1.422,05 1.053,78 1.266,50 1.976,49 2.393,98
Piauí 1.050 - 2.767 1.440,55 1.050,33 1.140,75 2.284,37 2.766,89
Amazonas 1.064 - 3.352 1.710,09 1.064,30 1.500,00 2.767,49 3.352,06
Alagoas 1.065 - 2.349 1.423,33 1.064,91 1.422,00 1.938,95 2.348,52
Sergipe 1.278 - 3.106 1.780,32 1.278,24 1.641,43 2.564,58 3.106,30
Roraima 1.081 - 2.643 1.433,03 1.080,67 1.300,00 2.182,33 2.643,31
Tocantins 1.073 - 2.624 1.509,78 1.073,45 1.412,84 2.166,67 2.624,33
Acre 1.045 - 2.818 1.368,80 1.045,00 1.128,60 2.326,15 2.817,50


Principais locais de trabalho

Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais atuam na área de atividades recreativas, culturais e desportivas. Executam suas funções como empregados com carteira assinada e, no caso do locutor de mídias audiovisuais, como autônomo. São profissionais multifuncionais, que participam integralmente do processo, desde a produção até a apresentação da notícia, que trabalham em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado ou a céu aberto, no caso do comentarista de mídias audiovisuais. A maioria dos profissionais trabalha em várias emissoras de rádio e TV, apresentando diversos programas, cumprindo horários irregulares. Trabalham sob pressão, levando à situação de estresse constante e expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

O exercício das ocupações da família requer formação inicial equivalente ao 3º grau completo para o comentarista de mídias audiovisuais, 2º grau completo para o locutor de mídias audiovisuais e curso superior para as demais. No caso dos comentaristas esportivos, é frequente ex-jogadores e técnicos comentarem os eventos. Quando necessário também se habilitam como radialistas, fazendo cursos de locução de até duzentas horas-aula ou de radialista em nível técnico e superior. O exercício pleno das atividades não demanda experiência profissional para essas ocupações uma vez que a expertise esperada advém da prática repetida, com exceção do âncora de rádio e TV para quem é exigido experiência de cinco anos.


Funções e atividades do Locutor de notícias

Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais devem:

  • narrar transmissão de eventos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • anunciar produtos e serviços;
  • apresentar eventos;
  • gravar voz para mídias;
  • comentar os fatos;
  • entrevistar pessoas;
  • preparar conteúdo para apresentação;
  • apresentar programas e noticiários;

  • Atividades

    • demonstrar facilidade de relacionamento humano;
    • analisar fatos, notícias e eventos;
    • instruir o entrevistado;
    • locutar voz para sistemas digitais (uras);
    • demonstrar capacidade de observação técnica;
    • opinar a respeito do evento;
    • fazer enquete;
    • demonstrar qualidade de voz e dicção;
    • mediar debates;
    • sugerir nomes para entrevistas;
    • participar de debates e mesas redondas;
    • ancorar programas;
    • locutar conteúdos para programas digitais;
    • demonstrar capacidade de expressão corporal;
    • passar o texto;
    • editar material gravado;
    • editar textos;
    • ajustar a narração ao evento;
    • participar da definição da pauta;
    • demonstrar imparcialidade;
    • locutar audiodescrição;
    • demonstrar flexibilidade;
    • envolver o entrevistado;
    • adequar o tempo da entrevista;
    • ensaiar a apresentação;
    • provocar o entrevistado;
    • organizar as informações;
    • demonstrar capacidade e interagir com público e pares;
    • realizar análise crítica e técnica dos eventos;
    • formular perguntas;
    • gravar voz para conteúdo indoor;
    • gravar reportagens;
    • seguir o roteiro do evento;
    • operar equipamentos (mesa de som e outros);
    • fazer aquecimento vocal e exercícios de dicção;
    • posicionar os participantes do evento;
    • elaborar o roteiro da entrevista;
    • locutar conteúdos para produtos digitais (games, gps, aplicativos, etc);
    • anunciar programação;
    • demonstrar credibilidade;
    • anunciar eventos ao vivo;
    • interpretar o conteúdo da apresentação;
    • selecionar material;
    • anunciar serviços de utilidade pública (hora, tempo, situação das estradas);
    • relatar o que foi apresentado (música, entrevista ou notícia);
    • demonstrar cordialidade;
    • demonstrar capacidade de administrar tempo;
    • delimitar o conteúdo;
    • redigir a notícia;
    • administrar chamadas e inserts comerciais;
    • ler os comerciais no ar;
    • demonstrar capacidade de cumprir normas e procedimentos;
    • noticiar fatos;
    • levantar informações e dados;
    • anunciar chamadas;
    • apresentar os participantes do evento;
    • demonstrar capacidade de propor soluções;
    • demonstrar acuidade auditiva;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • gravar voz para peças publicitárias e institucionais;
    • demonstrar dinamismo;
    • gravar voz padrão para emissoras;
    • analisar roteiro de apresentação;
    • demonstrar capacidade de tomar decisões;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • rebater o entrevistado;
    • locutar documentários;
    • ler o texto no ar;
    • anunciar promoções e peças publicitárias;
    • reproduzir o fato ocorrido durante o evento;
    • checar as informações;
    • animar o programa;
    • descrever o evento;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • chamar reportagem;
    • apresentar programações diversas;
    • construir a cena;
    • chamar os comerciais;
    • administrar tempo para o evento;
    • demonstrar capacidade de emocionar o público;
    • demonstrar fluência de leitura e interpretação de texto;
    • anunciar/desanunciar músicas;
    • interromper o entrevistado;


    Setores que mais contratam Locutor de notícias no mercado de trabalho

    • Atividades de rádio
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Atividades de televisão aberta
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio atacadista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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