Salário para o cargo de Locutor de chamadas (promocionais e institucionais)
CBO 2617-15 > Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

Locutor de chamadas (promocionais e institucionais) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Apresentam programas de rádio, televisão e noticiários, ancorando programas, nos quais interpretam o conteúdo da apresentação, noticiam e comentam fatos, leem textos no ar, narram transmissão de eventos, tecem comentários sobre os mesmos, fazem locução gravando voz para mídias, entrevistam pessoas, anunciam produtos e serviços, preparam conteúdo para apresentação, participando da definição da pauta, redigindo a notícia, checando as informações, atuam em rádio, televisão e eventos, bem como em mídias audiovisuais.

Quanto ganha um Locutor de chamadas (promocionais e institucionais)

Um Locutor de chamadas (promocionais e institucionais) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.109,04 e R$ 4.007,16, com a média salarial de R$ 1.767,23 e o salário mediana em R$ 1.450,74 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Locutor de chamadas (promocionais e institucionais)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.767,23 21.206,73 441,81 9,56
1º Quartil 1.109,04 13.308,48 277,26 6,00
Salário Mediana 1.450,74 17.408,82 362,68 7,85
3º Quartil 3.056,03 36.672,41 764,01 16,53
Teto Salarial 4.007,16 48.085,96 1.001,79 21,67


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 1.226 - 4.326 2.011,75 1.226,29 1.605,05 3.571,35 4.325,72
São Paulo - SP 1.496 - 16.899 5.019,76 1.495,72 2.170,00 13.951,64 16.898,65
Brasília - DF 1.178 - 5.604 2.541,42 1.178,48 1.680,00 4.626,69 5.603,98
Belo Horizonte - MG 1.376 - 3.891 2.160,53 1.376,26 1.852,23 3.212,03 3.890,50
Fortaleza - CE 1.270 - 5.116 2.233,54 1.270,22 1.672,30 4.223,71 5.115,89
Duque de Caxias - RJ 1.249 - 1.964 1.373,39 1.249,00 1.300,00 1.621,50 1.964,01
Porto Alegre - RS 1.443 - 2.993 1.742,96 1.442,70 1.538,04 2.471,42 2.993,46
Nova Iguaçu - RJ 1.178 - 2.198 1.429,20 1.177,61 1.370,93 1.814,91 2.198,27
São Gonçalo - RJ 1.257 - 2.054 1.412,44 1.256,75 1.341,60 1.695,61 2.053,78
Recife - PE 1.298 - 3.572 1.924,04 1.297,61 1.516,65 2.948,98 3.571,89
Curitiba - PR 1.364 - 4.273 2.134,61 1.364,41 1.978,07 3.528,08 4.273,32
Belém - PA 1.115 - 2.293 1.368,43 1.115,06 1.242,89 1.893,13 2.293,02
Manaus - AM 1.134 - 3.433 1.905,84 1.134,38 1.500,00 2.833,99 3.432,61
João Pessoa - PB 1.118 - 3.041 1.520,76 1.117,69 1.231,97 2.510,70 3.041,04
São Luís - MA 1.193 - 3.248 1.702,63 1.193,23 1.352,00 2.681,79 3.248,26
São João de Meriti - RJ 1.119 - 2.368 1.486,73 1.119,34 1.395,00 1.955,07 2.368,04
Campo Grande - MS 1.057 - 2.998 1.697,02 1.057,00 1.567,50 2.475,47 2.998,36
Cascavel - PR 1.511 - 2.923 1.863,74 1.510,60 1.758,46 2.413,20 2.922,94
Divinópolis - MG 1.180 - 2.730 1.549,75 1.180,33 1.400,00 2.254,31 2.730,48
Feira de Santana - BA 1.161 - 1.660 1.240,72 1.161,25 1.196,00 1.370,53 1.660,03


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.196 - 3.188 1.691,54 1.195,86 1.500,00 2.632,01 3.187,97
Minas Gerais 1.053 - 2.818 1.515,38 1.053,09 1.309,68 2.326,62 2.818,07
São Paulo 1.259 - 8.045 2.784,82 1.259,27 1.537,72 6.642,12 8.045,14
Paraná 1.215 - 3.754 1.872,09 1.215,33 1.500,00 3.099,17 3.753,81
Rio Grande do Sul 1.087 - 2.743 1.547,89 1.087,41 1.499,80 2.264,52 2.742,86
Santa Catarina 1.180 - 3.563 1.791,68 1.180,08 1.500,00 2.941,31 3.562,60
Mato Grosso 1.096 - 3.547 1.930,36 1.096,27 1.996,00 2.928,44 3.547,02
Bahia 1.081 - 3.048 1.606,77 1.080,87 1.300,00 2.516,33 3.047,86
Pará 1.066 - 2.343 1.394,24 1.065,94 1.280,50 1.934,78 2.343,46
Goiás 1.068 - 2.765 1.484,94 1.068,31 1.250,00 2.283,19 2.765,47
Pernambuco 1.120 - 2.941 1.567,26 1.119,56 1.400,00 2.427,99 2.940,85
Ceará 1.087 - 3.950 1.800,05 1.087,49 1.377,13 3.261,25 3.950,13
Maranhão 1.124 - 2.638 1.478,39 1.124,01 1.333,39 2.178,10 2.638,18
Mato Grosso do Sul 1.049 - 2.469 1.391,10 1.048,75 1.290,00 2.038,02 2.468,51
Espírito Santo 1.176 - 2.636 1.544,41 1.176,07 1.418,06 2.176,04 2.635,68
Paraíba 1.081 - 2.561 1.407,68 1.080,96 1.185,00 2.114,12 2.560,69
Distrito Federal 1.178 - 5.604 2.541,42 1.178,48 1.680,00 4.626,69 5.603,98
Rondônia 1.129 - 2.149 1.393,46 1.128,64 1.353,30 1.774,05 2.148,79
Rio Grande do Norte 1.054 - 2.394 1.422,05 1.053,78 1.266,50 1.976,49 2.393,98
Piauí 1.050 - 2.767 1.440,55 1.050,33 1.140,75 2.284,37 2.766,89
Amazonas 1.064 - 3.352 1.710,09 1.064,30 1.500,00 2.767,49 3.352,06
Alagoas 1.065 - 2.349 1.423,33 1.064,91 1.422,00 1.938,95 2.348,52
Sergipe 1.278 - 3.106 1.780,32 1.278,24 1.641,43 2.564,58 3.106,30
Roraima 1.081 - 2.643 1.433,03 1.080,67 1.300,00 2.182,33 2.643,31
Tocantins 1.073 - 2.624 1.509,78 1.073,45 1.412,84 2.166,67 2.624,33
Acre 1.045 - 2.818 1.368,80 1.045,00 1.128,60 2.326,15 2.817,50


Principais locais de trabalho

Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais atuam na área de atividades recreativas, culturais e desportivas. Executam suas funções como empregados com carteira assinada e, no caso do locutor de mídias audiovisuais, como autônomo. São profissionais multifuncionais, que participam integralmente do processo, desde a produção até a apresentação da notícia, que trabalham em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado ou a céu aberto, no caso do comentarista de mídias audiovisuais. A maioria dos profissionais trabalha em várias emissoras de rádio e TV, apresentando diversos programas, cumprindo horários irregulares. Trabalham sob pressão, levando à situação de estresse constante e expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

O exercício das ocupações da família requer formação inicial equivalente ao 3º grau completo para o comentarista de mídias audiovisuais, 2º grau completo para o locutor de mídias audiovisuais e curso superior para as demais. No caso dos comentaristas esportivos, é frequente ex-jogadores e técnicos comentarem os eventos. Quando necessário também se habilitam como radialistas, fazendo cursos de locução de até duzentas horas-aula ou de radialista em nível técnico e superior. O exercício pleno das atividades não demanda experiência profissional para essas ocupações uma vez que a expertise esperada advém da prática repetida, com exceção do âncora de rádio e TV para quem é exigido experiência de cinco anos.


Funções e atividades do Locutor de chamadas (promocionais e institucionais)

Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • preparar conteúdo para apresentação;
  • apresentar programas e noticiários;
  • apresentar eventos;
  • gravar voz para mídias;
  • anunciar produtos e serviços;
  • comentar os fatos;
  • narrar transmissão de eventos;
  • entrevistar pessoas;

  • Atividades

    • demonstrar imparcialidade;
    • ensaiar a apresentação;
    • organizar as informações;
    • demonstrar acuidade auditiva;
    • gravar voz para peças publicitárias e institucionais;
    • instruir o entrevistado;
    • sugerir nomes para entrevistas;
    • ancorar programas;
    • elaborar o roteiro da entrevista;
    • posicionar os participantes do evento;
    • locutar documentários;
    • demonstrar flexibilidade;
    • relatar o que foi apresentado (música, entrevista ou notícia);
    • interpretar o conteúdo da apresentação;
    • demonstrar capacidade e interagir com público e pares;
    • demonstrar capacidade de cumprir normas e procedimentos;
    • apresentar programações diversas;
    • fazer aquecimento vocal e exercícios de dicção;
    • redigir a notícia;
    • ajustar a narração ao evento;
    • selecionar material;
    • descrever o evento;
    • gravar voz padrão para emissoras;
    • locutar conteúdos para produtos digitais (games, gps, aplicativos, etc);
    • opinar a respeito do evento;
    • demonstrar qualidade de voz e dicção;
    • construir a cena;
    • demonstrar fluência de leitura e interpretação de texto;
    • analisar roteiro de apresentação;
    • anunciar chamadas;
    • editar material gravado;
    • participar de debates e mesas redondas;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • chamar reportagem;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • formular perguntas;
    • demonstrar dinamismo;
    • operar equipamentos (mesa de som e outros);
    • demonstrar capacidade de propor soluções;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • fazer enquete;
    • administrar tempo para o evento;
    • demonstrar facilidade de relacionamento humano;
    • demonstrar capacidade de tomar decisões;
    • provocar o entrevistado;
    • apresentar os participantes do evento;
    • demonstrar cordialidade;
    • interromper o entrevistado;
    • gravar reportagens;
    • levantar informações e dados;
    • participar da definição da pauta;
    • anunciar promoções e peças publicitárias;
    • anunciar serviços de utilidade pública (hora, tempo, situação das estradas);
    • animar o programa;
    • locutar audiodescrição;
    • locutar conteúdos para programas digitais;
    • ler os comerciais no ar;
    • chamar os comerciais;
    • administrar chamadas e inserts comerciais;
    • anunciar programação;
    • seguir o roteiro do evento;
    • mediar debates;
    • demonstrar capacidade de emocionar o público;
    • demonstrar credibilidade;
    • gravar voz para conteúdo indoor;
    • delimitar o conteúdo;
    • ler o texto no ar;
    • analisar fatos, notícias e eventos;
    • locutar voz para sistemas digitais (uras);
    • editar textos;
    • checar as informações;
    • realizar análise crítica e técnica dos eventos;
    • demonstrar capacidade de observação técnica;
    • envolver o entrevistado;
    • adequar o tempo da entrevista;
    • noticiar fatos;
    • demonstrar capacidade de expressão corporal;
    • anunciar eventos ao vivo;
    • demonstrar capacidade de administrar tempo;
    • rebater o entrevistado;
    • anunciar/desanunciar músicas;
    • passar o texto;
    • reproduzir o fato ocorrido durante o evento;


    Setores que mais contratam Locutor de chamadas (promocionais e institucionais) no mercado de trabalho

    • Atividades de rádio
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Atividades de televisão aberta
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio atacadista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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    Salário para o cargo de Esteticista
    Tecnólogos e técnicos em terapias complementares e estéticas

    Esteticista