Salário para o cargo de Locutor-operador
CBO 2617-15 > Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

Locutor-operador - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Apresentam programas de rádio, televisão e noticiários, ancorando programas, nos quais interpretam o conteúdo da apresentação, noticiam e comentam fatos, leem textos no ar, narram transmissão de eventos, tecem comentários sobre os mesmos, fazem locução gravando voz para mídias, entrevistam pessoas, anunciam produtos e serviços, preparam conteúdo para apresentação, participando da definição da pauta, redigindo a notícia, checando as informações, atuam em rádio, televisão e eventos, bem como em mídias audiovisuais.

Quanto ganha um Locutor-operador

Um Locutor-operador trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.211,60 e R$ 3.568,36, com a média salarial de R$ 1.767,23 e o salário mediana em R$ 1.450,74 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Locutor-operador

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.767,23 21.206,73 441,81 9,56
1º Quartil 1.211,60 14.539,22 302,90 6,55
Salário Mediana 1.450,74 17.408,82 362,68 7,85
3º Quartil 2.721,38 32.656,56 680,35 14,72
Teto Salarial 3.568,36 42.820,26 892,09 19,30


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 1.226 - 4.326 2.011,75 1.226,29 1.605,05 3.571,35 4.325,72
São Paulo - SP 1.496 - 16.899 5.019,76 1.495,72 2.170,00 13.951,64 16.898,65
Brasília - DF 1.178 - 5.604 2.541,42 1.178,48 1.680,00 4.626,69 5.603,98
Belo Horizonte - MG 1.376 - 3.891 2.160,53 1.376,26 1.852,23 3.212,03 3.890,50
Fortaleza - CE 1.270 - 5.116 2.233,54 1.270,22 1.672,30 4.223,71 5.115,89
Duque de Caxias - RJ 1.249 - 1.964 1.373,39 1.249,00 1.300,00 1.621,50 1.964,01
Porto Alegre - RS 1.443 - 2.993 1.742,96 1.442,70 1.538,04 2.471,42 2.993,46
Nova Iguaçu - RJ 1.178 - 2.198 1.429,20 1.177,61 1.370,93 1.814,91 2.198,27
São Gonçalo - RJ 1.257 - 2.054 1.412,44 1.256,75 1.341,60 1.695,61 2.053,78
Recife - PE 1.298 - 3.572 1.924,04 1.297,61 1.516,65 2.948,98 3.571,89
Curitiba - PR 1.364 - 4.273 2.134,61 1.364,41 1.978,07 3.528,08 4.273,32
Belém - PA 1.115 - 2.293 1.368,43 1.115,06 1.242,89 1.893,13 2.293,02
Manaus - AM 1.134 - 3.433 1.905,84 1.134,38 1.500,00 2.833,99 3.432,61
João Pessoa - PB 1.118 - 3.041 1.520,76 1.117,69 1.231,97 2.510,70 3.041,04
São Luís - MA 1.193 - 3.248 1.702,63 1.193,23 1.352,00 2.681,79 3.248,26
São João de Meriti - RJ 1.119 - 2.368 1.486,73 1.119,34 1.395,00 1.955,07 2.368,04
Campo Grande - MS 1.057 - 2.998 1.697,02 1.057,00 1.567,50 2.475,47 2.998,36
Cascavel - PR 1.511 - 2.923 1.863,74 1.510,60 1.758,46 2.413,20 2.922,94
Divinópolis - MG 1.180 - 2.730 1.549,75 1.180,33 1.400,00 2.254,31 2.730,48
Belford Roxo - RJ 1.371 - 2.476 1.628,47 1.370,93 1.500,00 2.044,00 2.475,75


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.196 - 3.188 1.691,54 1.195,86 1.500,00 2.632,01 3.187,97
Minas Gerais 1.053 - 2.818 1.515,38 1.053,09 1.309,68 2.326,62 2.818,07
São Paulo 1.259 - 8.045 2.784,82 1.259,27 1.537,72 6.642,12 8.045,14
Paraná 1.215 - 3.754 1.872,09 1.215,33 1.500,00 3.099,17 3.753,81
Rio Grande do Sul 1.087 - 2.743 1.547,89 1.087,41 1.499,80 2.264,52 2.742,86
Santa Catarina 1.180 - 3.563 1.791,68 1.180,08 1.500,00 2.941,31 3.562,60
Bahia 1.081 - 3.048 1.606,77 1.080,87 1.300,00 2.516,33 3.047,86
Mato Grosso 1.096 - 3.547 1.930,36 1.096,27 1.996,00 2.928,44 3.547,02
Pará 1.066 - 2.343 1.394,24 1.065,94 1.280,50 1.934,78 2.343,46
Goiás 1.068 - 2.765 1.484,94 1.068,31 1.250,00 2.283,19 2.765,47
Pernambuco 1.120 - 2.941 1.567,26 1.119,56 1.400,00 2.427,99 2.940,85
Ceará 1.087 - 3.950 1.800,05 1.087,49 1.377,13 3.261,25 3.950,13
Maranhão 1.124 - 2.638 1.478,39 1.124,01 1.333,39 2.178,10 2.638,18
Mato Grosso do Sul 1.049 - 2.469 1.391,10 1.048,75 1.290,00 2.038,02 2.468,51
Espírito Santo 1.176 - 2.636 1.544,41 1.176,07 1.418,06 2.176,04 2.635,68
Paraíba 1.081 - 2.561 1.407,68 1.080,96 1.185,00 2.114,12 2.560,69
Distrito Federal 1.178 - 5.604 2.541,42 1.178,48 1.680,00 4.626,69 5.603,98
Rondônia 1.129 - 2.149 1.393,46 1.128,64 1.353,30 1.774,05 2.148,79
Rio Grande do Norte 1.054 - 2.394 1.422,05 1.053,78 1.266,50 1.976,49 2.393,98
Piauí 1.050 - 2.767 1.440,55 1.050,33 1.140,75 2.284,37 2.766,89
Amazonas 1.064 - 3.352 1.710,09 1.064,30 1.500,00 2.767,49 3.352,06
Alagoas 1.065 - 2.349 1.423,33 1.064,91 1.422,00 1.938,95 2.348,52
Sergipe 1.278 - 3.106 1.780,32 1.278,24 1.641,43 2.564,58 3.106,30
Roraima 1.081 - 2.643 1.433,03 1.080,67 1.300,00 2.182,33 2.643,31
Tocantins 1.073 - 2.624 1.509,78 1.073,45 1.412,84 2.166,67 2.624,33
Acre 1.045 - 2.818 1.368,80 1.045,00 1.128,60 2.326,15 2.817,50


Principais locais de trabalho

Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais atuam na área de atividades recreativas, culturais e desportivas. Executam suas funções como empregados com carteira assinada e, no caso do locutor de mídias audiovisuais, como autônomo. São profissionais multifuncionais, que participam integralmente do processo, desde a produção até a apresentação da notícia, que trabalham em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado ou a céu aberto, no caso do comentarista de mídias audiovisuais. A maioria dos profissionais trabalha em várias emissoras de rádio e TV, apresentando diversos programas, cumprindo horários irregulares. Trabalham sob pressão, levando à situação de estresse constante e expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

O exercício das ocupações da família requer formação inicial equivalente ao 3º grau completo para o comentarista de mídias audiovisuais, 2º grau completo para o locutor de mídias audiovisuais e curso superior para as demais. No caso dos comentaristas esportivos, é frequente ex-jogadores e técnicos comentarem os eventos. Quando necessário também se habilitam como radialistas, fazendo cursos de locução de até duzentas horas-aula ou de radialista em nível técnico e superior. O exercício pleno das atividades não demanda experiência profissional para essas ocupações uma vez que a expertise esperada advém da prática repetida, com exceção do âncora de rádio e TV para quem é exigido experiência de cinco anos.


Funções e atividades do Locutor-operador

Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais devem:

  • anunciar produtos e serviços;
  • comentar os fatos;
  • apresentar eventos;
  • entrevistar pessoas;
  • preparar conteúdo para apresentação;
  • gravar voz para mídias;
  • demonstrar competências pessoais;
  • narrar transmissão de eventos;
  • apresentar programas e noticiários;

  • Atividades

    • anunciar programação;
    • apresentar programações diversas;
    • anunciar eventos ao vivo;
    • demonstrar dinamismo;
    • chamar reportagem;
    • selecionar material;
    • envolver o entrevistado;
    • analisar fatos, notícias e eventos;
    • adequar o tempo da entrevista;
    • demonstrar cordialidade;
    • locutar audiodescrição;
    • administrar tempo para o evento;
    • descrever o evento;
    • demonstrar flexibilidade;
    • noticiar fatos;
    • anunciar/desanunciar músicas;
    • ancorar programas;
    • editar material gravado;
    • locutar documentários;
    • elaborar o roteiro da entrevista;
    • relatar o que foi apresentado (música, entrevista ou notícia);
    • instruir o entrevistado;
    • interpretar o conteúdo da apresentação;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • demonstrar capacidade de propor soluções;
    • rebater o entrevistado;
    • provocar o entrevistado;
    • demonstrar facilidade de relacionamento humano;
    • demonstrar acuidade auditiva;
    • fazer enquete;
    • animar o programa;
    • gravar voz para conteúdo indoor;
    • locutar conteúdos para produtos digitais (games, gps, aplicativos, etc);
    • administrar chamadas e inserts comerciais;
    • redigir a notícia;
    • locutar voz para sistemas digitais (uras);
    • fazer aquecimento vocal e exercícios de dicção;
    • seguir o roteiro do evento;
    • realizar análise crítica e técnica dos eventos;
    • demonstrar capacidade de cumprir normas e procedimentos;
    • ajustar a narração ao evento;
    • ensaiar a apresentação;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • editar textos;
    • demonstrar qualidade de voz e dicção;
    • construir a cena;
    • ler os comerciais no ar;
    • sugerir nomes para entrevistas;
    • demonstrar capacidade e interagir com público e pares;
    • passar o texto;
    • gravar reportagens;
    • demonstrar capacidade de emocionar o público;
    • demonstrar capacidade de tomar decisões;
    • organizar as informações;
    • anunciar chamadas;
    • demonstrar capacidade de expressão corporal;
    • demonstrar fluência de leitura e interpretação de texto;
    • checar as informações;
    • apresentar os participantes do evento;
    • demonstrar capacidade de administrar tempo;
    • mediar debates;
    • gravar voz para peças publicitárias e institucionais;
    • interromper o entrevistado;
    • participar da definição da pauta;
    • ler o texto no ar;
    • participar de debates e mesas redondas;
    • chamar os comerciais;
    • levantar informações e dados;
    • formular perguntas;
    • anunciar serviços de utilidade pública (hora, tempo, situação das estradas);
    • demonstrar capacidade de observação técnica;
    • delimitar o conteúdo;
    • posicionar os participantes do evento;
    • reproduzir o fato ocorrido durante o evento;
    • opinar a respeito do evento;
    • gravar voz padrão para emissoras;
    • demonstrar credibilidade;
    • analisar roteiro de apresentação;
    • operar equipamentos (mesa de som e outros);
    • demonstrar imparcialidade;
    • locutar conteúdos para programas digitais;
    • anunciar promoções e peças publicitárias;


    Setores que mais contratam Locutor-operador no mercado de trabalho

    • Atividades de rádio
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Atividades de televisão aberta
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio atacadista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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