Salário para o cargo de Narrador em programas de rádio e televisão
CBO 2617-25 > Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

Narrador em programas de rádio e televisão - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Apresentam programas de rádio, televisão e noticiários, ancorando programas, nos quais interpretam o conteúdo da apresentação, noticiam e comentam fatos, leem textos no ar, narram transmissão de eventos, tecem comentários sobre os mesmos, fazem locução gravando voz para mídias, entrevistam pessoas, anunciam produtos e serviços, preparam conteúdo para apresentação, participando da definição da pauta, redigindo a notícia, checando as informações, atuam em rádio, televisão e eventos, bem como em mídias audiovisuais.

Quanto ganha um Narrador em programas de rádio e televisão

Um Narrador em programas de rádio e televisão trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 0,00 e R$ 0,00, com a média salarial de R$ 1.285,00 e o salário mediana em R$ 1.285,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Narrador em programas de rádio e televisão

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.285,00 15.420,00 321,25 5,84
1º Quartil 0,00 0,00 0,00 0,00
Salário Mediana 1.285,00 15.420,00 321,25 5,84
3º Quartil 0,00 0,00 0,00 0,00
Teto Salarial 0,00 0,00 0,00 0,00


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Principais locais de trabalho

Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais atuam na área de atividades recreativas, culturais e desportivas. Executam suas funções como empregados com carteira assinada e, no caso do locutor de mídias audiovisuais, como autônomo. São profissionais multifuncionais, que participam integralmente do processo, desde a produção até a apresentação da notícia, que trabalham em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado ou a céu aberto, no caso do comentarista de mídias audiovisuais. A maioria dos profissionais trabalha em várias emissoras de rádio e TV, apresentando diversos programas, cumprindo horários irregulares. Trabalham sob pressão, levando à situação de estresse constante e expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

O exercício das ocupações da família requer formação inicial equivalente ao 3º grau completo para o comentarista de mídias audiovisuais, 2º grau completo para o locutor de mídias audiovisuais e curso superior para as demais. No caso dos comentaristas esportivos, é frequente ex-jogadores e técnicos comentarem os eventos. Quando necessário também se habilitam como radialistas, fazendo cursos de locução de até duzentas horas-aula ou de radialista em nível técnico e superior. O exercício pleno das atividades não demanda experiência profissional para essas ocupações uma vez que a expertise esperada advém da prática repetida, com exceção do âncora de rádio e TV para quem é exigido experiência de cinco anos.


Funções e atividades do Narrador em programas de rádio e televisão

Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais devem:

  • entrevistar pessoas;
  • anunciar produtos e serviços;
  • narrar transmissão de eventos;
  • apresentar eventos;
  • gravar voz para mídias;
  • preparar conteúdo para apresentação;
  • apresentar programas e noticiários;
  • comentar os fatos;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • demonstrar capacidade de administrar tempo;
    • anunciar chamadas;
    • passar o texto;
    • construir a cena;
    • anunciar serviços de utilidade pública (hora, tempo, situação das estradas);
    • adequar o tempo da entrevista;
    • organizar as informações;
    • locutar conteúdos para produtos digitais (games, gps, aplicativos, etc);
    • demonstrar acuidade auditiva;
    • demonstrar fluência de leitura e interpretação de texto;
    • demonstrar capacidade de observação técnica;
    • gravar voz para peças publicitárias e institucionais;
    • seguir o roteiro do evento;
    • demonstrar dinamismo;
    • checar as informações;
    • anunciar/desanunciar músicas;
    • selecionar material;
    • interromper o entrevistado;
    • anunciar eventos ao vivo;
    • editar textos;
    • provocar o entrevistado;
    • gravar reportagens;
    • redigir a notícia;
    • demonstrar facilidade de relacionamento humano;
    • animar o programa;
    • demonstrar capacidade de cumprir normas e procedimentos;
    • operar equipamentos (mesa de som e outros);
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • instruir o entrevistado;
    • ajustar a narração ao evento;
    • sugerir nomes para entrevistas;
    • apresentar programações diversas;
    • chamar os comerciais;
    • formular perguntas;
    • interpretar o conteúdo da apresentação;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • ler o texto no ar;
    • demonstrar capacidade e interagir com público e pares;
    • posicionar os participantes do evento;
    • relatar o que foi apresentado (música, entrevista ou notícia);
    • demonstrar capacidade de emocionar o público;
    • ensaiar a apresentação;
    • reproduzir o fato ocorrido durante o evento;
    • descrever o evento;
    • demonstrar capacidade de expressão corporal;
    • demonstrar capacidade de tomar decisões;
    • demonstrar capacidade de propor soluções;
    • locutar audiodescrição;
    • apresentar os participantes do evento;
    • levantar informações e dados;
    • participar de debates e mesas redondas;
    • demonstrar imparcialidade;
    • analisar fatos, notícias e eventos;
    • elaborar o roteiro da entrevista;
    • noticiar fatos;
    • demonstrar cordialidade;
    • rebater o entrevistado;
    • fazer enquete;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • realizar análise crítica e técnica dos eventos;
    • demonstrar qualidade de voz e dicção;
    • locutar voz para sistemas digitais (uras);
    • envolver o entrevistado;
    • anunciar promoções e peças publicitárias;
    • administrar tempo para o evento;
    • gravar voz para conteúdo indoor;
    • editar material gravado;
    • ler os comerciais no ar;
    • administrar chamadas e inserts comerciais;
    • ancorar programas;
    • demonstrar credibilidade;
    • opinar a respeito do evento;
    • locutar conteúdos para programas digitais;
    • locutar documentários;
    • anunciar programação;
    • delimitar o conteúdo;
    • chamar reportagem;
    • gravar voz padrão para emissoras;
    • analisar roteiro de apresentação;
    • mediar debates;
    • fazer aquecimento vocal e exercícios de dicção;
    • participar da definição da pauta;
    • demonstrar flexibilidade;


    Setores que mais contratam Narrador em programas de rádio e televisão no mercado de trabalho

    • Manutenção e reparação de máquinas e aparelhos de refrigeração e ventilação para uso industrial e comercial




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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