Salário para o cargo de Locutor comercial
CBO 2617-20 > Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

Locutor comercial - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Apresentam programas de rádio, televisão e noticiários, ancorando programas, nos quais interpretam o conteúdo da apresentação, noticiam e comentam fatos, leem textos no ar, narram transmissão de eventos, tecem comentários sobre os mesmos, fazem locução gravando voz para mídias, entrevistam pessoas, anunciam produtos e serviços, preparam conteúdo para apresentação, participando da definição da pauta, redigindo a notícia, checando as informações, atuam em rádio, televisão e eventos, bem como em mídias audiovisuais.

Quanto ganha um Locutor comercial

Um Locutor comercial trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.186,64 e R$ 3.203,32, com a média salarial de R$ 1.663,83 e o salário mediana em R$ 1.400,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Locutor comercial

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.663,83 19.966,00 415,96 7,86
1º Quartil 1.186,64 14.239,65 296,66 5,61
Salário Mediana 1.400,00 16.800,00 350,00 6,61
3º Quartil 2.442,99 29.315,84 610,75 11,54
Teto Salarial 3.203,32 38.439,81 800,83 15,13


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.300 - 2.874 1.803,27 1.300,20 1.612,00 2.372,48 2.873,61
Rio de Janeiro - RJ 1.464 - 2.363 1.737,05 1.464,43 1.764,41 1.950,60 2.362,63
Parnaíba - PI 1.100 - 1.332 1.100,00 1.100,00 1.100,00 1.100,00 1.332,35


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.257 - 2.568 1.655,00 1.256,99 1.679,27 2.120,04 2.567,86
São Paulo 1.300 - 3.064 1.868,11 1.300,20 1.835,11 2.529,85 3.064,22
Piauí 1.085 - 1.332 1.096,62 1.085,33 1.100,00 1.100,00 1.332,35
Pará 1.045 - 1.726 1.219,02 1.045,00 1.232,40 1.425,06 1.726,08


Principais locais de trabalho

Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais atuam na área de atividades recreativas, culturais e desportivas. Executam suas funções como empregados com carteira assinada e, no caso do locutor de mídias audiovisuais, como autônomo. São profissionais multifuncionais, que participam integralmente do processo, desde a produção até a apresentação da notícia, que trabalham em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado ou a céu aberto, no caso do comentarista de mídias audiovisuais. A maioria dos profissionais trabalha em várias emissoras de rádio e TV, apresentando diversos programas, cumprindo horários irregulares. Trabalham sob pressão, levando à situação de estresse constante e expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

O exercício das ocupações da família requer formação inicial equivalente ao 3º grau completo para o comentarista de mídias audiovisuais, 2º grau completo para o locutor de mídias audiovisuais e curso superior para as demais. No caso dos comentaristas esportivos, é frequente ex-jogadores e técnicos comentarem os eventos. Quando necessário também se habilitam como radialistas, fazendo cursos de locução de até duzentas horas-aula ou de radialista em nível técnico e superior. O exercício pleno das atividades não demanda experiência profissional para essas ocupações uma vez que a expertise esperada advém da prática repetida, com exceção do âncora de rádio e TV para quem é exigido experiência de cinco anos.


Funções e atividades do Locutor comercial

Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais devem:

  • preparar conteúdo para apresentação;
  • entrevistar pessoas;
  • apresentar eventos;
  • anunciar produtos e serviços;
  • narrar transmissão de eventos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • apresentar programas e noticiários;
  • comentar os fatos;
  • gravar voz para mídias;

  • Atividades

    • selecionar material;
    • administrar tempo para o evento;
    • delimitar o conteúdo;
    • anunciar chamadas;
    • adequar o tempo da entrevista;
    • analisar roteiro de apresentação;
    • levantar informações e dados;
    • chamar os comerciais;
    • chamar reportagem;
    • demonstrar credibilidade;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • gravar voz para peças publicitárias e institucionais;
    • realizar análise crítica e técnica dos eventos;
    • construir a cena;
    • gravar voz para conteúdo indoor;
    • anunciar programação;
    • instruir o entrevistado;
    • demonstrar capacidade e interagir com público e pares;
    • ensaiar a apresentação;
    • formular perguntas;
    • administrar chamadas e inserts comerciais;
    • ler o texto no ar;
    • sugerir nomes para entrevistas;
    • rebater o entrevistado;
    • anunciar eventos ao vivo;
    • anunciar promoções e peças publicitárias;
    • relatar o que foi apresentado (música, entrevista ou notícia);
    • envolver o entrevistado;
    • apresentar os participantes do evento;
    • checar as informações;
    • demonstrar capacidade de observação técnica;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • locutar audiodescrição;
    • opinar a respeito do evento;
    • demonstrar fluência de leitura e interpretação de texto;
    • demonstrar cordialidade;
    • ler os comerciais no ar;
    • locutar voz para sistemas digitais (uras);
    • mediar debates;
    • demonstrar capacidade de administrar tempo;
    • locutar conteúdos para programas digitais;
    • demonstrar imparcialidade;
    • demonstrar flexibilidade;
    • locutar conteúdos para produtos digitais (games, gps, aplicativos, etc);
    • locutar documentários;
    • analisar fatos, notícias e eventos;
    • ajustar a narração ao evento;
    • gravar reportagens;
    • editar material gravado;
    • provocar o entrevistado;
    • organizar as informações;
    • demonstrar dinamismo;
    • demonstrar capacidade de propor soluções;
    • elaborar o roteiro da entrevista;
    • interromper o entrevistado;
    • editar textos;
    • demonstrar facilidade de relacionamento humano;
    • interpretar o conteúdo da apresentação;
    • animar o programa;
    • descrever o evento;
    • demonstrar acuidade auditiva;
    • operar equipamentos (mesa de som e outros);
    • anunciar serviços de utilidade pública (hora, tempo, situação das estradas);
    • fazer aquecimento vocal e exercícios de dicção;
    • noticiar fatos;
    • ancorar programas;
    • demonstrar capacidade de expressão corporal;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • apresentar programações diversas;
    • redigir a notícia;
    • demonstrar capacidade de cumprir normas e procedimentos;
    • demonstrar capacidade de emocionar o público;
    • posicionar os participantes do evento;
    • fazer enquete;
    • anunciar/desanunciar músicas;
    • demonstrar capacidade de tomar decisões;
    • passar o texto;
    • participar da definição da pauta;
    • participar de debates e mesas redondas;
    • gravar voz padrão para emissoras;
    • reproduzir o fato ocorrido durante o evento;
    • demonstrar qualidade de voz e dicção;
    • seguir o roteiro do evento;


    Setores que mais contratam Locutor comercial no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Comércio atacadista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Atividades de rádio
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
    • Telecomunicações por satélite
    • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
    • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios não especificados anteriormente
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: