Salário para o cargo de Comentarista econômico
CBO 2617-10 > Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

Comentarista econômico - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Apresentam programas de rádio, televisão e noticiários, ancorando programas, nos quais interpretam o conteúdo da apresentação, noticiam e comentam fatos, leem textos no ar, narram transmissão de eventos, tecem comentários sobre os mesmos, fazem locução gravando voz para mídias, entrevistam pessoas, anunciam produtos e serviços, preparam conteúdo para apresentação, participando da definição da pauta, redigindo a notícia, checando as informações, atuam em rádio, televisão e eventos, bem como em mídias audiovisuais.

Quanto ganha um Comentarista econômico

Um Comentarista econômico trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.794,10 e R$ 16.903,83, com a média salarial de R$ 5.614,45 e o salário mediana em R$ 2.503,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Comentarista econômico

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.614,45 67.373,38 1.403,61 29,07
1º Quartil 1.794,10 21.529,24 448,53 9,29
Salário Mediana 2.503,50 30.042,00 625,88 12,96
3º Quartil 12.891,58 154.698,95 3.222,89 66,76
Teto Salarial 16.903,83 202.845,90 4.225,96 87,54


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Belo Horizonte - MG 2.694 - 28.288 6.566,67 2.694,00 3.498,00 23.355,00 28.288,28
Rio de Janeiro - RJ 2.507 - 75.980 19.288,80 2.507,00 6.707,00 62.730,00 75.980,46


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.448 - 48.891 10.450,50 1.447,50 2.332,50 40.365,00 48.891,30
Minas Gerais 1.412 - 16.264 4.947,11 1.412,00 2.855,00 13.427,50 16.263,79
São Paulo 1.748 - 34.556 11.625,89 1.747,50 11.025,00 28.530,00 34.556,39
Santa Catarina 1.900 - 4.977 2.955,50 1.900,00 2.963,00 4.109,00 4.976,94
Paraná 1.723 - 3.331 2.212,43 1.723,00 2.226,00 2.750,00 3.330,88


Principais locais de trabalho

Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais atuam na área de atividades recreativas, culturais e desportivas. Executam suas funções como empregados com carteira assinada e, no caso do locutor de mídias audiovisuais, como autônomo. São profissionais multifuncionais, que participam integralmente do processo, desde a produção até a apresentação da notícia, que trabalham em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado ou a céu aberto, no caso do comentarista de mídias audiovisuais. A maioria dos profissionais trabalha em várias emissoras de rádio e TV, apresentando diversos programas, cumprindo horários irregulares. Trabalham sob pressão, levando à situação de estresse constante e expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

O exercício das ocupações da família requer formação inicial equivalente ao 3º grau completo para o comentarista de mídias audiovisuais, 2º grau completo para o locutor de mídias audiovisuais e curso superior para as demais. No caso dos comentaristas esportivos, é frequente ex-jogadores e técnicos comentarem os eventos. Quando necessário também se habilitam como radialistas, fazendo cursos de locução de até duzentas horas-aula ou de radialista em nível técnico e superior. O exercício pleno das atividades não demanda experiência profissional para essas ocupações uma vez que a expertise esperada advém da prática repetida, com exceção do âncora de rádio e TV para quem é exigido experiência de cinco anos.


Funções e atividades do Comentarista econômico

Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais devem:

  • apresentar programas e noticiários;
  • apresentar eventos;
  • narrar transmissão de eventos;
  • entrevistar pessoas;
  • gravar voz para mídias;
  • comentar os fatos;
  • preparar conteúdo para apresentação;
  • anunciar produtos e serviços;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • participar de debates e mesas redondas;
    • chamar os comerciais;
    • demonstrar capacidade de expressão corporal;
    • ancorar programas;
    • editar material gravado;
    • descrever o evento;
    • demonstrar imparcialidade;
    • rebater o entrevistado;
    • fazer aquecimento vocal e exercícios de dicção;
    • locutar conteúdos para produtos digitais (games, gps, aplicativos, etc);
    • ajustar a narração ao evento;
    • locutar audiodescrição;
    • instruir o entrevistado;
    • gravar voz para conteúdo indoor;
    • opinar a respeito do evento;
    • anunciar programação;
    • adequar o tempo da entrevista;
    • construir a cena;
    • apresentar programações diversas;
    • ler os comerciais no ar;
    • editar textos;
    • organizar as informações;
    • provocar o entrevistado;
    • locutar conteúdos para programas digitais;
    • demonstrar capacidade de observação técnica;
    • demonstrar capacidade e interagir com público e pares;
    • seguir o roteiro do evento;
    • demonstrar dinamismo;
    • demonstrar fluência de leitura e interpretação de texto;
    • administrar tempo para o evento;
    • demonstrar facilidade de relacionamento humano;
    • gravar voz padrão para emissoras;
    • ensaiar a apresentação;
    • anunciar eventos ao vivo;
    • interromper o entrevistado;
    • posicionar os participantes do evento;
    • demonstrar credibilidade;
    • checar as informações;
    • demonstrar qualidade de voz e dicção;
    • demonstrar acuidade auditiva;
    • demonstrar capacidade de emocionar o público;
    • ler o texto no ar;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • levantar informações e dados;
    • interpretar o conteúdo da apresentação;
    • demonstrar capacidade de administrar tempo;
    • administrar chamadas e inserts comerciais;
    • reproduzir o fato ocorrido durante o evento;
    • delimitar o conteúdo;
    • gravar reportagens;
    • redigir a notícia;
    • analisar fatos, notícias e eventos;
    • fazer enquete;
    • apresentar os participantes do evento;
    • anunciar chamadas;
    • demonstrar cordialidade;
    • envolver o entrevistado;
    • passar o texto;
    • mediar debates;
    • anunciar/desanunciar músicas;
    • anunciar promoções e peças publicitárias;
    • demonstrar capacidade de propor soluções;
    • chamar reportagem;
    • gravar voz para peças publicitárias e institucionais;
    • selecionar material;
    • participar da definição da pauta;
    • noticiar fatos;
    • demonstrar capacidade de cumprir normas e procedimentos;
    • analisar roteiro de apresentação;
    • elaborar o roteiro da entrevista;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • sugerir nomes para entrevistas;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • locutar voz para sistemas digitais (uras);
    • relatar o que foi apresentado (música, entrevista ou notícia);
    • demonstrar flexibilidade;
    • operar equipamentos (mesa de som e outros);
    • formular perguntas;
    • locutar documentários;
    • demonstrar capacidade de tomar decisões;
    • anunciar serviços de utilidade pública (hora, tempo, situação das estradas);
    • animar o programa;
    • realizar análise crítica e técnica dos eventos;


    Setores que mais contratam Comentarista econômico no mercado de trabalho

    • Atividades de rádio
    • Atividades de televisão aberta
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Comércio varejista de artigos de óptica
    • Programadoras
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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