Salário para o cargo de Comentarista econômico
CBO 2617-10 > Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

Comentarista econômico - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Apresentam programas de rádio, televisão e noticiários, ancorando programas, nos quais interpretam o conteúdo da apresentação, noticiam e comentam fatos, leem textos no ar, narram transmissão de eventos, tecem comentários sobre os mesmos, fazem locução gravando voz para mídias, entrevistam pessoas, anunciam produtos e serviços, preparam conteúdo para apresentação, participando da definição da pauta, redigindo a notícia, checando as informações, atuam em rádio, televisão e eventos, bem como em mídias audiovisuais.

Quanto ganha um Comentarista econômico

Um Comentarista econômico trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.131,69 e R$ 13.642,27, com a média salarial de R$ 3.596,86 e o salário mediana em R$ 1.483,36 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Comentarista econômico

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.596,86 43.162,30 899,21 18,15
1º Quartil 1.131,69 13.580,34 282,92 5,71
Salário Mediana 1.483,36 17.800,32 370,84 7,49
3º Quartil 10.404,18 124.850,13 2.601,04 52,50
Teto Salarial 13.642,27 163.707,24 3.410,57 68,84


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 1.265 - 66.029 17.658,40 1.264,94 13.569,24 54.514,00 66.028,99
Porto Alegre - RS 1.420 - 5.841 2.429,76 1.420,00 1.922,29 4.822,48 5.841,13


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.093 - 46.055 12.148,58 1.093,40 1.500,00 38.023,50 46.055,20
Minas Gerais 1.086 - 2.762 1.416,45 1.086,00 1.187,00 2.280,15 2.761,79
Santa Catarina 1.260 - 11.454 2.865,48 1.260,00 1.572,50 9.456,87 11.454,44
Rio Grande do Sul 1.136 - 5.841 2.214,14 1.136,00 1.671,15 4.822,48 5.841,13
Paraná 924 - 1.938 1.382,05 924,08 1.484,12 1.600,00 1.937,97
São Paulo 1.497 - 5.286 2.397,24 1.497,30 2.294,00 4.364,00 5.285,81


Principais locais de trabalho

Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais atuam na área de atividades recreativas, culturais e desportivas. Executam suas funções como empregados com carteira assinada e, no caso do locutor de mídias audiovisuais, como autônomo. São profissionais multifuncionais, que participam integralmente do processo, desde a produção até a apresentação da notícia, que trabalham em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado ou a céu aberto, no caso do comentarista de mídias audiovisuais. A maioria dos profissionais trabalha em várias emissoras de rádio e TV, apresentando diversos programas, cumprindo horários irregulares. Trabalham sob pressão, levando à situação de estresse constante e expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

O exercício das ocupações da família requer formação inicial equivalente ao 3º grau completo para o comentarista de mídias audiovisuais, 2º grau completo para o locutor de mídias audiovisuais e curso superior para as demais. No caso dos comentaristas esportivos, é frequente ex-jogadores e técnicos comentarem os eventos. Quando necessário também se habilitam como radialistas, fazendo cursos de locução de até duzentas horas-aula ou de radialista em nível técnico e superior. O exercício pleno das atividades não demanda experiência profissional para essas ocupações uma vez que a expertise esperada advém da prática repetida, com exceção do âncora de rádio e TV para quem é exigido experiência de cinco anos.


Funções e atividades do Comentarista econômico

Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais devem:

  • preparar conteúdo para apresentação;
  • apresentar programas e noticiários;
  • narrar transmissão de eventos;
  • comentar os fatos;
  • anunciar produtos e serviços;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gravar voz para mídias;
  • entrevistar pessoas;
  • apresentar eventos;

  • Atividades

    • administrar tempo para o evento;
    • demonstrar capacidade de propor soluções;
    • demonstrar acuidade auditiva;
    • locutar conteúdos para produtos digitais (games, gps, aplicativos, etc);
    • seguir o roteiro do evento;
    • noticiar fatos;
    • anunciar chamadas;
    • ler o texto no ar;
    • redigir a notícia;
    • editar material gravado;
    • demonstrar flexibilidade;
    • demonstrar capacidade de expressão corporal;
    • anunciar/desanunciar músicas;
    • demonstrar imparcialidade;
    • interromper o entrevistado;
    • demonstrar capacidade de cumprir normas e procedimentos;
    • fazer enquete;
    • apresentar os participantes do evento;
    • demonstrar credibilidade;
    • demonstrar qualidade de voz e dicção;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • locutar voz para sistemas digitais (uras);
    • demonstrar dinamismo;
    • elaborar o roteiro da entrevista;
    • demonstrar cordialidade;
    • selecionar material;
    • interpretar o conteúdo da apresentação;
    • sugerir nomes para entrevistas;
    • reproduzir o fato ocorrido durante o evento;
    • rebater o entrevistado;
    • checar as informações;
    • demonstrar capacidade de emocionar o público;
    • gravar reportagens;
    • construir a cena;
    • locutar conteúdos para programas digitais;
    • gravar voz padrão para emissoras;
    • ancorar programas;
    • provocar o entrevistado;
    • animar o programa;
    • realizar análise crítica e técnica dos eventos;
    • gravar voz para peças publicitárias e institucionais;
    • anunciar serviços de utilidade pública (hora, tempo, situação das estradas);
    • relatar o que foi apresentado (música, entrevista ou notícia);
    • ensaiar a apresentação;
    • anunciar programação;
    • analisar roteiro de apresentação;
    • chamar os comerciais;
    • mediar debates;
    • descrever o evento;
    • demonstrar facilidade de relacionamento humano;
    • adequar o tempo da entrevista;
    • operar equipamentos (mesa de som e outros);
    • participar de debates e mesas redondas;
    • apresentar programações diversas;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • demonstrar capacidade de administrar tempo;
    • organizar as informações;
    • participar da definição da pauta;
    • administrar chamadas e inserts comerciais;
    • ajustar a narração ao evento;
    • demonstrar capacidade e interagir com público e pares;
    • analisar fatos, notícias e eventos;
    • fazer aquecimento vocal e exercícios de dicção;
    • instruir o entrevistado;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • demonstrar capacidade de observação técnica;
    • chamar reportagem;
    • formular perguntas;
    • demonstrar capacidade de tomar decisões;
    • anunciar promoções e peças publicitárias;
    • ler os comerciais no ar;
    • delimitar o conteúdo;
    • posicionar os participantes do evento;
    • envolver o entrevistado;
    • levantar informações e dados;
    • locutar documentários;
    • opinar a respeito do evento;
    • demonstrar fluência de leitura e interpretação de texto;
    • editar textos;
    • locutar audiodescrição;
    • anunciar eventos ao vivo;
    • gravar voz para conteúdo indoor;
    • passar o texto;


    Setores que mais contratam Comentarista econômico no mercado de trabalho

    • Atividades de rádio
    • Atividades de televisão aberta
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Cursos preparatórios para concursos
    • Aluguel de móveis, utensílios e aparelhos de uso doméstico e pessoal
    • Facção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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