Salário para o cargo de Comentarista de moda
CBO 2617-10 > Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

Comentarista de moda - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Apresentam programas de rádio, televisão e noticiários, ancorando programas, nos quais interpretam o conteúdo da apresentação, noticiam e comentam fatos, leem textos no ar, narram transmissão de eventos, tecem comentários sobre os mesmos, fazem locução gravando voz para mídias, entrevistam pessoas, anunciam produtos e serviços, preparam conteúdo para apresentação, participando da definição da pauta, redigindo a notícia, checando as informações, atuam em rádio, televisão e eventos, bem como em mídias audiovisuais.

Quanto ganha um Comentarista de moda

Um Comentarista de moda trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.224,55 e R$ 10.919,08, com a média salarial de R$ 3.596,86 e o salário mediana em R$ 1.483,36 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Comentarista de moda

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.596,86 43.162,30 899,21 18,15
1º Quartil 1.224,55 14.694,57 306,14 6,18
Salário Mediana 1.483,36 17.800,32 370,84 7,49
3º Quartil 8.327,36 99.928,31 2.081,84 42,02
Teto Salarial 10.919,08 131.029,00 2.729,77 55,10


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 1.265 - 66.029 17.658,40 1.264,94 13.569,24 54.514,00 66.028,99
Porto Alegre - RS 1.420 - 5.841 2.429,76 1.420,00 1.922,29 4.822,48 5.841,13


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.093 - 46.055 12.148,58 1.093,40 1.500,00 38.023,50 46.055,20
Minas Gerais 1.086 - 2.762 1.416,45 1.086,00 1.187,00 2.280,15 2.761,79
Paraná 924 - 1.938 1.382,05 924,08 1.484,12 1.600,00 1.937,97
Santa Catarina 1.260 - 11.454 2.865,48 1.260,00 1.572,50 9.456,87 11.454,44
Rio Grande do Sul 1.136 - 5.841 2.214,14 1.136,00 1.671,15 4.822,48 5.841,13
São Paulo 1.497 - 5.286 2.397,24 1.497,30 2.294,00 4.364,00 5.285,81


Principais locais de trabalho

Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais atuam na área de atividades recreativas, culturais e desportivas. Executam suas funções como empregados com carteira assinada e, no caso do locutor de mídias audiovisuais, como autônomo. São profissionais multifuncionais, que participam integralmente do processo, desde a produção até a apresentação da notícia, que trabalham em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado ou a céu aberto, no caso do comentarista de mídias audiovisuais. A maioria dos profissionais trabalha em várias emissoras de rádio e TV, apresentando diversos programas, cumprindo horários irregulares. Trabalham sob pressão, levando à situação de estresse constante e expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

O exercício das ocupações da família requer formação inicial equivalente ao 3º grau completo para o comentarista de mídias audiovisuais, 2º grau completo para o locutor de mídias audiovisuais e curso superior para as demais. No caso dos comentaristas esportivos, é frequente ex-jogadores e técnicos comentarem os eventos. Quando necessário também se habilitam como radialistas, fazendo cursos de locução de até duzentas horas-aula ou de radialista em nível técnico e superior. O exercício pleno das atividades não demanda experiência profissional para essas ocupações uma vez que a expertise esperada advém da prática repetida, com exceção do âncora de rádio e TV para quem é exigido experiência de cinco anos.


Funções e atividades do Comentarista de moda

Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais devem:

  • entrevistar pessoas;
  • apresentar eventos;
  • preparar conteúdo para apresentação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comentar os fatos;
  • anunciar produtos e serviços;
  • narrar transmissão de eventos;
  • apresentar programas e noticiários;
  • gravar voz para mídias;

  • Atividades

    • formular perguntas;
    • adequar o tempo da entrevista;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • construir a cena;
    • gravar voz padrão para emissoras;
    • participar de debates e mesas redondas;
    • descrever o evento;
    • demonstrar acuidade auditiva;
    • demonstrar capacidade de tomar decisões;
    • operar equipamentos (mesa de som e outros);
    • ajustar a narração ao evento;
    • animar o programa;
    • ensaiar a apresentação;
    • mediar debates;
    • demonstrar capacidade de observação técnica;
    • elaborar o roteiro da entrevista;
    • provocar o entrevistado;
    • sugerir nomes para entrevistas;
    • demonstrar imparcialidade;
    • administrar tempo para o evento;
    • analisar roteiro de apresentação;
    • gravar reportagens;
    • editar textos;
    • envolver o entrevistado;
    • organizar as informações;
    • levantar informações e dados;
    • instruir o entrevistado;
    • fazer enquete;
    • demonstrar flexibilidade;
    • apresentar os participantes do evento;
    • ancorar programas;
    • demonstrar capacidade de expressão corporal;
    • demonstrar cordialidade;
    • anunciar promoções e peças publicitárias;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • ler o texto no ar;
    • demonstrar capacidade de propor soluções;
    • interromper o entrevistado;
    • anunciar eventos ao vivo;
    • rebater o entrevistado;
    • noticiar fatos;
    • gravar voz para conteúdo indoor;
    • demonstrar qualidade de voz e dicção;
    • seguir o roteiro do evento;
    • locutar audiodescrição;
    • participar da definição da pauta;
    • demonstrar dinamismo;
    • anunciar chamadas;
    • demonstrar capacidade de cumprir normas e procedimentos;
    • gravar voz para peças publicitárias e institucionais;
    • passar o texto;
    • demonstrar facilidade de relacionamento humano;
    • realizar análise crítica e técnica dos eventos;
    • chamar reportagem;
    • administrar chamadas e inserts comerciais;
    • redigir a notícia;
    • interpretar o conteúdo da apresentação;
    • editar material gravado;
    • demonstrar capacidade e interagir com público e pares;
    • demonstrar credibilidade;
    • apresentar programações diversas;
    • selecionar material;
    • checar as informações;
    • chamar os comerciais;
    • locutar voz para sistemas digitais (uras);
    • anunciar programação;
    • relatar o que foi apresentado (música, entrevista ou notícia);
    • posicionar os participantes do evento;
    • fazer aquecimento vocal e exercícios de dicção;
    • demonstrar capacidade de emocionar o público;
    • delimitar o conteúdo;
    • demonstrar fluência de leitura e interpretação de texto;
    • demonstrar capacidade de administrar tempo;
    • anunciar serviços de utilidade pública (hora, tempo, situação das estradas);
    • analisar fatos, notícias e eventos;
    • opinar a respeito do evento;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • locutar documentários;
    • locutar conteúdos para produtos digitais (games, gps, aplicativos, etc);
    • locutar conteúdos para programas digitais;
    • ler os comerciais no ar;
    • reproduzir o fato ocorrido durante o evento;
    • anunciar/desanunciar músicas;


    Setores que mais contratam Comentarista de moda no mercado de trabalho

    • Atividades de rádio
    • Atividades de televisão aberta
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Cursos preparatórios para concursos
    • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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