Salário para o cargo de Comentarista de moda
CBO 2617-10 > Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

Comentarista de moda - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Apresentam programas de rádio, televisão e noticiários, ancorando programas, nos quais interpretam o conteúdo da apresentação, noticiam e comentam fatos, leem textos no ar, narram transmissão de eventos, tecem comentários sobre os mesmos, fazem locução gravando voz para mídias, entrevistam pessoas, anunciam produtos e serviços, preparam conteúdo para apresentação, participando da definição da pauta, redigindo a notícia, checando as informações, atuam em rádio, televisão e eventos, bem como em mídias audiovisuais.

Quanto ganha um Comentarista de moda

Um Comentarista de moda trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.131,69 e R$ 13.642,27, com a média salarial de R$ 3.596,86 e o salário mediana em R$ 1.483,36 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Comentarista de moda

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.596,86 43.162,30 899,21 18,15
1º Quartil 1.131,69 13.580,34 282,92 5,71
Salário Mediana 1.483,36 17.800,32 370,84 7,49
3º Quartil 10.404,18 124.850,13 2.601,04 52,50
Teto Salarial 13.642,27 163.707,24 3.410,57 68,84


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 1.265 - 66.029 17.658,40 1.264,94 13.569,24 54.514,00 66.028,99
Porto Alegre - RS 1.420 - 5.841 2.429,76 1.420,00 1.922,29 4.822,48 5.841,13


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.093 - 46.055 12.148,58 1.093,40 1.500,00 38.023,50 46.055,20
Minas Gerais 1.086 - 2.762 1.416,45 1.086,00 1.187,00 2.280,15 2.761,79
Santa Catarina 1.260 - 11.454 2.865,48 1.260,00 1.572,50 9.456,87 11.454,44
Rio Grande do Sul 1.136 - 5.841 2.214,14 1.136,00 1.671,15 4.822,48 5.841,13
Paraná 924 - 1.938 1.382,05 924,08 1.484,12 1.600,00 1.937,97
São Paulo 1.497 - 5.286 2.397,24 1.497,30 2.294,00 4.364,00 5.285,81


Principais locais de trabalho

Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais atuam na área de atividades recreativas, culturais e desportivas. Executam suas funções como empregados com carteira assinada e, no caso do locutor de mídias audiovisuais, como autônomo. São profissionais multifuncionais, que participam integralmente do processo, desde a produção até a apresentação da notícia, que trabalham em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado ou a céu aberto, no caso do comentarista de mídias audiovisuais. A maioria dos profissionais trabalha em várias emissoras de rádio e TV, apresentando diversos programas, cumprindo horários irregulares. Trabalham sob pressão, levando à situação de estresse constante e expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

O exercício das ocupações da família requer formação inicial equivalente ao 3º grau completo para o comentarista de mídias audiovisuais, 2º grau completo para o locutor de mídias audiovisuais e curso superior para as demais. No caso dos comentaristas esportivos, é frequente ex-jogadores e técnicos comentarem os eventos. Quando necessário também se habilitam como radialistas, fazendo cursos de locução de até duzentas horas-aula ou de radialista em nível técnico e superior. O exercício pleno das atividades não demanda experiência profissional para essas ocupações uma vez que a expertise esperada advém da prática repetida, com exceção do âncora de rádio e TV para quem é exigido experiência de cinco anos.


Funções e atividades do Comentarista de moda

Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais devem:

  • apresentar programas e noticiários;
  • entrevistar pessoas;
  • comentar os fatos;
  • anunciar produtos e serviços;
  • preparar conteúdo para apresentação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • narrar transmissão de eventos;
  • apresentar eventos;
  • gravar voz para mídias;

  • Atividades

    • gravar voz padrão para emissoras;
    • demonstrar capacidade e interagir com público e pares;
    • passar o texto;
    • demonstrar fluência de leitura e interpretação de texto;
    • rebater o entrevistado;
    • demonstrar capacidade de expressão corporal;
    • analisar roteiro de apresentação;
    • interromper o entrevistado;
    • apresentar os participantes do evento;
    • realizar análise crítica e técnica dos eventos;
    • analisar fatos, notícias e eventos;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • fazer aquecimento vocal e exercícios de dicção;
    • fazer enquete;
    • apresentar programações diversas;
    • demonstrar cordialidade;
    • envolver o entrevistado;
    • relatar o que foi apresentado (música, entrevista ou notícia);
    • anunciar promoções e peças publicitárias;
    • editar textos;
    • locutar voz para sistemas digitais (uras);
    • ler os comerciais no ar;
    • locutar conteúdos para produtos digitais (games, gps, aplicativos, etc);
    • participar de debates e mesas redondas;
    • selecionar material;
    • anunciar serviços de utilidade pública (hora, tempo, situação das estradas);
    • locutar documentários;
    • demonstrar dinamismo;
    • demonstrar capacidade de administrar tempo;
    • mediar debates;
    • checar as informações;
    • demonstrar imparcialidade;
    • formular perguntas;
    • posicionar os participantes do evento;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • locutar conteúdos para programas digitais;
    • gravar reportagens;
    • chamar reportagem;
    • participar da definição da pauta;
    • demonstrar capacidade de propor soluções;
    • demonstrar capacidade de emocionar o público;
    • sugerir nomes para entrevistas;
    • editar material gravado;
    • reproduzir o fato ocorrido durante o evento;
    • animar o programa;
    • interpretar o conteúdo da apresentação;
    • ajustar a narração ao evento;
    • levantar informações e dados;
    • demonstrar facilidade de relacionamento humano;
    • adequar o tempo da entrevista;
    • chamar os comerciais;
    • gravar voz para peças publicitárias e institucionais;
    • construir a cena;
    • anunciar programação;
    • anunciar eventos ao vivo;
    • ensaiar a apresentação;
    • demonstrar capacidade de tomar decisões;
    • elaborar o roteiro da entrevista;
    • gravar voz para conteúdo indoor;
    • operar equipamentos (mesa de som e outros);
    • descrever o evento;
    • demonstrar qualidade de voz e dicção;
    • demonstrar capacidade de cumprir normas e procedimentos;
    • anunciar/desanunciar músicas;
    • demonstrar acuidade auditiva;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • opinar a respeito do evento;
    • anunciar chamadas;
    • administrar tempo para o evento;
    • provocar o entrevistado;
    • instruir o entrevistado;
    • redigir a notícia;
    • ler o texto no ar;
    • administrar chamadas e inserts comerciais;
    • delimitar o conteúdo;
    • noticiar fatos;
    • ancorar programas;
    • demonstrar flexibilidade;
    • seguir o roteiro do evento;
    • locutar audiodescrição;
    • demonstrar capacidade de observação técnica;
    • organizar as informações;
    • demonstrar credibilidade;


    Setores que mais contratam Comentarista de moda no mercado de trabalho

    • Atividades de rádio
    • Atividades de televisão aberta
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Cursos preparatórios para concursos
    • Aluguel de móveis, utensílios e aparelhos de uso doméstico e pessoal
    • Facção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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