Salário para o cargo de Comentarista de moda
CBO 2617-10 > Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

Comentarista de moda - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Apresentam programas de rádio, televisão e noticiários, ancorando programas, nos quais interpretam o conteúdo da apresentação, noticiam e comentam fatos, leem textos no ar, narram transmissão de eventos, tecem comentários sobre os mesmos, fazem locução gravando voz para mídias, entrevistam pessoas, anunciam produtos e serviços, preparam conteúdo para apresentação, participando da definição da pauta, redigindo a notícia, checando as informações, atuam em rádio, televisão e eventos, bem como em mídias audiovisuais.

Quanto ganha um Comentarista de moda

Um Comentarista de moda trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.131,69 e R$ 13.642,27, com a média salarial de R$ 3.596,86 e o salário mediana em R$ 1.483,36 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Comentarista de moda

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.596,86 43.162,30 899,21 18,15
1º Quartil 1.131,69 13.580,34 282,92 5,71
Salário Mediana 1.483,36 17.800,32 370,84 7,49
3º Quartil 10.404,18 124.850,13 2.601,04 52,50
Teto Salarial 13.642,27 163.707,24 3.410,57 68,84


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 1.265 - 66.029 17.658,40 1.264,94 13.569,24 54.514,00 66.028,99
Porto Alegre - RS 1.420 - 5.841 2.429,76 1.420,00 1.922,29 4.822,48 5.841,13


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.093 - 46.055 12.148,58 1.093,40 1.500,00 38.023,50 46.055,20
Minas Gerais 1.086 - 2.762 1.416,45 1.086,00 1.187,00 2.280,15 2.761,79
Paraná 924 - 1.938 1.382,05 924,08 1.484,12 1.600,00 1.937,97
Santa Catarina 1.260 - 11.454 2.865,48 1.260,00 1.572,50 9.456,87 11.454,44
Rio Grande do Sul 1.136 - 5.841 2.214,14 1.136,00 1.671,15 4.822,48 5.841,13
São Paulo 1.497 - 5.286 2.397,24 1.497,30 2.294,00 4.364,00 5.285,81


Principais locais de trabalho

Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais atuam na área de atividades recreativas, culturais e desportivas. Executam suas funções como empregados com carteira assinada e, no caso do locutor de mídias audiovisuais, como autônomo. São profissionais multifuncionais, que participam integralmente do processo, desde a produção até a apresentação da notícia, que trabalham em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado ou a céu aberto, no caso do comentarista de mídias audiovisuais. A maioria dos profissionais trabalha em várias emissoras de rádio e TV, apresentando diversos programas, cumprindo horários irregulares. Trabalham sob pressão, levando à situação de estresse constante e expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

O exercício das ocupações da família requer formação inicial equivalente ao 3º grau completo para o comentarista de mídias audiovisuais, 2º grau completo para o locutor de mídias audiovisuais e curso superior para as demais. No caso dos comentaristas esportivos, é frequente ex-jogadores e técnicos comentarem os eventos. Quando necessário também se habilitam como radialistas, fazendo cursos de locução de até duzentas horas-aula ou de radialista em nível técnico e superior. O exercício pleno das atividades não demanda experiência profissional para essas ocupações uma vez que a expertise esperada advém da prática repetida, com exceção do âncora de rádio e TV para quem é exigido experiência de cinco anos.


Funções e atividades do Comentarista de moda

Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais devem:

  • entrevistar pessoas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • anunciar produtos e serviços;
  • apresentar programas e noticiários;
  • narrar transmissão de eventos;
  • comentar os fatos;
  • apresentar eventos;
  • gravar voz para mídias;
  • preparar conteúdo para apresentação;

  • Atividades

    • chamar os comerciais;
    • demonstrar capacidade de expressão corporal;
    • relatar o que foi apresentado (música, entrevista ou notícia);
    • instruir o entrevistado;
    • fazer enquete;
    • demonstrar dinamismo;
    • demonstrar capacidade de observação técnica;
    • anunciar chamadas;
    • ajustar a narração ao evento;
    • anunciar/desanunciar músicas;
    • descrever o evento;
    • anunciar programação;
    • demonstrar qualidade de voz e dicção;
    • redigir a notícia;
    • gravar reportagens;
    • ler o texto no ar;
    • construir a cena;
    • apresentar programações diversas;
    • ancorar programas;
    • editar material gravado;
    • provocar o entrevistado;
    • analisar roteiro de apresentação;
    • delimitar o conteúdo;
    • anunciar promoções e peças publicitárias;
    • participar de debates e mesas redondas;
    • realizar análise crítica e técnica dos eventos;
    • participar da definição da pauta;
    • formular perguntas;
    • posicionar os participantes do evento;
    • gravar voz para conteúdo indoor;
    • adequar o tempo da entrevista;
    • apresentar os participantes do evento;
    • analisar fatos, notícias e eventos;
    • demonstrar cordialidade;
    • demonstrar capacidade de tomar decisões;
    • animar o programa;
    • fazer aquecimento vocal e exercícios de dicção;
    • organizar as informações;
    • locutar conteúdos para produtos digitais (games, gps, aplicativos, etc);
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • passar o texto;
    • administrar tempo para o evento;
    • operar equipamentos (mesa de som e outros);
    • demonstrar capacidade de administrar tempo;
    • ler os comerciais no ar;
    • locutar voz para sistemas digitais (uras);
    • anunciar eventos ao vivo;
    • chamar reportagem;
    • checar as informações;
    • opinar a respeito do evento;
    • ensaiar a apresentação;
    • noticiar fatos;
    • rebater o entrevistado;
    • demonstrar capacidade de cumprir normas e procedimentos;
    • gravar voz para peças publicitárias e institucionais;
    • interpretar o conteúdo da apresentação;
    • envolver o entrevistado;
    • locutar conteúdos para programas digitais;
    • demonstrar credibilidade;
    • demonstrar acuidade auditiva;
    • seguir o roteiro do evento;
    • demonstrar facilidade de relacionamento humano;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • administrar chamadas e inserts comerciais;
    • demonstrar capacidade e interagir com público e pares;
    • editar textos;
    • elaborar o roteiro da entrevista;
    • demonstrar fluência de leitura e interpretação de texto;
    • demonstrar capacidade de emocionar o público;
    • reproduzir o fato ocorrido durante o evento;
    • sugerir nomes para entrevistas;
    • anunciar serviços de utilidade pública (hora, tempo, situação das estradas);
    • locutar audiodescrição;
    • interromper o entrevistado;
    • mediar debates;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • levantar informações e dados;
    • locutar documentários;
    • demonstrar imparcialidade;
    • demonstrar flexibilidade;
    • selecionar material;
    • gravar voz padrão para emissoras;
    • demonstrar capacidade de propor soluções;


    Setores que mais contratam Comentarista de moda no mercado de trabalho

    • Atividades de rádio
    • Atividades de televisão aberta
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Edição integrada à impressão de jornais
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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