Salário para o cargo de Cigarreiro (comércio varejista)
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cigarreiro (comércio varejista) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Cigarreiro (comércio varejista)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • estruturar equipes de trabalho;
  • atender aos clientes;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • realizar reuniões com a equipe;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • avaliar desempenho;
  • exercer liderança;
  • propor compra de novos itens;
  • estimular a motivação das equipes;
  • administrar remanejamentos;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • implantar técnicas de vendas;
  • recepcionar mercadorias;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • transferir numerário para o banco;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • agir com dinamismo;
  • analisar tendências do mercado;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • gerenciar contratos de serviços;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • qualificar fornecedores;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • expressar-se gestualmente;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • designar equipe para projeto;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • remanejar leiaute;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • gerir investimentos;
  • orientar clientes;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • formular incentivos de produtividade;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • demonstrar motivação;
  • promover funcionários;
  • instruir subordinados;
  • captar recursos;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • atender agentes de fiscalização;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • expressar-se oralmente;
  • examinar currículos;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • exercitar a autonomia;
  • operar equipamentos de informática;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • participar de reuniões;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • delegar atribuições;
  • definir perfil do consumidor final;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • resolver reclamações de clientes;
  • cooperar na definição de projetos;
  • contratar serviços;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • medir resultados de treinamento;
  • planejar compras e locações;
  • manter apresentação pessoal;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • definir estratégias de terceirização;
  • elaborar plano de investimentos;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • buscar atualização profissional;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • representar a empresa;
  • gerir compras;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • elaborar normas e instruções;
  • promover programas prevencionistas;
  • providenciar integração de funcionários;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • fazer orçamentos;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • entrevistar candidatos;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • gerir custos;
  • cobrar resultados;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • gerir estoques;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • determinar perfis profissionais;


Setores que mais contratam Cigarreiro (comércio varejista) no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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