Salário para o cargo de Charuteiro - no comércio - empregador
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Charuteiro - no comércio - empregador - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Charuteiro - no comércio - empregador

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • atender aos clientes;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • gerir recursos materiais e financeiros;

Atividades

  • estimular a motivação das equipes;
  • manter apresentação pessoal;
  • fazer orçamentos;
  • definir estratégias de terceirização;
  • analisar tendências do mercado;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • demonstrar motivação;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • resolver reclamações de clientes;
  • determinar perfis profissionais;
  • avaliar desempenho;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • participar de reuniões;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • definir perfil do consumidor final;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • expressar-se oralmente;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • captar recursos;
  • medir resultados de treinamento;
  • elaborar normas e instruções;
  • designar equipe para projeto;
  • examinar currículos;
  • promover funcionários;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • implantar técnicas de vendas;
  • exercitar a autonomia;
  • formular incentivos de produtividade;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • promover programas prevencionistas;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • orientar clientes;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • agir com dinamismo;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • operar equipamentos de informática;
  • transferir numerário para o banco;
  • buscar atualização profissional;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • propor compra de novos itens;
  • representar a empresa;
  • remanejar leiaute;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • instruir subordinados;
  • expressar-se gestualmente;
  • planejar compras e locações;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • qualificar fornecedores;
  • gerir investimentos;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • providenciar integração de funcionários;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • atender agentes de fiscalização;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • gerir estoques;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • delegar atribuições;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • entrevistar candidatos;
  • elaborar plano de investimentos;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • cobrar resultados;
  • contratar serviços;
  • gerir compras;
  • recepcionar mercadorias;
  • gerir custos;
  • exercer liderança;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • administrar remanejamentos;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • cooperar na definição de projetos;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;


Setores que mais contratam Charuteiro - no comércio - empregador no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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