Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Carvoeiro (comércio varejista)
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- estruturar equipes de trabalho;
- gerir recursos materiais e financeiros;
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
- atender aos clientes;
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
- assessorar diretoria e setores da empresa;
- demonstrar competências pessoais;
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
Atividades
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- resolver reclamações de clientes;
- instruir subordinados;
- gerir investimentos;
- gerir estoques;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
- formular incentivos de produtividade;
- gerir compras;
- negociar preços e condições de pagamento;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- definir perfil do consumidor final;
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- expressar-se oralmente;
- realizar reuniões com a equipe;
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- expressar-se gestualmente;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- colaborar na definição de epi e epc;
- acompanhar a execução orçamentária;
- propor compra de novos itens;
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- controlar o cumprimento de normas;
- prestar assistência social aos funcionários;
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- analisar tendências do mercado;
- exercitar a autonomia;
- definir estratégias de terceirização;
- designar equipe para projeto;
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- monitorar o andamento de projetos;
- captar recursos;
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- planejar compras e locações;
- orientar clientes;
- promover programas prevencionistas;
- divulgar mercadorias e serviços;
- liberar mercadorias para entrega;
- gerenciar contratos de serviços;
- cobrar resultados;
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- medir resultados de treinamento;
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- prover ações de preservação ambiental;
- apreciar inovações organizacionais;
- qualificar fornecedores;
- determinar perfis profissionais;
- transferir numerário para o banco;
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- argumentar com convicção (persuasão);
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- implantar técnicas de vendas;
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- promover funcionários;
- estimular a motivação das equipes;
- remanejar leiaute;
- exercer liderança;
- acompanhar rotinas administrativas;
- manter apresentação pessoal;
- examinar currículos;
- providenciar integração de funcionários;
- agir com dinamismo;
- cooperar na definição de projetos;
- implementar reciclagem de funcionários;
- fazer orçamentos;
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- elaborar plano de investimentos;
- participar de reuniões;
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- recomendar promoção de funcionários;
- operar equipamentos de informática;
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- atender agentes de fiscalização;
- elaborar normas e instruções;
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- representar a empresa;
- buscar atualização profissional;
- administrar conflitos entre funcionários;
- delegar atribuições;
- gerir custos;
- entrevistar candidatos;
- demonstrar motivação;
- contratar serviços;
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- recepcionar mercadorias;
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- administrar remanejamentos;
- zelar pela organização do local de trabalho;
- avaliar desempenho;
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
Setores que mais contratam Carvoeiro (comércio varejista) no mercado de trabalho
- Supermercados
- Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
- Hipermercados
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Minimercados, mercearias e armazéns
- Comércio varejista de plantas e flores naturais
- Locação de mão-de-obra temporária
- Comércio varejista de materiais de construção em geral
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Comércio varejista de calçados
- Restaurantes e similares
- Peixaria
- Padaria e confeitaria com predominância de revenda
- Comércio varejista de outros produtos
- Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
- Comércio varejista de bebidas
- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos