Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Dançarinos tradicionais e populares
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Dançarinos tradicionais e populares os profissionais dançam em lugares públicos, em festas propulares, folguedos, rituais religiosos e apresentações e também em salões, teatros, estúdios de tv etc., Em geral, em grupos, portando vestes, paramentos e objetos apropriados à representação ou dança. São, na quase totalidade, autônomos, e seu calendário de trabalho tende à irregularidade, pois está atrelado àquele das festas, folguedos, rituais e apresentações. Por isso, os profissionais costumam desempenhar outra ocupação simultaneamente. Além de atuarem em atividades recreativas e culturais, podem aplicar conhecimentos e performances da dança popular e tradicional no ensino, em programas sociais voltados para adolescentes e crianças e em trabalhos terapêuticos diversos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Dançarinos tradicionais e populares
As ocupações da família são, em geral, aprendidas na prática, junto às comunidades tradicionais e aos grupos que executam as danças populares e tradicionais, muitas vezes desde muito cedo, por meio da participação em festejos, rituais e apresentações. O aprendizado costuma se dar também de forma tradicional, ou seja, via transmissão direta do mestre ao discípulo, como vem sendo feito há gerações. Particularmente no caso das danças populares, o aprendizado costuma se dar por intermédio de cursos informais, de duração variada, em geral, ministrados por dançarinos de renome na sua técnica ou tradição. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Bailarinos de danças parafolclóricas
Dançarinos tradicionais e populares devem:
- inserir o acervo cultural da dança tradicional e popular em diferentes contextos;
- ensaiar dança tradicional e popular;
- estudar danças tradicionais e populares;
- pesquisar danças tradicionais e populares;
- interpretar danças tradicionais e populares respeitando as tradições;
- criar espetáculos;
- dar aulas de danças tradicionais e populares;
- demonstrar competências pessoais;
- administrar atividades relacionadas À dança;
Atividades
- participar de oficinas e cursos de atualização profissional;
- aplicar a dança à ação cultural;
- trabalhar em equipe;
- criar coreografias a partir da linguagem tradicional;
- estudar gestos na dança;
- pesquisar movimentos para novos ritmos;
- criar roteiros;
- transmitir estórias sobre dança tradicional e popular;
- trabalhar passos, gestos e movimentos;
- estudar passos na dança;
- estudar figurino popular e tradicional;
- adequar métodos a diferentes faixas etárias;
- interpretar coreografia;
- realizar oficinas de trabalho;
- desenvolver propostas pedagógicas para dança tradicional e popular;
- experimentar novos movimentos;
- utilizar instrumentos musicais adequados e próprios à dança;
- ministrar cursos para profissionais de outras áreas (educadores, terapeutas);
- desenvolver habilidades para trabalhar com grupos;
- estudar movimentos na dança;
- conscientizar comunidades sobre o valor de suas tradições;
- identificar pluralidade rítmica da dança tradicional e popular;
- dirigir a própria apresentação ou a do grupo de dança;
- adequar a dança aos novos ritmos;
- consultar leis de incentivo a cultura;
- aplicar a dança a contextos pedagógicos;
- dominar passos, gestos e movimentos;
- avaliar o nível de dificuldade dos passos, movimentos e gestos;
- pesquisar comunidades, festejos e ambientes específicos de dança;
- dançar representando histórias;
- preparar o corpo através de alongamento, aquecimento e outras técnicas específicas;
- dirigir ensaios (dançarino ensaiador);
- aprimorar a coreografia;
- desenvolver acuidade auditiva e rítmica;
- vivenciar a dança;
- fundir a dança com outras linguagens (artísticas e tecnológicas);
- respeitar hierarquias em conformidade com as tradições e conhecimentos;
- utilizar figurinos próprios á dança;
- desenvolver figurinos;
- gerenciar a produção artística;
- captar recursos;
- reinterpretar danças tradicionais e populares;
- trabalhar as músicas dançadas (dançando, cantando e mixando);
- aplicar a dança a projetos sociais, empresariais e institucionais;
- pesquisar passos, gestos e movimentos;
- participar de debates sobre políticas públicas relacionadas à dança;
- desenvolver trilhas sonoras;
- atribuir funções aos diferentes membros da equipe;
- conhecer os fundamentos e origem da dança (históricos, sociais e religiosos);
- transmitir conhecimentos históricos sobre dança tradicional e popular;
- desenvolver cenários;
- trabalhar o tempo ritual;
- dar a conhecer os mestres das tradições;
- utilizar elementos próprios da dança (adereços, objetos, instrumentos, etc);
- demonstrar consciência da responsabilidade do dançarino frente às tradições culturais;
- adaptar vivência à dança a ser realizada;
- coordenar movimentos e expressão corporal;
- interpretar danças com objetivos cênicos;
- gerenciar a produção executiva;
- participar na definição de políticas e ações culturais através da dança;
- estudar música tradicional e popular;
- explorar possibilidades de movimentos com objetos;
- aplicar a dança a contextos terapêuticos;
- trabalhar o tempo cênico;
- pesquisar figurinos;
- participar de debates, fóruns, congressos referentes à dança;
- executar a dança conforme ritmos tradicionais;
- desenvolver objetos cênicos;
- ministrar aulas para profissionalizar dançarinos e professores;
- divulgar o evento;
Setores que mais contratam Bailarinos de danças parafolclóricas no mercado de trabalho
- Hotéis
- Outras atividades de recreação e lazer