Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Dançarinos tradicionais e populares
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Dançarinos tradicionais e populares os profissionais dançam em lugares públicos, em festas propulares, folguedos, rituais religiosos e apresentações e também em salões, teatros, estúdios de tv etc., Em geral, em grupos, portando vestes, paramentos e objetos apropriados à representação ou dança. São, na quase totalidade, autônomos, e seu calendário de trabalho tende à irregularidade, pois está atrelado àquele das festas, folguedos, rituais e apresentações. Por isso, os profissionais costumam desempenhar outra ocupação simultaneamente. Além de atuarem em atividades recreativas e culturais, podem aplicar conhecimentos e performances da dança popular e tradicional no ensino, em programas sociais voltados para adolescentes e crianças e em trabalhos terapêuticos diversos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Dançarinos tradicionais e populares
As ocupações da família são, em geral, aprendidas na prática, junto às comunidades tradicionais e aos grupos que executam as danças populares e tradicionais, muitas vezes desde muito cedo, por meio da participação em festejos, rituais e apresentações. O aprendizado costuma se dar também de forma tradicional, ou seja, via transmissão direta do mestre ao discípulo, como vem sendo feito há gerações. Particularmente no caso das danças populares, o aprendizado costuma se dar por intermédio de cursos informais, de duração variada, em geral, ministrados por dançarinos de renome na sua técnica ou tradição. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Bailarinos de danças parafolclóricas
Dançarinos tradicionais e populares devem:
- estudar danças tradicionais e populares;
- dar aulas de danças tradicionais e populares;
- administrar atividades relacionadas À dança;
- pesquisar danças tradicionais e populares;
- demonstrar competências pessoais;
- inserir o acervo cultural da dança tradicional e popular em diferentes contextos;
- ensaiar dança tradicional e popular;
- criar espetáculos;
- interpretar danças tradicionais e populares respeitando as tradições;
Atividades
- dirigir ensaios (dançarino ensaiador);
- criar roteiros;
- adequar métodos a diferentes faixas etárias;
- adaptar vivência à dança a ser realizada;
- estudar gestos na dança;
- aplicar a dança a contextos pedagógicos;
- conscientizar comunidades sobre o valor de suas tradições;
- trabalhar o tempo ritual;
- estudar música tradicional e popular;
- transmitir estórias sobre dança tradicional e popular;
- participar na definição de políticas e ações culturais através da dança;
- participar de oficinas e cursos de atualização profissional;
- pesquisar comunidades, festejos e ambientes específicos de dança;
- demonstrar consciência da responsabilidade do dançarino frente às tradições culturais;
- ministrar cursos para profissionais de outras áreas (educadores, terapeutas);
- explorar possibilidades de movimentos com objetos;
- interpretar danças com objetivos cênicos;
- criar coreografias a partir da linguagem tradicional;
- aplicar a dança a contextos terapêuticos;
- divulgar o evento;
- desenvolver objetos cênicos;
- respeitar hierarquias em conformidade com as tradições e conhecimentos;
- preparar o corpo através de alongamento, aquecimento e outras técnicas específicas;
- experimentar novos movimentos;
- consultar leis de incentivo a cultura;
- aprimorar a coreografia;
- estudar figurino popular e tradicional;
- dominar passos, gestos e movimentos;
- atribuir funções aos diferentes membros da equipe;
- vivenciar a dança;
- transmitir conhecimentos históricos sobre dança tradicional e popular;
- conhecer os fundamentos e origem da dança (históricos, sociais e religiosos);
- dançar representando histórias;
- executar a dança conforme ritmos tradicionais;
- aplicar a dança a projetos sociais, empresariais e institucionais;
- desenvolver figurinos;
- pesquisar figurinos;
- coordenar movimentos e expressão corporal;
- gerenciar a produção artística;
- trabalhar passos, gestos e movimentos;
- pesquisar passos, gestos e movimentos;
- desenvolver acuidade auditiva e rítmica;
- utilizar figurinos próprios á dança;
- reinterpretar danças tradicionais e populares;
- pesquisar movimentos para novos ritmos;
- identificar pluralidade rítmica da dança tradicional e popular;
- desenvolver cenários;
- gerenciar a produção executiva;
- desenvolver propostas pedagógicas para dança tradicional e popular;
- utilizar elementos próprios da dança (adereços, objetos, instrumentos, etc);
- participar de debates sobre políticas públicas relacionadas à dança;
- adequar a dança aos novos ritmos;
- ministrar aulas para profissionalizar dançarinos e professores;
- aplicar a dança à ação cultural;
- desenvolver habilidades para trabalhar com grupos;
- estudar passos na dança;
- desenvolver trilhas sonoras;
- participar de debates, fóruns, congressos referentes à dança;
- utilizar instrumentos musicais adequados e próprios à dança;
- trabalhar o tempo cênico;
- trabalhar as músicas dançadas (dançando, cantando e mixando);
- trabalhar em equipe;
- dar a conhecer os mestres das tradições;
- interpretar coreografia;
- estudar movimentos na dança;
- captar recursos;
- realizar oficinas de trabalho;
- fundir a dança com outras linguagens (artísticas e tecnológicas);
- avaliar o nível de dificuldade dos passos, movimentos e gestos;
- dirigir a própria apresentação ou a do grupo de dança;
Setores que mais contratam Bailarinos de danças parafolclóricas no mercado de trabalho
- Hotéis
- Outras atividades de recreação e lazer