Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Dançarinos tradicionais e populares
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Dançarinos tradicionais e populares os profissionais dançam em lugares públicos, em festas propulares, folguedos, rituais religiosos e apresentações e também em salões, teatros, estúdios de tv etc., Em geral, em grupos, portando vestes, paramentos e objetos apropriados à representação ou dança. São, na quase totalidade, autônomos, e seu calendário de trabalho tende à irregularidade, pois está atrelado àquele das festas, folguedos, rituais e apresentações. Por isso, os profissionais costumam desempenhar outra ocupação simultaneamente. Além de atuarem em atividades recreativas e culturais, podem aplicar conhecimentos e performances da dança popular e tradicional no ensino, em programas sociais voltados para adolescentes e crianças e em trabalhos terapêuticos diversos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Dançarinos tradicionais e populares
As ocupações da família são, em geral, aprendidas na prática, junto às comunidades tradicionais e aos grupos que executam as danças populares e tradicionais, muitas vezes desde muito cedo, por meio da participação em festejos, rituais e apresentações. O aprendizado costuma se dar também de forma tradicional, ou seja, via transmissão direta do mestre ao discípulo, como vem sendo feito há gerações. Particularmente no caso das danças populares, o aprendizado costuma se dar por intermédio de cursos informais, de duração variada, em geral, ministrados por dançarinos de renome na sua técnica ou tradição. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Bailarinos de danças parafolclóricas
Dançarinos tradicionais e populares devem:
- criar espetáculos;
- demonstrar competências pessoais;
- ensaiar dança tradicional e popular;
- dar aulas de danças tradicionais e populares;
- interpretar danças tradicionais e populares respeitando as tradições;
- administrar atividades relacionadas À dança;
- estudar danças tradicionais e populares;
- inserir o acervo cultural da dança tradicional e popular em diferentes contextos;
- pesquisar danças tradicionais e populares;
Atividades
- ministrar aulas para profissionalizar dançarinos e professores;
- ministrar cursos para profissionais de outras áreas (educadores, terapeutas);
- vivenciar a dança;
- desenvolver habilidades para trabalhar com grupos;
- utilizar instrumentos musicais adequados e próprios à dança;
- participar de debates sobre políticas públicas relacionadas à dança;
- desenvolver objetos cênicos;
- desenvolver figurinos;
- utilizar elementos próprios da dança (adereços, objetos, instrumentos, etc);
- trabalhar passos, gestos e movimentos;
- trabalhar as músicas dançadas (dançando, cantando e mixando);
- coordenar movimentos e expressão corporal;
- criar coreografias a partir da linguagem tradicional;
- pesquisar comunidades, festejos e ambientes específicos de dança;
- respeitar hierarquias em conformidade com as tradições e conhecimentos;
- divulgar o evento;
- utilizar figurinos próprios á dança;
- adequar a dança aos novos ritmos;
- explorar possibilidades de movimentos com objetos;
- gerenciar a produção artística;
- pesquisar figurinos;
- desenvolver propostas pedagógicas para dança tradicional e popular;
- executar a dança conforme ritmos tradicionais;
- transmitir estórias sobre dança tradicional e popular;
- desenvolver acuidade auditiva e rítmica;
- conscientizar comunidades sobre o valor de suas tradições;
- preparar o corpo através de alongamento, aquecimento e outras técnicas específicas;
- estudar passos na dança;
- dominar passos, gestos e movimentos;
- dirigir a própria apresentação ou a do grupo de dança;
- realizar oficinas de trabalho;
- desenvolver trilhas sonoras;
- consultar leis de incentivo a cultura;
- participar na definição de políticas e ações culturais através da dança;
- avaliar o nível de dificuldade dos passos, movimentos e gestos;
- reinterpretar danças tradicionais e populares;
- interpretar danças com objetivos cênicos;
- aplicar a dança à ação cultural;
- experimentar novos movimentos;
- adaptar vivência à dança a ser realizada;
- captar recursos;
- identificar pluralidade rítmica da dança tradicional e popular;
- estudar música tradicional e popular;
- aplicar a dança a contextos pedagógicos;
- estudar figurino popular e tradicional;
- estudar gestos na dança;
- desenvolver cenários;
- dar a conhecer os mestres das tradições;
- trabalhar o tempo ritual;
- transmitir conhecimentos históricos sobre dança tradicional e popular;
- interpretar coreografia;
- fundir a dança com outras linguagens (artísticas e tecnológicas);
- demonstrar consciência da responsabilidade do dançarino frente às tradições culturais;
- trabalhar o tempo cênico;
- trabalhar em equipe;
- aprimorar a coreografia;
- criar roteiros;
- dirigir ensaios (dançarino ensaiador);
- adequar métodos a diferentes faixas etárias;
- atribuir funções aos diferentes membros da equipe;
- aplicar a dança a projetos sociais, empresariais e institucionais;
- gerenciar a produção executiva;
- conhecer os fundamentos e origem da dança (históricos, sociais e religiosos);
- aplicar a dança a contextos terapêuticos;
- participar de debates, fóruns, congressos referentes à dança;
- dançar representando histórias;
- estudar movimentos na dança;
- pesquisar passos, gestos e movimentos;
- participar de oficinas e cursos de atualização profissional;
- pesquisar movimentos para novos ritmos;
Setores que mais contratam Bailarinos de danças parafolclóricas no mercado de trabalho
- Hotéis
- Outras atividades de recreação e lazer