Salário para o cargo de Auxiliar de orientação pedagógica em educação fundamental de primeira a quarta séries
CBO 2394-15 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Auxiliar de orientação pedagógica em educação fundamental de primeira a quarta séries - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Quanto ganha um Auxiliar de orientação pedagógica em educação fundamental de primeira a quarta séries

Um Auxiliar de orientação pedagógica em educação fundamental de primeira a quarta séries trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.857,36 e R$ 6.041,87, com a média salarial de R$ 2.931,25 e o salário mediana em R$ 2.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Auxiliar de orientação pedagógica em educação fundamental de primeira a quarta séries

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.931,25 35.175,01 732,81 15,68
1º Quartil 1.857,36 22.288,35 464,34 9,94
Salário Mediana 2.500,00 30.000,00 625,00 13,37
3º Quartil 4.607,79 55.293,49 1.151,95 24,65
Teto Salarial 6.041,87 72.502,48 1.510,47 32,32


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.185 - 7.693 3.965,94 2.184,89 3.625,31 6.351,62 7.693,28
Rio de Janeiro - RJ 1.573 - 6.605 3.153,17 1.573,28 2.761,00 5.452,86 6.604,67
Curitiba - PR 1.836 - 5.313 2.817,36 1.836,09 2.700,00 4.386,28 5.312,79
Goiânia - GO 1.581 - 5.747 2.753,53 1.581,18 2.300,00 4.744,48 5.746,65
Belo Horizonte - MG 1.728 - 7.824 3.448,98 1.728,19 2.785,00 6.459,63 7.824,10
Brasília - DF 1.631 - 7.022 3.152,50 1.631,27 2.450,00 5.797,49 7.022,09
Jundiaí - SP 1.733 - 3.611 2.165,28 1.732,62 1.950,00 2.981,32 3.611,07
Fortaleza - CE 1.529 - 4.837 2.529,70 1.528,84 2.150,00 3.993,07 4.836,53
Salvador - BA 1.581 - 6.397 2.973,90 1.580,83 2.600,00 5.281,36 6.396,95
Manaus - AM 1.440 - 5.317 2.449,02 1.440,49 1.800,00 4.389,65 5.316,88
Porto Alegre - RS 1.714 - 6.615 2.982,42 1.713,85 2.356,00 5.461,72 6.615,40
Presidente Médici - RO 2.382 - 4.226 3.008,41 2.381,82 2.884,00 3.489,12 4.226,12
Campinas - SP 1.826 - 6.689 3.224,68 1.825,55 2.608,00 5.522,55 6.689,08
São José do Rio Preto - SP 1.814 - 3.761 2.331,70 1.814,01 2.171,00 3.105,02 3.760,89
Belém - PA 1.482 - 7.613 3.120,33 1.481,54 2.261,50 6.285,39 7.613,06
Recife - PE 1.449 - 6.786 2.775,13 1.449,04 1.890,00 5.602,35 6.785,73
Uberlândia - MG 1.697 - 5.940 3.186,71 1.696,96 3.088,46 4.904,46 5.940,43
Aracaju - SE 1.412 - 4.633 2.249,27 1.412,00 1.765,00 3.824,90 4.632,83
Campo Grande - MS 1.484 - 5.360 2.610,62 1.484,09 2.125,50 4.424,91 5.359,59
Piracicaba - SP 1.580 - 3.944 2.199,59 1.580,13 1.967,50 3.255,87 3.943,61


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.734 - 6.607 3.191,16 1.733,69 2.792,50 5.454,58 6.606,75
Minas Gerais 1.552 - 6.652 3.085,38 1.551,70 2.785,00 5.491,76 6.651,78
Paraná 1.639 - 5.103 2.657,91 1.639,46 2.400,00 4.212,76 5.102,63
Rio de Janeiro 1.550 - 6.111 2.915,32 1.549,81 2.527,00 5.045,49 6.111,25
Rio Grande do Sul 1.672 - 5.220 2.686,09 1.671,96 2.500,00 4.309,73 5.220,07
Goiás 1.537 - 5.352 2.575,69 1.536,61 2.102,00 4.418,80 5.352,18
Santa Catarina 1.899 - 6.293 3.379,77 1.898,63 3.000,00 5.195,44 6.292,88
Rondônia 2.148 - 5.431 3.388,57 2.148,10 3.315,00 4.483,80 5.430,92
Distrito Federal 1.631 - 7.022 3.152,50 1.631,27 2.450,00 5.797,49 7.022,09
Bahia 1.490 - 6.927 2.999,46 1.489,84 2.400,00 5.718,71 6.926,67
Pará 1.441 - 5.599 2.453,62 1.441,24 1.700,00 4.622,55 5.598,97
Ceará 1.527 - 4.765 2.471,00 1.526,96 2.108,00 3.934,13 4.765,14
Espírito Santo 1.581 - 4.757 2.516,92 1.580,96 2.322,00 3.927,73 4.757,39
Pernambuco 1.445 - 5.397 2.522,96 1.444,60 1.900,00 4.455,55 5.396,69
Mato Grosso 1.663 - 6.261 2.876,22 1.662,61 2.316,00 5.168,98 6.260,82
Amazonas 1.442 - 5.275 2.430,33 1.441,84 1.800,00 4.355,15 5.275,08
Sergipe 1.412 - 4.308 2.092,53 1.412,00 1.503,00 3.556,67 4.307,95
Mato Grosso do Sul 1.484 - 5.097 2.476,21 1.483,79 2.050,00 4.208,34 5.097,27
Rio Grande do Norte 1.412 - 3.615 1.938,09 1.412,00 1.500,00 2.984,27 3.614,63
Maranhão 1.412 - 4.912 2.584,55 1.412,47 2.459,00 4.055,00 4.911,53
Paraíba 1.428 - 4.723 2.342,33 1.428,48 2.096,00 3.899,06 4.722,66
Alagoas 1.453 - 5.404 2.686,17 1.452,62 2.873,00 4.461,42 5.403,80
Roraima 1.548 - 5.459 2.733,72 1.548,07 2.000,00 4.506,92 5.458,92
Tocantins 1.781 - 4.996 2.733,70 1.780,74 2.500,00 4.124,73 4.996,00
Acre 1.769 - 6.203 3.268,75 1.768,66 3.009,00 5.121,57 6.203,40
Amapá 1.508 - 4.821 3.256,20 1.507,67 3.847,00 3.980,50 4.821,30
Piauí 1.414 - 3.893 1.994,56 1.413,50 1.563,50 3.214,25 3.893,20


Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Auxiliar de orientação pedagógica em educação fundamental de primeira a quarta séries

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • promover a formação contínua dos profissionais;
  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • elaborar projeto instrucional;
  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
  • demonstrar competências pessoais;
  • viabilizar o trabalho coletivo;
  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;
  • desenvolver projeto pedagógico/instrucional;
  • comunicar-se;

  • Atividades

    • avaliar a implementação de projetos educacionais;
    • assessorar o trabalho docente;
    • validar produto final;
    • validar material revisado;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
    • elaborar relatórios;
    • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
    • valorizar experiências pedagógicas significativas;
    • orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
    • analisar o desempenho das classes;
    • traçar cronograma de execução;
    • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
    • definir processos de avaliação;
    • dimensionar carga horária;
    • avaliar o desempenho profissional dos educadores;
    • elaborar atividades;
    • aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
    • intermediar conflitos entre a escola e a família;
    • dominar a língua portuguesa;
    • elaborar objetivos;
    • definir mídias;
    • planejar reuniões com equipes de trabalho;
    • organizar grupos de estudos;
    • organizar encontros, congressos e seminários;
    • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
    • verificar o cumprimento das metas;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • estimular valores estéticos;
    • descrever atividades;
    • criar mecanismos de usabilidade;
    • articular a ação da escola com outras instituições;
    • criar clima favorável de trabalho;
    • auto avaliar-se;
    • respeitar a alteridade;
    • propor soluções para problemas educacionais detectados;
    • administrar tempo;
    • demonstrar flexibilidade;
    • compatibilizar carga horária por atividades;
    • administrar conflitos;
    • publicar experiências pedagógicas;
    • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
    • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
    • administrar a demanda por vagas;
    • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
    • compreender o contexto;
    • elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
    • orientar atividades interdisciplinares;
    • avaliar o desempenho das classes/turmas;
    • mediar informações entre autor e equipe de produção;
    • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
    • fornecer subsídios teóricos;
    • identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
    • observar conselhos de classe e de escola;
    • elaborar roteiro visual (storyboard);
    • detectar eventuais problemas educacionais;
    • interagir com os pais;
    • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
    • dimensionar os problemas;
    • acompanhar equipe de produção;
    • traçar objetivos educacionais;
    • respeitar a autoria do educador;
    • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
    • levantar necessidades educacionais e sociais;
    • orientar equipe de produção;
    • mapear conteúdo;
    • administrar a progressão da aprendizagem;
    • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
    • expressar-se com clareza;
    • respeitar as diversidades;
    • avaliar os planos diretores;
    • propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
    • interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
    • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
    • socializar informações;
    • avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
    • definir escopo;
    • avaliar a instituição escolar;
    • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
    • demonstrar proatividade;
    • assessorar as escolas/instituições;
    • realizar controle de qualidade;
    • trabalhar em equipe;
    • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
    • roteirizar material;
    • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
    • organizar encontro de educandos;
    • definir estratégias de ensino;
    • divulgar deliberações;
    • propor ações que favoreçam a maturação da criança;
    • estimular a participação nas instituições associativas;
    • construir sistema de avaliação;
    • participar da criação do projeto gráfico;
    • coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
    • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
    • divulgar experiências pedagógicas;
    • criar espaços para o exercício da diversidade;
    • estimular a cooperação;
    • coordenar reuniões;
    • visitar rotineiramente as escolas;
    • propor estratégias de participação/interação;
    • propor mecanismos de acessibilidade;
    • promover estudos de caso;
    • elaborar textos de orientação;
    • definir abordagem de comunicação;
    • acompanhar processo de revisão;
    • equalizar informações;
    • adequar linguagem textual e imagética;
    • pesquisar práticas educativas;
    • possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
    • selecionar bibliografia;
    • estruturar os tempos pedagógicos;
    • participar das avaliações externas;
    • atualizar-se continuamente;
    • criar espaços de participação/interação;
    • contextualizar historicamente a escola;
    • construir instrumentos de avaliação;
    • descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
    • selecionar referencial teórico;
    • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
    • promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
    • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
    • estimular o senso de justiça;
    • estimular a solidariedade;
    • demonstrar versatilidade;
    • explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
    • produzir material de apoio pedagógico;
    • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
    • estudar continuamente;
    • promover trocas de experiências;
    • participar da avaliação proposta pela instituição;
    • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
    • estimular o respeito mútuo;
    • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
    • observar o desempenho das classes;
    • criar mecanismos de participação/interação;
    • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
    • administrar recursos de trabalho;
    • garantir a integridade instrucional;
    • assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
    • respeitar a autonomia do educador;
    • estimular o senso crítico;
    • olhar com intencionalidade pedagógica;
    • organizar reuniões com equipes de trabalho;
    • caracterizar o perfil dos alunos;
    • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
    • observar o processo de trabalho em salas de aula;
    • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
    • demonstrar criatividade;
    • analisar resultados das avaliações;
    • participar de cursos, seminários e congressos;
    • identificar público alvo;
    • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
    • acompanhar a trajetória escolar do aluno;
    • desenvolver a autoestima;
    • mapear competências;
    • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
    • formar equipes de trabalho;
    • entrevistar;
    • traçar metas educacionais;
    • estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
    • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
    • identificar contexto de aprendizagem;
    • reunir-se com conselhos de classe;
    • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
    • emitir pareceres;
    • emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
    • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
    • formar-se continuamente;
    • estimular a criatividade;
    • planejar ações de operacionalização;
    • levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
    • acompanhar a produção dos alunos;


    Setores que mais contratam Auxiliar de orientação pedagógica em educação fundamental de primeira a quarta séries no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Educação infantil - creche
    • Educação infantil - pré-escola
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Outras atividades de ensino
    • Administração pública em geral
    • Educação profissional de nível técnico
    • Ensino médio
    • Atividades de psicologia e psicanálise




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: