Quanto ganha um Auxiliar de orientação pedagógica em educação fundamental de primeira a quarta séries
Um Auxiliar de orientação pedagógica em educação fundamental de primeira a quarta séries trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.857,36 e R$ 6.041,87, com a média salarial de R$ 2.931,25 e o salário mediana em R$ 2.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 2.931,25 | 35.175,01 | 732,81 | 15,68 |
1º Quartil | 1.857,36 | 22.288,35 | 464,34 | 9,94 |
Salário Mediana | 2.500,00 | 30.000,00 | 625,00 | 13,37 |
3º Quartil | 4.607,79 | 55.293,49 | 1.151,95 | 24,65 |
Teto Salarial | 6.041,87 | 72.502,48 | 1.510,47 | 32,32 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
- Programadores, avaliadores e orientadores de ensino
Cargos relacionados:
- Orientador educacional
- Supervisor pedagógico
- Orientador vocacional e profissional
- Orientador de disciplina e área de estudo
- Desenhista instrucional
- Supervisor de ensino
- Coordenador de serviço de orientação pedagógica
- Orientador de ensino
- Coordenador de ensino
- Técnico de orientação profissional
- Auxiliar de supervisor escolar
- Designer educacional
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo - SP | 2.185 - 7.693 | 3.965,94 | 2.184,89 | 3.625,31 | 6.351,62 | 7.693,28 |
Rio de Janeiro - RJ | 1.573 - 6.605 | 3.153,17 | 1.573,28 | 2.761,00 | 5.452,86 | 6.604,67 |
Curitiba - PR | 1.836 - 5.313 | 2.817,36 | 1.836,09 | 2.700,00 | 4.386,28 | 5.312,79 |
Goiânia - GO | 1.581 - 5.747 | 2.753,53 | 1.581,18 | 2.300,00 | 4.744,48 | 5.746,65 |
Belo Horizonte - MG | 1.728 - 7.824 | 3.448,98 | 1.728,19 | 2.785,00 | 6.459,63 | 7.824,10 |
Brasília - DF | 1.631 - 7.022 | 3.152,50 | 1.631,27 | 2.450,00 | 5.797,49 | 7.022,09 |
Jundiaí - SP | 1.733 - 3.611 | 2.165,28 | 1.732,62 | 1.950,00 | 2.981,32 | 3.611,07 |
Fortaleza - CE | 1.529 - 4.837 | 2.529,70 | 1.528,84 | 2.150,00 | 3.993,07 | 4.836,53 |
Salvador - BA | 1.581 - 6.397 | 2.973,90 | 1.580,83 | 2.600,00 | 5.281,36 | 6.396,95 |
Manaus - AM | 1.440 - 5.317 | 2.449,02 | 1.440,49 | 1.800,00 | 4.389,65 | 5.316,88 |
Porto Alegre - RS | 1.714 - 6.615 | 2.982,42 | 1.713,85 | 2.356,00 | 5.461,72 | 6.615,40 |
Presidente Médici - RO | 2.382 - 4.226 | 3.008,41 | 2.381,82 | 2.884,00 | 3.489,12 | 4.226,12 |
Campinas - SP | 1.826 - 6.689 | 3.224,68 | 1.825,55 | 2.608,00 | 5.522,55 | 6.689,08 |
São José do Rio Preto - SP | 1.814 - 3.761 | 2.331,70 | 1.814,01 | 2.171,00 | 3.105,02 | 3.760,89 |
Belém - PA | 1.482 - 7.613 | 3.120,33 | 1.481,54 | 2.261,50 | 6.285,39 | 7.613,06 |
Recife - PE | 1.449 - 6.786 | 2.775,13 | 1.449,04 | 1.890,00 | 5.602,35 | 6.785,73 |
Uberlândia - MG | 1.697 - 5.940 | 3.186,71 | 1.696,96 | 3.088,46 | 4.904,46 | 5.940,43 |
Aracaju - SE | 1.412 - 4.633 | 2.249,27 | 1.412,00 | 1.765,00 | 3.824,90 | 4.632,83 |
Campo Grande - MS | 1.484 - 5.360 | 2.610,62 | 1.484,09 | 2.125,50 | 4.424,91 | 5.359,59 |
Piracicaba - SP | 1.580 - 3.944 | 2.199,59 | 1.580,13 | 1.967,50 | 3.255,87 | 3.943,61 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo | 1.734 - 6.607 | 3.191,16 | 1.733,69 | 2.792,50 | 5.454,58 | 6.606,75 |
Minas Gerais | 1.552 - 6.652 | 3.085,38 | 1.551,70 | 2.785,00 | 5.491,76 | 6.651,78 |
Paraná | 1.639 - 5.103 | 2.657,91 | 1.639,46 | 2.400,00 | 4.212,76 | 5.102,63 |
Rio de Janeiro | 1.550 - 6.111 | 2.915,32 | 1.549,81 | 2.527,00 | 5.045,49 | 6.111,25 |
Rio Grande do Sul | 1.672 - 5.220 | 2.686,09 | 1.671,96 | 2.500,00 | 4.309,73 | 5.220,07 |
Goiás | 1.537 - 5.352 | 2.575,69 | 1.536,61 | 2.102,00 | 4.418,80 | 5.352,18 |
Santa Catarina | 1.899 - 6.293 | 3.379,77 | 1.898,63 | 3.000,00 | 5.195,44 | 6.292,88 |
Rondônia | 2.148 - 5.431 | 3.388,57 | 2.148,10 | 3.315,00 | 4.483,80 | 5.430,92 |
Distrito Federal | 1.631 - 7.022 | 3.152,50 | 1.631,27 | 2.450,00 | 5.797,49 | 7.022,09 |
Bahia | 1.490 - 6.927 | 2.999,46 | 1.489,84 | 2.400,00 | 5.718,71 | 6.926,67 |
Pará | 1.441 - 5.599 | 2.453,62 | 1.441,24 | 1.700,00 | 4.622,55 | 5.598,97 |
Ceará | 1.527 - 4.765 | 2.471,00 | 1.526,96 | 2.108,00 | 3.934,13 | 4.765,14 |
Espírito Santo | 1.581 - 4.757 | 2.516,92 | 1.580,96 | 2.322,00 | 3.927,73 | 4.757,39 |
Pernambuco | 1.445 - 5.397 | 2.522,96 | 1.444,60 | 1.900,00 | 4.455,55 | 5.396,69 |
Mato Grosso | 1.663 - 6.261 | 2.876,22 | 1.662,61 | 2.316,00 | 5.168,98 | 6.260,82 |
Amazonas | 1.442 - 5.275 | 2.430,33 | 1.441,84 | 1.800,00 | 4.355,15 | 5.275,08 |
Sergipe | 1.412 - 4.308 | 2.092,53 | 1.412,00 | 1.503,00 | 3.556,67 | 4.307,95 |
Mato Grosso do Sul | 1.484 - 5.097 | 2.476,21 | 1.483,79 | 2.050,00 | 4.208,34 | 5.097,27 |
Rio Grande do Norte | 1.412 - 3.615 | 1.938,09 | 1.412,00 | 1.500,00 | 2.984,27 | 3.614,63 |
Maranhão | 1.412 - 4.912 | 2.584,55 | 1.412,47 | 2.459,00 | 4.055,00 | 4.911,53 |
Paraíba | 1.428 - 4.723 | 2.342,33 | 1.428,48 | 2.096,00 | 3.899,06 | 4.722,66 |
Alagoas | 1.453 - 5.404 | 2.686,17 | 1.452,62 | 2.873,00 | 4.461,42 | 5.403,80 |
Roraima | 1.548 - 5.459 | 2.733,72 | 1.548,07 | 2.000,00 | 4.506,92 | 5.458,92 |
Tocantins | 1.781 - 4.996 | 2.733,70 | 1.780,74 | 2.500,00 | 4.124,73 | 4.996,00 |
Acre | 1.769 - 6.203 | 3.268,75 | 1.768,66 | 3.009,00 | 5.121,57 | 6.203,40 |
Amapá | 1.508 - 4.821 | 3.256,20 | 1.507,67 | 3.847,00 | 3.980,50 | 4.821,30 |
Piauí | 1.414 - 3.893 | 1.994,56 | 1.413,50 | 1.563,50 | 3.214,25 | 3.893,20 |
Principais locais de trabalho
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino
O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.
Funções e atividades do Auxiliar de orientação pedagógica em educação fundamental de primeira a quarta séries
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:
Atividades
- avaliar a implementação de projetos educacionais;
- assessorar o trabalho docente;
- validar produto final;
- validar material revisado;
- demonstrar capacidade de observação;
- valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
- elaborar relatórios;
- buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
- valorizar experiências pedagógicas significativas;
- orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
- analisar o desempenho das classes;
- traçar cronograma de execução;
- aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
- definir processos de avaliação;
- dimensionar carga horária;
- avaliar o desempenho profissional dos educadores;
- elaborar atividades;
- aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
- intermediar conflitos entre a escola e a família;
- dominar a língua portuguesa;
- elaborar objetivos;
- definir mídias;
- planejar reuniões com equipes de trabalho;
- organizar grupos de estudos;
- organizar encontros, congressos e seminários;
- acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
- verificar o cumprimento das metas;
- divulgar resultados de avaliação;
- estimular valores estéticos;
- descrever atividades;
- criar mecanismos de usabilidade;
- articular a ação da escola com outras instituições;
- criar clima favorável de trabalho;
- auto avaliar-se;
- respeitar a alteridade;
- propor soluções para problemas educacionais detectados;
- administrar tempo;
- demonstrar flexibilidade;
- compatibilizar carga horária por atividades;
- administrar conflitos;
- publicar experiências pedagógicas;
- organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
- criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
- administrar a demanda por vagas;
- fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
- compreender o contexto;
- elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
- orientar atividades interdisciplinares;
- avaliar o desempenho das classes/turmas;
- mediar informações entre autor e equipe de produção;
- estimular a participação dos diferentes sujeitos;
- fornecer subsídios teóricos;
- identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
- observar conselhos de classe e de escola;
- elaborar roteiro visual (storyboard);
- detectar eventuais problemas educacionais;
- interagir com os pais;
- estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
- dimensionar os problemas;
- acompanhar equipe de produção;
- traçar objetivos educacionais;
- respeitar a autoria do educador;
- pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
- levantar necessidades educacionais e sociais;
- orientar equipe de produção;
- mapear conteúdo;
- administrar a progressão da aprendizagem;
- participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
- expressar-se com clareza;
- respeitar as diversidades;
- avaliar os planos diretores;
- propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
- interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
- participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
- socializar informações;
- avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
- definir escopo;
- avaliar a instituição escolar;
- assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
- demonstrar proatividade;
- assessorar as escolas/instituições;
- realizar controle de qualidade;
- trabalhar em equipe;
- articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
- roteirizar material;
- sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
- organizar encontro de educandos;
- definir estratégias de ensino;
- divulgar deliberações;
- propor ações que favoreçam a maturação da criança;
- estimular a participação nas instituições associativas;
- construir sistema de avaliação;
- participar da criação do projeto gráfico;
- coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
- avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
- divulgar experiências pedagógicas;
- criar espaços para o exercício da diversidade;
- estimular a cooperação;
- coordenar reuniões;
- visitar rotineiramente as escolas;
- propor estratégias de participação/interação;
- propor mecanismos de acessibilidade;
- promover estudos de caso;
- elaborar textos de orientação;
- definir abordagem de comunicação;
- acompanhar processo de revisão;
- equalizar informações;
- adequar linguagem textual e imagética;
- pesquisar práticas educativas;
- possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
- selecionar bibliografia;
- estruturar os tempos pedagógicos;
- participar das avaliações externas;
- atualizar-se continuamente;
- criar espaços de participação/interação;
- contextualizar historicamente a escola;
- construir instrumentos de avaliação;
- descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
- selecionar referencial teórico;
- analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
- promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
- contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
- estimular o senso de justiça;
- estimular a solidariedade;
- demonstrar versatilidade;
- explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
- produzir material de apoio pedagógico;
- registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
- estudar continuamente;
- promover trocas de experiências;
- participar da avaliação proposta pela instituição;
- aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
- estimular o respeito mútuo;
- promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
- observar o desempenho das classes;
- criar mecanismos de participação/interação;
- sugerir mudanças no projeto pedagógico;
- administrar recursos de trabalho;
- garantir a integridade instrucional;
- assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
- respeitar a autonomia do educador;
- estimular o senso crítico;
- olhar com intencionalidade pedagógica;
- organizar reuniões com equipes de trabalho;
- caracterizar o perfil dos alunos;
- fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
- observar o processo de trabalho em salas de aula;
- analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
- demonstrar criatividade;
- analisar resultados das avaliações;
- participar de cursos, seminários e congressos;
- identificar público alvo;
- aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
- acompanhar a trajetória escolar do aluno;
- desenvolver a autoestima;
- mapear competências;
- administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
- formar equipes de trabalho;
- entrevistar;
- traçar metas educacionais;
- estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
- coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
- identificar contexto de aprendizagem;
- reunir-se com conselhos de classe;
- intervir na aplicação de medidas disciplinares;
- emitir pareceres;
- emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
- estimular a transparência na condução dos trabalhos;
- formar-se continuamente;
- estimular a criatividade;
- planejar ações de operacionalização;
- levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
- acompanhar a produção dos alunos;
Setores que mais contratam Auxiliar de orientação pedagógica em educação fundamental de primeira a quarta séries no mercado de trabalho
- Ensino fundamental
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Outras atividades de ensino
- Administração pública em geral
- Educação profissional de nível técnico
- Ensino médio
- Atividades de psicologia e psicanálise
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br