Salário para o cargo de Auxiliar de maquinista de trem
CBO 7826-25 > Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Auxiliar de maquinista de trem - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Conduzem e manobram trens, bondes e metrôs - monitorando equipamentos de bordo e movimentando o veículo na modalidade manual, semi-automática e automática - e operam teleféricos para transportar passageiros e cargas, adequando a condução ao tipo de veículo. Realizam inspeções e vistorias nos veículos e tomam providências para corrigir falhas detectadas nos equipamentos. Seguem procedimentos de segurança, obedecendo sinalização de via, acatando instruções enviadas por rádio e acionando freio de emergência em situação de risco. No desempenho das atividades utilizam-se de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Auxiliar de maquinista de trem

Um Auxiliar de maquinista de trem trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.703,11 e R$ 2.913,81, com a média salarial de R$ 1.899,06 e o salário mediana em R$ 1.844,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Auxiliar de maquinista de trem

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.899,06 22.788,68 474,76 8,80
1º Quartil 1.703,11 20.437,28 425,78 7,89
Salário Mediana 1.844,00 22.128,00 461,00 8,54
3º Quartil 2.222,20 26.666,37 555,55 10,29
Teto Salarial 2.913,81 34.965,75 728,45 13,50


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
    • Trabalhadores de funções transversais
      • Condutores de veículos e operadores de equipamentos de elevação e de movimentação de cargas
        • Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Juiz de Fora - MG 1.768 - 2.234 1.821,54 1.768,00 1.844,00 1.844,00 2.233,51
Rio de Janeiro - RJ 1.412 - 2.234 1.653,52 1.412,00 1.768,00 1.844,00 2.233,51
São Paulo - SP 1.784 - 2.330 1.848,39 1.783,52 1.844,00 1.923,29 2.329,54
Belo Horizonte - MG 1.656 - 2.665 2.043,55 1.655,60 2.168,00 2.200,00 2.664,71
Campinas - SP 1.742 - 2.429 1.941,71 1.742,00 2.005,00 2.005,00 2.428,52
Paulínia - SP 1.893 - 2.665 2.122,90 1.893,00 2.169,50 2.200,00 2.664,71
Curitiba - PR 2.699 - 3.269 2.699,00 2.699,00 2.699,00 2.699,00 3.269,11
Piracicaba - SP 2.230 - 2.835 2.293,48 2.230,00 2.341,00 2.341,00 2.835,49
Vitoria - ES 2.170 - 4.511 2.957,83 2.170,00 3.016,00 3.724,00 4.510,62
Bento Goncalves - RS 2.417 - 3.414 2.596,67 2.417,00 2.610,00 2.819,00 3.414,46
São Luís - MA 1.452 - 3.646 1.810,99 1.452,36 1.544,00 3.009,94 3.645,73


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Minas Gerais 1.732 - 2.473 1.861,86 1.732,11 1.844,00 2.041,44 2.472,66
São Paulo 1.784 - 2.734 1.976,37 1.783,60 1.907,00 2.257,08 2.733,85
Rio de Janeiro 1.412 - 2.234 1.649,36 1.412,00 1.768,00 1.844,00 2.233,51
Espírito Santo 1.810 - 4.410 2.780,38 1.810,00 2.976,50 3.641,00 4.410,09
Paraná 2.100 - 3.269 2.549,13 2.099,50 2.699,00 2.699,00 3.269,11
Goiás 1.412 - 2.665 1.896,33 1.412,00 2.094,50 2.200,00 2.664,71
Rio Grande do Sul 2.417 - 3.414 2.596,67 2.417,00 2.610,00 2.819,00 3.414,46
Maranhão 1.452 - 3.646 1.810,99 1.452,36 1.544,00 3.009,94 3.645,73


Principais locais de trabalho

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Para o exercício desse cargo requer-se ensino médio concluído, exceto o motorneiro, para o qual é requerida escolaridade de nível fundamental. Requer-se, para todos, curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas-aula. O maquinista de trem precisa de um treinamento específico para cada perfil de via. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho no caso do operador de trem de metrô, esse desempenho é alcançado com quatro anos de experiência profissional. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Auxiliar de maquinista de trem

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos devem:

  • manobrar trem, bonde e metrô;
  • inspecionar trem, bonde e metrô;
  • transportar cargas;
  • transportar passageiros;
  • vistoriar teleférico;
  • atuar em falhas de equipamentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se com o centro de controle operacional (cco);
  • operar teleférico;
  • trabalhar com segurança;
  • conduzir trem, bonde e metrô;

  • Atividades

    • movimentar o veículo na modalidade semiautomática;
    • inspecionar equipamentos de bordo;
    • comunicar entrada na via;
    • verificar dispositivos de segurança;
    • controlar velocidade do teleférico;
    • trabalhar em equipe;
    • verificar livro de bordo;
    • testar sistema de comunicação;
    • conferir limite de tração;
    • anunciar mensagens;
    • acatar instruções via rádio;
    • conferir número, quantidade e peso dos vagões;
    • instalar equipamento detector de trem completo (dtc);
    • manobrar para manutenção de via permanente;
    • testar sistema de portas;
    • operar terminal móvel de comunicação via satélite (mct);
    • monitorar equipamentos de bordo;
    • interromper manobra em caso de perda de contato;
    • vistoriar fio de curso;
    • verificar ficha e documentação do trem;
    • vistoriar circuito fechado de televisão;
    • monitorar painel de controle;
    • demonstrar responsabilidade;
    • vistoriar travas das cadeiras;
    • solicitar desenergização da via;
    • demonstrar segurança;
    • efetuar reboque;
    • conferir acondicionamento da carga;
    • emitir relatório de ocorrência;
    • inspecionar equipamentos de segurança (extintor, janelas, portas e outros);
    • distribuir passageiros para balanceamento de peso;
    • verificar existência de fita velocimétrica;
    • comunicar-se com a base de retorno;
    • confirmar destino;
    • observar condições de via;
    • conduzir veículo para a via principal;
    • vistoriar contra-pino;
    • vistoriar roldanas;
    • obedecer velocidade máxima autorizada;
    • verificar controle de falhas;
    • cumprir horários;
    • vistoriar sistema elétrico do teleférico;
    • repor equipamento de segurança;
    • demonstrar firmeza nas decisões;
    • cumprir licenciamento via satélite;
    • vistoriar morsas;
    • solicitar reboque;
    • retirar equipamento detector de trem completo (dtc);
    • acionar buzina;
    • operar equipamento de gravação do movimento de passageiros;
    • desligar o veículo;
    • estacionar em local predeterminado;
    • testar freio de reversão e automático;
    • desengatar locomotivas e vagões da composição;
    • cumprir tempo de parada;
    • auxiliar o maquinista na condução;
    • movimentar o veículo na modalidade automática;
    • remover vagões avariados;
    • engatar locomotivas e vagões na composição;
    • demonstrar percepção;
    • conferir lacre, portas e lonas dos vagões;
    • vistoriar cadeiras;
    • alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros;
    • demonstrar rapidez de raciocínio;
    • vistoriar sistema de comunicação visual;
    • evacuar veículo;
    • combater incêndios em casos de emergência;
    • movimentar o veículo na modalidade manual;
    • posicionar vagão para carga e descarga;
    • anunciar energização do veículo;
    • observar perfil de via;
    • testar sistemas elétrico e pneumático;
    • atentar para passagem de nível e pedestres;
    • preparar trem para reboque;
    • uniformizar-se;
    • comunicar ocorrências externas ao sistema;
    • preencher relatório de bilhetes e malotes;
    • demonstrar acuidade visual;
    • treinar funcionários;
    • acionar freio de emergência em situação de risco;
    • vistoriar conjuntos das torres;
    • conferir a formação da composição;
    • operar aparelho de mudança de via (amv);
    • conduzir trem em licenciamento emergencial;
    • informar posicionamento;
    • manobrar para manutenção;
    • manobrar para lavagem;
    • orientar passageiros sobre regras de segurança;
    • preencher livro de bordo;
    • inspecionar alavanca;
    • conduzir usuário na passagem de emergência;
    • preencher relatório de viagem;
    • vistoriar dispositivos de segurança;
    • vistoriar cabos de aço;
    • liberar o freio;
    • verificar o comportamento da composição durante a viagem;
    • informar situação de risco ao longo da via;
    • cumprir paradas programadas;
    • detectar falhas de equipamentos;
    • separar vagões por destino;
    • acompanhar manutenção na pesquisa de falhas;
    • acionar gerador de energia;
    • vistoriar contrapeso do teleférico;
    • monitorar carregamento do vagão (lixo, malotes e outros);
    • instalar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
    • comunicar-se com clareza;
    • aplicar freio de estacionamento e calços;
    • demonstrar autocontrole;
    • prestar informações ao usuário;
    • solicitar interdição da via;
    • obedecer sinalização de via;
    • estacionar para limpeza;
    • informar ocorrências com o usuário;
    • acatar sinalização do painel de bordo;
    • concentrar-se nas suas atribuições;
    • ligar o veículo;
    • retirar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
    • transportar funcionários e equipamentos de manutenção;
    • obedecer sinais de manobra;
    • vistoriar freio manual;
    • manobrar guindaste para prestar socorro;
    • verificar níveis de combustível e areia;
    • comunicar irregularidades ao maquinista;
    • comunicar impedimentos de circulação do veículo;
    • acionar teleférico;
    • solicitar manutenção;
    • solicitar resgate de passageiros;
    • verificar condições de limpeza;
    • acompanhar circuito fechado de televisão;
    • preencher relatório de quilometragem;
    • manobrar para pesagem de vagões;
    • monitorar embarque e desembarque de passageiros;
    • solicitar equipe de segurança;
    • demonstrar iniciativa;
    • demonstrar assiduidade;
    • manter farol aceso;
    • adequar a condução ao tipo de veículo;
    • recolher veículo;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • manobrar para testes operacionais;
    • usar equipamentos de proteção individual (epi);
    • demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo;
    • utilizar equipamentos de proteção ambiental (epa);
    • verificar vazamentos de carga;
    • solicitar prefixo do trem;
    • cumprir tempo de percurso;
    • inspecionar sistemas de refrigeração e lubrificação;
    • solucionar pequenas falhas;
    • controlar abertura e fechamento das portas;
    • inspecionar condições físicas do veículo (janelas, engates, mangueiras e outras);
    • conferir acomodação dos passageiros;
    • solicitar licenciamento para partida;
    • acoplar e desacoplar mangueiras de ar;
    • aperfeiçoar-se;
    • conferir documentação da carga;
    • prestar primeiros-socorros;
    • vistoriar embuchamento;
    • zelar pelos equipamentos de trabalho;
    • informar nome das estações;


    Setores que mais contratam Auxiliar de maquinista de trem no mercado de trabalho

    • Transporte ferroviário de carga
    • Marketing direto
    • Fabricação de outros produtos de metal não especificados anteriormente
    • Comércio atacadista de resíduos e sucatas metálicos
    • Construção de rodovias e ferrovias
    • Fabricação de móveis com predominância de madeira
    • Agências de viagens
    • Aluguel de máquinas e equipamentos para construção sem operador, exceto andaimes
    • Serviços de engenharia
    • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Caricaturista
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Caricaturista