Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Professores leigos e de nível médio
- Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
- Professores de nível médio na educação infantil
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Auxiliar de creche
Professores de nível médio na educação infantil devem:
- elaborar projetos pedagógicos;
- organizar o trabalho;
- preparar material pedagógico;
- ensinar alunos;
- orientar a construção do conhecimento;
- avaliar desempenho dos alunos;
- planejar ações didáticas;
- demonstrar competências pessoais;
- cuidar dos alunos;
- comunicar-se;
Atividades
- organizar sala de aula;
- construir regras com os alunos;
- contar estórias;
- reunir-se com a coordenação e a direção;
- participar de reuniões com demais profissionais da escola;
- desenvolver capacidades intelectuais;
- interagir com a comunidade;
- desenvolver atividades artísticas;
- elaborar estórias com alunos;
- discutir plano de aula com coordenação e direção;
- limpar material;
- planejar o roteiro de aula;
- desenvolver capacidades motoras;
- supervisionar recreio;
- participar da associação de pais e mestres;
- contornar situações adversas;
- demonstrar sensibilidade;
- participar de conselhos;
- recortar materiais;
- brincar com os alunos;
- observar a socialização;
- encaminhar alunos para outros profissionais;
- trocar roupa de cama;
- comentar filmes;
- trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
- definir técnica de trabalho (estratégias);
- elaborar relatórios;
- definir atividades pedagógicas;
- servir alimentação aos alunos;
- observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
- analisar necessidades do aluno e da comunidade;
- limpar sala de aula e mobiliário;
- auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
- trabalhar em equipe;
- observar o desenvolvimento motor;
- organizar espaços em geral;
- criar jogos e brincadeiras;
- especificar materiais de ensino-aprendizagem;
- colar materiais;
- preencher fichas de avaliação;
- confeccionar material pedagógico;
- demonstrar senso de organização;
- estabelecer vínculos;
- convocar pais e responsáveis;
- demonstrar autocontrole;
- organizar espaço para momento do sono e descanso;
- supervisionar momento do sono e descanso;
- demonstrar afetividade;
- orientar atividades com jogos e brinquedos;
- supervisionar entrada e saída dos alunos;
- demonstrar criatividade;
- reestruturar estratégias;
- corrigir atividades;
- pintar;
- ensinar culinária;
- demonstrar paciência;
- conversar com alunos (roda da conversa);
- demonstrar capacidade de observação;
- modelar massas e argila;
- conferir cadastro dos alunos;
- reciclar material;
- organizar pastas de atividades dos alunos;
- observar a linguagem;
- acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
- supervisionar refeições;
- orientar atividades de desenho;
- criar espaço para brincadeiras;
- reunir-se com pais e responsáveis;
- cantar músicas;
- comprar material pedagógico;
- dramatizar estórias e músicas;
- pesquisar materiais e recursos disponíveis;
- apresentar regras da escola;
- avaliar atividades dos alunos;
- desenvolver capacidades emocionais;
- atualizar-se;
- definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
- orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
- participar da elaboração de calendário escolar;
- observar higiene dos brinquedos;
- apresentar projeto aos alunos;
- participar da definição do horário;
- selecionar material didático;
- debater projeto com direção e coordenação;
- trocar fralda dos alunos;
- definir objetivos da ação didática;
- servir como referencial de conduta;
- participar de eventos de qualificação profissional;
- desenhar;
- orientar atividades artísticas;
- orientar higiene pessoal;
- discutir resultados dos projetos;
- trocar roupa dos alunos;
- ler textos;
- demonstrar versatilidade;
- higienizar brinquedos;
- alimentar os alunos;
- observar o raciocínio lógico;
- explicar atividades propostas;
- mostrar filmes;
- solicitar material pedagógico;
- organizar material pedagógico;
- utilizar sucata;
- investigar interesse do aluno;
- registrar observações;
- elaborar cronograma;
- identificar material pedagógico;
- definir métodos de avaliação;
- determinar parâmetros do projeto;
- escrever letras e números;
- organizar eventos na escola;
- dar banho nos alunos;
- auto avaliar-se;
Setores que mais contratam Auxiliar de creche no mercado de trabalho
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Ensino fundamental
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Administração pública em geral
- Ensino médio
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Limpeza em prédios e em domicílios
- Atividades de apoio à educação
- Outras atividades de ensino
- Atividades associativas
- Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
- Serviços combinados para apoio a edifícios
- Coleta de resíduos não-perigosos
- Locação de mão-de-obra temporária
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Atividades de apoio à gestão de saúde
- Outras atividades de recreação e lazer
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
- Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares