Salário para o cargo de Auxiliar de creche
CBO 3311-10 > Professores de nível médio na educação infantil

Auxiliar de creche - Descrição, atividades e funções do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Auxiliar de creche

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • ensinar alunos;
  • avaliar desempenho dos alunos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • cuidar dos alunos;
  • planejar ações didáticas;
  • comunicar-se;
  • orientar a construção do conhecimento;
  • preparar material pedagógico;
  • elaborar projetos pedagógicos;
  • organizar o trabalho;

Atividades

  • organizar espaços em geral;
  • trocar roupa dos alunos;
  • investigar interesse do aluno;
  • definir métodos de avaliação;
  • brincar com os alunos;
  • desenvolver capacidades intelectuais;
  • ensinar culinária;
  • conversar com alunos (roda da conversa);
  • mostrar filmes;
  • orientar atividades artísticas;
  • escrever letras e números;
  • organizar eventos na escola;
  • estabelecer vínculos;
  • pintar;
  • identificar material pedagógico;
  • interagir com a comunidade;
  • contornar situações adversas;
  • demonstrar paciência;
  • participar da associação de pais e mestres;
  • desenhar;
  • construir regras com os alunos;
  • definir objetivos da ação didática;
  • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
  • organizar pastas de atividades dos alunos;
  • demonstrar senso de organização;
  • conferir cadastro dos alunos;
  • apresentar projeto aos alunos;
  • trocar roupa de cama;
  • discutir resultados dos projetos;
  • reciclar material;
  • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
  • recortar materiais;
  • participar da elaboração de calendário escolar;
  • orientar atividades de desenho;
  • registrar observações;
  • preencher fichas de avaliação;
  • desenvolver capacidades motoras;
  • orientar atividades com jogos e brinquedos;
  • observar o raciocínio lógico;
  • trabalhar em equipe;
  • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
  • servir alimentação aos alunos;
  • supervisionar recreio;
  • reunir-se com pais e responsáveis;
  • observar a linguagem;
  • alimentar os alunos;
  • explicar atividades propostas;
  • solicitar material pedagógico;
  • cantar músicas;
  • participar da definição do horário;
  • participar de eventos de qualificação profissional;
  • dar banho nos alunos;
  • encaminhar alunos para outros profissionais;
  • comprar material pedagógico;
  • demonstrar afetividade;
  • higienizar brinquedos;
  • auto avaliar-se;
  • participar de conselhos;
  • atualizar-se;
  • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
  • definir técnica de trabalho (estratégias);
  • corrigir atividades;
  • apresentar regras da escola;
  • elaborar estórias com alunos;
  • servir como referencial de conduta;
  • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
  • organizar material pedagógico;
  • dramatizar estórias e músicas;
  • debater projeto com direção e coordenação;
  • planejar o roteiro de aula;
  • demonstrar versatilidade;
  • utilizar sucata;
  • elaborar relatórios;
  • colar materiais;
  • reunir-se com a coordenação e a direção;
  • observar o desenvolvimento motor;
  • comentar filmes;
  • observar a socialização;
  • reestruturar estratégias;
  • definir atividades pedagógicas;
  • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
  • observar higiene dos brinquedos;
  • contar estórias;
  • desenvolver atividades artísticas;
  • demonstrar autocontrole;
  • orientar higiene pessoal;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • desenvolver capacidades emocionais;
  • supervisionar refeições;
  • demonstrar sensibilidade;
  • avaliar atividades dos alunos;
  • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
  • convocar pais e responsáveis;
  • criar espaço para brincadeiras;
  • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
  • limpar sala de aula e mobiliário;
  • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
  • criar jogos e brincadeiras;
  • supervisionar entrada e saída dos alunos;
  • ler textos;
  • discutir plano de aula com coordenação e direção;
  • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
  • organizar sala de aula;
  • trocar fralda dos alunos;
  • elaborar cronograma;
  • limpar material;
  • supervisionar momento do sono e descanso;
  • determinar parâmetros do projeto;
  • selecionar material didático;
  • demonstrar criatividade;
  • confeccionar material pedagógico;
  • modelar massas e argila;
  • organizar espaço para momento do sono e descanso;


Setores que mais contratam Auxiliar de creche no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Ensino fundamental
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Administração pública em geral
  • Ensino médio
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Atividades de apoio à educação
  • Outras atividades de ensino
  • Atividades associativas
  • Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Coleta de resíduos não-perigosos
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Atividades de apoio à gestão de saúde
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares




Profissões em Destaque: