Salário para o cargo de Auxiliar de creche
CBO 3311-10 > Professores de nível médio na educação infantil

Auxiliar de creche - Descrição, atividades e funções do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Auxiliar de creche

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • cuidar dos alunos;
  • ensinar alunos;
  • avaliar desempenho dos alunos;
  • organizar o trabalho;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • preparar material pedagógico;
  • orientar a construção do conhecimento;
  • planejar ações didáticas;
  • elaborar projetos pedagógicos;

Atividades

  • participar da associação de pais e mestres;
  • preencher fichas de avaliação;
  • supervisionar entrada e saída dos alunos;
  • estabelecer vínculos;
  • apresentar projeto aos alunos;
  • elaborar estórias com alunos;
  • reunir-se com pais e responsáveis;
  • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
  • organizar eventos na escola;
  • mostrar filmes;
  • demonstrar versatilidade;
  • apresentar regras da escola;
  • determinar parâmetros do projeto;
  • observar o desenvolvimento motor;
  • encaminhar alunos para outros profissionais;
  • supervisionar refeições;
  • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
  • contar estórias;
  • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
  • avaliar atividades dos alunos;
  • demonstrar paciência;
  • brincar com os alunos;
  • registrar observações;
  • elaborar relatórios;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • corrigir atividades;
  • identificar material pedagógico;
  • colar materiais;
  • dramatizar estórias e músicas;
  • solicitar material pedagógico;
  • discutir plano de aula com coordenação e direção;
  • desenhar;
  • observar higiene dos brinquedos;
  • reciclar material;
  • higienizar brinquedos;
  • criar espaço para brincadeiras;
  • participar da elaboração de calendário escolar;
  • reunir-se com a coordenação e a direção;
  • observar o raciocínio lógico;
  • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
  • comentar filmes;
  • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
  • participar da definição do horário;
  • demonstrar criatividade;
  • convocar pais e responsáveis;
  • organizar material pedagógico;
  • demonstrar afetividade;
  • demonstrar sensibilidade;
  • trocar fralda dos alunos;
  • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
  • trocar roupa dos alunos;
  • orientar atividades de desenho;
  • limpar material;
  • conferir cadastro dos alunos;
  • participar de eventos de qualificação profissional;
  • atualizar-se;
  • pintar;
  • organizar espaços em geral;
  • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
  • orientar atividades artísticas;
  • supervisionar recreio;
  • definir métodos de avaliação;
  • demonstrar senso de organização;
  • desenvolver capacidades motoras;
  • definir objetivos da ação didática;
  • recortar materiais;
  • participar de conselhos;
  • orientar atividades com jogos e brinquedos;
  • contornar situações adversas;
  • construir regras com os alunos;
  • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
  • definir técnica de trabalho (estratégias);
  • organizar espaço para momento do sono e descanso;
  • organizar sala de aula;
  • escrever letras e números;
  • trocar roupa de cama;
  • desenvolver capacidades intelectuais;
  • conversar com alunos (roda da conversa);
  • desenvolver capacidades emocionais;
  • investigar interesse do aluno;
  • comprar material pedagógico;
  • auto avaliar-se;
  • utilizar sucata;
  • servir como referencial de conduta;
  • ler textos;
  • explicar atividades propostas;
  • desenvolver atividades artísticas;
  • confeccionar material pedagógico;
  • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
  • cantar músicas;
  • servir alimentação aos alunos;
  • observar a linguagem;
  • supervisionar momento do sono e descanso;
  • organizar pastas de atividades dos alunos;
  • debater projeto com direção e coordenação;
  • dar banho nos alunos;
  • demonstrar autocontrole;
  • elaborar cronograma;
  • modelar massas e argila;
  • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
  • alimentar os alunos;
  • planejar o roteiro de aula;
  • discutir resultados dos projetos;
  • observar a socialização;
  • limpar sala de aula e mobiliário;
  • ensinar culinária;
  • interagir com a comunidade;
  • selecionar material didático;
  • trabalhar em equipe;
  • criar jogos e brincadeiras;
  • reestruturar estratégias;
  • definir atividades pedagógicas;
  • orientar higiene pessoal;


Setores que mais contratam Auxiliar de creche no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Ensino fundamental
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Administração pública em geral
  • Ensino médio
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Atividades de apoio à educação
  • Outras atividades de ensino
  • Atividades associativas
  • Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Coleta de resíduos não-perigosos
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Atividades de apoio à gestão de saúde
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares




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