Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Professores leigos e de nível médio
- Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
- Professores de nível médio na educação infantil
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Auxiliar de creche
Professores de nível médio na educação infantil devem:
- planejar ações didáticas;
- demonstrar competências pessoais;
- organizar o trabalho;
- comunicar-se;
- elaborar projetos pedagógicos;
- avaliar desempenho dos alunos;
- orientar a construção do conhecimento;
- ensinar alunos;
- cuidar dos alunos;
- preparar material pedagógico;
Atividades
- apresentar regras da escola;
- observar o raciocínio lógico;
- registrar observações;
- definir objetivos da ação didática;
- discutir resultados dos projetos;
- demonstrar afetividade;
- organizar material pedagógico;
- observar a linguagem;
- servir como referencial de conduta;
- demonstrar criatividade;
- escrever letras e números;
- preencher fichas de avaliação;
- convocar pais e responsáveis;
- comprar material pedagógico;
- demonstrar capacidade de observação;
- organizar sala de aula;
- elaborar estórias com alunos;
- definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
- limpar material;
- observar a socialização;
- reciclar material;
- demonstrar sensibilidade;
- demonstrar senso de organização;
- acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
- criar jogos e brincadeiras;
- comentar filmes;
- participar de reuniões com demais profissionais da escola;
- determinar parâmetros do projeto;
- cantar músicas;
- participar da elaboração de calendário escolar;
- definir atividades pedagógicas;
- avaliar atividades dos alunos;
- criar espaço para brincadeiras;
- trocar fralda dos alunos;
- auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
- orientar atividades com jogos e brinquedos;
- orientar atividades de desenho;
- apresentar projeto aos alunos;
- trabalhar em equipe;
- investigar interesse do aluno;
- limpar sala de aula e mobiliário;
- discutir plano de aula com coordenação e direção;
- selecionar material didático;
- desenhar;
- desenvolver capacidades emocionais;
- ler textos;
- especificar materiais de ensino-aprendizagem;
- observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
- observar higiene dos brinquedos;
- corrigir atividades;
- modelar massas e argila;
- estabelecer vínculos;
- encaminhar alunos para outros profissionais;
- elaborar cronograma;
- mostrar filmes;
- trocar roupa dos alunos;
- pesquisar materiais e recursos disponíveis;
- reunir-se com a coordenação e a direção;
- demonstrar autocontrole;
- atualizar-se;
- elaborar relatórios;
- contar estórias;
- organizar espaço para momento do sono e descanso;
- analisar necessidades do aluno e da comunidade;
- orientar higiene pessoal;
- higienizar brinquedos;
- pintar;
- ensinar culinária;
- demonstrar versatilidade;
- orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
- desenvolver capacidades motoras;
- brincar com os alunos;
- definir métodos de avaliação;
- reunir-se com pais e responsáveis;
- supervisionar recreio;
- participar da definição do horário;
- interagir com a comunidade;
- servir alimentação aos alunos;
- supervisionar refeições;
- orientar atividades artísticas;
- utilizar sucata;
- trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
- identificar material pedagógico;
- participar de eventos de qualificação profissional;
- construir regras com os alunos;
- alimentar os alunos;
- recortar materiais;
- explicar atividades propostas;
- participar de conselhos;
- organizar pastas de atividades dos alunos;
- colar materiais;
- debater projeto com direção e coordenação;
- confeccionar material pedagógico;
- desenvolver atividades artísticas;
- definir técnica de trabalho (estratégias);
- observar o desenvolvimento motor;
- conferir cadastro dos alunos;
- supervisionar momento do sono e descanso;
- supervisionar entrada e saída dos alunos;
- participar da associação de pais e mestres;
- planejar o roteiro de aula;
- dar banho nos alunos;
- trocar roupa de cama;
- dramatizar estórias e músicas;
- organizar espaços em geral;
- conversar com alunos (roda da conversa);
- reestruturar estratégias;
- organizar eventos na escola;
- auto avaliar-se;
- contornar situações adversas;
- demonstrar paciência;
- desenvolver capacidades intelectuais;
- solicitar material pedagógico;
Setores que mais contratam Auxiliar de creche no mercado de trabalho
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Ensino fundamental
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Administração pública em geral
- Ensino médio
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Limpeza em prédios e em domicílios
- Atividades de apoio à educação
- Outras atividades de ensino
- Atividades associativas
- Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
- Serviços combinados para apoio a edifícios
- Coleta de resíduos não-perigosos
- Locação de mão-de-obra temporária
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Atividades de apoio à gestão de saúde
- Outras atividades de recreação e lazer
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
- Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares