Salário para o cargo de Auxiliar de creche
CBO 3311-10 > Professores de nível médio na educação infantil

Auxiliar de creche - Descrição, atividades e funções do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Auxiliar de creche

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • cuidar dos alunos;
  • orientar a construção do conhecimento;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • planejar ações didáticas;
  • ensinar alunos;
  • preparar material pedagógico;
  • avaliar desempenho dos alunos;
  • organizar o trabalho;
  • elaborar projetos pedagógicos;

Atividades

  • avaliar atividades dos alunos;
  • criar jogos e brincadeiras;
  • observar a linguagem;
  • organizar pastas de atividades dos alunos;
  • registrar observações;
  • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
  • demonstrar capacidade de observação;
  • confeccionar material pedagógico;
  • elaborar cronograma;
  • convocar pais e responsáveis;
  • demonstrar sensibilidade;
  • reestruturar estratégias;
  • supervisionar refeições;
  • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
  • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
  • criar espaço para brincadeiras;
  • conferir cadastro dos alunos;
  • supervisionar entrada e saída dos alunos;
  • trocar roupa de cama;
  • apresentar regras da escola;
  • interagir com a comunidade;
  • organizar eventos na escola;
  • comprar material pedagógico;
  • investigar interesse do aluno;
  • definir técnica de trabalho (estratégias);
  • higienizar brinquedos;
  • supervisionar momento do sono e descanso;
  • planejar o roteiro de aula;
  • discutir plano de aula com coordenação e direção;
  • recortar materiais;
  • contornar situações adversas;
  • solicitar material pedagógico;
  • participar da definição do horário;
  • escrever letras e números;
  • trocar roupa dos alunos;
  • reciclar material;
  • observar higiene dos brinquedos;
  • participar de conselhos;
  • desenvolver capacidades emocionais;
  • trocar fralda dos alunos;
  • organizar espaços em geral;
  • cantar músicas;
  • participar da associação de pais e mestres;
  • selecionar material didático;
  • observar o raciocínio lógico;
  • atualizar-se;
  • estabelecer vínculos;
  • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
  • dar banho nos alunos;
  • orientar higiene pessoal;
  • desenhar;
  • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
  • demonstrar autocontrole;
  • participar da elaboração de calendário escolar;
  • observar a socialização;
  • servir como referencial de conduta;
  • debater projeto com direção e coordenação;
  • preencher fichas de avaliação;
  • desenvolver capacidades intelectuais;
  • pintar;
  • discutir resultados dos projetos;
  • elaborar estórias com alunos;
  • orientar atividades com jogos e brinquedos;
  • supervisionar recreio;
  • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
  • orientar atividades de desenho;
  • desenvolver atividades artísticas;
  • definir métodos de avaliação;
  • identificar material pedagógico;
  • demonstrar afetividade;
  • comentar filmes;
  • corrigir atividades;
  • alimentar os alunos;
  • organizar sala de aula;
  • mostrar filmes;
  • auto avaliar-se;
  • brincar com os alunos;
  • dramatizar estórias e músicas;
  • orientar atividades artísticas;
  • observar o desenvolvimento motor;
  • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
  • organizar espaço para momento do sono e descanso;
  • modelar massas e argila;
  • ensinar culinária;
  • limpar sala de aula e mobiliário;
  • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
  • demonstrar versatilidade;
  • trabalhar em equipe;
  • participar de eventos de qualificação profissional;
  • encaminhar alunos para outros profissionais;
  • demonstrar paciência;
  • conversar com alunos (roda da conversa);
  • definir atividades pedagógicas;
  • elaborar relatórios;
  • apresentar projeto aos alunos;
  • reunir-se com pais e responsáveis;
  • reunir-se com a coordenação e a direção;
  • colar materiais;
  • determinar parâmetros do projeto;
  • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
  • utilizar sucata;
  • construir regras com os alunos;
  • contar estórias;
  • demonstrar criatividade;
  • desenvolver capacidades motoras;
  • explicar atividades propostas;
  • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
  • ler textos;
  • servir alimentação aos alunos;
  • organizar material pedagógico;
  • limpar material;
  • demonstrar senso de organização;
  • definir objetivos da ação didática;


Setores que mais contratam Auxiliar de creche no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Ensino fundamental
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Administração pública em geral
  • Ensino médio
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Atividades de apoio à educação
  • Outras atividades de ensino
  • Atividades associativas
  • Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Coleta de resíduos não-perigosos
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Atividades de apoio à gestão de saúde
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Escultor
Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

Escultor