Salário para o cargo de Auxiliar de cartório
Agentes, assistentes e auxiliares administrativos > CBO 4110-25

Auxiliar de cartório - Descrição, atividades e funções do cargo

Executam serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística, atendem fornecedores e clientes, fornecendo e recebendo informações sobre produtos e serviços, tratam de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos. Atuam na concessão de microcrédito a microempresários, atendendo clientes em campo e nas agências, prospectando clientes nas comunidades.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Escriturários
      • Escriturários em geral, agentes, assistentes e auxiliares administrativos
        • Agentes, assistentes e auxiliares administrativos

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Agentes, assistentes e auxiliares administrativos trabalham nos mais variados ramos de atividades públicas ou privadas. São empregados com carteira e se organizam em equipe, tendo supervisão ocasional. O ambiente de trabalho é fechado e o horário é diurno. A categoria de auxiliares foi extinta nos orgãos públicos e suas funções são realizadas pelos assistentes administrativos. Já no caso da área privada, a categoria de auxiliares e ajudantes parece estar em processo de extinção e suas funções sendo incorporadas pelos assistentes ou pelos estagiários. Os agentes de microcrédito atuam junto às comunidades, em ambientes abertos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Agentes, assistentes e auxiliares administrativos

Para o acesso às ocupações dessa família ocupacional requer-se o ensino médio completo, um a dois anos de experiência profissional e para algumas das ocupações, curso básico de qualificação. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Auxiliar de cartório

Agentes, assistentes e auxiliares administrativos devem:

  • tratar documentos;
  • atender clientes e/ou fornecedores;
  • preparar relatórios, formulários e planilhas;
  • preencher documentos;
  • executar rotinas de apoio na Área de recursos humanos;
  • acompanhar processos administrativos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar apoio logístico;

Atividades

  • demonstrar capacidade de negociação;
  • registrar reclamações dos clientes;
  • elaborar correspondência;
  • trabalhar em equipe;
  • controlar material de expediente;
  • levantar a necessidade de material;
  • redigir atas;
  • demonstrar criatividade;
  • demonstrar capacidade de adaptação de linguagem;
  • preencher formulários e/ou cadastros;
  • verificar prazos estabelecidos;
  • requisitar materiais;
  • registrar a entrada e saída de documentos;
  • transmitir credibilidade;
  • preparar minutas;
  • classificar documentos;
  • localizar processos administrativos;
  • demonstrar facilidade de comunicação;
  • fornecer informações sobre produtos e serviços;
  • providenciar devolução de material fora de especificação;
  • atualizar dados de planejamento;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • arquivar documentos;
  • conferir material solicitado;
  • demonstrar persistência;
  • contornar situações adversas;
  • orientar funcionários sobre direitos e deveres;
  • verificar documentos;
  • distribuir material de expediente;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • demonstrar iniciativa;
  • identificar irregularidades nos documentos;
  • demonstrar autocontrole;
  • identificar natureza das solicitações dos clientes;
  • expedir ofícios e memorandos;
  • submeter pareceres;
  • conferir dados e datas;
  • coletar dados;
  • demonstrar capacidade de empatia;
  • encaminhar protocolos internos;
  • solicitar compra de materiais;
  • digitar textos e planilhas;
  • efetuar cálculos;
  • dar apoio operacional para elaboração de manuais técnicos;
  • distribuir documentos;
  • demonstrar flexibilidade;
  • atualizar cadastros;
  • triar documentos;
  • convalidar publicação de atos;


Setores que mais contratam Auxiliar de cartório no mercado de trabalho

  • Cartórios
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Atividades auxiliares da justiça
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Outras atividades de serviços pessoais
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Fabricação de águas envasadas
  • Restaurantes e similares
  • Construção de edifícios
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Limpeza em prédios e em domicílios




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