Salário para o cargo de Auxiliar de seguros
Agentes, assistentes e auxiliares administrativos > CBO 4110-40

Auxiliar de seguros - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Executam serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística, atendem fornecedores e clientes, fornecendo e recebendo informações sobre produtos e serviços, tratam de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos. Atuam na concessão de microcrédito a microempresários, atendendo clientes em campo e nas agências, prospectando clientes nas comunidades.

Quanto ganha um Auxiliar de seguros

Um Auxiliar de seguros trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.162,67 e R$ 2.498,00, com a média salarial de R$ 1.454,49 e o salário mediana em R$ 1.347,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Auxiliar de seguros

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.454,49 17.453,93 363,62 6,96
1º Quartil 1.162,67 13.951,99 290,67 5,56
Salário Mediana 1.347,00 16.164,00 336,75 6,44
3º Quartil 1.905,08 22.860,98 476,27 9,11
Teto Salarial 2.498,00 29.976,01 624,50 11,95


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Escriturários
      • Escriturários em geral, agentes, assistentes e auxiliares administrativos
        • Agentes, assistentes e auxiliares administrativos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.141 - 2.391 1.576,91 1.141,16 1.662,66 1.973,94 2.390,90
Rio de Janeiro - RJ 1.202 - 2.574 1.516,26 1.201,76 1.358,50 2.124,79 2.573,61
Belo Horizonte - MG 1.090 - 2.406 1.426,81 1.090,37 1.243,00 1.986,53 2.406,14
Porto Alegre - RS 1.252 - 2.417 1.556,58 1.252,29 1.516,19 1.995,39 2.416,87
Curitiba - PR 1.138 - 2.572 1.482,65 1.138,01 1.300,00 2.123,48 2.572,03
Goiânia - GO 1.064 - 1.988 1.263,30 1.063,85 1.102,00 1.641,54 1.988,28
Brasília - DF 1.105 - 1.787 1.207,88 1.105,27 1.128,60 1.475,23 1.786,84
Sorocaba - SP 1.144 - 1.888 1.306,21 1.143,66 1.283,01 1.558,96 1.888,25
Fortaleza - CE 1.072 - 2.453 1.315,50 1.071,53 1.080,00 2.024,88 2.452,59
São José dos Campos - SP 1.078 - 2.000 1.251,87 1.078,00 1.117,50 1.651,43 2.000,26
Florianópolis - SC 1.275 - 2.355 1.541,00 1.275,49 1.420,00 1.944,68 2.355,46
Chapeco - SC 1.395 - 2.951 1.806,49 1.395,35 1.650,00 2.436,11 2.950,69
Jundiaí - SP 1.162 - 1.856 1.282,54 1.162,00 1.200,00 1.532,67 1.856,41
Inhumas - GO 1.071 - 1.399 1.094,53 1.070,60 1.077,00 1.154,85 1.398,79
Guarulhos - SP 1.122 - 2.306 1.350,70 1.122,00 1.177,70 1.904,19 2.306,41
Salvador - BA 1.099 - 2.178 1.282,05 1.098,71 1.103,56 1.798,55 2.178,46
São Bernardo do Campo - SP 1.186 - 1.814 1.349,41 1.185,50 1.409,62 1.497,73 1.814,09
Osasco - SP 1.139 - 2.150 1.305,24 1.138,96 1.181,49 1.775,00 2.149,93
Rio Bonito - RJ 1.069 - 3.147 1.475,07 1.068,52 1.192,19 2.597,85 3.146,60
Taubaté - SP 1.110 - 1.686 1.174,11 1.110,00 1.110,00 1.392,02 1.686,06


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.119 - 2.349 1.488,73 1.118,63 1.435,19 1.939,32 2.348,97
Minas Gerais 1.071 - 2.213 1.334,21 1.071,17 1.200,00 1.827,23 2.213,20
Rio de Janeiro 1.177 - 2.529 1.482,59 1.176,64 1.345,90 2.087,56 2.528,52
Paraná 1.125 - 2.577 1.506,58 1.124,77 1.371,17 2.127,71 2.577,14
Santa Catarina 1.305 - 2.889 1.676,24 1.304,54 1.500,00 2.385,33 2.889,18
Goiás 1.045 - 1.845 1.184,23 1.045,00 1.080,00 1.523,02 1.844,73
Rio Grande do Sul 1.277 - 2.319 1.510,73 1.277,18 1.358,62 1.914,56 2.318,98
Bahia 1.095 - 1.918 1.241,13 1.094,65 1.108,28 1.583,52 1.918,00
Distrito Federal 1.105 - 1.787 1.207,88 1.105,27 1.128,60 1.475,23 1.786,84
Mato Grosso 1.129 - 1.892 1.278,80 1.129,29 1.200,00 1.562,29 1.892,29
Ceará 1.072 - 2.377 1.306,48 1.072,30 1.080,00 1.962,58 2.377,13
Espírito Santo 1.046 - 1.678 1.211,66 1.046,25 1.227,00 1.385,63 1.678,32
Mato Grosso do Sul 1.209 - 2.519 1.586,53 1.209,00 1.500,00 2.079,63 2.518,90
Paraíba 1.087 - 1.417 1.116,31 1.086,80 1.087,25 1.169,59 1.416,65
Tocantins 1.045 - 1.776 1.136,67 1.045,00 1.045,00 1.466,67 1.776,47
Pará 1.083 - 2.446 1.368,66 1.083,27 1.107,90 2.019,27 2.445,80
Pernambuco 1.108 - 12.112 3.496,74 1.108,37 1.504,88 10.000,00 12.112,30
Rio Grande do Norte 1.045 - 1.431 1.119,44 1.045,00 1.130,48 1.181,12 1.430,61
Rondônia 1.073 - 2.422 1.456,78 1.072,50 1.300,00 2.000,00 2.422,46
Sergipe 1.046 - 1.732 1.149,37 1.046,00 1.090,34 1.430,00 1.732,06
Maranhão 1.045 - 1.760 1.205,14 1.045,00 1.045,00 1.453,00 1.759,92
Alagoas 1.045 - 1.453 1.169,00 1.045,00 1.200,00 1.200,00 1.453,48


Principais locais de trabalho

Agentes, assistentes e auxiliares administrativos trabalham nos mais variados ramos de atividades públicas ou privadas. São empregados com carteira e se organizam em equipe, tendo supervisão ocasional. O ambiente de trabalho é fechado e o horário é diurno. A categoria de auxiliares foi extinta nos orgãos públicos e suas funções são realizadas pelos assistentes administrativos. Já no caso da área privada, a categoria de auxiliares e ajudantes parece estar em processo de extinção e suas funções sendo incorporadas pelos assistentes ou pelos estagiários. Os agentes de microcrédito atuam junto às comunidades, em ambientes abertos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Agentes, assistentes e auxiliares administrativos

Para o acesso às ocupações dessa família ocupacional requer-se o ensino médio completo, um a dois anos de experiência profissional e para algumas das ocupações, curso básico de qualificação. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Auxiliar de seguros

Agentes, assistentes e auxiliares administrativos devem:

  • tratar documentos;
  • atender clientes e/ou fornecedores;
  • preencher documentos;
  • acompanhar processos administrativos;
  • preparar relatórios, formulários e planilhas;
  • prospectar clientes;
  • prestar apoio logístico;
  • demonstrar competências pessoais;
  • executar rotinas de apoio na Área de recursos humanos;
  • acompanhar desempenho do empreendimento;

  • Atividades

    • controlar material de expediente;
    • realizar prestação de contas;
    • verificar prazos estabelecidos;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • solicitar entrega de documentos;
    • dar suporte administrativo à área de treinamento;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • capacitar pessoal;
    • colher assinaturas;
    • demonstrar persistência;
    • elaborar listas de clientes potenciais;
    • ajustar contratos;
    • comunicar autorização de entrada de visitantes;
    • auxiliar no controle de pessoal (afastamentos, férias, horas extras...);
    • emitir notificações;
    • digitalizar documentos;
    • verificar documentos;
    • atualizar cadastros;
    • controlar recepção e distribuição de benefícios (vale transporte etc.);
    • receber clientes e/ou fornecedores;
    • orientar procedimentos de gestão;
    • intermediar contatos;
    • digitar textos e planilhas;
    • cobrar parcelas vencidas;
    • elaborar correspondência;
    • participar do comitê de crédito;
    • localizar documentos;
    • conferir bens dados em garantia;
    • orientar funcionários sobre direitos e deveres;
    • registrar reclamações dos clientes;
    • executar rotinas de admissão de pessoal;
    • arquivar documentos;
    • providenciar devolução de material fora de especificação;
    • tirar cópias de documentos;
    • fornecer informações sobre produtos e serviços;
    • realizar reuniões com clientes (proposta, concessão, cobrança);
    • ministrar palestras informativas;
    • efetuar cálculos;
    • emitir cartas convite nos processos de compras e serviços;
    • classificar documentos;
    • localizar processos administrativos;
    • trabalhar em equipe;
    • realizar pesquisa cadastral;
    • propor renovação de crédito;
    • auxiliar na organização de eventos internos;
    • controlar execução de serviços gerais (limpeza, transporte, vigilância);
    • digitar notas de lançamentos contábeis;
    • controlar frequência dos funcionários;
    • cadastrar avisos de sinistro;
    • fazer levantamento socioeconômico do cliente;
    • preparar minutas;
    • encaminhar protocolos internos;
    • registrar óbitos, casamentos e nascimentos;
    • emitir certificados e apólices;
    • solicitar informações cadastrais;
    • redigir atas;
    • pesquisar preços;
    • acompanhar notificações de não conformidade;
    • estabelecer roteiro de visitas;
    • coletar referências pessoais;
    • requisitar materiais;
    • demonstrar iniciativa;
    • protocolar documentos;
    • visitar órgãos e instituições;
    • preencher ficha de movimentação de pessoal;
    • auxiliar na elaboração da folha de pagamento;
    • acompanhar organogramas, fluxogramas e cronogramas;
    • fornecer informações da empresa;
    • conferir notas fiscais, faturas de pagamentos e boletos;
    • verificar índices econômicos e financeiros;
    • executar procedimentos de recrutamento e seleção;
    • atualizar dados dos funcionários;
    • atualizar informações;
    • demonstrar autocontrole;
    • esclarecer dúvidas;
    • acompanhar andamento dos pedidos;
    • conferir material solicitado;
    • averbar transferências de propriedades;
    • executar rotinas de demissão de pessoal;
    • identificar parceiros na comunidade;
    • levantar a necessidade de material;
    • definir condições de crédito (valor, prazo, garantia);
    • contornar situações adversas;
    • solicitar recursos de viagens;
    • dar apoio operacional para elaboração de manuais técnicos;
    • submeter pareceres;
    • convalidar publicação de atos;
    • solicitar documentos;
    • apurar veracidade das informações colhidas em campo;
    • requisitar pagamentos;
    • conferir cálculos;
    • demonstrar flexibilidade;
    • programar eventos;
    • preencher propostas de endosso e renovações de seguros em geral;
    • solicitar cópias de documentos;
    • verificar destinação do crédito;
    • formatar documentos;
    • conferir dados e datas;
    • visitar comunidade (comércio, serviços, residências);
    • transmitir credibilidade;
    • identificar irregularidades nos documentos;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • identificar perfil dos clientes e/ou fornecedores;
    • solicitar negativação do cpf (spc, serasa, etc.);
    • organizar envio de brindes;
    • triar documentos;
    • realizar cobrança preventiva;
    • contatar clientes em potencial (telemarketing);
    • organizar o setor;
    • renegociar dívida;
    • mapear área de atuação;
    • elaborar organogramas, fluxogramas e cronogramas;
    • controlar expedição de malotes e recebimentos;
    • demonstrar capacidade de empatia;
    • demonstrar capacidade de adaptação de linguagem;
    • registrar a entrada e saída de documentos;
    • distribuir documentos;
    • organizar reuniões;
    • solicitar compra de materiais;
    • distribuir material de expediente;
    • demonstrar facilidade de comunicação;
    • identificar natureza das solicitações dos clientes;
    • elaborar planilhas de cálculos;
    • receber documentos;
    • analisar viabilidade econômico-financeira do empreendimento;
    • atualizar dados de planejamento;
    • expedir ofícios e memorandos;
    • coletar dados;
    • auxiliar na avaliação de pessoal;
    • preencher formulários e/ou cadastros;
    • capacitar clientes;
    • redigir escrituras de compra e venda;
    • organizar eventos;
    • divulgar programa de microcrédito;
    • demonstrar criatividade;


    Setores que mais contratam Auxiliar de seguros no mercado de trabalho

    • Corretores e agentes de seguros, de planos de previdência complementar e de saúde
    • Atividades de vigilância e segurança privada
    • Atividades auxiliares dos seguros, da previdência complementar e dos planos de saúde
    • Peritos e avaliadores de seguros
    • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
    • Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê
    • Frigorífico - abate de bovinos
    • Serviços de entrega rápida




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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