Salário para o cargo de Auxiliar de seguros
Agentes, assistentes e auxiliares administrativos > CBO 4110-40

Auxiliar de seguros - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Executam serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística, atendem fornecedores e clientes, fornecendo e recebendo informações sobre produtos e serviços, tratam de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos. Atuam na concessão de microcrédito a microempresários, atendendo clientes em campo e nas agências, prospectando clientes nas comunidades.

Quanto ganha um Auxiliar de seguros

Um Auxiliar de seguros trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.500,16 e R$ 2.827,17, com a média salarial de R$ 1.820,10 e o salário mediana em R$ 1.660,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Auxiliar de seguros

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.820,10 21.841,20 455,03 8,67
1º Quartil 1.500,16 18.001,92 375,04 7,14
Salário Mediana 1.660,00 19.920,00 415,00 7,90
3º Quartil 2.334,13 28.009,56 583,53 11,11
Teto Salarial 2.827,17 33.926,04 706,79 13,46


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Escriturários
      • Escriturários em geral, agentes, assistentes e auxiliares administrativos
        • Agentes, assistentes e auxiliares administrativos

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Agentes, assistentes e auxiliares administrativos trabalham nos mais variados ramos de atividades públicas ou privadas. São empregados com carteira e se organizam em equipe, tendo supervisão ocasional. O ambiente de trabalho é fechado e o horário é diurno. A categoria de auxiliares foi extinta nos orgãos públicos e suas funções são realizadas pelos assistentes administrativos. Já no caso da área privada, a categoria de auxiliares e ajudantes parece estar em processo de extinção e suas funções sendo incorporadas pelos assistentes ou pelos estagiários. Os agentes de microcrédito atuam junto às comunidades, em ambientes abertos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Agentes, assistentes e auxiliares administrativos

Para o acesso às ocupações dessa família ocupacional requer-se o ensino médio completo, um a dois anos de experiência profissional e para algumas das ocupações, curso básico de qualificação. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Auxiliar de seguros

Agentes, assistentes e auxiliares administrativos devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • tratar documentos;
  • prestar apoio logístico;
  • acompanhar processos administrativos;
  • preparar relatórios, formulários e planilhas;
  • atender clientes e/ou fornecedores;
  • executar rotinas de apoio na Área de recursos humanos;
  • preencher documentos;

Atividades

  • orientar funcionários sobre direitos e deveres;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • coletar dados;
  • demonstrar flexibilidade;
  • demonstrar capacidade de adaptação de linguagem;
  • identificar natureza das solicitações dos clientes;
  • trabalhar em equipe;
  • atualizar cadastros;
  • emitir cartas convite nos processos de compras e serviços;
  • requisitar materiais;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • elaborar correspondência;
  • preparar minutas;
  • elaborar organogramas, fluxogramas e cronogramas;
  • cadastrar avisos de sinistro;
  • demonstrar autocontrole;
  • verificar prazos estabelecidos;
  • registrar a entrada e saída de documentos;
  • contornar situações adversas;
  • convalidar publicação de atos;
  • preencher formulários e/ou cadastros;
  • solicitar compra de materiais;
  • arquivar documentos;
  • identificar irregularidades nos documentos;
  • preencher propostas de endosso e renovações de seguros em geral;
  • fornecer informações sobre produtos e serviços;
  • verificar documentos;
  • demonstrar persistência;
  • controlar material de expediente;
  • triar documentos;
  • demonstrar capacidade de empatia;
  • demonstrar facilidade de comunicação;
  • transmitir credibilidade;
  • providenciar devolução de material fora de especificação;
  • distribuir documentos;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • elaborar planilhas de cálculos;
  • conferir dados e datas;
  • conferir notas fiscais, faturas de pagamentos e boletos;
  • emitir certificados e apólices;
  • levantar a necessidade de material;
  • verificar índices econômicos e financeiros;
  • localizar processos administrativos;
  • demonstrar iniciativa;
  • conferir material solicitado;
  • submeter pareceres;
  • expedir ofícios e memorandos;
  • registrar reclamações dos clientes;
  • classificar documentos;
  • encaminhar protocolos internos;
  • demonstrar criatividade;
  • efetuar cálculos;
  • atualizar dados de planejamento;
  • distribuir material de expediente;
  • digitar textos e planilhas;
  • dar apoio operacional para elaboração de manuais técnicos;
  • redigir atas;


Setores que mais contratam Auxiliar de seguros no mercado de trabalho

  • Corretores e agentes de seguros, de planos de previdência complementar e de saúde
  • Atividades de vigilância e segurança privada
  • Atividades auxiliares dos seguros, da previdência complementar e dos planos de saúde
  • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
  • Seguros não-vida
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Peritos e avaliadores de seguros
  • Marketing direto
  • Seleção e agenciamento de mão-de-obra
  • Comércio varejista de materiais de construção
  • Frigorífico - abate de bovinos
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Atividades de cobrança e informações cadastrais
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Corretagem na compra e venda e avaliação de imóveis
  • Atividades de teleatendimento
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




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