Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Atendente de consultório médico
Recepcionistas devem:
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
- comunicar-se;
- agendar serviços;
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
- planejar o cotidiano;
- observar normas internas de segurança;
- organizar informações a serem prestadas;
- demonstrar competências pessoais;
- fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
Atividades
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- anotar telefonemas e recados;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- verificar mapa de internação cirúrgico;
- pedir forma de garantia de pagamento;
- transmitir recados e fax;
- acionar alarme de segurança em caso de assalto;
- verificar o pedido de internação;
- averiguar agenda semanal de eventos;
- auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
- fornecer serviço de cofre;
- demonstrar respeito mútuo;
- providenciar solicitações de reservas especiais;
- demonstrar paciência;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- demonstrar interesse;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- demonstrar senso de organização;
- guardar volumes de prestadores de serviços;
- agendar reservas / consultas dos clientes;
- agir com bom senso;
- auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
- verificar cadastro e reserva;
- demonstrar iniciativa;
- interagir com os outros departamentos;
- intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- bloquear apartamento;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- demonstrar autonomia;
- circular informações internas;
- participar de reuniões na troca de turnos;
- entregar o crachá de visitante na entrada;
- imprimir listagem de pacientes internados;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- internar o paciente;
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- pré-cadastrar o cliente;
- anunciar a chegada do cliente;
- oferecer transporte ao cliente;
- emitir notas fiscais e recibos;
- demonstrar espírito de equipe;
- avisar a enfermagem da chegada do paciente;
- demonstrar pró atividade;
- verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
- demonstrar eficiência;
- atender o cliente com informações precisas;
- fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
- fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
- organizar materiais de trabalho;
- oferecer auxílio para a bagagem;
- transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
- coordenar equipe;
- planejar o dia seguinte;
- fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
- distribuir jornais, revistas, flores etc.;
- ouvir com atenção;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
- demonstrar entusiasmo;
- demonstrar empatia;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
- imprimir relatórios de controle;
- acolher o cliente e passageiro;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
- registrar acompanhantes;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- acionar serviço de higienização;
- distribuir malotes;
- solicitar o serviço de manobrista;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- identificar o espaço físico da empresa;
- organizar malotes;
- receber pagamentos;
Setores que mais contratam Atendente de consultório médico no mercado de trabalho
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
- Laboratórios clínicos
- Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Planos de saúde
- Atividades de fisioterapia
- Atividades de psicologia e psicanálise
- Atividades de serviços de complementação diagnóstica e terapêutica
- Serviços de diagnóstico por imagem sem uso de radiação ionizante
- Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
- Atividades de apoio à gestão de saúde
- Atividades de profissionais da área de saúde
- Outras atividades de atenção à saúde humana
- Atividades de atenção ambulatorial
- Atividades de fonoaudiologia