Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
- Guest relations
- Recepcionista caixa
- Recepcionista secretária
- Recepcionista de hotel
- Recepcionista de empresa de navegação aérea
- Funcionário de setor de informação
- Encarregado da recepção
- Atendente de clínica médica
- Recepcionista atendente
- Recepcionista
- Recepcionista de consultório médico ou dentário
- Auxiliar de recepção
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Atendente de consultório médico
Recepcionistas devem:
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
- fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
- agendar serviços;
- planejar o cotidiano;
- organizar informações a serem prestadas;
- observar normas internas de segurança;
- comunicar-se;
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
- demonstrar competências pessoais;
Atividades
- coordenar equipe;
- verificar mapa de internação cirúrgico;
- demonstrar entusiasmo;
- identificar o espaço físico da empresa;
- providenciar solicitações de reservas especiais;
- planejar o dia seguinte;
- intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- avisar a enfermagem da chegada do paciente;
- pré-cadastrar o cliente;
- demonstrar iniciativa;
- anunciar a chegada do cliente;
- acionar alarme de segurança em caso de assalto;
- demonstrar autonomia;
- demonstrar pró atividade;
- verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
- verificar cadastro e reserva;
- bloquear apartamento;
- demonstrar eficiência;
- auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- guardar volumes de prestadores de serviços;
- fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- distribuir malotes;
- fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- anotar telefonemas e recados;
- auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
- distribuir jornais, revistas, flores etc.;
- ouvir com atenção;
- internar o paciente;
- solicitar o serviço de manobrista;
- fornecer serviço de cofre;
- entregar o crachá de visitante na entrada;
- organizar malotes;
- oferecer auxílio para a bagagem;
- agendar reservas / consultas dos clientes;
- imprimir relatórios de controle;
- transmitir recados e fax;
- transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
- demonstrar espírito de equipe;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- demonstrar interesse;
- imprimir listagem de pacientes internados;
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
- interagir com os outros departamentos;
- acionar serviço de higienização;
- verificar o pedido de internação;
- organizar materiais de trabalho;
- registrar acompanhantes;
- receber pagamentos;
- pedir forma de garantia de pagamento;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- participar de reuniões na troca de turnos;
- atender o cliente com informações precisas;
- cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
- oferecer transporte ao cliente;
- emitir notas fiscais e recibos;
- fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
- demonstrar paciência;
- averiguar agenda semanal de eventos;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- acolher o cliente e passageiro;
- demonstrar empatia;
- demonstrar senso de organização;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- agir com bom senso;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- demonstrar respeito mútuo;
- circular informações internas;
Setores que mais contratam Atendente de consultório médico no mercado de trabalho
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
- Laboratórios clínicos
- Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Planos de saúde
- Atividades de fisioterapia
- Atividades de psicologia e psicanálise
- Atividades de serviços de complementação diagnóstica e terapêutica
- Serviços de diagnóstico por imagem sem uso de radiação ionizante
- Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
- Atividades de apoio à gestão de saúde
- Atividades de profissionais da área de saúde
- Outras atividades de atenção à saúde humana
- Atividades de atenção ambulatorial
- Atividades de fonoaudiologia