Salário para o cargo de Atendente de consultório médico
CBO 4221-10 > Recepcionistas

Atendente de consultório médico - Descrição, atividades e funções do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Atendente de consultório médico

Recepcionistas devem:

  • planejar o cotidiano;
  • comunicar-se;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • agendar serviços;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • observar normas internas de segurança;

Atividades

  • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
  • demonstrar entusiasmo;
  • verificar cadastro e reserva;
  • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
  • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
  • participar de reuniões na troca de turnos;
  • demonstrar senso de organização;
  • interagir com os outros departamentos;
  • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
  • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
  • internar o paciente;
  • imprimir relatórios de controle;
  • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
  • organizar materiais de trabalho;
  • planejar o dia seguinte;
  • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
  • demonstrar eficiência;
  • anotar telefonemas e recados;
  • agendar reservas / consultas dos clientes;
  • averiguar agenda semanal de eventos;
  • pré-cadastrar o cliente;
  • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
  • entregar o crachá de visitante na entrada;
  • demonstrar autonomia;
  • ouvir com atenção;
  • coordenar equipe;
  • demonstrar empatia;
  • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
  • organizar malotes;
  • verificar o pedido de internação;
  • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
  • providenciar solicitações de reservas especiais;
  • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
  • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
  • demonstrar respeito mútuo;
  • demonstrar pró atividade;
  • distribuir malotes;
  • demonstrar interesse;
  • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
  • circular informações internas;
  • demonstrar espírito de equipe;
  • acionar serviço de higienização;
  • demonstrar iniciativa;
  • atender o cliente com informações precisas;
  • transmitir recados e fax;
  • guardar volumes de prestadores de serviços;
  • encaminhar o cliente para os diversos setores;
  • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
  • emitir notas fiscais e recibos;
  • bloquear apartamento;
  • pedir forma de garantia de pagamento;
  • imprimir listagem de pacientes internados;
  • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
  • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
  • avisar a enfermagem da chegada do paciente;
  • oferecer auxílio para a bagagem;
  • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
  • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
  • receber pagamentos;
  • registrar acompanhantes;
  • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
  • verificar mapa de internação cirúrgico;
  • fornecer serviço de cofre;
  • demonstrar paciência;
  • anunciar a chegada do cliente;
  • solicitar o serviço de manobrista;
  • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
  • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
  • acolher o cliente e passageiro;
  • identificar o espaço físico da empresa;
  • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
  • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
  • oferecer transporte ao cliente;
  • agir com bom senso;


Setores que mais contratam Atendente de consultório médico no mercado de trabalho

  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
  • Laboratórios clínicos
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Planos de saúde
  • Atividades de fisioterapia
  • Atividades de psicologia e psicanálise
  • Atividades de serviços de complementação diagnóstica e terapêutica
  • Serviços de diagnóstico por imagem sem uso de radiação ionizante
  • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
  • Atividades de apoio à gestão de saúde
  • Atividades de profissionais da área de saúde
  • Outras atividades de atenção à saúde humana
  • Atividades de atenção ambulatorial
  • Atividades de fonoaudiologia




Profissões em Destaque: