Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
- Concierge
- Recepcionista caixa
- Encarregado da recepção
- Recepcionista de empresa de navegação aérea
- Recepcionista de banco
- Guest relations
- Funcionário de setor de informação
- Recepcionista auxiliar de secretária
- Recepcionista de consultório médico ou dentário
- Recepcionista de hospital
- Atendente de clínica veterinária
- Recepcionista de crediário
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Atendente de consultório médico
Recepcionistas devem:
- fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
- organizar informações a serem prestadas;
- demonstrar competências pessoais;
- agendar serviços;
- planejar o cotidiano;
- comunicar-se;
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
- observar normas internas de segurança;
Atividades
- verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
- transmitir recados e fax;
- demonstrar iniciativa;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
- demonstrar senso de organização;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- imprimir listagem de pacientes internados;
- receber pagamentos;
- guardar volumes de prestadores de serviços;
- pré-cadastrar o cliente;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
- agendar reservas / consultas dos clientes;
- auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
- distribuir malotes;
- verificar mapa de internação cirúrgico;
- averiguar agenda semanal de eventos;
- planejar o dia seguinte;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- emitir notas fiscais e recibos;
- demonstrar respeito mútuo;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- acionar alarme de segurança em caso de assalto;
- solicitar o serviço de manobrista;
- cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- fornecer serviço de cofre;
- fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
- internar o paciente;
- distribuir jornais, revistas, flores etc.;
- interagir com os outros departamentos;
- identificar o espaço físico da empresa;
- imprimir relatórios de controle;
- fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
- demonstrar entusiasmo;
- registrar acompanhantes;
- coordenar equipe;
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- verificar cadastro e reserva;
- entregar o crachá de visitante na entrada;
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- ouvir com atenção;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
- acionar serviço de higienização;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- bloquear apartamento;
- organizar materiais de trabalho;
- avisar a enfermagem da chegada do paciente;
- fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
- anotar telefonemas e recados;
- demonstrar paciência;
- agir com bom senso;
- acolher o cliente e passageiro;
- atender o cliente com informações precisas;
- auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
- demonstrar eficiência;
- oferecer auxílio para a bagagem;
- oferecer transporte ao cliente;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- organizar malotes;
- anunciar a chegada do cliente;
- providenciar solicitações de reservas especiais;
- verificar o pedido de internação;
- pedir forma de garantia de pagamento;
- demonstrar espírito de equipe;
- demonstrar pró atividade;
- intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- demonstrar interesse;
- participar de reuniões na troca de turnos;
- transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
- demonstrar autonomia;
- circular informações internas;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- demonstrar empatia;
Setores que mais contratam Atendente de consultório médico no mercado de trabalho
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
- Laboratórios clínicos
- Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Planos de saúde
- Atividades de fisioterapia
- Atividades de psicologia e psicanálise
- Atividades de serviços de complementação diagnóstica e terapêutica
- Serviços de diagnóstico por imagem sem uso de radiação ionizante
- Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
- Atividades de apoio à gestão de saúde
- Atividades de profissionais da área de saúde
- Outras atividades de atenção à saúde humana
- Atividades de atenção ambulatorial
- Atividades de fonoaudiologia