Salário para o cargo de Atendente de consultório médico
CBO 4221-10 > Recepcionistas

Atendente de consultório médico - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Quanto ganha um Atendente de consultório médico

Um Atendente de consultório médico trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.471,45 e R$ 2.568,28, com a média salarial de R$ 1.658,59 e o salário mediana em R$ 1.579,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Atendente de consultório médico

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.658,59 19.903,05 414,65 7,80
1º Quartil 1.471,45 17.657,39 367,86 6,92
Salário Mediana 1.579,00 18.948,00 394,75 7,42
3º Quartil 1.958,68 23.504,15 489,67 9,21
Teto Salarial 2.568,28 30.819,35 642,07 12,07


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.515 - 2.848 1.808,26 1.515,20 1.650,00 2.351,66 2.848,41
Rio de Janeiro - RJ 1.441 - 2.417 1.638,49 1.440,89 1.529,00 1.995,26 2.416,72
Belo Horizonte - MG 1.530 - 2.537 1.756,42 1.529,55 1.718,00 2.094,41 2.536,81
Brasília - DF 1.412 - 2.518 1.612,53 1.412,00 1.463,50 2.078,82 2.517,92
Curitiba - PR 1.626 - 2.527 1.808,22 1.625,58 1.741,00 2.086,47 2.527,19
Goiânia - GO 1.412 - 2.254 1.560,41 1.412,00 1.480,00 1.860,57 2.253,58
Campinas - SP 1.558 - 2.665 1.794,26 1.558,17 1.696,00 2.200,45 2.665,25
Porto Alegre - RS 1.527 - 3.093 1.900,10 1.526,74 1.713,00 2.553,41 3.092,77
Recife - PE 1.414 - 1.985 1.508,65 1.413,65 1.502,00 1.638,52 1.984,62
Fortaleza - CE 1.412 - 2.143 1.501,86 1.412,00 1.412,00 1.769,49 2.143,26
Salvador - BA 1.412 - 2.126 1.522,01 1.412,00 1.434,00 1.755,02 2.125,74
Campo Grande - MS 1.422 - 2.334 1.603,07 1.421,72 1.519,00 1.927,21 2.334,29
Maringá - PR 1.439 - 2.447 1.676,39 1.439,44 1.591,00 2.019,96 2.446,64
Florianópolis - SC 1.669 - 2.858 1.942,78 1.669,21 1.847,00 2.359,77 2.858,23
Ribeirão Preto - SP 1.532 - 2.463 1.719,72 1.532,11 1.648,00 2.033,32 2.462,82
Sorocaba - SP 1.534 - 2.438 1.710,52 1.534,00 1.650,00 2.012,52 2.437,62
Cuiabá - MT 1.412 - 2.302 1.585,97 1.412,15 1.500,00 1.900,82 2.302,33
Manaus - AM 1.412 - 2.038 1.486,93 1.412,00 1.412,00 1.682,49 2.037,88
Santo André - SP 1.503 - 2.360 1.683,76 1.502,51 1.650,66 1.948,36 2.359,91
Belém - PA 1.412 - 2.096 1.506,99 1.412,00 1.418,40 1.730,85 2.096,46


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.509 - 2.568 1.727,69 1.508,69 1.628,00 2.120,29 2.568,16
Minas Gerais 1.419 - 2.362 1.627,23 1.419,47 1.550,00 1.950,10 2.362,02
Rio de Janeiro 1.419 - 2.307 1.600,87 1.418,80 1.529,00 1.904,41 2.306,68
Paraná 1.434 - 2.411 1.684,57 1.434,06 1.674,00 1.990,57 2.411,04
Santa Catarina 1.675 - 2.760 1.918,94 1.675,06 1.844,00 2.278,47 2.759,75
Rio Grande do Sul 1.489 - 2.636 1.754,72 1.488,83 1.664,00 2.176,13 2.635,80
Bahia 1.412 - 2.103 1.507,59 1.412,00 1.421,00 1.735,96 2.102,65
Goiás 1.412 - 2.200 1.536,24 1.412,00 1.450,00 1.816,04 2.199,65
Pernambuco 1.413 - 2.079 1.529,23 1.413,38 1.502,00 1.716,65 2.079,25
Mato Grosso 1.412 - 2.409 1.612,22 1.412,00 1.500,00 1.989,00 2.409,13
Espírito Santo 1.420 - 2.277 1.577,35 1.420,01 1.491,50 1.879,81 2.276,89
Distrito Federal 1.412 - 2.518 1.612,53 1.412,00 1.463,50 2.078,82 2.517,92
Ceará 1.412 - 2.056 1.483,30 1.412,00 1.412,00 1.697,20 2.055,70
Mato Grosso do Sul 1.415 - 2.365 1.603,73 1.414,97 1.502,00 1.952,17 2.364,52
Pará 1.412 - 2.053 1.494,56 1.412,00 1.412,00 1.695,12 2.053,18
Maranhão 1.412 - 2.257 1.537,33 1.412,00 1.412,00 1.863,06 2.256,60
Paraíba 1.412 - 2.133 1.499,84 1.412,00 1.412,00 1.761,22 2.133,24
Rio Grande do Norte 1.412 - 1.885 1.452,08 1.412,00 1.412,00 1.556,26 1.884,98
Amazonas 1.412 - 2.036 1.486,32 1.412,00 1.412,00 1.681,16 2.036,28
Rondônia 1.412 - 2.125 1.541,67 1.412,00 1.500,00 1.754,74 2.125,39
Alagoas 1.412 - 2.085 1.501,73 1.412,00 1.423,00 1.721,59 2.085,24
Tocantins 1.412 - 2.174 1.519,40 1.412,00 1.412,00 1.795,02 2.174,18
Sergipe 1.412 - 1.899 1.450,84 1.412,00 1.412,00 1.568,05 1.899,27
Piauí 1.412 - 2.238 1.520,28 1.412,00 1.412,00 1.847,45 2.237,68
Amapá 1.412 - 2.064 1.494,23 1.412,00 1.412,00 1.704,19 2.064,17
Acre 1.412 - 2.063 1.491,03 1.412,00 1.412,00 1.703,34 2.063,13
Roraima 1.412 - 2.047 1.481,44 1.412,00 1.412,00 1.690,04 2.047,03


Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Atendente de consultório médico

Recepcionistas devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • agendar serviços;
  • prestar atendimento/ apoio personalizado ao hóspede;
  • observar normas internas de segurança;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • planejar o cotidiano;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;

  • Atividades

    • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
    • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
    • transmitir recados e fax;
    • protocolar documentos/encomendas de hóspedes;
    • acionar serviço de higienização;
    • coordenar equipe;
    • oferecer suporte ao hóspede em diferentes eventualidades;
    • identificar o espaço físico da empresa;
    • solicitar o serviço de manobrista;
    • demonstrar pró atividade;
    • participar de reuniões na troca de turnos;
    • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
    • acolher o cliente e passageiro;
    • anotar telefonemas e recados;
    • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
    • receber pagamentos;
    • anunciar a chegada do cliente;
    • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
    • efetuar acertos em contas;
    • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
    • demonstrar senso de organização;
    • avisar a enfermagem da chegada do paciente;
    • demonstrar iniciativa;
    • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
    • bloquear apartamento;
    • solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
    • demonstrar entusiasmo;
    • prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
    • imprimir relatórios de controle;
    • fornecer serviço de cofre;
    • atualizar conta;
    • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
    • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
    • auxiliar o hóspede com atendimento médico;
    • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
    • colher principais notícias e manchetes do dia;
    • atender o cliente com informações precisas;
    • conferir idoneidade dos clientes;
    • registrar acompanhantes;
    • demonstrar respeito mútuo;
    • conferir documentos com identificação;
    • preparar o ´mise-en-place´;
    • providenciar solicitações de reservas especiais;
    • manter anonimidade do hóspede quando solicitado;
    • auxiliar na organização de ocasiões especiais aos hóspedes( pedido de casamento, aniversário, comemorações em geral);
    • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
    • providenciar a compra de ingressos para eventos em geral;
    • pré-cadastrar o cliente;
    • demonstrar eficiência;
    • fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
    • demonstrar conhecimentos de informática;
    • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
    • visitar locais/estabelecimentos para serem indicados aos hóspedes;
    • realizar câmbio de moedas;
    • verificar mapa de internação cirúrgico;
    • acompanhar as solicitações dos hóspedes;
    • oferecer auxílio para a bagagem;
    • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
    • prestar assistência ao hóspede em caso e extravio de bagagem;
    • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
    • encaminhar o cliente para os diversos setores;
    • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
    • imprimir listagem de pacientes internados;
    • informar-se sobre o hóspede( preferências, necessidades, hábitos);
    • estabelecer rede de contatos para atendimento de solicitações dos clientes;
    • emitir notas fiscais e recibos;
    • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
    • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
    • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
    • guardar volumes de prestadores de serviços;
    • verificar o pedido de internação;
    • organizar malotes;
    • solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
    • propor associação de programas de fidelidade;
    • emitir extrato de contas;
    • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
    • certificar-se de entrega de documentos/encomendas aos hóspedes;
    • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
    • ouvir com atenção;
    • estabelecer contato/comunicação visual com o cliente;
    • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
    • agendar transfers e carros executivos;
    • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
    • internar o paciente;
    • resolver pendências do dia anterior;
    • lançar despesas em contas;
    • organizar materiais de trabalho;
    • pedir forma de garantia de pagamento;
    • consultar solicitações especiais de hóspedes;
    • fechar contas masters;
    • demonstrar empatia;
    • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
    • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
    • organizar as entregas aos hóspedes;
    • verificar cadastro e reserva;
    • demonstrar paciência;
    • providenciar envio de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
    • providenciar compra de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • agendar reservas / consultas dos clientes;
    • emitir o cartão de liberação de saída;
    • agir com bom senso;
    • efetuar cobrança ´no show´;
    • fornecer informações meteorológicas;
    • demonstrar interesse;
    • intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
    • encerrar a conta no sistema;
    • averiguar agenda semanal de eventos;
    • possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
    • interagir com os outros departamentos;
    • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
    • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
    • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
    • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
    • demonstrar autonomia;
    • encerrar o ´pos´ (point of sale);
    • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
    • demonstrar espírito de equipe;
    • entregar o crachá de visitante na entrada;
    • auxiliar o cliente com informações financeiras;
    • avisar o concierge da chegada do hóspede;
    • averiguar horário de saída dos grupos;
    • circular informações internas;
    • checar solicitações dos hóspedes;
    • distribuir malotes;
    • planejar o dia seguinte;
    • colher feedback das informações prestadas;
    • oferecer transporte ao cliente;
    • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
    • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
    • auxiliar no planejamento de roteiros turísticos aos hóspedes;
    • atualizar banco de dados do estabelecimento;


    Setores que mais contratam Atendente de consultório médico no mercado de trabalho

    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante, exceto tomografia
    • Laboratórios clínicos
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Planos de saúde
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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