Salário para o cargo de Atendente de consultório médico
CBO 4221-10 > Recepcionistas

Atendente de consultório médico - Descrição, atividades e funções do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Atendente de consultório médico

Recepcionistas devem:

  • organizar informações a serem prestadas;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • comunicar-se;
  • agendar serviços;
  • planejar o cotidiano;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • observar normas internas de segurança;

Atividades

  • planejar o dia seguinte;
  • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
  • pedir forma de garantia de pagamento;
  • organizar malotes;
  • acolher o cliente e passageiro;
  • providenciar solicitações de reservas especiais;
  • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
  • demonstrar senso de organização;
  • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
  • demonstrar interesse;
  • demonstrar empatia;
  • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
  • agendar reservas / consultas dos clientes;
  • verificar cadastro e reserva;
  • imprimir listagem de pacientes internados;
  • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
  • internar o paciente;
  • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
  • emitir notas fiscais e recibos;
  • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
  • demonstrar eficiência;
  • demonstrar respeito mútuo;
  • pré-cadastrar o cliente;
  • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
  • ouvir com atenção;
  • solicitar o serviço de manobrista;
  • agir com bom senso;
  • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
  • guardar volumes de prestadores de serviços;
  • fornecer serviço de cofre;
  • circular informações internas;
  • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
  • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
  • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
  • coordenar equipe;
  • organizar materiais de trabalho;
  • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
  • bloquear apartamento;
  • imprimir relatórios de controle;
  • entregar o crachá de visitante na entrada;
  • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
  • demonstrar iniciativa;
  • acionar serviço de higienização;
  • identificar o espaço físico da empresa;
  • demonstrar paciência;
  • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
  • anunciar a chegada do cliente;
  • demonstrar entusiasmo;
  • avisar a enfermagem da chegada do paciente;
  • verificar o pedido de internação;
  • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
  • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
  • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
  • intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
  • anotar telefonemas e recados;
  • atender o cliente com informações precisas;
  • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
  • distribuir malotes;
  • demonstrar espírito de equipe;
  • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
  • interagir com os outros departamentos;
  • registrar acompanhantes;
  • demonstrar autonomia;
  • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
  • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
  • oferecer transporte ao cliente;
  • receber pagamentos;
  • averiguar agenda semanal de eventos;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • transmitir recados e fax;
  • encaminhar o cliente para os diversos setores;
  • oferecer auxílio para a bagagem;
  • demonstrar pró atividade;
  • participar de reuniões na troca de turnos;
  • verificar mapa de internação cirúrgico;
  • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;


Setores que mais contratam Atendente de consultório médico no mercado de trabalho

  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
  • Laboratórios clínicos
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Planos de saúde
  • Atividades de fisioterapia
  • Atividades de psicologia e psicanálise
  • Atividades de serviços de complementação diagnóstica e terapêutica
  • Serviços de diagnóstico por imagem sem uso de radiação ionizante
  • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
  • Atividades de apoio à gestão de saúde
  • Atividades de profissionais da área de saúde
  • Outras atividades de atenção à saúde humana
  • Atividades de atenção ambulatorial
  • Atividades de fonoaudiologia




Profissões em Destaque: