Salário para o cargo de Atendente de consultório médico
CBO 4221-10 > Recepcionistas

Atendente de consultório médico - Descrição, atividades e funções do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Atendente de consultório médico

Recepcionistas devem:

  • agendar serviços;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • planejar o cotidiano;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • comunicar-se;
  • observar normas internas de segurança;

Atividades

  • verificar o pedido de internação;
  • identificar o espaço físico da empresa;
  • avisar a enfermagem da chegada do paciente;
  • demonstrar interesse;
  • organizar malotes;
  • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
  • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
  • demonstrar empatia;
  • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
  • solicitar o serviço de manobrista;
  • registrar acompanhantes;
  • intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
  • organizar materiais de trabalho;
  • guardar volumes de prestadores de serviços;
  • agir com bom senso;
  • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
  • encaminhar o cliente para os diversos setores;
  • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
  • imprimir relatórios de controle;
  • demonstrar pró atividade;
  • circular informações internas;
  • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
  • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
  • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
  • fornecer serviço de cofre;
  • averiguar agenda semanal de eventos;
  • demonstrar autonomia;
  • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
  • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
  • demonstrar senso de organização;
  • demonstrar entusiasmo;
  • coordenar equipe;
  • acionar serviço de higienização;
  • pré-cadastrar o cliente;
  • bloquear apartamento;
  • anotar telefonemas e recados;
  • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
  • oferecer auxílio para a bagagem;
  • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
  • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
  • agendar reservas / consultas dos clientes;
  • providenciar solicitações de reservas especiais;
  • demonstrar espírito de equipe;
  • imprimir listagem de pacientes internados;
  • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
  • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
  • interagir com os outros departamentos;
  • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
  • ouvir com atenção;
  • distribuir malotes;
  • planejar o dia seguinte;
  • demonstrar paciência;
  • oferecer transporte ao cliente;
  • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
  • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
  • pedir forma de garantia de pagamento;
  • demonstrar iniciativa;
  • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
  • emitir notas fiscais e recibos;
  • receber pagamentos;
  • internar o paciente;
  • acolher o cliente e passageiro;
  • transmitir recados e fax;
  • demonstrar eficiência;
  • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
  • atender o cliente com informações precisas;
  • entregar o crachá de visitante na entrada;
  • verificar mapa de internação cirúrgico;
  • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
  • verificar cadastro e reserva;
  • participar de reuniões na troca de turnos;
  • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
  • anunciar a chegada do cliente;
  • demonstrar respeito mútuo;


Setores que mais contratam Atendente de consultório médico no mercado de trabalho

  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
  • Laboratórios clínicos
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Planos de saúde
  • Atividades de fisioterapia
  • Atividades de psicologia e psicanálise
  • Atividades de serviços de complementação diagnóstica e terapêutica
  • Serviços de diagnóstico por imagem sem uso de radiação ionizante
  • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
  • Atividades de apoio à gestão de saúde
  • Atividades de profissionais da área de saúde
  • Outras atividades de atenção à saúde humana
  • Atividades de atenção ambulatorial
  • Atividades de fonoaudiologia




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Orientador sócio educativo