Salário para o cargo de Atendente de consultório médico
CBO 4221-10 > Recepcionistas

Atendente de consultório médico - Descrição, atividades e funções do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Atendente de consultório médico

Recepcionistas devem:

  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • observar normas internas de segurança;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • agendar serviços;
  • comunicar-se;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • planejar o cotidiano;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • agir com bom senso;
  • emitir notas fiscais e recibos;
  • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
  • entregar o crachá de visitante na entrada;
  • verificar o pedido de internação;
  • demonstrar pró atividade;
  • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
  • demonstrar autonomia;
  • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
  • transmitir recados e fax;
  • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
  • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
  • imprimir relatórios de controle;
  • verificar cadastro e reserva;
  • anotar telefonemas e recados;
  • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
  • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
  • encaminhar o cliente para os diversos setores;
  • identificar o espaço físico da empresa;
  • intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
  • oferecer auxílio para a bagagem;
  • pré-cadastrar o cliente;
  • demonstrar empatia;
  • verificar mapa de internação cirúrgico;
  • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
  • interagir com os outros departamentos;
  • demonstrar espírito de equipe;
  • registrar acompanhantes;
  • organizar malotes;
  • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
  • guardar volumes de prestadores de serviços;
  • participar de reuniões na troca de turnos;
  • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
  • demonstrar senso de organização;
  • agendar reservas / consultas dos clientes;
  • fornecer serviço de cofre;
  • avisar a enfermagem da chegada do paciente;
  • demonstrar paciência;
  • circular informações internas;
  • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
  • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
  • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
  • pedir forma de garantia de pagamento;
  • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
  • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
  • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
  • demonstrar iniciativa;
  • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
  • distribuir malotes;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • averiguar agenda semanal de eventos;
  • solicitar o serviço de manobrista;
  • providenciar solicitações de reservas especiais;
  • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
  • internar o paciente;
  • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
  • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
  • demonstrar interesse;
  • receber pagamentos;
  • anunciar a chegada do cliente;
  • atender o cliente com informações precisas;
  • bloquear apartamento;
  • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
  • acionar serviço de higienização;
  • acolher o cliente e passageiro;
  • demonstrar entusiasmo;
  • imprimir listagem de pacientes internados;
  • planejar o dia seguinte;
  • demonstrar eficiência;
  • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
  • ouvir com atenção;
  • oferecer transporte ao cliente;
  • coordenar equipe;
  • demonstrar respeito mútuo;
  • organizar materiais de trabalho;
  • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;


Setores que mais contratam Atendente de consultório médico no mercado de trabalho

  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
  • Laboratórios clínicos
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Planos de saúde
  • Atividades de fisioterapia
  • Atividades de psicologia e psicanálise
  • Atividades de serviços de complementação diagnóstica e terapêutica
  • Serviços de diagnóstico por imagem sem uso de radiação ionizante
  • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
  • Atividades de apoio à gestão de saúde
  • Atividades de profissionais da área de saúde
  • Outras atividades de atenção à saúde humana
  • Atividades de atenção ambulatorial
  • Atividades de fonoaudiologia




Profissões em Destaque: