Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
- Recepcionista
- Recepcionista de seguro saúde
- Recepcionista telefonista
- Recepcionista de hotel
- Recepcionista secretária
- Agente de tráfego
- Atendente de clínica médica
- Recepcionista de empresa de navegação aérea
- Recepcionista de consultório médico ou dentário
- Atendente de seguro saúde
- Recepcionista vendedor de passagens aéreas
- Recepcionista atendente
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Atendente de consultório médico
Recepcionistas devem:
- comunicar-se;
- observar normas internas de segurança;
- demonstrar competências pessoais;
- planejar o cotidiano;
- agendar serviços;
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
- fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
- organizar informações a serem prestadas;
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
Atividades
- verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
- identificar o espaço físico da empresa;
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- coordenar equipe;
- oferecer auxílio para a bagagem;
- oferecer transporte ao cliente;
- planejar o dia seguinte;
- intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
- avisar a enfermagem da chegada do paciente;
- cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
- demonstrar iniciativa;
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
- distribuir jornais, revistas, flores etc.;
- acionar alarme de segurança em caso de assalto;
- fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
- registrar acompanhantes;
- averiguar agenda semanal de eventos;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- fornecer serviço de cofre;
- pré-cadastrar o cliente;
- distribuir malotes;
- demonstrar interesse;
- agir com bom senso;
- organizar malotes;
- demonstrar empatia;
- fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
- imprimir relatórios de controle;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- entregar o crachá de visitante na entrada;
- verificar o pedido de internação;
- guardar volumes de prestadores de serviços;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- acolher o cliente e passageiro;
- organizar materiais de trabalho;
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- anunciar a chegada do cliente;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- internar o paciente;
- demonstrar autonomia;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- demonstrar eficiência;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- participar de reuniões na troca de turnos;
- demonstrar pró atividade;
- pedir forma de garantia de pagamento;
- demonstrar entusiasmo;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- verificar cadastro e reserva;
- anotar telefonemas e recados;
- demonstrar paciência;
- demonstrar senso de organização;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- interagir com os outros departamentos;
- ouvir com atenção;
- verificar mapa de internação cirúrgico;
- receber pagamentos;
- transmitir recados e fax;
- circular informações internas;
- agendar reservas / consultas dos clientes;
- solicitar o serviço de manobrista;
- providenciar solicitações de reservas especiais;
- atender o cliente com informações precisas;
- emitir notas fiscais e recibos;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
- demonstrar espírito de equipe;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
- acionar serviço de higienização;
- demonstrar respeito mútuo;
- auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
- imprimir listagem de pacientes internados;
- fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
- bloquear apartamento;
Setores que mais contratam Atendente de consultório médico no mercado de trabalho
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
- Laboratórios clínicos
- Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Planos de saúde
- Atividades de fisioterapia
- Atividades de psicologia e psicanálise
- Atividades de serviços de complementação diagnóstica e terapêutica
- Serviços de diagnóstico por imagem sem uso de radiação ionizante
- Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
- Atividades de apoio à gestão de saúde
- Atividades de profissionais da área de saúde
- Outras atividades de atenção à saúde humana
- Atividades de atenção ambulatorial
- Atividades de fonoaudiologia