Salário para o cargo de Atendente de consultório médico
CBO 4221-10 > Recepcionistas

Atendente de consultório médico - Descrição, atividades e funções do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Atendente de consultório médico

Recepcionistas devem:

  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • planejar o cotidiano;
  • agendar serviços;
  • observar normas internas de segurança;
  • comunicar-se;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • anotar telefonemas e recados;
  • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
  • registrar acompanhantes;
  • demonstrar pró atividade;
  • ouvir com atenção;
  • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
  • agendar reservas / consultas dos clientes;
  • demonstrar espírito de equipe;
  • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
  • verificar cadastro e reserva;
  • coordenar equipe;
  • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
  • circular informações internas;
  • demonstrar entusiasmo;
  • organizar malotes;
  • oferecer auxílio para a bagagem;
  • interagir com os outros departamentos;
  • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
  • oferecer transporte ao cliente;
  • demonstrar senso de organização;
  • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
  • imprimir relatórios de controle;
  • participar de reuniões na troca de turnos;
  • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
  • bloquear apartamento;
  • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
  • verificar mapa de internação cirúrgico;
  • demonstrar paciência;
  • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
  • averiguar agenda semanal de eventos;
  • pedir forma de garantia de pagamento;
  • distribuir malotes;
  • solicitar o serviço de manobrista;
  • demonstrar interesse;
  • planejar o dia seguinte;
  • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
  • entregar o crachá de visitante na entrada;
  • encaminhar o cliente para os diversos setores;
  • verificar o pedido de internação;
  • transmitir recados e fax;
  • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
  • demonstrar eficiência;
  • receber pagamentos;
  • pré-cadastrar o cliente;
  • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
  • avisar a enfermagem da chegada do paciente;
  • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
  • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
  • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
  • acionar serviço de higienização;
  • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
  • anunciar a chegada do cliente;
  • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
  • agir com bom senso;
  • identificar o espaço físico da empresa;
  • providenciar solicitações de reservas especiais;
  • imprimir listagem de pacientes internados;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
  • atender o cliente com informações precisas;
  • demonstrar empatia;
  • demonstrar autonomia;
  • fornecer serviço de cofre;
  • acolher o cliente e passageiro;
  • organizar materiais de trabalho;
  • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
  • demonstrar iniciativa;
  • intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
  • demonstrar respeito mútuo;
  • emitir notas fiscais e recibos;
  • internar o paciente;
  • guardar volumes de prestadores de serviços;
  • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
  • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
  • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
  • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;


Setores que mais contratam Atendente de consultório médico no mercado de trabalho

  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
  • Laboratórios clínicos
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Planos de saúde
  • Atividades de fisioterapia
  • Atividades de psicologia e psicanálise
  • Atividades de serviços de complementação diagnóstica e terapêutica
  • Serviços de diagnóstico por imagem sem uso de radiação ionizante
  • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
  • Atividades de apoio à gestão de saúde
  • Atividades de profissionais da área de saúde
  • Outras atividades de atenção à saúde humana
  • Atividades de atenção ambulatorial
  • Atividades de fonoaudiologia




Profissões em Destaque: