Salário para o cargo de Atacadista
CBO 1414-05 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Atacadista - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Atacadista

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • atender aos clientes;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • estruturar equipes de trabalho;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;

Atividades

  • agir com dinamismo;
  • elaborar plano de investimentos;
  • operar equipamentos de informática;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • atender agentes de fiscalização;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • manter apresentação pessoal;
  • gerir custos;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • buscar atualização profissional;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • determinar perfis profissionais;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • gerir investimentos;
  • orientar clientes;
  • medir resultados de treinamento;
  • expressar-se oralmente;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • exercer liderança;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • fazer orçamentos;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • definir perfil do consumidor final;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • demonstrar motivação;
  • entrevistar candidatos;
  • transferir numerário para o banco;
  • resolver reclamações de clientes;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • administrar remanejamentos;
  • gerir estoques;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • exercitar a autonomia;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • providenciar integração de funcionários;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • promover programas prevencionistas;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • propor compra de novos itens;
  • recepcionar mercadorias;
  • formular incentivos de produtividade;
  • examinar currículos;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • implantar técnicas de vendas;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • apreciar inovações organizacionais;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • revisar manuais de procedimentos;
  • captar recursos;
  • definir estratégias de terceirização;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • representar a empresa;
  • participar de reuniões;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • instruir subordinados;
  • cooperar na definição de projetos;
  • cobrar resultados;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • gerir compras;
  • contratar serviços;
  • designar equipe para projeto;
  • delegar atribuições;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • promover funcionários;
  • planejar compras e locações;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • remanejar leiaute;
  • elaborar normas e instruções;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • avaliar desempenho;
  • expressar-se gestualmente;
  • estimular a motivação das equipes;
  • analisar tendências do mercado;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);


Setores que mais contratam Atacadista no mercado de trabalho

  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Comércio atacadista de frutas, verduras, raízes, tubérculos, hortaliças e legumes frescos
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Fabricação de produtos de padaria e confeitaria com predominância de produção própria
  • Supermercados
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio atacadista de mercadorias em geral, sem predominância de alimentos ou de insumos agropecuários
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Comércio atacadista de leite e laticínios
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Restaurantes e similares
  • Fabricação de laticínios
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Fabricação de produtos de panificação industrial




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