Salário para o cargo de Assistente de diretoria
CBO 2523-05 > Secretárias(os) executivas(os)

Assistente de diretoria - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Assessoram os executivos no desempenho de suas funções,atendendo pessoas(cliente externo e interno), gerenciando informações, elaboram documentos, controlam correspondência física e eletrônica, prestam serviços em idioma estrangeiro, organizam eventos e viagens, supervisionam equipes de trabalho, gerem suprimentos, arquivam documentos físicos e eletrônicos auxiliando na execução de suas tarefas administrativas e em reuniões.

Quanto ganha um Assistente de diretoria

Um Assistente de diretoria trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.509,93 e R$ 6.955,59, com a média salarial de R$ 2.842,56 e o salário mediana em R$ 1.758,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Assistente de diretoria

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.842,56 34.110,68 710,64 13,35
1º Quartil 1.509,93 18.119,21 377,48 7,09
Salário Mediana 1.758,00 21.096,00 439,50 8,26
3º Quartil 5.304,63 63.655,53 1.326,16 24,91
Teto Salarial 6.955,59 83.467,04 1.738,90 32,66


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Profissionais de organização e administração de empresas
        • Secretárias(os) executivas(os)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.823 - 15.996 5.947,38 1.823,48 4.006,50 13.206,26 15.995,82
Brasília - DF 1.558 - 15.736 5.348,75 1.558,04 3.087,78 12.991,39 15.735,56
Belo Horizonte - MG 1.657 - 12.184 4.421,34 1.657,13 2.909,00 10.059,40 12.184,25
Goiânia - GO 1.425 - 6.331 2.531,25 1.424,70 1.700,00 5.227,12 6.331,24
Rio de Janeiro - RJ 1.565 - 17.897 5.926,75 1.564,65 3.500,00 14.775,83 17.896,93
Manaus - AM 1.488 - 7.210 2.858,31 1.488,16 2.000,00 5.952,58 7.209,94
Florianópolis - SC 1.726 - 9.776 4.770,45 1.726,06 4.603,00 8.071,38 9.776,29
Curitiba - PR 1.597 - 8.799 3.396,53 1.597,25 2.200,00 7.264,47 8.798,94
Cuiabá - MT 1.421 - 4.704 2.154,40 1.421,20 1.606,00 3.883,39 4.703,67
Porto Alegre - RS 1.583 - 11.360 4.130,26 1.583,31 2.574,00 9.378,56 11.359,59
Fortaleza - CE 1.436 - 8.151 3.165,07 1.436,30 2.136,00 6.729,19 8.150,59
Campo Grande - MS 1.429 - 4.181 2.057,17 1.428,92 1.625,00 3.451,95 4.181,11
Salvador - BA 1.500 - 9.565 3.877,54 1.500,04 2.769,50 7.896,74 9.564,77
Teresina - PI 1.437 - 5.836 2.975,72 1.436,51 2.853,24 4.818,25 5.836,01
Palmas - TO 1.412 - 3.639 1.865,78 1.412,00 1.500,00 3.004,58 3.639,23
São Luís - MA 1.463 - 8.449 3.667,51 1.462,51 2.810,00 6.975,40 8.448,81
Recife - PE 1.485 - 9.109 3.315,95 1.485,29 2.000,00 7.520,41 9.108,95
Uberlândia - MG 1.438 - 4.097 2.018,06 1.438,31 1.600,00 3.382,45 4.096,93
Belém - PA 1.416 - 6.982 2.836,99 1.416,30 2.100,00 5.764,47 6.982,09
Londrina - PR 1.544 - 4.716 2.264,71 1.544,07 1.800,00 3.893,42 4.715,83


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.557 - 11.496 4.002,01 1.556,55 2.200,00 9.491,55 11.496,45
Minas Gerais 1.412 - 5.762 2.343,49 1.412,00 1.550,00 4.757,10 5.761,94
Goiás 1.412 - 4.374 2.037,00 1.412,00 1.500,00 3.611,39 4.374,23
Rio Grande do Sul 1.481 - 5.125 2.302,85 1.481,32 1.713,00 4.231,04 5.124,76
Paraná 1.445 - 5.049 2.316,93 1.444,90 1.808,00 4.168,53 5.049,05
Santa Catarina 1.605 - 6.641 2.781,05 1.604,89 1.922,00 5.483,05 6.641,23
Mato Grosso 1.412 - 3.439 1.862,34 1.412,00 1.565,00 2.839,36 3.439,11
Rio de Janeiro 1.469 - 14.496 4.662,38 1.468,59 2.200,00 11.968,00 14.496,00
Distrito Federal 1.558 - 15.736 5.348,75 1.558,04 3.087,78 12.991,39 15.735,56
Mato Grosso do Sul 1.423 - 3.283 1.837,82 1.423,10 1.600,00 2.710,51 3.283,05
Bahia 1.412 - 6.224 2.466,07 1.412,00 1.520,00 5.138,22 6.223,57
Pará 1.412 - 4.128 1.993,92 1.412,00 1.519,00 3.408,47 4.128,44
Amazonas 1.461 - 7.113 2.829,69 1.460,62 2.000,00 5.872,31 7.112,71
Rondônia 1.412 - 3.165 1.775,41 1.412,00 1.506,00 2.612,70 3.164,58
Pernambuco 1.424 - 6.518 2.644,71 1.423,96 1.738,00 5.381,64 6.518,41
Maranhão 1.412 - 6.214 2.473,06 1.412,00 1.500,00 5.130,12 6.213,75
Ceará 1.412 - 7.555 2.911,26 1.412,04 1.802,00 6.237,72 7.555,32
Tocantins 1.412 - 3.232 1.760,61 1.412,00 1.440,00 2.668,18 3.231,79
Espírito Santo 1.423 - 4.923 2.185,19 1.423,49 1.549,50 4.064,16 4.922,63
Piauí 1.413 - 5.579 2.560,92 1.413,29 2.097,00 4.606,44 5.579,46
Rio Grande do Norte 1.412 - 8.422 3.157,84 1.412,00 1.956,50 6.953,30 8.422,04
Paraíba 1.413 - 5.295 2.234,75 1.412,57 1.510,00 4.371,24 5.294,58
Alagoas 1.412 - 6.491 2.486,09 1.412,00 1.500,00 5.359,10 6.491,10
Acre 1.412 - 3.945 1.998,23 1.412,00 1.524,00 3.257,05 3.945,04
Sergipe 1.412 - 5.524 2.251,72 1.412,00 1.500,00 4.560,60 5.523,93
Roraima 1.412 - 5.486 2.250,71 1.412,00 1.500,00 4.529,25 5.485,96
Amapá 1.412 - 4.773 2.191,46 1.412,00 1.706,00 3.940,30 4.772,61


Principais locais de trabalho

Secretárias(os) executivas(os) trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.


O que é preciso para trabalhar na área dos Secretárias(os) executivas(os)

O exercício desse cargo requer curso superior em secretariado em nivel de bacharelado ou tecnologia. O registro funcional no MTE é obrigatório. Para as secretárias bilíngües e trilíngües a fluência em dois ou três idiomas estrangeiros é fundamental. O pleno desenvolvimento das atividades ocorre após dois ou três anos de experiência.


Funções e atividades do Assistente de diretoria

Secretárias(os) executivas(os) devem:

  • prestar serviços em idioma estrangeiro;
  • gerir suprimentos;
  • elaborar documentos;
  • supervisionar equipes de trabalho;
  • gerenciar informações;
  • demonstrar competências pessoais;
  • arquivar documentos físicos e eletrônicos;
  • assessorar executivo(s) / Área(s);
  • controlar correspondência física e eletrônica;
  • atender pessoas (cliente externo e interno);
  • organizar eventos e viagens;

  • Atividades

    • conferir material;
    • anotar informações;
    • encaminhar documentos;
    • controlar malote;
    • comprar material, equipamento e mobiliário;
    • encaminhar ligações telefônicas;
    • despachar com o(s) executivo(s);
    • solicitar verbas;
    • elaborar base de dados;
    • monitorar o trabalho da equipe;
    • elaborar prestação de contas;
    • adaptar-se a mudanças;
    • avaliar a equipe;
    • elaborar lista de presença;
    • enviar correspondência;
    • programar as atividades da equipe;
    • acompanhar executivo(s) em evento(s) e viagens;
    • selecionar pessoal;
    • dar suporte a expatriados;
    • elaborar atas;
    • demonstrar iniciativa;
    • redigir documentos;
    • pesquisar local;
    • encaminhar pessoas;
    • elaborar documentação escolar;
    • administrar agenda do(s) executivo(s);
    • cobrar respostas;
    • transmitir recados;
    • divulgar informações;
    • controlar prazos;
    • administrar conflitos;
    • confeccionar clippings;
    • receber correspondência;
    • trabalhar sob pressão;
    • filtrar ligações telefônicas;
    • estabelecer atribuições da equipe;
    • datilografar documentos;
    • demonstrar dinamismo;
    • utilizar a tabela de temporalidade;
    • escolher cardápio;
    • colher assinatura;
    • elaborar ficha de avaliação;
    • encaminhar certificados;
    • confirmar presença;
    • recepcionar pessoas;
    • adaptar espaço para armazenagem;
    • formular pedidos de compra;
    • transcrever textos;
    • pesquisar informações e dados;
    • prestar serviço de intérprete;
    • contratar serviços de terceiros;
    • determinar a forma de arquivo (disquete, microfilmagem);
    • formatar documentos;
    • providenciar documentação legal do executivo (passaporte, vistos);
    • requisitar material;
    • elaborar planilhas e gráficos;
    • transmitir fax;
    • contratar expositores e palestrantes;
    • reproduzir documentos;
    • estabelecer cronograma de atividades;
    • administrar pendências;
    • cancelar compromissos;
    • cobrar ações;
    • preparar sala/local;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • dar suporte em reuniões;
    • levantar necessidades de material;
    • demonstrar sensibilidade;
    • anotar recados;
    • cobrar relatórios;
    • ordenar documentos;
    • protocolar correspondência;
    • monitorar horários de entrada e saída;
    • demonstrar discrição;
    • secretariar reuniões;
    • triar correspondência;
    • tomar ditados;
    • revisar traduções;
    • demonstrar proatividade;
    • providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio;
    • preparar apresentações;
    • providenciar passagens, hospedagem e transporte local;
    • orientar pessoas;
    • fornecer informações;
    • redigir documentos em idioma estrangeiro;
    • fazer checklist;
    • fazer ligações telefônicas;
    • direcionar informações;
    • ler documentos;
    • controlar cronogramas;
    • atualizar arquivos;
    • priorizar compromissos e ligações telefônicas;
    • registrar correspondência;
    • classificar documentos;
    • arquivar correspondência;
    • capacitar equipe;
    • manter atualizado o banco de dados;
    • enviar convite ou convocação;
    • administrar arquivos;
    • assinar documentação escolar;
    • dar suporte durante o evento;
    • reservar sala/local;
    • prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados;
    • trabalhar em equipe;
    • demonstrar paciência;
    • autorizar entrada/permanência de visitantes e terceiros;
    • consultar profissionais de outras áreas;
    • traduzir documentos;
    • atender pedidos e solicitações;
    • atender ligações telefônicas;
    • administrar estresse;
    • elaborar convites e convocações;
    • acompanhar contratos e garantias;
    • definir horários;
    • sintetizar textos em idioma estrangeiro;
    • identificar o assunto;
    • elaborar relatórios;
    • demonstrar senso de organização;
    • marcar compromissos;
    • acompanhar processos;
    • cadastrar documentos;
    • ciceronear visitas;
    • cotar preços;
    • identificar a natureza do documento;
    • demonstrar espírito de liderança;
    • demonstrar capacidade de retórica;
    • digitar documentos;
    • contornar situações adversas;


    Setores que mais contratam Assistente de diretoria no mercado de trabalho

    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Serviços advocatícios
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Administração pública em geral
    • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Operador de reator nuclear
    Operadores de instalações de geração e distribuição de energia elétrica, hidráulica, térmica ou nuclear

    Operador de reator nuclear