Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Comunicadores, artistas e religiosos
- Profissionais de espetáculos e das artes
- Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular)
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) trabalham nas áreas de criação, pesquisa e ensino. Suas atividades são sempre realizadas em equipe e podem se desenvolver tanto em companhias estáveis de bailado, em que predominam os vínculos formais de trabalho, estabilidade no emprego e possibilidade de construir uma carreira, como em cooperativas ou como autônomos, realizando produções independentes. Esta última é a situação da grande maioria dos profissionais, os quais, em geral, se auto- financiam, costumeiramente, exercendo atividades como professores, terapeutas etc. concomitantemente à dança.
O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular)
O exercício das ocupações da família não exige escolaridade formal determinada, embora siga-se a tendência que vem ocorrendo no mundo das artes em geral, rumo à profissionalização. Nesse sentido, torna-se-á cada vez mais desejável que o profissional tenha curso superior na área. Para o exercício pleno das atividades, requer-se mais de cinco anos de experiência.
Funções e atividades do Assistente de coreografia
Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) devem:
- pesquisar movimentos, gestos e dança;
- concretizar projeto cênico realizando montagem da obra coreográfica;
- preparar o corpo para dança;
- realizar apresentação pública de dança;
- ensaiar coreografia;
- conceber projeto cênico em dança;
- demonstrar competências pessoais;
Atividades
- memorizar sequência de movimentos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
- supervisionar equipe de maquiagem e caracterização;
- selecionar elenco;
- coordenar equipes de criação;
- memorizar movimentos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
- conhecer seus limites psicofísicos;
- participar de provas de figurino, maquiagem e adereços;
- desenvolver capacidade de observação e percepção;
- trabalhar em equipe;
- supervisionar equipe de bailarinos;
- demonstrar conhecimento dos componentes do espetáculo (espaço cênico, luzes);
- memorizar situações em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
- liderar equipes;
- experimentar o uso de objetos na dança;
- selecionar equipe artística;
- adaptar-se a situações imprevistas;
- transpor ideias, imagens, sensações em linguagem coreográfica;
- incorporar diferentes linguagens artísticas;
- participar de sessões de registro e gravação de imagens;
- gerir projeto em conjunto com produção executiva e direção artística;
- reelaborar gestos, passos e sequências;
- transmitir proposta coreográfica a diferentes elencos;
- avaliar natureza e nível de dificuldade dos movimentos;
- desenvolver consciência cinesiológica;
- apreender proposta coreográfica;
- supervisionar equipe de adereços e figurinos;
- desenvolver habilidades para maquiagem, caracterização e uso de adereços;
- interagir com parceiros de dança;
- recriar passos codificados;
- desenvolver sensibilidade artística;
- supervisionar equipe de iluminação;
- memorizar ações em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
- participar de ensaios gerais;
- manter corpo preparado;
- supervisionar equipe de multimídia;
- conceber soluções cênicas;
- supervisionar equipe de música;
- gerir estratégias de difusão do projeto em conjunto com produção e direção (mídia, imprensa etc);
- elaborar ações físicas no espaço e no tempo;
- supervisionar equipe de cenografia;
- memorizar gestos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
- configurar elementos da dança (espaço, tempo, formas, movimento, etc);
- fazer marcações de luz, som, cena, espaço;
- definir realização do projeto em conjunto com produção executiva e direção artística;
- experimentar ações, passos, gestos e movimentos;
- registrar gestos, passos e sequências;