Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Alheiro (comércio atacadista)
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- atender aos clientes;
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
- gerir recursos materiais e financeiros;
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
- assessorar diretoria e setores da empresa;
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
- demonstrar competências pessoais;
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
- estruturar equipes de trabalho;
Atividades
- exercitar a autonomia;
- operar equipamentos de informática;
- expressar-se oralmente;
- orientar clientes;
- cobrar resultados;
- expressar-se gestualmente;
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- gerir estoques;
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- administrar conflitos entre funcionários;
- estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
- administrar remanejamentos;
- recomendar promoção de funcionários;
- contratar serviços;
- divulgar mercadorias e serviços;
- transferir numerário para o banco;
- designar equipe para projeto;
- colaborar na definição de epi e epc;
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- gerir investimentos;
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- negociar preços e condições de pagamento;
- prover ações de preservação ambiental;
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- acompanhar rotinas administrativas;
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- elaborar plano de investimentos;
- definir estratégias de terceirização;
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- agir com dinamismo;
- monitorar o andamento de projetos;
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- fazer orçamentos;
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- liberar mercadorias para entrega;
- demonstrar motivação;
- representar a empresa;
- manter apresentação pessoal;
- exercer liderança;
- captar recursos;
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- implantar técnicas de vendas;
- estimular a motivação das equipes;
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- revisar manuais de procedimentos;
- promover funcionários;
- atender agentes de fiscalização;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- formular incentivos de produtividade;
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- gerir custos;
- elaborar normas e instruções;
- determinar perfis profissionais;
- planejar compras e locações;
- acompanhar a execução orçamentária;
- buscar atualização profissional;
- propor compra de novos itens;
- argumentar com convicção (persuasão);
- prestar assistência social aos funcionários;
- participar de reuniões;
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- delegar atribuições;
- gerir compras;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- gerenciar contratos de serviços;
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- realizar reuniões com a equipe;
- avaliar desempenho;
- promover programas prevencionistas;
- instruir subordinados;
- recepcionar mercadorias;
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- providenciar integração de funcionários;
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- entrevistar candidatos;
- analisar tendências do mercado;
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- implementar reciclagem de funcionários;
- resolver reclamações de clientes;
- cooperar na definição de projetos;
- remanejar leiaute;
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- apreciar inovações organizacionais;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- examinar currículos;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- definir perfil do consumidor final;
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- controlar o cumprimento de normas;
- zelar pela organização do local de trabalho;
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- medir resultados de treinamento;
Setores que mais contratam Alheiro (comércio atacadista) no mercado de trabalho
- Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
- Comércio atacadista de frutas, verduras, raízes, tubérculos, hortaliças e legumes frescos
- Minimercados, mercearias e armazéns
- Fabricação de produtos de padaria e confeitaria com predominância de produção própria
- Supermercados
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Padaria e confeitaria com predominância de revenda
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
- Locação de mão-de-obra temporária
- Comércio atacadista de mercadorias em geral, sem predominância de alimentos ou de insumos agropecuários
- Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
- Comércio atacadista de leite e laticínios
- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Comércio varejista de materiais de construção em geral
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Restaurantes e similares
- Fabricação de laticínios
- Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
- Fabricação de produtos de panificação industrial