Salário para o cargo de Alheiro (comércio atacadista)
CBO 1414-05 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Alheiro (comércio atacadista) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Alheiro (comércio atacadista)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atender aos clientes;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • estruturar equipes de trabalho;

Atividades

  • monitorar o andamento de projetos;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • expressar-se gestualmente;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • representar a empresa;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • expressar-se oralmente;
  • gerir custos;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • buscar atualização profissional;
  • demonstrar motivação;
  • entrevistar candidatos;
  • designar equipe para projeto;
  • transferir numerário para o banco;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • revisar manuais de procedimentos;
  • elaborar normas e instruções;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • delegar atribuições;
  • exercer liderança;
  • exercitar a autonomia;
  • orientar clientes;
  • implantar técnicas de vendas;
  • medir resultados de treinamento;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • examinar currículos;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • cooperar na definição de projetos;
  • captar recursos;
  • analisar tendências do mercado;
  • definir perfil do consumidor final;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • recepcionar mercadorias;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • recomendar promoção de funcionários;
  • gerir estoques;
  • determinar perfis profissionais;
  • cobrar resultados;
  • gerir compras;
  • administrar remanejamentos;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • participar de reuniões;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • elaborar plano de investimentos;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • agir com dinamismo;
  • contratar serviços;
  • remanejar leiaute;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • promover funcionários;
  • estimular a motivação das equipes;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • propor compra de novos itens;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • atender agentes de fiscalização;
  • instruir subordinados;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • operar equipamentos de informática;
  • providenciar integração de funcionários;
  • planejar compras e locações;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • manter apresentação pessoal;
  • formular incentivos de produtividade;
  • definir estratégias de terceirização;
  • promover programas prevencionistas;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • fazer orçamentos;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • avaliar desempenho;
  • gerir investimentos;
  • resolver reclamações de clientes;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);


Setores que mais contratam Alheiro (comércio atacadista) no mercado de trabalho

  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Comércio atacadista de frutas, verduras, raízes, tubérculos, hortaliças e legumes frescos
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Fabricação de produtos de padaria e confeitaria com predominância de produção própria
  • Supermercados
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio atacadista de mercadorias em geral, sem predominância de alimentos ou de insumos agropecuários
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Comércio atacadista de leite e laticínios
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Restaurantes e similares
  • Fabricação de laticínios
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Fabricação de produtos de panificação industrial




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