Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Alheiro (comércio atacadista)
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- atender aos clientes;
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
- demonstrar competências pessoais;
- estruturar equipes de trabalho;
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
- assessorar diretoria e setores da empresa;
- gerir recursos materiais e financeiros;
Atividades
- providenciar integração de funcionários;
- promover funcionários;
- planejar compras e locações;
- entrevistar candidatos;
- revisar manuais de procedimentos;
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- medir resultados de treinamento;
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- expressar-se oralmente;
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- demonstrar motivação;
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- implantar técnicas de vendas;
- definir estratégias de terceirização;
- administrar remanejamentos;
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- controlar o cumprimento de normas;
- atender agentes de fiscalização;
- administrar conflitos entre funcionários;
- expressar-se gestualmente;
- operar equipamentos de informática;
- gerir estoques;
- instruir subordinados;
- acompanhar a execução orçamentária;
- designar equipe para projeto;
- analisar tendências do mercado;
- resolver reclamações de clientes;
- propor compra de novos itens;
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- gerir custos;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- buscar atualização profissional;
- orientar clientes;
- delegar atribuições;
- estimular a motivação das equipes;
- participar de reuniões;
- transferir numerário para o banco;
- representar a empresa;
- implementar reciclagem de funcionários;
- acompanhar rotinas administrativas;
- apreciar inovações organizacionais;
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- monitorar o andamento de projetos;
- examinar currículos;
- gerenciar contratos de serviços;
- argumentar com convicção (persuasão);
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- contratar serviços;
- cooperar na definição de projetos;
- realizar reuniões com a equipe;
- estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- gerir compras;
- recepcionar mercadorias;
- gerir investimentos;
- prestar assistência social aos funcionários;
- elaborar normas e instruções;
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- exercitar a autonomia;
- avaliar desempenho;
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- negociar preços e condições de pagamento;
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- remanejar leiaute;
- formular incentivos de produtividade;
- divulgar mercadorias e serviços;
- promover programas prevencionistas;
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- determinar perfis profissionais;
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- prover ações de preservação ambiental;
- exercer liderança;
- manter apresentação pessoal;
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- liberar mercadorias para entrega;
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- agir com dinamismo;
- definir perfil do consumidor final;
- zelar pela organização do local de trabalho;
- fazer orçamentos;
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- captar recursos;
- elaborar plano de investimentos;
- cobrar resultados;
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- colaborar na definição de epi e epc;
- recomendar promoção de funcionários;
Setores que mais contratam Alheiro (comércio atacadista) no mercado de trabalho
- Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
- Comércio atacadista de frutas, verduras, raízes, tubérculos, hortaliças e legumes frescos
- Minimercados, mercearias e armazéns
- Fabricação de produtos de padaria e confeitaria com predominância de produção própria
- Supermercados
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Padaria e confeitaria com predominância de revenda
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
- Locação de mão-de-obra temporária
- Comércio atacadista de mercadorias em geral, sem predominância de alimentos ou de insumos agropecuários
- Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
- Comércio atacadista de leite e laticínios
- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Comércio varejista de materiais de construção em geral
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Restaurantes e similares
- Fabricação de laticínios
- Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
- Fabricação de produtos de panificação industrial