Salário para o cargo de Alfarrabista (comércio varejista)
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Alfarrabista (comércio varejista) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Alfarrabista (comércio varejista)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atender aos clientes;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;

Atividades

  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • promover funcionários;
  • gerir compras;
  • remanejar leiaute;
  • gerir investimentos;
  • expressar-se gestualmente;
  • elaborar plano de investimentos;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • participar de reuniões;
  • administrar remanejamentos;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • examinar currículos;
  • cooperar na definição de projetos;
  • providenciar integração de funcionários;
  • operar equipamentos de informática;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • definir perfil do consumidor final;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • recepcionar mercadorias;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • formular incentivos de produtividade;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • designar equipe para projeto;
  • exercer liderança;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • representar a empresa;
  • entrevistar candidatos;
  • resolver reclamações de clientes;
  • demonstrar motivação;
  • analisar tendências do mercado;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • manter apresentação pessoal;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • determinar perfis profissionais;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • propor compra de novos itens;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • avaliar desempenho;
  • elaborar normas e instruções;
  • orientar clientes;
  • exercitar a autonomia;
  • instruir subordinados;
  • captar recursos;
  • gerir estoques;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • cobrar resultados;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • implantar técnicas de vendas;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • medir resultados de treinamento;
  • gerir custos;
  • qualificar fornecedores;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • atender agentes de fiscalização;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • fazer orçamentos;
  • contratar serviços;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • definir estratégias de terceirização;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • promover programas prevencionistas;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • delegar atribuições;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • agir com dinamismo;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • buscar atualização profissional;
  • expressar-se oralmente;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • transferir numerário para o banco;
  • estimular a motivação das equipes;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • planejar compras e locações;


Setores que mais contratam Alfarrabista (comércio varejista) no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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