Salário para o cargo de Agente de apoio socioeducativo
CBO 5153-25 > Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

Agente de apoio socioeducativo - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Visam garantir a atenção, defesa e proteção a pessoas em situações de risco pessoal,social e a adolescentes em conflito com a lei. Procuram assegurar seus direitos, abordando-as, sensibilizando-as e identificando suas necessidades e demandas. Controlam o acesso de pessoas e veículos em unidade penal e Conduzem presos ou internados para desenvolvimento de atividades culturais, esportivas, escolares, laborativas, recreativas e ressocializadoras,.

Quanto ganha um Agente de apoio socioeducativo

Um Agente de apoio socioeducativo trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.703,63 e R$ 3.751,00, com a média salarial de R$ 2.157,91 e o salário mediana em R$ 2.100,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Agente de apoio socioeducativo

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.157,91 25.894,95 539,48 10,51
1º Quartil 1.703,63 20.443,54 425,91 8,30
Salário Mediana 2.100,00 25.200,00 525,00 10,23
3º Quartil 2.860,67 34.328,06 715,17 13,94
Teto Salarial 3.751,00 45.011,99 937,75 18,28


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Trabalhadores dos serviços de saúde
        • Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.609 - 4.731 2.461,10 1.608,90 2.173,00 3.905,71 4.730,72
Niterói - RJ 1.804 - 2.544 2.025,93 1.803,71 2.100,00 2.100,00 2.543,58
Rio de Janeiro - RJ 1.430 - 3.075 1.899,33 1.430,10 1.796,00 2.538,77 3.075,03
Belo Horizonte - MG 1.893 - 3.398 2.278,73 1.892,90 2.189,00 2.805,07 3.397,58
Santo André - SP 1.721 - 2.551 1.871,58 1.721,28 1.827,00 2.106,08 2.550,95
Divinésia - MG 1.419 - 2.284 1.596,64 1.419,04 1.562,00 1.885,68 2.283,99
Juiz de Fora - MG 1.900 - 3.854 2.442,65 1.900,00 1.900,00 3.182,00 3.854,13
Porto Alegre - RS 1.591 - 3.044 1.951,15 1.591,40 1.861,00 2.513,01 3.043,83
Manaus - AM 1.412 - 1.789 1.428,24 1.412,00 1.412,00 1.476,95 1.788,92
Uberaba - MG 1.421 - 3.465 2.058,79 1.421,28 1.900,00 2.861,00 3.465,33
Ribeirão das Neves - MG 1.687 - 2.162 1.732,88 1.686,97 1.700,00 1.785,00 2.162,05
Canoas - RS 1.426 - 2.048 1.521,74 1.426,12 1.487,00 1.690,94 2.048,12
Uberlândia - MG 1.900 - 3.465 2.212,46 1.900,00 1.900,00 2.861,00 3.465,33
Governador Valadares - MG 1.900 - 6.713 3.322,79 1.900,00 3.182,00 5.542,00 6.712,64
Gravatai - RS 1.412 - 2.211 1.619,05 1.412,00 1.567,50 1.825,58 2.211,20
Salvador - BA 1.412 - 3.162 1.701,58 1.412,00 1.412,00 2.610,85 3.162,34
Patos de Minas - MG 1.883 - 3.465 2.311,82 1.883,33 1.900,00 2.861,00 3.465,33
Ipatinga - MG 1.819 - 3.854 2.370,53 1.819,27 1.900,00 3.182,00 3.854,13
Muriaé - MG 1.873 - 3.854 2.460,22 1.872,73 1.900,00 3.182,00 3.854,13
Patrocínio - MG 1.900 - 3.465 2.321,11 1.900,00 1.900,00 2.861,00 3.465,33


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.447 - 2.815 1.959,92 1.447,38 2.100,00 2.324,07 2.814,99
Minas Gerais 1.679 - 3.895 2.269,56 1.678,63 2.120,00 3.215,67 3.894,92
São Paulo 1.620 - 4.574 2.426,46 1.619,89 2.173,00 3.776,38 4.574,06
Rio Grande do Sul 1.439 - 2.623 1.738,03 1.439,29 1.724,00 2.165,82 2.623,30
Paraná 1.413 - 2.885 1.872,08 1.413,28 1.861,00 2.381,64 2.884,71
Bahia 1.412 - 3.313 1.744,24 1.412,00 1.412,00 2.735,29 3.313,06
Amazonas 1.412 - 1.789 1.428,24 1.412,00 1.412,00 1.476,95 1.788,92
Ceará 1.523 - 5.661 2.346,46 1.523,08 1.586,20 4.673,69 5.660,92
Goiás 1.795 - 2.538 1.939,08 1.794,92 1.933,00 2.095,38 2.537,99
Espírito Santo 1.561 - 3.229 1.982,91 1.561,37 1.955,00 2.666,00 3.229,14
Rio Grande do Norte 1.530 - 2.690 1.726,99 1.530,00 1.530,00 2.220,86 2.689,97
Distrito Federal 1.586 - 3.246 1.846,75 1.586,40 1.608,00 2.679,60 3.245,61
Roraima 1.773 - 3.067 2.231,99 1.773,00 2.293,00 2.532,00 3.066,83
Mato Grosso 1.412 - 2.846 1.736,71 1.412,00 1.412,00 2.350,00 2.846,39
Santa Catarina 2.371 - 4.413 3.388,65 2.371,24 3.643,00 3.643,00 4.412,51
Pernambuco 1.412 - 2.226 1.527,93 1.412,00 1.457,00 1.838,00 2.226,24
Maranhão 2.163 - 2.659 2.171,08 2.163,00 2.163,00 2.195,33 2.659,05
Rondônia 2.100 - 3.028 2.276,80 2.100,00 2.184,00 2.500,00 3.028,08


Principais locais de trabalho

Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei o trabalho é exercido em instituições ou nas ruas. As atividades são exercidas com alguma forma de supervisão, geralmente em equipes multidisciplinares. Os horários de trabalho são variados: tempo integral, revezamento de turno ou períodos determinados. Os trabalhores desta família ocupacional lidam diariamente com situações de risco,assistindo indivíduos com alteração de comportamento, agressividade e em vulnerabilidade.


O que é preciso para trabalhar na área dos Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

O acesso às ocupações da família é livre sem requisitos de escolaridade. No caso do Monitor de ressocialização prisional, exige-se segundo grau completo e curso básico. No caso dos socioeducadores, exige-se o segundo grau completo. Para a ocupação de conselheiro tutelar observa-se uma diversidade bastante acentuada no que diz respeito à escolaridade,que pode variar de ensino fundamental incompleto à superior completo. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Agente de apoio socioeducativo

Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei devem:

  • identificar necessidades/demandas;
  • desenvolver atividades socioeducativas;
  • abordar assistidos/usuários/educandos/ internos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • planejar trabalho;
  • avaliar processo de trabalho;
  • desenvolver ações para garantir direitos dos assistidos/usuários /educandos/ internos;
  • sensibilizar assistidos/usuários/ internos;

  • Atividades

    • realizar atividades artísticas;
    • alterar estratégias;
    • acompanhar reinserção familiar e social dos assistidos/usuários;
    • receber pedidos de ajuda da família;
    • apontar alternativas;
    • registrar ocorrências;
    • notificar pessoas e entidades;
    • acolher educando;
    • demonstrar pró atividade;
    • estabelecer cronograma;
    • identificar público-alvo;
    • analisar práticas;
    • mapear público-alvo;
    • encaminhar documentação oficial;
    • estabelecer parcerias com entidades públicas e/ou privadas;
    • avaliar o comportamento dos internos;
    • solicitar resgate de assistidos/usuários/ internos;
    • encaminhar assistidos/usuários / internos/ familiares a entidades e serviços;
    • servir de exemplo;
    • conferir o número de internos nas celas;
    • subsidiar as equipes técnicas com informações sobre os internos;
    • participar de equipes multidisciplinares;
    • trocar experiências;
    • conscientizar sobre riscos;
    • avaliar ações;
    • dialogar com assistidos/usuários/educandos;
    • recepcionar educando/ interno;
    • verificar a ocorrência de violação de direitos;
    • pesquisar histórico familiar;
    • dialogar com familiares e/ou vizinhança;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • aconselhar mudanças de comportamento;
    • acompanhar assistidos/usuários/educandos/ internos a atendimentos;
    • monitorar comportamento;
    • avaliar a produtividade dos internos;
    • realizar atividades recreativas e esportivas;
    • planejar eventos;
    • aproximar-se dos assistidos/usuários;
    • realizar atividades voltadas para a espiritualidade;
    • demonstrar capacidade de compreensão;
    • assessorar poder público na implantação de programas e projetos;
    • demonstrar facilidade de comunicação;
    • estabelecer roteiro de visitas;
    • receber informações sobre violação de direitos;
    • percorrer perímetros e áreas;
    • despertar esperança;
    • criar vínculos;
    • avaliar adesão ao tratamento;
    • despertar aptidões, habilidades;
    • inspirar confiança;
    • realizar reuniões para avaliação dos assistidos/usuários;
    • verificar o conteúdo das correspondências dos internos ( recebidas e enviadas);
    • exercitar atividade de escuta;
    • definir metodologia de trabalho;
    • receber demanda espontânea;
    • convidar assistidos/usuários para participar de atividade socioeducativa;
    • observar necessidades de assistidos/usuários/educandos;
    • demonstrar autocontrole;
    • avistar assistidos/usuários;
    • demonstrar coragem;
    • demonstrar criatividade;
    • participar da elaboração do diagnóstico polidimensional;
    • cadastrar assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • identificar direito violado dos assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • realizar atividades de lazer e cultura;
    • agendar visitas;
    • realizar atividades de laborterapia;
    • acompanhar a rotina diária do educando/ interno;
    • agir sob pressão;
    • tomar decisões;
    • fiscalizar entidades de atendimento a crianças e adolescentes;
    • observar comportamento de assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • solicitar encaminhamento de educandos/ internos;
    • buscar identificação e empatia;
    • avaliar reinserção dos assistidos/usuários;
    • demonstrar persistência;
    • definir objetivos;
    • levantar dados estatísticos;
    • definir estratégias;
    • contornar situações adversas;
    • elaborar relatórios de atendimento e acompanhamento;
    • revistar as celas;
    • orientar assistidos/usuários/ internos/ familiares e educandos sobre e os direitos e/ou deveres;
    • requisitar serviços;
    • definir rotina administrativa;
    • verificar denúncias;
    • analisar casos;
    • realizar atividades utilizando cão;
    • desenvolver dinâmica de grupo;
    • realizar procedimentos de segurança;
    • despertar nos assistidos/usuários/educandos desejo para mudar de vida;
    • administrar conflitos;
    • permanecer em estado de alerta;
    • participar do planejamento de revista geral (surpresa);
    • analisar resultados;
    • fazer recâmbio de assistidos/usuários/educandos;
    • resgatar autoestima;
    • participar da elaboração das normas;
    • participar da elaboração de questionários;
    • realizar visitas domiciliares;
    • passar o plantão;
    • conduzir internos para as atividades pedagógicas, laboral e de lazer;
    • realizar terapias em grupo;
    • respeitar diferenças;
    • avaliar a adesão a medida socioeducativa;
    • participar do planejamento do trabalho (ppp, pia, etc);
    • preencher documentos;
    • conscientizar sobre regras e normas;
    • assumir riscos;
    • acompanhar educandos e/ou técnicos em visitas domiciliares;
    • acompanhar visitantes ( familiares, advogados);
    • mapear perímetros ou áreas;
    • denunciar situação de risco;
    • informar sobre a violação das regras pelos internos;
    • revistar o interno e visitantes;
    • atender solicitações dos assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • definir metas;
    • identificar se os internos estão sendo atendidos;
    • construir hábitos;
    • realizar acompanhamento pedagógico;
    • informar ministério público e/ou poder judiciário os direitos violados;
    • desenvolver oficinas;
    • resgatar assistidos/usuários/ internos;
    • identificar internos em situação de risco;
    • aconselhar assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • receber denúncias;
    • acompanhar educando nas atividades socioeducativas;
    • demonstrar flexibilidade;
    • trabalhar em equipe;
    • demonstrar entusiasmo;
    • realizar atividades pedagógicas lúdicas;
    • abrir procedimento de atendimento;
    • realizar rondas;
    • fazer devolutiva;
    • acompanhar reuniões socioeducativas;


    Setores que mais contratam Agente de apoio socioeducativo no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
    • Instalação e manutenção elétrica
    • Administração pública em geral
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Atividades de limpeza
    • Educação infantil - creche
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Atividades associativas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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