Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Artistas de circo (circenses)
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.
O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)
Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Acrobata
Artistas de circo (circenses) devem:
- apresentar o número;
- ensaiar o número;
- comunicar-se;
- produzir o número;
- ensinar arte e técnica circense;
- inventar números;
- vender o espetáculo ou número;
- demonstrar competências pessoais;
Atividades
- respeitar ética profissional;
- perceber as habilidades dos alunos;
- confeccionar o aparelho;
- estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
- divulgar o espetáculo ou número;
- adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
- avaliar custos para fazer preço do trabalho;
- respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
- misturar os números criando outros;
- adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
- obedecer os comandos dos tempos dos truques;
- frequentar cursos de atualização;
- demonstrar determinação para aprender;
- conquistar empatia do público;
- selecionar música;
- desmontar o aparelho;
- realizar números testes para divulgação ou contratação;
- introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
- criar guarda roupa;
- pesquisar possibilidades de expressão artística;
- pesquisar movimentos corporais;
- adequar o número ao biótipo e aparelho;
- avaliar o potencial físico do aluno;
- pesquisar aparelhos;
- estabelecer comunicação com a cidade;
- definir equipamentos de segurança;
- incorporar diferentes linguagens artísticas;
- errar truques para valorização do trabalho;
- pesquisar materiais;
- estimular o desenvolvimento físico do aluno;
- aprender a profissão ensaiando;
- fazer concentração;
- preparar a entrada do artista;
- incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
- aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
- fazer alongamento;
- intercambiar informações com escolas de circo;
- pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
- desenvolver disciplina;
- providenciar material impresso para divulgação;
- montar o aparelho;
- colaborar na divulgação do espetáculo;
- adquirir técnicas para cair;
- assimilar os tempos na realização dos truques;
- repetir o número aperfeiçoando técnicas;
- demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
- lidar com imprevistos de forma criativa;
- propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
- definir coreografia;
- criar maquiagem;
- desenvolver consciência dos riscos profissionais;
- fazer aquecimento;
- adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
- estabelecer comunicação com o público;
- trabalhar em equipe;
- respeitar o aparelho de outro artista;
- motivar os alunos;
- transmitir ética circense;
- sincronizar luz e som com a representação;
- buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
- trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
- respeitar relações de trabalho;
- utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
- observar o trabalho de outros profissionais do circo;
- intercambiar informações com outras áreas artísticas;
- pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
- pesquisar tecnologias;
- combinar códigos para informar imprevistos;
- intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
- dar entrevistas;
- preparar material, aparelho e objetos para o número;
- pesquisar truques;
- dominar técnicas circenses do seu número;
- criar aparelhos (materiais de trabalho);
- demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
- investigar o valor do trabalho circense no mercado;
- frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
Setores que mais contratam Acrobata no mercado de trabalho
- Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares