Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Artistas de circo (circenses)
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.
O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)
Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Acrobata
Artistas de circo (circenses) devem:
- ensaiar o número;
- inventar números;
- comunicar-se;
- demonstrar competências pessoais;
- apresentar o número;
- produzir o número;
- ensinar arte e técnica circense;
- vender o espetáculo ou número;
Atividades
- perceber as habilidades dos alunos;
- fazer alongamento;
- pesquisar tecnologias;
- introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
- aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
- intercambiar informações com outras áreas artísticas;
- combinar códigos para informar imprevistos;
- incorporar diferentes linguagens artísticas;
- buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
- sincronizar luz e som com a representação;
- pesquisar aparelhos;
- trabalhar em equipe;
- selecionar música;
- estabelecer comunicação com a cidade;
- montar o aparelho;
- pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
- adquirir técnicas para cair;
- pesquisar truques;
- investigar o valor do trabalho circense no mercado;
- dar entrevistas;
- preparar material, aparelho e objetos para o número;
- pesquisar materiais;
- trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
- demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
- respeitar o aparelho de outro artista;
- demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
- avaliar o potencial físico do aluno;
- estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
- desenvolver consciência dos riscos profissionais;
- pesquisar possibilidades de expressão artística;
- confeccionar o aparelho;
- obedecer os comandos dos tempos dos truques;
- lidar com imprevistos de forma criativa;
- frequentar cursos de atualização;
- motivar os alunos;
- intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
- criar maquiagem;
- estimular o desenvolvimento físico do aluno;
- colaborar na divulgação do espetáculo;
- demonstrar determinação para aprender;
- divulgar o espetáculo ou número;
- preparar a entrada do artista;
- frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
- criar guarda roupa;
- observar o trabalho de outros profissionais do circo;
- desmontar o aparelho;
- desenvolver disciplina;
- definir equipamentos de segurança;
- adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
- fazer concentração;
- realizar números testes para divulgação ou contratação;
- dominar técnicas circenses do seu número;
- conquistar empatia do público;
- avaliar custos para fazer preço do trabalho;
- respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
- definir coreografia;
- aprender a profissão ensaiando;
- adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
- repetir o número aperfeiçoando técnicas;
- adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
- errar truques para valorização do trabalho;
- propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
- respeitar ética profissional;
- pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
- pesquisar movimentos corporais;
- utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
- fazer aquecimento;
- estabelecer comunicação com o público;
- incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
- providenciar material impresso para divulgação;
- intercambiar informações com escolas de circo;
- assimilar os tempos na realização dos truques;
- misturar os números criando outros;
- criar aparelhos (materiais de trabalho);
- respeitar relações de trabalho;
- adequar o número ao biótipo e aparelho;
- transmitir ética circense;
Setores que mais contratam Acrobata no mercado de trabalho
- Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares