Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Artistas de circo (circenses)
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.
O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)
Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Acrobata
Artistas de circo (circenses) devem:
- produzir o número;
- comunicar-se;
- ensaiar o número;
- apresentar o número;
- vender o espetáculo ou número;
- inventar números;
- demonstrar competências pessoais;
- ensinar arte e técnica circense;
Atividades
- dominar técnicas circenses do seu número;
- investigar o valor do trabalho circense no mercado;
- desmontar o aparelho;
- motivar os alunos;
- pesquisar possibilidades de expressão artística;
- intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
- errar truques para valorização do trabalho;
- lidar com imprevistos de forma criativa;
- criar guarda roupa;
- combinar códigos para informar imprevistos;
- adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
- respeitar o aparelho de outro artista;
- respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
- trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
- transmitir ética circense;
- preparar material, aparelho e objetos para o número;
- pesquisar materiais;
- preparar a entrada do artista;
- estabelecer comunicação com a cidade;
- fazer aquecimento;
- criar aparelhos (materiais de trabalho);
- respeitar relações de trabalho;
- estimular o desenvolvimento físico do aluno;
- definir coreografia;
- demonstrar determinação para aprender;
- frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
- demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
- obedecer os comandos dos tempos dos truques;
- incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
- estabelecer comunicação com o público;
- adequar o número ao biótipo e aparelho;
- pesquisar aparelhos;
- pesquisar truques;
- assimilar os tempos na realização dos truques;
- divulgar o espetáculo ou número;
- estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
- fazer concentração;
- montar o aparelho;
- misturar os números criando outros;
- desenvolver disciplina;
- criar maquiagem;
- adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
- intercambiar informações com outras áreas artísticas;
- avaliar custos para fazer preço do trabalho;
- utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
- adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
- frequentar cursos de atualização;
- realizar números testes para divulgação ou contratação;
- propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
- introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
- intercambiar informações com escolas de circo;
- pesquisar movimentos corporais;
- sincronizar luz e som com a representação;
- repetir o número aperfeiçoando técnicas;
- confeccionar o aparelho;
- respeitar ética profissional;
- pesquisar tecnologias;
- providenciar material impresso para divulgação;
- conquistar empatia do público;
- fazer alongamento;
- pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
- incorporar diferentes linguagens artísticas;
- perceber as habilidades dos alunos;
- trabalhar em equipe;
- observar o trabalho de outros profissionais do circo;
- definir equipamentos de segurança;
- dar entrevistas;
- avaliar o potencial físico do aluno;
- aprender a profissão ensaiando;
- buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
- pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
- aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
- selecionar música;
- adquirir técnicas para cair;
- demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
- colaborar na divulgação do espetáculo;
- desenvolver consciência dos riscos profissionais;
Setores que mais contratam Acrobata no mercado de trabalho
- Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares