Salário para o cargo de Acrobata
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-05

Acrobata - Descrição, atividades e funções do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Acrobata

Artistas de circo (circenses) devem:

  • ensinar arte e técnica circense;
  • inventar números;
  • ensaiar o número;
  • apresentar o número;
  • produzir o número;
  • comunicar-se;
  • vender o espetáculo ou número;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • estabelecer comunicação com o público;
  • adequar o número ao biótipo e aparelho;
  • sincronizar luz e som com a representação;
  • perceber as habilidades dos alunos;
  • adquirir técnicas para cair;
  • criar guarda roupa;
  • dominar técnicas circenses do seu número;
  • frequentar cursos de atualização;
  • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
  • demonstrar determinação para aprender;
  • confeccionar o aparelho;
  • definir equipamentos de segurança;
  • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
  • providenciar material impresso para divulgação;
  • divulgar o espetáculo ou número;
  • montar o aparelho;
  • transmitir ética circense;
  • pesquisar possibilidades de expressão artística;
  • respeitar relações de trabalho;
  • pesquisar aparelhos;
  • misturar os números criando outros;
  • preparar a entrada do artista;
  • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
  • incorporar diferentes linguagens artísticas;
  • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
  • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
  • fazer alongamento;
  • pesquisar tecnologias;
  • fazer aquecimento;
  • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
  • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
  • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
  • definir coreografia;
  • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
  • conquistar empatia do público;
  • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
  • trabalhar em equipe;
  • preparar material, aparelho e objetos para o número;
  • respeitar o aparelho de outro artista;
  • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
  • criar maquiagem;
  • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
  • respeitar ética profissional;
  • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
  • dar entrevistas;
  • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
  • desenvolver disciplina;
  • intercambiar informações com escolas de circo;
  • combinar códigos para informar imprevistos;
  • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
  • aprender a profissão ensaiando;
  • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
  • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
  • pesquisar truques;
  • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
  • errar truques para valorização do trabalho;
  • lidar com imprevistos de forma criativa;
  • pesquisar materiais;
  • desmontar o aparelho;
  • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
  • colaborar na divulgação do espetáculo;
  • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
  • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
  • estabelecer comunicação com a cidade;
  • fazer concentração;
  • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
  • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
  • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
  • criar aparelhos (materiais de trabalho);
  • pesquisar movimentos corporais;
  • selecionar música;
  • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
  • realizar números testes para divulgação ou contratação;
  • avaliar o potencial físico do aluno;
  • motivar os alunos;
  • assimilar os tempos na realização dos truques;
  • desenvolver consciência dos riscos profissionais;


Setores que mais contratam Acrobata no mercado de trabalho

  • Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares




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