Salário para o cargo de Gerente de serviços de oficina (assistência técnica)
CBO 1414-20 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Gerente de serviços de oficina (assistência técnica) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Quanto ganha um Gerente de serviços de oficina (assistência técnica)

Um Gerente de serviços de oficina (assistência técnica) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.324,35 e R$ 12.093,94, com a média salarial de R$ 3.921,79 e o salário mediana em R$ 2.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de serviços de oficina (assistência técnica)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.921,79 47.061,47 980,45 18,14
1º Quartil 1.324,35 15.892,22 331,09 6,13
Salário Mediana 2.500,00 30.000,00 625,00 11,57
3º Quartil 9.223,35 110.680,24 2.305,84 42,67
Teto Salarial 12.093,94 145.127,25 3.023,48 55,95


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.127 - 21.344 7.763,47 2.126,91 5.235,00 17.621,53 21.343,72
Rio de Janeiro - RJ 1.567 - 11.718 4.167,13 1.566,83 2.551,45 9.674,51 11.718,06
Belo Horizonte - MG 1.080 - 8.377 2.991,63 1.080,31 2.000,00 6.916,49 8.377,46
Goiânia - GO 1.134 - 6.345 2.461,92 1.134,45 1.600,00 5.238,73 6.345,31
Curitiba - PR 1.481 - 12.855 4.232,89 1.481,46 2.100,00 10.613,07 12.854,87
Barueri - SP 3.065 - 20.238 8.123,62 3.065,21 6.000,00 16.708,59 20.237,95
Campinas - SP 1.540 - 12.431 4.497,71 1.539,75 3.100,00 10.262,89 12.430,73
Campo Grande - MS 1.480 - 4.898 2.537,54 1.480,17 2.291,00 4.043,99 4.898,21
Porto Alegre - RS 1.521 - 11.254 4.158,79 1.521,18 3.077,89 9.291,04 11.253,59
Fortaleza - CE 1.090 - 56.691 12.397,37 1.090,20 1.832,38 46.804,53 56.691,05
São Bernardo do Campo - SP 1.455 - 9.327 3.400,51 1.455,05 2.500,51 7.700,11 9.326,60
Brasília - DF 1.519 - 7.058 3.379,69 1.518,69 2.900,00 5.826,75 7.057,53
Recife - PE 1.462 - 8.407 3.450,96 1.461,77 2.500,00 6.940,99 8.407,13
Cuiabá - MT 1.221 - 11.141 3.819,52 1.221,27 2.200,00 9.198,02 11.140,92
Manaus - AM 1.400 - 6.961 3.099,06 1.399,84 2.500,00 5.747,44 6.961,47
Sorocaba - SP 1.400 - 11.493 3.748,99 1.400,48 2.214,09 9.488,56 11.492,83
Cascavel - PR 1.419 - 5.980 2.641,58 1.419,43 2.033,00 4.936,77 5.979,56
Maringá - PR 1.311 - 7.618 2.895,28 1.310,50 1.958,35 6.289,11 7.617,55
Ribeirão Preto - SP 1.541 - 11.547 4.375,25 1.540,94 3.278,51 9.533,00 11.546,66
Salvador - BA 1.564 - 10.234 3.968,43 1.564,05 3.000,00 8.449,65 10.234,47


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.696 - 16.223 5.731,22 1.695,64 3.500,00 13.394,06 16.223,28
Minas Gerais 1.127 - 7.218 2.785,45 1.127,08 2.000,00 5.959,12 7.217,87
Paraná 1.434 - 9.305 3.469,87 1.433,77 2.200,00 7.682,41 9.305,17
Rio de Janeiro 1.422 - 10.352 3.733,34 1.421,99 2.551,45 8.546,68 10.351,99
Rio Grande do Sul 1.558 - 9.693 3.748,42 1.558,01 2.754,97 8.002,58 9.692,96
Goiás 1.134 - 7.118 2.784,16 1.134,06 2.000,00 5.876,55 7.117,85
Santa Catarina 1.407 - 6.122 2.717,27 1.407,45 2.100,00 5.054,07 6.121,64
Mato Grosso 1.382 - 8.895 3.418,78 1.381,99 2.407,91 7.343,70 8.894,91
Bahia 1.180 - 7.143 2.814,14 1.179,74 2.000,00 5.897,25 7.142,93
Mato Grosso do Sul 1.388 - 5.881 2.763,41 1.388,35 2.400,00 4.855,10 5.880,64
Pernambuco 1.128 - 7.119 2.834,74 1.128,38 2.122,50 5.877,12 7.118,54
Pará 1.212 - 4.972 2.350,33 1.212,25 2.000,00 4.105,23 4.972,38
Ceará 1.093 - 34.961 8.166,34 1.092,52 1.800,00 28.864,09 34.961,06
Rondônia 1.145 - 6.939 2.560,05 1.144,51 1.617,00 5.728,61 6.938,66
Espírito Santo 1.324 - 10.660 3.889,70 1.323,85 2.678,58 8.801,28 10.660,37
Tocantins 1.221 - 5.085 2.224,52 1.221,34 1.787,42 4.198,02 5.084,77
Maranhão 1.155 - 5.744 2.565,85 1.154,95 2.184,00 4.742,62 5.744,40
Distrito Federal 1.519 - 7.058 3.379,69 1.518,69 2.900,00 5.826,75 7.057,53
Amazonas 1.400 - 6.961 3.099,06 1.399,84 2.500,00 5.747,44 6.961,47
Paraíba 1.173 - 5.380 2.327,33 1.173,25 1.800,00 4.442,00 5.380,28
Rio Grande do Norte 1.166 - 5.631 2.338,50 1.165,88 2.000,00 4.649,00 5.631,01
Piauí 1.113 - 10.581 3.029,86 1.113,38 1.581,00 8.735,85 10.581,12
Sergipe 1.081 - 3.506 1.752,29 1.081,00 1.599,06 2.894,25 3.505,60
Alagoas 1.045 - 3.537 1.777,46 1.045,00 1.597,50 2.920,25 3.537,09
Roraima 1.200 - 15.175 3.570,72 1.200,00 1.600,00 12.528,75 15.175,20
Acre 1.185 - 4.134 1.887,76 1.185,21 1.500,00 3.413,00 4.133,93


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Gerente de serviços de oficina (assistência técnica)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • atender aos clientes;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • agir com dinamismo;
    • promover programas prevencionistas;
    • prestar assistência social aos funcionários;
    • propor compra de novos itens;
    • averiguar comportamento dos concorrentes;
    • analisar tendências do mercado;
    • prover ações de preservação ambiental;
    • avaliar desempenho;
    • zelar pela organização do local de trabalho;
    • delegar atribuições;
    • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
    • negociar preços e condições de pagamento;
    • resolver reclamações de clientes;
    • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
    • sugerir melhoria em mercadorias;
    • determinar perfis profissionais;
    • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
    • definir perfil do consumidor final;
    • preparar relatórios para a diretoria;
    • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
    • implantar técnicas de vendas;
    • captar recursos;
    • manter apresentação pessoal;
    • realizar reuniões com a equipe;
    • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
    • apreciar inovações organizacionais;
    • examinar currículos;
    • fazer orçamentos;
    • cobrar resultados;
    • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
    • participar de reuniões;
    • qualificar fornecedores;
    • representar a empresa;
    • gerir estoques;
    • acompanhar rotinas administrativas;
    • cooperar na definição de projetos;
    • gerir custos;
    • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
    • monitorar o andamento de projetos;
    • acompanhar auditoria interna e externa;
    • recomendar promoção de funcionários;
    • administrar remanejamentos;
    • designar equipe para projeto;
    • expressar-se gestualmente;
    • demonstrar motivação;
    • operar equipamentos de informática;
    • mediar relação entre funcionário e empresa;
    • gerir compras;
    • definir estratégias de terceirização;
    • estabelecer escala de férias e de folgas;
    • elaborar normas e instruções;
    • avaliar nível de satisfação das equipes;
    • exercitar a autonomia;
    • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
    • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
    • revisar manuais de procedimentos;
    • expressar-se oralmente;
    • remanejar leiaute;
    • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
    • medir resultados de treinamento;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
    • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
    • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
    • informar funcionários sobre seus desempenhos;
    • administrar horas trabalhadas, horas extras;
    • divulgar mercadorias e serviços;
    • autorizar pagamentos e recebimentos;
    • elaborar plano de investimentos;
    • gerir investimentos;
    • atender agentes de fiscalização;
    • exercer liderança;
    • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
    • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
    • orientar clientes;
    • planejar compras e locações;
    • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
    • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
    • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
    • promover funcionários;
    • redigir comunicados e normas;
    • colaborar na definição de epi e epc;
    • acompanhar a execução orçamentária;
    • formular incentivos de produtividade;
    • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
    • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
    • providenciar integração de funcionários;
    • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
    • sugerir inovações;
    • entrevistar candidatos;
    • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
    • administrar conflitos entre funcionários;
    • transferir numerário para o banco;
    • implementar reciclagem de funcionários;
    • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
    • liberar mercadorias para entrega;
    • contratar serviços;
    • evidenciar equilíbrio emocional;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • argumentar com convicção (persuasão);
    • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
    • buscar atualização profissional;
    • sugerir investimentos;
    • pesquisar a satisfação dos clientes;
    • gerenciar contratos de serviços;
    • auxiliar em testes de campo de novos produtos;
    • controlar o cumprimento de normas;
    • instruir subordinados;
    • estimular a motivação das equipes;
    • recepcionar mercadorias;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;


    Setores que mais contratam Gerente de serviços de oficina (assistência técnica) no mercado de trabalho

    • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
    • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
    • Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores
    • Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
    • Comércio por atacado de caminhões novos e usados
    • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
    • Comércio varejista de outros produtos não especificados anteriormente
    • Comércio a varejo de motocicletas e motonetas novas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: