Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Gerente de posto de venda
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- atender aos clientes;
- demonstrar competências pessoais;
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
- gerir recursos materiais e financeiros;
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
- estruturar equipes de trabalho;
- assessorar diretoria e setores da empresa;
Atividades
- formular incentivos de produtividade;
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- realizar reuniões com a equipe;
- definir estratégias de terceirização;
- manter apresentação pessoal;
- medir resultados de treinamento;
- participar de reuniões;
- exercitar a autonomia;
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
- delegar atribuições;
- zelar pela organização do local de trabalho;
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- recomendar promoção de funcionários;
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- representar a empresa;
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- promover programas prevencionistas;
- entrevistar candidatos;
- gerir compras;
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- definir perfil do consumidor final;
- cobrar resultados;
- providenciar integração de funcionários;
- administrar remanejamentos;
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- gerir estoques;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- propor compra de novos itens;
- administrar conflitos entre funcionários;
- recepcionar mercadorias;
- estimular a motivação das equipes;
- liberar mercadorias para entrega;
- preparar relatórios para a diretoria;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- contratar serviços;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- gerir custos;
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- acompanhar a execução orçamentária;
- monitorar o andamento de projetos;
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- negociar preços e condições de pagamento;
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- expressar-se oralmente;
- exercer liderança;
- redigir comunicados e normas;
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- remanejar leiaute;
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- sugerir inovações;
- gerenciar contratos de serviços;
- elaborar normas e instruções;
- avaliar desempenho;
- argumentar com convicção (persuasão);
- implementar reciclagem de funcionários;
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- agir com dinamismo;
- divulgar mercadorias e serviços;
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- fazer orçamentos;
- planejar compras e locações;
- atender agentes de fiscalização;
- qualificar fornecedores;
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- resolver reclamações de clientes;
- determinar perfis profissionais;
- instruir subordinados;
- captar recursos;
- cooperar na definição de projetos;
- acompanhar rotinas administrativas;
- colaborar na definição de epi e epc;
- acompanhar auditoria interna e externa;
- expressar-se gestualmente;
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- apreciar inovações organizacionais;
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- transferir numerário para o banco;
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- orientar clientes;
- demonstrar motivação;
- operar equipamentos de informática;
- sugerir investimentos;
- elaborar plano de investimentos;
- examinar currículos;
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- analisar tendências do mercado;
- revisar manuais de procedimentos;
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- implantar técnicas de vendas;
- designar equipe para projeto;
- controlar o cumprimento de normas;
- sugerir melhoria em mercadorias;
- buscar atualização profissional;
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- prover ações de preservação ambiental;
Setores que mais contratam Gerente de posto de venda no mercado de trabalho
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Supermercados
- Minimercados, mercearias e armazéns
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Comércio varejista de calçados
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
- Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
- Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores
- Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
- Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
- Comércio varejista de artigos de óptica
- Padaria e confeitaria com predominância de revenda
- Restaurantes e similares
- Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
- Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos
- Comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes
- Comércio varejista de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação
- Comércio varejista de móveis
- Hipermercados