Salário para o cargo de Recenseador
CBO 4241-05 > Entrevistadores e recenseadores

Recenseador - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Aplicam questionários e roteiros de pesquisa,No caso do entrevistador social são aplicados formulários, efetuam entrevistas de opinião pública, coletam preços de bens e serviços, aplicam instrumentos para pesquisa de mercado, cadastram informantes,preenchem formulários, realizam entrevistas e atividades de campo, verificam a consistência de informações e participam do planejamento de atividades de campo.

Quanto ganha um Recenseador

Um Recenseador trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.047,93 e R$ 2.734,37, com a média salarial de R$ 1.412,40 e o salário mediana em R$ 1.211,10 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Recenseador

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.412,40 16.948,82 353,10 6,54
1º Quartil 1.047,93 12.575,20 261,98 4,86
Salário Mediana 1.211,10 14.533,20 302,78 5,61
3º Quartil 2.085,35 25.024,15 521,34 9,66
Teto Salarial 2.734,37 32.812,42 683,59 12,67


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Entrevistadores, recenseadores
        • Entrevistadores e recenseadores

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.118 - 3.504 1.677,92 1.117,68 1.359,60 2.893,31 3.504,46
Manaus - AM 1.355 - 1.782 1.441,74 1.355,08 1.470,28 1.470,90 1.781,59
Cuiabá - MT 1.045 - 1.460 1.085,88 1.045,00 1.045,00 1.205,48 1.460,12
Belo Horizonte - MG 1.069 - 2.046 1.281,41 1.069,28 1.150,00 1.688,79 2.045,52
Rio de Janeiro - RJ 1.045 - 2.664 1.405,44 1.045,00 1.151,60 2.199,42 2.664,01
Belém - PA 1.120 - 1.469 1.180,40 1.120,12 1.213,06 1.213,06 1.469,29
Jundiaí - SP 1.732 - 3.370 2.467,57 1.731,84 2.678,00 2.782,43 3.370,16
Vitoria - ES 1.083 - 1.805 1.235,51 1.082,88 1.211,10 1.490,06 1.804,80
Recife - PE 1.047 - 2.301 1.432,82 1.046,93 1.240,00 1.900,00 2.301,34
Fortaleza - CE 1.045 - 1.492 1.116,91 1.045,00 1.096,35 1.232,19 1.492,46
Brasília - DF 1.117 - 3.082 1.523,18 1.116,62 1.180,52 2.544,47 3.081,93
Porto Alegre - RS 1.100 - 2.944 1.459,78 1.100,00 1.100,00 2.430,94 2.944,42
Canoas - RS 1.397 - 1.721 1.412,59 1.396,60 1.416,63 1.420,51 1.720,56
Salvador - BA 1.079 - 1.905 1.204,65 1.078,81 1.079,55 1.572,92 1.905,17
Curitiba - PR 1.045 - 2.823 1.504,00 1.045,00 1.400,63 2.330,91 2.823,26
Juiz de Fora - MG 1.045 - 1.351 1.062,66 1.045,00 1.045,00 1.115,64 1.351,30
Natal - RN 1.021 - 1.640 1.133,98 1.020,65 1.100,00 1.354,38 1.640,46
Guarulhos - SP 1.162 - 1.894 1.373,34 1.162,43 1.521,00 1.563,86 1.894,19
João Pessoa - PB 1.066 - 1.300 1.070,17 1.065,76 1.073,20 1.073,20 1.299,89
São Gonçalo - RJ 1.045 - 1.288 1.049,58 1.045,00 1.045,00 1.063,33 1.287,94


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.136 - 3.522 1.713,23 1.135,58 1.401,00 2.907,59 3.521,76
Amazonas 1.350 - 1.782 1.440,31 1.349,79 1.470,28 1.470,89 1.781,59
Mato Grosso 1.045 - 1.582 1.111,79 1.045,00 1.045,00 1.305,85 1.581,69
Minas Gerais 1.050 - 2.496 1.353,33 1.049,87 1.150,00 2.060,74 2.496,03
Rio de Janeiro 1.045 - 2.292 1.302,08 1.045,00 1.100,00 1.892,52 2.292,27
Rio Grande do Sul 1.100 - 2.425 1.457,05 1.100,00 1.416,63 2.002,40 2.425,36
Ceará 1.047 - 1.479 1.113,27 1.047,49 1.096,35 1.221,37 1.479,36
Pará 1.121 - 1.598 1.207,21 1.120,60 1.213,06 1.319,60 1.598,33
Pernambuco 1.046 - 2.301 1.376,24 1.045,92 1.065,76 1.900,00 2.301,34
Espírito Santo 1.069 - 1.835 1.234,61 1.069,46 1.211,10 1.515,17 1.835,21
Paraná 1.078 - 2.409 1.403,42 1.077,58 1.221,93 1.988,86 2.408,97
Distrito Federal 1.117 - 3.082 1.523,18 1.116,62 1.180,52 2.544,47 3.081,93
Bahia 1.067 - 1.870 1.190,07 1.067,49 1.079,55 1.543,85 1.869,95
Rio Grande do Norte 1.028 - 1.512 1.105,59 1.028,17 1.065,76 1.248,39 1.512,08
Santa Catarina 1.110 - 3.372 1.683,80 1.109,86 1.465,00 2.784,26 3.372,38
Paraíba 1.066 - 1.300 1.068,89 1.065,76 1.067,00 1.073,20 1.299,89
Goiás 1.045 - 2.327 1.327,34 1.045,00 1.072,00 1.921,17 2.326,97
Alagoas 1.089 - 1.497 1.186,41 1.088,59 1.200,00 1.236,00 1.497,08
Roraima 1.045 - 1.266 1.045,00 1.045,00 1.045,00 1.045,00 1.265,74
Maranhão 1.051 - 1.846 1.200,04 1.051,00 1.193,60 1.523,90 1.845,79
Mato Grosso do Sul 1.086 - 1.864 1.155,72 1.085,74 1.085,74 1.539,00 1.864,08
Rondônia 1.177 - 3.028 1.926,65 1.177,00 1.816,30 2.500,00 3.028,08


Principais locais de trabalho

Entrevistadores e recenseadores podem exercer suas funções em instituições, empresas e organizações de pesquisas amostrais, de opinião, de mercado, de produtos e serviços, de preços, entre outros. Geralmente, atuam na condição de autônomos ou por conta própria. No caso do entrevistador social predomina a posição de empregado com carteira, ou acesso via provimento em concurso público. Trabalham, predominantemente, em equipe, sob supervisão permanente, a céu aberto, em horários irregulares, sob a forma de trabalho presencial. No caso do entrevistador social o trabalho é realizado sob supervisão ocasional, predominantemente em ambiente fechado e em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Entrevistadores e recenseadores

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de ensino médio concluído, não sendo requeridos cursos de qualificação e tempo de experiência profissional. No caso do entrevistador social, além das especificações listadas acima, é exigido curso básico de até 200 horas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recenseador

Entrevistadores e recenseadores devem:

  • entrevistar o responsável familiar;
  • aplicar questionários e roteiros de pesquisa;
  • participar do planejamento da atividade de campo;
  • verificar consistência da informação;
  • coletar preços de bens e serviços;
  • efetuar entrevistas de opinião pública;
  • preparar dados para análise;
  • realizar triagem;
  • demonstrar competências pessoais;
  • aplicar instrumento para pesquisa de mercado;
  • cadastrar informantes e famílias;

  • Atividades

    • atender os grupos populacionais tradicionais e específicos ( aldeias indígenas, quilombolas, pessoas sem documento, entre outros);
    • recuperar informação não preenchida;
    • participar de mutirões e ações itinerantes;
    • comparar preços e dados de coleta;
    • conferir cálculos;
    • apresentar boa dicção;
    • levantar informações de preços, por meio eletrônico;
    • agendar entrevistas;
    • coletar informações socioeconômicas, em empresas, instituições e domicílios;
    • demonstrar credibilidade;
    • organizar roteiro da pesquisa;
    • atender as famílias;
    • verificar coerência da resposta;
    • aplicar cálculos estatísticos;
    • manter pontualidade;
    • aplicar questionário de pesquisa de potencial de mercado;
    • demonstrar discernimento;
    • tabular dados de pesquisas específicas;
    • evidenciar cordialidade no trato com as pessoas;
    • elaborar tabelas;
    • esclarecer para o rf objetivos do cadastro único;
    • esclarecer objetivo da pesquisa;
    • aplicar questionário de opinião;
    • aplicar programas estatísticos;
    • entrevistar famílias em domicílios, instituições/equipamentos de acolhimento, locais externos, comunidades;
    • auxiliar na obtenção de dados;
    • efetuar entrevista em profundidade;
    • estimar tendências;
    • efetuar pesquisa de audiência;
    • identificar a composição familiar;
    • demonstrar objetividade na coleta de dados;
    • aplicar questionário de fidelidade de marca;
    • sugerir alterações em questionários;
    • controlar a especificação do produto;
    • demonstrar imparcialidade;
    • cumprir cronograma da pesquisa;
    • organizar as informações e os documentos para controle interno;
    • elaborar gráficos;
    • efetuar pesquisa e coleta de dados, por telefone;
    • coletar preços no comércio;
    • identificar-se junto ao entrevistado/ responsável familiar;
    • quantificar consumo de produtos;
    • aplicar teste de aceitação de produto;
    • receber treinamento para realização da pesquisa;
    • cadastrar domicílios;
    • contatar informantes para verificar variações de preços;
    • esclarecer dúvidas;
    • corrigir informação levantada;
    • identificar correspondente na empresa (instituição e domicílio);
    • identificar a demanda da família;
    • agendar entrevista domiciliar;
    • encaminhar para órgãos competentes, se necessário;
    • participar na elaboração do instrumento de coleta de dados;
    • realizar busca ativa das famílias;
    • aplicar formulários de preços em empresas;
    • verificar cadastro;
    • aplicar pré-teste do questionário;
    • verificar adequação do entrevistado aos objetivos da pesquisa;
    • codificar informações;
    • demonstrar capacidade de comunicar-se;
    • identificar a situação da família;
    • cadastrar famílias;
    • atualizar cadastro da família;
    • agir com perseverança;
    • verificar erros de preenchimento em questionários/formulários;
    • demonstrar paciência;
    • reconhecer a área geográfica designada para a pesquisa;
    • cadastrar novas empresas e novas construções;
    • instituir entrevistado sobre autopreenchimento do questionário;
    • preencher questionário/ formulário manual e digitalmente;
    • conferir instrumentos de coleta;
    • demonstrar noções de microinformática;
    • selecionar o formulário adequado;
    • aplicar questionário de pesquisa de satisfação do consumidor;
    • evidenciar senso de organização;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • verificar dados;
    • identificar o responsável familiar com base em documentos;
    • conferir a veracidade das informações dos rf nas visitas em domicílios;
    • indicar exclusão e mudanças em cadastros;
    • informar supervisão sobre mudanças nos produtos e serviços coletados;
    • apresentar legibilidade de grafia;
    • orientar rf sobre programas sociais e políticas públicas;
    • organizar base de dados;
    • procurar entrevistado conforme perfil da pesquisa;
    • substituir domicílios amostrados e informantes;
    • registrar com fidedignidade;
    • aplicar questionário de pesquisa de imagem de produtos e serviços;
    • esclarecer dúvidas referentes à pesquisa;
    • coletar informações sociodemográficas, em domicílios;


    Setores que mais contratam Recenseador no mercado de trabalho

    • Instalação e manutenção elétrica
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Serviços de engenharia
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Treinamento em informática
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Pesquisas de mercado e de opinião pública
    • Serviços de cartografia, topografia e geodésia
    • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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