Salário para o cargo de Radioperador
CBO 4222-20 > Operadores de telefonia

Radioperador - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Operam equipamentos, atendem, transferem, cadastram e completam chamadas telefônicas locais, nacionais e internacionais, comunicando- se formalmente em português e/ou línguas estrangeiras. Auxiliam o cliente, fornecendo informações e prestando serviços gerais. Podem treinar funcionários e avaliar a qualidade de atendimento do operador, identificando pontos de melhoria.

Quanto ganha um Radioperador

Um Radioperador trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.188,45 e R$ 3.576,25, com a média salarial de R$ 1.717,24 e o salário mediana em R$ 1.401,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Radioperador

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.717,24 20.606,91 429,31 8,51
1º Quartil 1.188,45 14.261,43 297,11 5,89
Salário Mediana 1.401,00 16.812,00 350,25 6,94
3º Quartil 2.727,40 32.728,83 681,85 13,51
Teto Salarial 3.576,25 42.915,03 894,06 17,71


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telefonia

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.237 - 1.951 1.383,75 1.236,61 1.318,26 1.610,82 1.951,08
Rio de Janeiro - RJ 1.339 - 4.286 2.216,93 1.338,54 2.000,00 3.538,35 4.285,76
Macaé - RJ 1.861 - 4.703 2.771,95 1.860,88 2.665,70 3.882,66 4.702,80
Vitoria - ES 1.763 - 2.848 2.003,64 1.763,40 1.950,00 2.351,17 2.847,81
Alfredo Chaves - ES 2.136 - 3.295 2.507,90 2.135,78 2.537,07 2.720,35 3.294,97
Porto Alegre - RS 1.287 - 2.263 1.515,48 1.287,25 1.358,82 1.868,49 2.263,17
Maceió - AL 1.125 - 1.494 1.166,64 1.124,58 1.154,51 1.233,10 1.493,56
Curitiba - PR 1.344 - 2.516 1.584,77 1.343,82 1.375,01 2.077,33 2.516,12
Goiânia - GO 1.167 - 2.135 1.405,10 1.166,81 1.320,74 1.762,98 2.135,37
Belo Horizonte - MG 1.073 - 2.040 1.305,07 1.073,35 1.178,16 1.684,35 2.040,13
Florianópolis - SC 1.582 - 1.996 1.621,65 1.581,54 1.634,04 1.647,63 1.995,66
Salvador - BA 1.098 - 2.468 1.434,34 1.098,28 1.253,04 2.037,32 2.467,66
Cascavel - PR 1.167 - 1.819 1.253,70 1.166,58 1.195,29 1.501,47 1.818,63
Novo Hamburgo - RS 1.305 - 2.486 1.512,47 1.304,67 1.358,81 2.052,17 2.485,64
Capão da Canoa - RS 1.345 - 1.666 1.359,65 1.345,40 1.358,81 1.375,80 1.666,40
Xangri-La - RS 1.305 - 1.728 1.366,17 1.305,17 1.358,81 1.426,75 1.728,12
Varginha - MG 1.086 - 1.315 1.085,76 1.085,76 1.085,76 1.085,76 1.315,11
Juiz de Fora - MG 1.045 - 1.343 1.065,59 1.045,00 1.045,00 1.109,00 1.343,25
Santa Maria - RS 1.101 - 1.666 1.267,85 1.100,78 1.297,41 1.375,80 1.666,40
Jaguaruna - SC 1.375 - 1.665 1.375,01 1.375,01 1.375,01 1.375,01 1.665,45


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.237 - 2.119 1.424,23 1.236,57 1.341,85 1.749,63 2.119,20
Rio de Janeiro 1.407 - 4.503 2.394,36 1.406,56 2.139,78 3.717,35 4.502,57
Rio Grande do Sul 1.250 - 2.118 1.430,88 1.249,69 1.358,81 1.748,77 2.118,16
Espírito Santo 1.684 - 3.318 2.163,13 1.684,40 1.950,00 2.739,22 3.317,82
Minas Gerais 1.046 - 1.797 1.187,51 1.046,27 1.098,24 1.484,01 1.797,48
Paraná 1.158 - 2.516 1.549,65 1.157,83 1.501,47 2.077,02 2.515,74
Santa Catarina 1.222 - 2.090 1.449,09 1.221,88 1.375,01 1.725,78 2.090,32
Alagoas 1.119 - 1.494 1.164,83 1.118,70 1.154,51 1.233,10 1.493,56
Goiás 1.166 - 2.093 1.384,63 1.165,57 1.320,74 1.728,10 2.093,12
Bahia 1.061 - 2.373 1.358,27 1.061,05 1.100,00 1.959,25 2.373,10
Piauí 1.124 - 1.403 1.150,91 1.124,03 1.158,24 1.158,24 1.402,90
Distrito Federal 1.374 - 2.306 1.570,89 1.374,28 1.512,42 1.903,91 2.306,07
Sergipe 2.056 - 2.941 2.258,79 2.056,22 2.319,46 2.427,78 2.940,60
Pará 1.371 - 5.315 2.520,95 1.371,10 1.842,30 4.388,30 5.315,24
Amazonas 1.045 - 1.363 1.071,67 1.045,00 1.045,00 1.125,00 1.362,63


Principais locais de trabalho

Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telefonia

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio, exceto a telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Radioperador

Operadores de telefonia devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • monitorar atendimentos;
  • treinar funcionários;
  • elaborar escalas de trabalho;
  • operar equipamentos;
  • cadastrar informações;
  • comunicar-se;
  • prestar serviços;
  • atender o cliente;
  • fornecer informações;

  • Atividades

    • retransmitir mensagens;
    • reorientar práticas de trabalho (reciclagem);
    • cadastrar telefone e ramal de funcionários;
    • difundir alerta aos funcionários;
    • encaminhar reclamações ao supervisor;
    • demonstrar pontualidade;
    • pesquisar restrições do telefone;
    • interceptar ligações;
    • redigir ordens de serviço;
    • registrar pendências de informações;
    • responder a questionários de avaliação interna;
    • higienizar equipamentos de trabalho;
    • preencher bilhete;
    • instruir funcionários sobre sistemas operacionais;
    • retornar contato com cliente;
    • falar formalmente;
    • comunicar-se em outros idiomas;
    • digitar mensagem;
    • preencher livros de ocorrências diárias;
    • escutar atentamente (saber ouvir);
    • informar números de telefones nacionais e internacionais;
    • cadastrar telefone e ramais de empresas;
    • identificar tipo de chamada;
    • atualizar painel de procedimentos;
    • informar procedimentos de chamadas ddd e ddi;
    • averiguar números solicitados no exterior;
    • demonstrar cordialidade;
    • transmitir recados;
    • dominar o idioma inglês;
    • otimizar distribuição de operadores;
    • demonstrar entusiasmo;
    • ler mensagem para cliente;
    • permutar dias e turnos de trabalho;
    • verificar diariamente correio eletrônico;
    • acionar despertador automático;
    • ouvir o cliente;
    • preencher boleto de tarifa;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • verificar cumprimento das normas de atendimento;
    • simular situações reais;
    • despertar hóspedes pelo telefone;
    • informar alteração de número telefônico;
    • informar fuso-horário;
    • completar ligações terra-bordo e bordo-terra;
    • cadastrar números de telefones;
    • programar pabx;
    • demonstrar objetividade;
    • operar plataforma de atendimento telefônico;
    • enviar correio eletrônico;
    • registrar reclamações de trote;
    • transferir chamadas internas e externas;
    • monitorar tempo de atendimento;
    • direcionar cliente a outros serviços;
    • informar tarifas;
    • consultar código de grupo;
    • trocar senha do cliente;
    • atentar para comunicados na tela do computador;
    • manter sigilo;
    • demonstrar autocontrole;
    • documentar serviços prestados;
    • identificar pontos de melhoria;
    • completar chamadas nacionais e internacionais;
    • localizar pessoas;
    • intermediar transmissão de informações entre motorista e cliente;
    • solicitar auxílio de operadoras internacionais;
    • viabilizar descanso de onze horas;
    • pesquisar banco de dados telefônico;
    • atualizar código de grupo;
    • informar ramais;
    • monitorar tempo de pausa;
    • relatar informações de troca de turno;
    • localizar veículo mais próximo do usuário;
    • acessar códigos;
    • identificar-se (nome do atendente);
    • consultar terminal de informações;
    • operar pabx;
    • identificar código de serviço na tela do computador;
    • elaborar revezamento;
    • acompanhar ligação;
    • demonstrar respeito com o cliente;
    • interpretar mensagem do cliente;
    • lançar ligações manualmente;
    • participar de cursos específicos;
    • demonstrar imparcialidade;
    • sondar tipo de solicitação de serviço;
    • enviar mensagens;
    • redimensionar escala de trabalho para feriados e datas especiais;
    • elaborar relatórios mensais;
    • sugerir agenda de folgas;
    • saudar o cliente;
    • orientar trajeto do motorista;
    • analisar fluxo diário de ligações;
    • anotar recados;
    • acompanhar execução dos trabalhos;
    • identificar necessidades do cliente;
    • orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa;
    • identificar origem da chamada;
    • pesquisar normas para ligações internacionais (info);
    • remanejar dias e turnos de trabalho conforme fluxo de ligações;
    • controlar frequência de funcionários;
    • demonstrar prontidão;
    • atualizar painel de informações de eventos;
    • informar horário de atendimento;
    • informar códigos de área nacionais e internacionais;
    • avaliar qualidade de atendimento do operador;
    • digitar teclados;
    • pronunciar-se claramente;
    • consultar banco de dados de procedimentos via internet;
    • transmitir informações corretamente;
    • bloquear ligações;
    • demonstrar paciência;
    • replicar informações da empresa aos funcionários;
    • demonstrar segurança;
    • informar valor de ligações concluídas via operador;
    • conservar equipamentos de trabalho;
    • responder questionários mensais sobre procedimentos operacionais;
    • fazer monitoria ativa;
    • propor medidas corretivas;
    • elaborar gráficos de desempenho;
    • informar números de telefones internos;
    • agendar chamadas com intérprete;
    • informar endereços da empresa e filiais;
    • demonstrar agilidade;
    • transmitir normas de atendimento padrão;
    • especificar atendimentos diários;
    • intermediar ligação entre surdo e ouvinte;
    • gravar informações;
    • adequar o tom de voz;
    • atualizar cadastro;
    • orientar funcionários sobre mudanças de procedimento;
    • programar mensagem;
    • informar sobre eventos e cursos;


    Setores que mais contratam Radioperador no mercado de trabalho

    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Atividades de rádio
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais
    • Serviço de táxi
    • Manutenção e reparação de outras máquinas e equipamentos para usos industriais não especificados anteriormente
    • Atividades técnicas relacionadas à engenharia e arquitetura
    • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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