Salário para o cargo de Radioperador
CBO 4222-20 > Operadores de telefonia

Radioperador - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Operam equipamentos, atendem, transferem, cadastram e completam chamadas telefônicas locais, nacionais e internacionais, comunicando- se formalmente em português e/ou línguas estrangeiras. Auxiliam o cliente, fornecendo informações e prestando serviços gerais. Podem treinar funcionários e avaliar a qualidade de atendimento do operador, identificando pontos de melhoria.

Quanto ganha um Radioperador

Um Radioperador trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.670,12 e R$ 5.176,02, com a média salarial de R$ 2.533,99 e o salário mediana em R$ 1.946,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Radioperador

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.533,99 30.407,88 633,50 12,72
1º Quartil 1.670,12 20.041,46 417,53 8,38
Salário Mediana 1.946,00 23.352,00 486,50 9,77
3º Quartil 3.947,46 47.369,48 986,86 19,82
Teto Salarial 5.176,02 62.112,28 1.294,01 25,98


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telefonia

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 1.761 - 6.641 3.694,68 1.761,47 3.873,00 5.482,51 6.640,58
Macaé - RJ 2.864 - 6.164 4.014,73 2.863,67 4.345,00 5.089,35 6.164,38
São Paulo - SP 1.596 - 2.821 1.852,74 1.596,34 1.688,00 2.329,16 2.821,15
Vitoria - ES 2.161 - 4.530 2.880,04 2.160,54 2.824,00 3.740,23 4.530,27
Alfredo Chaves - ES 4.345 - 5.263 4.345,00 4.345,00 4.345,00 4.345,00 5.262,79
São Bernardo do Campo - SP 1.837 - 2.620 1.921,95 1.837,00 1.837,00 2.163,19 2.620,12
Porto Alegre - RS 1.460 - 2.570 1.777,26 1.459,85 1.854,00 2.122,14 2.570,40
Curitiba - PR 1.412 - 2.549 1.666,07 1.412,00 1.452,67 2.104,17 2.548,63
Maceió - AL 1.481 - 2.444 1.730,40 1.480,78 1.559,00 2.018,00 2.444,26
Belo Horizonte - MG 1.412 - 2.574 1.618,41 1.412,00 1.508,00 2.125,00 2.573,86
Florianópolis - SC 2.148 - 3.067 2.420,69 2.148,43 2.503,00 2.532,10 3.066,96
Capão da Canoa - RS 1.723 - 2.246 1.796,91 1.723,00 1.854,00 1.854,00 2.245,62
Aracaju - SE 1.412 - 2.733 1.646,20 1.412,00 1.412,00 2.256,63 2.733,29
Cotia - SP 1.837 - 2.440 1.880,71 1.837,00 1.837,00 2.014,50 2.440,02
Cascavel - PR 1.637 - 2.540 1.835,38 1.636,57 1.768,00 2.097,00 2.539,95
Serra - ES 1.878 - 2.482 1.984,88 1.877,96 2.049,00 2.049,00 2.481,81
Novo Hamburgo - RS 1.723 - 3.487 2.038,08 1.723,00 1.854,00 2.878,83 3.486,93
São José dos Campos - SP 1.553 - 2.970 1.769,87 1.553,00 1.553,00 2.452,38 2.970,40
Itaguaí - RJ 1.500 - 2.493 1.762,73 1.500,00 1.832,00 2.058,40 2.493,20
Sapucaia do Sul - RS 1.796 - 2.224 1.824,10 1.796,00 1.832,00 1.836,40 2.224,30


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 2.020 - 6.284 3.674,48 2.020,13 3.873,00 5.188,38 6.284,32
São Paulo 1.584 - 3.169 1.960,48 1.584,09 1.837,00 2.616,63 3.169,34
Espírito Santo 1.892 - 5.270 3.116,39 1.891,91 2.824,00 4.351,18 5.270,28
Rio Grande do Sul 1.646 - 2.613 1.866,73 1.646,41 1.854,00 2.157,00 2.612,62
Minas Gerais 1.412 - 2.195 1.529,12 1.412,00 1.413,00 1.811,88 2.194,60
Paraná 1.412 - 2.757 1.813,40 1.412,00 1.768,00 2.276,26 2.757,08
Santa Catarina 1.521 - 3.531 2.209,54 1.520,52 2.472,00 2.915,43 3.531,25
Alagoas 1.472 - 2.444 1.717,29 1.471,50 1.559,00 2.018,00 2.444,26
Sergipe 1.412 - 2.733 1.646,20 1.412,00 1.412,00 2.256,63 2.733,29
Mato Grosso 1.660 - 2.711 1.898,82 1.659,71 1.830,00 2.238,29 2.711,08
Pernambuco 1.989 - 6.391 3.894,52 1.989,00 4.555,00 5.276,60 6.391,18
Goiás 1.412 - 3.401 1.843,43 1.412,00 1.587,00 2.807,62 3.400,68
Distrito Federal 1.554 - 3.127 1.962,91 1.553,69 1.819,84 2.581,50 3.126,79
Bahia 1.711 - 7.711 3.190,73 1.711,00 3.000,00 6.366,00 7.710,69
Mato Grosso do Sul 1.412 - 2.751 1.664,73 1.412,00 1.500,00 2.271,00 2.750,70
Pará 1.900 - 5.243 3.147,78 1.900,00 3.481,00 4.329,00 5.243,41
Ceará 1.412 - 3.309 2.543,51 1.412,00 2.732,14 2.732,14 3.309,25


Principais locais de trabalho

Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telefonia

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio, exceto a telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Radioperador

Operadores de telefonia devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar serviços;
  • fornecer informações;
  • monitorar atendimentos;
  • treinar funcionários;
  • atender o cliente;
  • cadastrar informações;
  • operar equipamentos;
  • elaborar escalas de trabalho;
  • comunicar-se;

  • Atividades

    • retransmitir mensagens;
    • redimensionar escala de trabalho para feriados e datas especiais;
    • identificar código de serviço na tela do computador;
    • participar de cursos específicos;
    • sugerir agenda de folgas;
    • transmitir recados;
    • simular situações reais;
    • registrar pendências de informações;
    • programar pabx;
    • sondar tipo de solicitação de serviço;
    • digitar mensagem;
    • documentar serviços prestados;
    • direcionar cliente a outros serviços;
    • completar ligações terra-bordo e bordo-terra;
    • ler mensagem para cliente;
    • orientar funcionários sobre mudanças de procedimento;
    • escutar atentamente (saber ouvir);
    • pronunciar-se claramente;
    • analisar fluxo diário de ligações;
    • pesquisar normas para ligações internacionais (info);
    • transmitir normas de atendimento padrão;
    • instruir funcionários sobre sistemas operacionais;
    • demonstrar imparcialidade;
    • acompanhar execução dos trabalhos;
    • dominar o idioma inglês;
    • acompanhar ligação;
    • conservar equipamentos de trabalho;
    • preencher boleto de tarifa;
    • demonstrar agilidade;
    • informar códigos de área nacionais e internacionais;
    • relatar informações de troca de turno;
    • bloquear ligações;
    • informar tarifas;
    • interpretar mensagem do cliente;
    • controlar frequência de funcionários;
    • localizar veículo mais próximo do usuário;
    • registrar reclamações de trote;
    • cadastrar números de telefones;
    • permutar dias e turnos de trabalho;
    • atentar para comunicados na tela do computador;
    • averiguar números solicitados no exterior;
    • enviar mensagens;
    • elaborar revezamento;
    • remanejar dias e turnos de trabalho conforme fluxo de ligações;
    • demonstrar autocontrole;
    • localizar pessoas;
    • redigir ordens de serviço;
    • anotar recados;
    • identificar pontos de melhoria;
    • manter sigilo;
    • consultar terminal de informações;
    • informar valor de ligações concluídas via operador;
    • preencher bilhete;
    • atualizar código de grupo;
    • completar chamadas nacionais e internacionais;
    • identificar origem da chamada;
    • informar números de telefones nacionais e internacionais;
    • adequar o tom de voz;
    • pesquisar banco de dados telefônico;
    • informar procedimentos de chamadas ddd e ddi;
    • verificar cumprimento das normas de atendimento;
    • despertar hóspedes pelo telefone;
    • consultar banco de dados de procedimentos via internet;
    • avaliar qualidade de atendimento do operador;
    • informar horário de atendimento;
    • informar endereços da empresa e filiais;
    • solicitar auxílio de operadoras internacionais;
    • atualizar cadastro;
    • responder questionários mensais sobre procedimentos operacionais;
    • demonstrar objetividade;
    • agendar chamadas com intérprete;
    • demonstrar segurança;
    • enviar correio eletrônico;
    • operar pabx;
    • digitar teclados;
    • retornar contato com cliente;
    • comunicar-se em outros idiomas;
    • consultar código de grupo;
    • orientar trajeto do motorista;
    • informar números de telefones internos;
    • atualizar painel de informações de eventos;
    • informar fuso-horário;
    • propor medidas corretivas;
    • gravar informações;
    • informar alteração de número telefônico;
    • pesquisar restrições do telefone;
    • acionar despertador automático;
    • identificar tipo de chamada;
    • transmitir informações corretamente;
    • orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa;
    • viabilizar descanso de onze horas;
    • saudar o cliente;
    • atualizar painel de procedimentos;
    • falar formalmente;
    • elaborar gráficos de desempenho;
    • elaborar relatórios mensais;
    • demonstrar respeito com o cliente;
    • difundir alerta aos funcionários;
    • demonstrar pontualidade;
    • fazer monitoria ativa;
    • encaminhar reclamações ao supervisor;
    • interceptar ligações;
    • trocar senha do cliente;
    • operar plataforma de atendimento telefônico;
    • programar mensagem;
    • higienizar equipamentos de trabalho;
    • replicar informações da empresa aos funcionários;
    • cadastrar telefone e ramais de empresas;
    • lançar ligações manualmente;
    • demonstrar entusiasmo;
    • especificar atendimentos diários;
    • demonstrar paciência;
    • informar ramais;
    • intermediar transmissão de informações entre motorista e cliente;
    • identificar-se (nome do atendente);
    • preencher livros de ocorrências diárias;
    • monitorar tempo de pausa;
    • identificar necessidades do cliente;
    • acessar códigos;
    • otimizar distribuição de operadores;
    • cadastrar telefone e ramal de funcionários;
    • demonstrar prontidão;
    • transferir chamadas internas e externas;
    • responder a questionários de avaliação interna;
    • reorientar práticas de trabalho (reciclagem);
    • informar sobre eventos e cursos;
    • ouvir o cliente;
    • demonstrar cordialidade;
    • verificar diariamente correio eletrônico;
    • intermediar ligação entre surdo e ouvinte;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • monitorar tempo de atendimento;


    Setores que mais contratam Radioperador no mercado de trabalho

    • Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais
    • Manutenção e reparação de outras máquinas e equipamentos para usos industriais não especificados anteriormente
    • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
    • Uti móvel
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades técnicas relacionadas à engenharia e arquitetura
    • Obras de montagem industrial
    • Serviços móveis de atendimento a urgências, exceto por uti móvel
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Seleção e agenciamento de mão-de-obra




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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