Salário para o cargo de Operador internacional (telefonia)
CBO 4222-10 > Operadores de telefonia

Operador internacional (telefonia) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Operam equipamentos, atendem, transferem, cadastram e completam chamadas telefônicas locais, nacionais e internacionais, comunicando- se formalmente em português e/ou línguas estrangeiras. Auxiliam o cliente, fornecendo informações e prestando serviços gerais. Podem treinar funcionários e avaliar a qualidade de atendimento do operador, identificando pontos de melhoria.

Quanto ganha um Operador internacional (telefonia)

Um Operador internacional (telefonia) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.073,58 e R$ 2.223,52, com a média salarial de R$ 1.308,22 e o salário mediana em R$ 1.185,16 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador internacional (telefonia)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.308,22 15.698,68 327,06 7,06
1º Quartil 1.073,58 12.882,96 268,39 5,79
Salário Mediana 1.185,16 14.221,92 296,29 6,40
3º Quartil 1.695,75 20.348,98 423,94 9,15
Teto Salarial 2.223,52 26.682,20 555,88 12,00


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telefonia

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Campina Grande - PB 1.045 - 1.299 1.051,87 1.045,00 1.045,00 1.072,60 1.299,17
São Paulo - SP 1.213 - 2.403 1.621,58 1.212,96 1.618,88 1.984,14 2.403,26
Curitiba - PR 1.045 - 1.725 1.193,48 1.045,00 1.109,65 1.424,33 1.725,19
Brasília - DF 1.165 - 1.722 1.274,37 1.164,57 1.267,12 1.421,66 1.721,96
Belo Horizonte - MG 1.093 - 1.549 1.181,59 1.092,52 1.173,62 1.279,08 1.549,26
Belém - PA 1.243 - 1.732 1.353,87 1.242,86 1.430,20 1.430,20 1.732,30
Porto Alegre - RS 1.143 - 1.673 1.259,00 1.142,76 1.272,80 1.380,91 1.672,60
Rio de Janeiro - RJ 1.045 - 3.341 1.675,62 1.045,00 1.375,01 2.758,54 3.341,22
Fortaleza - CE 1.053 - 1.471 1.102,34 1.053,26 1.063,94 1.214,84 1.471,45
Goiânia - GO 996 - 1.810 1.153,55 995,50 1.060,67 1.494,73 1.810,47
Paracatu - MG 1.045 - 1.316 1.055,19 1.045,00 1.045,00 1.086,25 1.315,70
Aparecida de Goiânia - GO 1.029 - 1.342 1.071,27 1.029,42 1.079,00 1.108,33 1.342,45
Recife - PE 1.045 - 7.209 2.295,49 1.045,00 1.200,00 5.952,08 7.209,33
Cachoeirinha - RS 1.343 - 2.016 1.522,13 1.342,72 1.575,20 1.664,50 2.016,09
Itapevi - SP 1.057 - 1.726 1.146,47 1.057,00 1.057,00 1.424,81 1.725,77
Guarabira - PB 1.275 - 1.544 1.275,00 1.275,00 1.275,00 1.275,00 1.544,32
Monte do Carmo - TO 1.094 - 1.433 1.138,44 1.093,58 1.134,58 1.183,48 1.433,47
Manaus - AM 1.156 - 7.738 2.415,72 1.156,26 1.285,02 6.388,85 7.738,37
Taboão da Serra - SP 1.100 - 1.332 1.100,00 1.100,00 1.100,00 1.100,00 1.332,35
Sorocaba - SP 1.050 - 1.619 1.191,13 1.050,00 1.288,78 1.336,67 1.619,02


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.101 - 2.431 1.545,50 1.100,57 1.525,70 2.007,14 2.431,11
Paraíba 1.045 - 1.361 1.064,67 1.045,00 1.045,00 1.123,81 1.361,19
Paraná 1.045 - 1.736 1.195,96 1.045,00 1.109,65 1.432,91 1.735,59
Minas Gerais 1.045 - 1.531 1.148,66 1.045,00 1.173,62 1.264,36 1.531,43
Distrito Federal 1.165 - 1.722 1.274,37 1.164,57 1.267,12 1.421,66 1.721,96
Pará 1.244 - 1.773 1.365,93 1.243,95 1.430,20 1.463,87 1.773,09
Rio Grande do Sul 1.156 - 1.884 1.319,34 1.155,73 1.276,00 1.555,28 1.883,80
Rio de Janeiro 1.055 - 3.399 1.690,62 1.054,95 1.375,01 2.806,42 3.399,22
Goiás 1.013 - 1.573 1.112,99 1.013,42 1.079,00 1.298,72 1.573,04
Ceará 1.054 - 1.470 1.101,91 1.054,06 1.063,94 1.213,72 1.470,10
Pernambuco 1.045 - 5.971 2.043,73 1.045,00 1.100,00 4.929,38 5.970,61
Bahia 1.069 - 1.613 1.172,80 1.069,15 1.139,51 1.331,89 1.613,22
Tocantins 1.056 - 1.410 1.103,16 1.056,00 1.093,58 1.163,95 1.409,81
Amazonas 1.156 - 7.738 2.415,72 1.156,26 1.285,02 6.388,85 7.738,37
Espírito Santo 1.115 - 4.230 2.268,45 1.114,87 1.822,78 3.492,00 4.229,62
Santa Catarina 1.220 - 1.599 1.255,67 1.220,00 1.260,00 1.320,50 1.599,43
Mato Grosso 1.304 - 2.310 1.708,32 1.304,42 1.810,83 1.907,20 2.310,06
Rio Grande do Norte 1.045 - 1.616 1.112,37 1.045,00 1.072,50 1.333,80 1.615,54
Piauí 1.045 - 1.538 1.111,07 1.045,00 1.095,80 1.269,55 1.537,72
Alagoas 1.070 - 1.363 1.087,00 1.070,00 1.070,00 1.125,00 1.362,63


Principais locais de trabalho

Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telefonia

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio, exceto a telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador internacional (telefonia)

Operadores de telefonia devem:

  • cadastrar informações;
  • elaborar escalas de trabalho;
  • comunicar-se;
  • fornecer informações;
  • prestar serviços;
  • atender o cliente;
  • demonstrar competências pessoais;
  • operar equipamentos;
  • monitorar atendimentos;
  • treinar funcionários;

  • Atividades

    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • bloquear ligações;
    • pesquisar restrições do telefone;
    • avaliar qualidade de atendimento do operador;
    • ouvir o cliente;
    • demonstrar imparcialidade;
    • anotar recados;
    • gravar informações;
    • digitar mensagem;
    • redigir ordens de serviço;
    • intermediar ligação entre surdo e ouvinte;
    • acionar despertador automático;
    • lançar ligações manualmente;
    • registrar pendências de informações;
    • elaborar gráficos de desempenho;
    • manter sigilo;
    • cadastrar telefone e ramal de funcionários;
    • cadastrar telefone e ramais de empresas;
    • pesquisar banco de dados telefônico;
    • analisar fluxo diário de ligações;
    • operar plataforma de atendimento telefônico;
    • demonstrar respeito com o cliente;
    • informar fuso-horário;
    • informar ramais;
    • informar horário de atendimento;
    • informar códigos de área nacionais e internacionais;
    • monitorar tempo de pausa;
    • informar procedimentos de chamadas ddd e ddi;
    • relatar informações de troca de turno;
    • consultar terminal de informações;
    • demonstrar entusiasmo;
    • documentar serviços prestados;
    • direcionar cliente a outros serviços;
    • programar pabx;
    • preencher boleto de tarifa;
    • identificar pontos de melhoria;
    • informar sobre eventos e cursos;
    • completar chamadas nacionais e internacionais;
    • transferir chamadas internas e externas;
    • transmitir informações corretamente;
    • despertar hóspedes pelo telefone;
    • informar números de telefones nacionais e internacionais;
    • elaborar revezamento;
    • escutar atentamente (saber ouvir);
    • redimensionar escala de trabalho para feriados e datas especiais;
    • solicitar auxílio de operadoras internacionais;
    • atualizar cadastro;
    • digitar teclados;
    • interceptar ligações;
    • responder questionários mensais sobre procedimentos operacionais;
    • sugerir agenda de folgas;
    • simular situações reais;
    • identificar-se (nome do atendente);
    • interpretar mensagem do cliente;
    • dominar o idioma inglês;
    • informar números de telefones internos;
    • difundir alerta aos funcionários;
    • falar formalmente;
    • identificar tipo de chamada;
    • consultar código de grupo;
    • sondar tipo de solicitação de serviço;
    • averiguar números solicitados no exterior;
    • informar alteração de número telefônico;
    • fazer monitoria ativa;
    • ler mensagem para cliente;
    • transmitir normas de atendimento padrão;
    • preencher bilhete;
    • pronunciar-se claramente;
    • retransmitir mensagens;
    • enviar mensagens;
    • orientar funcionários sobre mudanças de procedimento;
    • demonstrar pontualidade;
    • intermediar transmissão de informações entre motorista e cliente;
    • elaborar relatórios mensais;
    • trocar senha do cliente;
    • informar endereços da empresa e filiais;
    • identificar necessidades do cliente;
    • informar valor de ligações concluídas via operador;
    • orientar trajeto do motorista;
    • identificar origem da chamada;
    • transmitir recados;
    • permutar dias e turnos de trabalho;
    • demonstrar objetividade;
    • localizar veículo mais próximo do usuário;
    • acompanhar execução dos trabalhos;
    • informar tarifas;
    • demonstrar cordialidade;
    • encaminhar reclamações ao supervisor;
    • identificar código de serviço na tela do computador;
    • propor medidas corretivas;
    • registrar reclamações de trote;
    • monitorar tempo de atendimento;
    • preencher livros de ocorrências diárias;
    • enviar correio eletrônico;
    • controlar frequência de funcionários;
    • reorientar práticas de trabalho (reciclagem);
    • operar pabx;
    • adequar o tom de voz;
    • completar ligações terra-bordo e bordo-terra;
    • otimizar distribuição de operadores;
    • atualizar código de grupo;
    • saudar o cliente;
    • instruir funcionários sobre sistemas operacionais;
    • conservar equipamentos de trabalho;
    • demonstrar autocontrole;
    • viabilizar descanso de onze horas;
    • atualizar painel de informações de eventos;
    • especificar atendimentos diários;
    • cadastrar números de telefones;
    • demonstrar paciência;
    • remanejar dias e turnos de trabalho conforme fluxo de ligações;
    • responder a questionários de avaliação interna;
    • programar mensagem;
    • agendar chamadas com intérprete;
    • retornar contato com cliente;
    • pesquisar normas para ligações internacionais (info);
    • atentar para comunicados na tela do computador;
    • verificar cumprimento das normas de atendimento;
    • atualizar painel de procedimentos;
    • verificar diariamente correio eletrônico;
    • acessar códigos;
    • acompanhar ligação;
    • demonstrar prontidão;
    • demonstrar segurança;
    • participar de cursos específicos;
    • consultar banco de dados de procedimentos via internet;
    • higienizar equipamentos de trabalho;
    • demonstrar agilidade;
    • localizar pessoas;
    • orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa;
    • comunicar-se em outros idiomas;
    • replicar informações da empresa aos funcionários;


    Setores que mais contratam Operador internacional (telefonia) no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
    • Consultoria em tecnologia da informação
    • Seleção e agenciamento de mão-de-obra
    • Comércio varejista de móveis
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
    • Planos de saúde




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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