Salário para o cargo de Operador internacional (telefonia)
CBO 4222-10 > Operadores de telefonia

Operador internacional (telefonia) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Operam equipamentos, atendem, transferem, cadastram e completam chamadas telefônicas locais, nacionais e internacionais, comunicando- se formalmente em português e/ou línguas estrangeiras. Auxiliam o cliente, fornecendo informações e prestando serviços gerais. Podem treinar funcionários e avaliar a qualidade de atendimento do operador, identificando pontos de melhoria.

Quanto ganha um Operador internacional (telefonia)

Um Operador internacional (telefonia) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.412,00 e R$ 2.359,34, com a média salarial de R$ 1.541,95 e o salário mediana em R$ 1.412,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador internacional (telefonia)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.541,95 18.503,43 385,49 8,45
1º Quartil 1.412,00 16.944,00 353,00 7,74
Salário Mediana 1.412,00 16.944,00 353,00 7,74
3º Quartil 1.799,33 21.591,97 449,83 9,86
Teto Salarial 2.359,34 28.312,03 589,83 12,93


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telefonia

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.412 - 2.398 1.568,88 1.412,00 1.412,00 1.979,50 2.397,63
Fortaleza - CE 1.412 - 1.765 1.423,39 1.412,00 1.412,00 1.457,56 1.765,45
Curitiba - PR 1.412 - 2.119 1.496,37 1.412,00 1.412,00 1.749,47 2.119,01
Campina Grande - PB 1.412 - 1.711 1.412,12 1.412,00 1.412,00 1.412,46 1.710,82
Barueri - SP 1.412 - 2.297 1.538,66 1.412,00 1.412,00 1.896,69 2.297,33
Brasília - DF 1.557 - 2.500 1.744,91 1.556,78 1.630,50 2.063,78 2.499,72
Vitoria - ES 1.626 - 2.009 1.634,63 1.626,00 1.626,76 1.658,37 2.008,67
Rio de Janeiro - RJ 1.454 - 2.759 1.690,19 1.453,83 1.505,00 2.277,58 2.758,68
Goiânia - GO 1.412 - 2.098 1.506,00 1.412,00 1.412,00 1.732,01 2.097,86
Belo Horizonte - MG 1.415 - 2.088 1.540,52 1.415,40 1.568,00 1.724,10 2.088,28
Belém - PA 1.608 - 2.066 1.682,21 1.608,06 1.706,00 1.706,00 2.066,36
Porto Alegre - RS 1.593 - 2.264 1.743,89 1.592,94 1.723,09 1.868,94 2.263,71
Santo André - SP 1.433 - 1.931 1.476,99 1.432,80 1.436,00 1.593,87 1.930,54
Paracatu - MG 1.412 - 1.711 1.412,14 1.412,00 1.412,00 1.412,57 1.710,95
São Bernardo do Campo - SP 1.584 - 2.621 1.792,84 1.584,45 1.710,00 2.164,18 2.621,32
Nova Iguaçu - RJ 1.412 - 1.771 1.424,59 1.412,00 1.412,00 1.462,36 1.771,26
Amargosa - BA 1.421 - 1.896 1.466,94 1.420,75 1.422,00 1.565,00 1.895,57
Ribeirão Preto - SP 1.412 - 2.269 1.637,24 1.412,00 1.784,00 1.873,00 2.268,63
Guarulhos - SP 1.545 - 3.052 1.898,98 1.544,75 1.591,00 2.519,38 3.051,54
Florianópolis - SC 1.412 - 1.873 1.444,67 1.412,00 1.412,00 1.546,75 1.873,47


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.412 - 2.410 1.573,91 1.412,00 1.412,00 1.989,34 2.409,54
Ceará 1.412 - 1.765 1.423,38 1.412,00 1.412,00 1.457,57 1.765,45
Paraná 1.412 - 2.138 1.500,16 1.412,00 1.412,00 1.765,55 2.138,49
Paraíba 1.412 - 1.722 1.414,40 1.412,00 1.412,00 1.421,58 1.721,86
Rio de Janeiro 1.413 - 3.735 1.874,45 1.413,02 1.505,00 3.083,44 3.734,76
Espírito Santo 1.616 - 2.042 1.639,06 1.615,93 1.626,76 1.685,56 2.041,60
Distrito Federal 1.557 - 2.500 1.744,91 1.556,78 1.630,50 2.063,78 2.499,72
Minas Gerais 1.412 - 2.091 1.510,32 1.412,00 1.429,00 1.726,43 2.091,10
Goiás 1.412 - 2.034 1.490,18 1.412,00 1.412,00 1.679,68 2.034,48
Bahia 1.412 - 1.902 1.468,88 1.412,00 1.426,00 1.570,55 1.902,29
Rio Grande do Sul 1.638 - 2.523 1.831,54 1.638,21 1.851,00 2.083,26 2.523,31
Santa Catarina 1.412 - 2.787 1.809,92 1.412,00 1.760,00 2.300,61 2.786,57
Pará 1.573 - 2.066 1.669,72 1.572,58 1.706,00 1.706,00 2.066,36
Pernambuco 1.466 - 2.670 1.751,39 1.466,17 1.480,00 2.204,17 2.669,75
Sergipe 1.412 - 1.813 1.432,44 1.412,00 1.412,00 1.497,17 1.813,41
Mato Grosso 1.471 - 3.538 1.915,08 1.471,00 1.506,00 2.921,32 3.538,39
Mato Grosso do Sul 1.690 - 2.311 1.830,18 1.689,50 1.858,00 1.908,25 2.311,33
Alagoas 1.412 - 1.767 1.426,93 1.412,00 1.412,00 1.458,67 1.766,78
Acre 1.515 - 2.121 1.575,13 1.515,00 1.515,00 1.751,00 2.120,86
Amazonas 1.425 - 1.999 1.605,00 1.425,00 1.650,00 1.650,00 1.998,53


Principais locais de trabalho

Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telefonia

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio, exceto a telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador internacional (telefonia)

Operadores de telefonia devem:

  • fornecer informações;
  • atender o cliente;
  • operar equipamentos;
  • elaborar escalas de trabalho;
  • treinar funcionários;
  • prestar serviços;
  • cadastrar informações;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • monitorar atendimentos;

  • Atividades

    • difundir alerta aos funcionários;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • viabilizar descanso de onze horas;
    • higienizar equipamentos de trabalho;
    • intermediar ligação entre surdo e ouvinte;
    • identificar tipo de chamada;
    • operar plataforma de atendimento telefônico;
    • solicitar auxílio de operadoras internacionais;
    • cadastrar números de telefones;
    • localizar pessoas;
    • atualizar código de grupo;
    • lançar ligações manualmente;
    • agendar chamadas com intérprete;
    • cadastrar telefone e ramal de funcionários;
    • identificar pontos de melhoria;
    • orientar trajeto do motorista;
    • responder questionários mensais sobre procedimentos operacionais;
    • retransmitir mensagens;
    • demonstrar respeito com o cliente;
    • transmitir informações corretamente;
    • documentar serviços prestados;
    • encaminhar reclamações ao supervisor;
    • anotar recados;
    • escutar atentamente (saber ouvir);
    • especificar atendimentos diários;
    • controlar frequência de funcionários;
    • pesquisar restrições do telefone;
    • verificar cumprimento das normas de atendimento;
    • consultar código de grupo;
    • responder a questionários de avaliação interna;
    • informar endereços da empresa e filiais;
    • redimensionar escala de trabalho para feriados e datas especiais;
    • dominar o idioma inglês;
    • bloquear ligações;
    • transmitir recados;
    • registrar pendências de informações;
    • informar horário de atendimento;
    • adequar o tom de voz;
    • acessar códigos;
    • operar pabx;
    • instruir funcionários sobre sistemas operacionais;
    • falar formalmente;
    • demonstrar entusiasmo;
    • informar números de telefones internos;
    • remanejar dias e turnos de trabalho conforme fluxo de ligações;
    • informar sobre eventos e cursos;
    • identificar necessidades do cliente;
    • programar pabx;
    • replicar informações da empresa aos funcionários;
    • pesquisar banco de dados telefônico;
    • interpretar mensagem do cliente;
    • acionar despertador automático;
    • comunicar-se em outros idiomas;
    • preencher livros de ocorrências diárias;
    • averiguar números solicitados no exterior;
    • atualizar cadastro;
    • digitar mensagem;
    • informar procedimentos de chamadas ddd e ddi;
    • consultar banco de dados de procedimentos via internet;
    • atualizar painel de informações de eventos;
    • acompanhar ligação;
    • monitorar tempo de pausa;
    • reorientar práticas de trabalho (reciclagem);
    • completar chamadas nacionais e internacionais;
    • direcionar cliente a outros serviços;
    • demonstrar agilidade;
    • ler mensagem para cliente;
    • demonstrar cordialidade;
    • propor medidas corretivas;
    • pronunciar-se claramente;
    • manter sigilo;
    • intermediar transmissão de informações entre motorista e cliente;
    • enviar mensagens;
    • sugerir agenda de folgas;
    • registrar reclamações de trote;
    • atentar para comunicados na tela do computador;
    • sondar tipo de solicitação de serviço;
    • demonstrar pontualidade;
    • demonstrar prontidão;
    • orientar funcionários sobre mudanças de procedimento;
    • orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa;
    • interceptar ligações;
    • monitorar tempo de atendimento;
    • atualizar painel de procedimentos;
    • elaborar revezamento;
    • pesquisar normas para ligações internacionais (info);
    • participar de cursos específicos;
    • permutar dias e turnos de trabalho;
    • informar números de telefones nacionais e internacionais;
    • cadastrar telefone e ramais de empresas;
    • programar mensagem;
    • analisar fluxo diário de ligações;
    • informar códigos de área nacionais e internacionais;
    • demonstrar objetividade;
    • digitar teclados;
    • transmitir normas de atendimento padrão;
    • demonstrar paciência;
    • elaborar gráficos de desempenho;
    • informar alteração de número telefônico;
    • consultar terminal de informações;
    • informar tarifas;
    • gravar informações;
    • enviar correio eletrônico;
    • identificar origem da chamada;
    • ouvir o cliente;
    • avaliar qualidade de atendimento do operador;
    • otimizar distribuição de operadores;
    • demonstrar segurança;
    • saudar o cliente;
    • acompanhar execução dos trabalhos;
    • informar ramais;
    • conservar equipamentos de trabalho;
    • identificar código de serviço na tela do computador;
    • demonstrar autocontrole;
    • retornar contato com cliente;
    • preencher bilhete;
    • demonstrar imparcialidade;
    • informar valor de ligações concluídas via operador;
    • verificar diariamente correio eletrônico;
    • fazer monitoria ativa;
    • despertar hóspedes pelo telefone;
    • simular situações reais;
    • redigir ordens de serviço;
    • transferir chamadas internas e externas;
    • completar ligações terra-bordo e bordo-terra;
    • localizar veículo mais próximo do usuário;
    • elaborar relatórios mensais;
    • trocar senha do cliente;
    • informar fuso-horário;
    • identificar-se (nome do atendente);
    • relatar informações de troca de turno;
    • preencher boleto de tarifa;


    Setores que mais contratam Operador internacional (telefonia) no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente
    • Serviços de comunicação multimídia - scm
    • Planos de saúde
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Esteticista
    Tecnólogos e técnicos em terapias complementares e estéticas

    Esteticista