Salário para o cargo de Proprietário de lavanderia
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Proprietário de lavanderia - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Proprietário de lavanderia

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • atender aos clientes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;

Atividades

  • qualificar fornecedores;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • administrar remanejamentos;
  • captar recursos;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • fazer orçamentos;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • avaliar desempenho;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • definir perfil do consumidor final;
  • manter apresentação pessoal;
  • entrevistar candidatos;
  • propor compra de novos itens;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • gerir investimentos;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • recepcionar mercadorias;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • analisar tendências do mercado;
  • gerir estoques;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • medir resultados de treinamento;
  • delegar atribuições;
  • transferir numerário para o banco;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • agir com dinamismo;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • determinar perfis profissionais;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • designar equipe para projeto;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • promover funcionários;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • monitorar o andamento de projetos;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • expressar-se gestualmente;
  • cooperar na definição de projetos;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • implantar técnicas de vendas;
  • participar de reuniões;
  • estimular a motivação das equipes;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • planejar compras e locações;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • resolver reclamações de clientes;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • liberar mercadorias para entrega;
  • elaborar plano de investimentos;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • exercitar a autonomia;
  • representar a empresa;
  • gerir custos;
  • gerir compras;
  • examinar currículos;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • operar equipamentos de informática;
  • providenciar integração de funcionários;
  • exercer liderança;
  • remanejar leiaute;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • demonstrar motivação;
  • formular incentivos de produtividade;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • definir estratégias de terceirização;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • instruir subordinados;
  • buscar atualização profissional;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • promover programas prevencionistas;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • atender agentes de fiscalização;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • elaborar normas e instruções;
  • orientar clientes;
  • expressar-se oralmente;
  • contratar serviços;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • cobrar resultados;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;


Setores que mais contratam Proprietário de lavanderia no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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