Salário para o cargo de Operador de centro telefônico
CBO 4222-05 > Operadores de telefonia

Operador de centro telefônico - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Operam equipamentos, atendem, transferem, cadastram e completam chamadas telefônicas locais, nacionais e internacionais, comunicando- se formalmente em português e/ou línguas estrangeiras. Auxiliam o cliente, fornecendo informações e prestando serviços gerais. Podem treinar funcionários e avaliar a qualidade de atendimento do operador, identificando pontos de melhoria.

Quanto ganha um Operador de centro telefônico

Um Operador de centro telefônico trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.481,02 e R$ 2.691,35, com a média salarial de R$ 1.704,82 e o salário mediana em R$ 1.617,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de centro telefônico

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.704,82 20.457,80 426,20 9,24
1º Quartil 1.481,02 17.772,27 370,26 8,02
Salário Mediana 1.617,00 19.404,00 404,25 8,76
3º Quartil 2.052,54 24.630,50 513,14 11,12
Teto Salarial 2.691,35 32.296,25 672,84 14,58


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telefonia

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.540 - 2.929 1.883,37 1.539,64 1.823,00 2.418,29 2.929,10
Rio de Janeiro - RJ 1.464 - 2.437 1.663,67 1.464,49 1.570,00 2.011,63 2.436,55
Belo Horizonte - MG 1.432 - 2.785 1.760,10 1.432,39 1.585,00 2.299,38 2.785,07
Barueri - SP 1.601 - 2.227 1.708,52 1.600,89 1.694,00 1.838,71 2.227,10
Porto Alegre - RS 1.448 - 2.181 1.540,94 1.447,73 1.451,00 1.800,62 2.180,96
Goiânia - GO 1.462 - 2.216 1.624,22 1.462,24 1.566,59 1.829,62 2.216,09
Curitiba - PR 1.444 - 2.449 1.731,07 1.443,54 1.756,00 2.022,13 2.449,26
São Jose - SC 1.653 - 3.651 2.145,65 1.652,98 1.872,84 3.014,13 3.650,80
Brasília - DF 1.412 - 2.164 1.528,05 1.412,00 1.448,00 1.786,40 2.163,74
Florianópolis - SC 1.563 - 2.719 1.907,57 1.562,77 1.911,50 2.245,20 2.719,46
Fortaleza - CE 1.412 - 2.516 1.623,40 1.412,00 1.447,00 2.077,57 2.516,41
Salvador - BA 1.412 - 1.999 1.499,66 1.412,08 1.464,00 1.650,01 1.998,54
Joinville - SC 1.505 - 2.546 1.701,67 1.504,65 1.633,00 2.101,95 2.545,95
Campinas - SP 1.551 - 2.792 1.843,14 1.551,11 1.736,00 2.305,36 2.792,32
Teresina - PI 1.412 - 2.287 1.609,84 1.412,00 1.486,00 1.888,16 2.287,00
Recife - PE 1.413 - 2.000 1.483,75 1.412,65 1.424,00 1.651,44 2.000,28
Guarulhos - SP 1.630 - 2.424 1.767,12 1.630,09 1.696,46 2.001,00 2.423,67
São Luís - MA 1.412 - 2.504 1.599,09 1.412,00 1.444,00 2.067,62 2.504,36
Bauru - SP 1.598 - 2.021 1.630,70 1.598,50 1.628,00 1.668,37 2.020,78
São João de Meriti - RJ 1.729 - 2.271 1.800,62 1.729,00 1.833,00 1.874,68 2.270,66


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.530 - 2.706 1.809,87 1.529,90 1.735,00 2.234,40 2.706,38
Santa Catarina 1.542 - 3.069 1.941,08 1.541,76 1.872,00 2.533,92 3.069,15
Minas Gerais 1.414 - 2.736 1.677,99 1.413,86 1.511,00 2.259,08 2.736,26
Rio Grande do Sul 1.444 - 2.423 1.645,80 1.443,54 1.554,00 2.000,19 2.422,70
Rio de Janeiro 1.462 - 2.441 1.690,38 1.462,10 1.625,00 2.015,15 2.440,82
Paraná 1.440 - 2.475 1.714,87 1.440,24 1.686,00 2.043,24 2.474,83
Goiás 1.433 - 2.224 1.608,40 1.432,76 1.566,00 1.836,24 2.224,11
Bahia 1.412 - 2.006 1.500,79 1.412,00 1.476,00 1.656,05 2.005,86
Distrito Federal 1.412 - 2.164 1.528,05 1.412,00 1.448,00 1.786,40 2.163,74
Ceará 1.412 - 2.494 1.612,97 1.412,00 1.447,00 2.058,93 2.493,83
Pernambuco 1.413 - 2.050 1.491,42 1.412,82 1.424,00 1.692,77 2.050,34
Espírito Santo 1.429 - 2.301 1.588,45 1.429,35 1.485,00 1.899,51 2.300,75
Mato Grosso 1.412 - 2.280 1.567,27 1.412,00 1.493,00 1.882,11 2.279,66
Rio Grande do Norte 1.412 - 2.406 1.591,65 1.412,00 1.509,00 1.986,77 2.406,43
Paraíba 1.412 - 2.308 1.581,66 1.412,00 1.424,00 1.905,51 2.308,01
Maranhão 1.412 - 2.427 1.577,30 1.412,00 1.431,00 2.004,04 2.427,35
Piauí 1.412 - 2.286 1.608,43 1.412,00 1.486,00 1.887,73 2.286,48
Mato Grosso do Sul 1.412 - 2.161 1.551,64 1.412,44 1.476,00 1.783,95 2.160,77
Pará 1.412 - 2.498 1.662,47 1.412,00 1.510,00 2.061,96 2.497,51
Amazonas 1.412 - 2.114 1.512,22 1.412,00 1.447,50 1.745,48 2.114,18
Sergipe 1.412 - 1.861 1.469,51 1.412,00 1.486,00 1.536,82 1.861,44
Alagoas 1.412 - 2.245 1.581,88 1.412,00 1.500,00 1.853,52 2.245,04
Tocantins 1.412 - 1.982 1.478,57 1.412,00 1.430,00 1.636,57 1.982,26
Rondônia 1.421 - 2.449 1.648,57 1.420,50 1.600,00 2.022,08 2.449,21
Acre 1.421 - 2.258 1.617,63 1.420,86 1.606,00 1.864,29 2.258,08
Amapá 1.412 - 2.452 1.672,89 1.412,00 1.735,00 2.024,00 2.451,53
Roraima 1.412 - 1.750 1.419,33 1.412,00 1.412,00 1.445,00 1.750,23


Principais locais de trabalho

Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telefonia

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio, exceto a telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de centro telefônico

Operadores de telefonia devem:

  • operar equipamentos;
  • prestar serviços;
  • monitorar atendimentos;
  • comunicar-se;
  • atender o cliente;
  • treinar funcionários;
  • fornecer informações;
  • cadastrar informações;
  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar escalas de trabalho;

  • Atividades

    • viabilizar descanso de onze horas;
    • direcionar cliente a outros serviços;
    • consultar banco de dados de procedimentos via internet;
    • registrar pendências de informações;
    • demonstrar segurança;
    • comunicar-se em outros idiomas;
    • participar de cursos específicos;
    • atualizar painel de procedimentos;
    • averiguar números solicitados no exterior;
    • interceptar ligações;
    • demonstrar autocontrole;
    • informar números de telefones internos;
    • localizar veículo mais próximo do usuário;
    • digitar mensagem;
    • operar pabx;
    • acionar despertador automático;
    • escutar atentamente (saber ouvir);
    • operar plataforma de atendimento telefônico;
    • despertar hóspedes pelo telefone;
    • simular situações reais;
    • atualizar cadastro;
    • demonstrar entusiasmo;
    • demonstrar pontualidade;
    • redigir ordens de serviço;
    • instruir funcionários sobre sistemas operacionais;
    • programar pabx;
    • cadastrar telefone e ramal de funcionários;
    • orientar trajeto do motorista;
    • remanejar dias e turnos de trabalho conforme fluxo de ligações;
    • informar procedimentos de chamadas ddd e ddi;
    • elaborar revezamento;
    • identificar pontos de melhoria;
    • replicar informações da empresa aos funcionários;
    • informar ramais;
    • demonstrar agilidade;
    • anotar recados;
    • pronunciar-se claramente;
    • informar números de telefones nacionais e internacionais;
    • demonstrar prontidão;
    • informar valor de ligações concluídas via operador;
    • identificar origem da chamada;
    • identificar tipo de chamada;
    • demonstrar cordialidade;
    • intermediar transmissão de informações entre motorista e cliente;
    • orientar funcionários sobre mudanças de procedimento;
    • atentar para comunicados na tela do computador;
    • transmitir recados;
    • informar códigos de área nacionais e internacionais;
    • informar alteração de número telefônico;
    • conservar equipamentos de trabalho;
    • acompanhar ligação;
    • controlar frequência de funcionários;
    • identificar necessidades do cliente;
    • preencher livros de ocorrências diárias;
    • informar tarifas;
    • retornar contato com cliente;
    • digitar teclados;
    • orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa;
    • preencher bilhete;
    • monitorar tempo de pausa;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • redimensionar escala de trabalho para feriados e datas especiais;
    • encaminhar reclamações ao supervisor;
    • demonstrar paciência;
    • sondar tipo de solicitação de serviço;
    • localizar pessoas;
    • elaborar relatórios mensais;
    • registrar reclamações de trote;
    • higienizar equipamentos de trabalho;
    • documentar serviços prestados;
    • completar ligações terra-bordo e bordo-terra;
    • solicitar auxílio de operadoras internacionais;
    • cadastrar números de telefones;
    • lançar ligações manualmente;
    • falar formalmente;
    • identificar código de serviço na tela do computador;
    • pesquisar banco de dados telefônico;
    • acessar códigos;
    • completar chamadas nacionais e internacionais;
    • informar sobre eventos e cursos;
    • transmitir informações corretamente;
    • atualizar código de grupo;
    • transmitir normas de atendimento padrão;
    • otimizar distribuição de operadores;
    • intermediar ligação entre surdo e ouvinte;
    • informar horário de atendimento;
    • difundir alerta aos funcionários;
    • saudar o cliente;
    • fazer monitoria ativa;
    • interpretar mensagem do cliente;
    • gravar informações;
    • bloquear ligações;
    • permutar dias e turnos de trabalho;
    • verificar cumprimento das normas de atendimento;
    • acompanhar execução dos trabalhos;
    • preencher boleto de tarifa;
    • monitorar tempo de atendimento;
    • relatar informações de troca de turno;
    • reorientar práticas de trabalho (reciclagem);
    • consultar código de grupo;
    • propor medidas corretivas;
    • informar endereços da empresa e filiais;
    • atualizar painel de informações de eventos;
    • manter sigilo;
    • cadastrar telefone e ramais de empresas;
    • especificar atendimentos diários;
    • informar fuso-horário;
    • demonstrar objetividade;
    • ouvir o cliente;
    • retransmitir mensagens;
    • adequar o tom de voz;
    • avaliar qualidade de atendimento do operador;
    • responder questionários mensais sobre procedimentos operacionais;
    • verificar diariamente correio eletrônico;
    • elaborar gráficos de desempenho;
    • transferir chamadas internas e externas;
    • demonstrar imparcialidade;
    • pesquisar restrições do telefone;
    • identificar-se (nome do atendente);
    • ler mensagem para cliente;
    • sugerir agenda de folgas;
    • agendar chamadas com intérprete;
    • programar mensagem;
    • enviar correio eletrônico;
    • responder a questionários de avaliação interna;
    • dominar o idioma inglês;
    • pesquisar normas para ligações internacionais (info);
    • consultar terminal de informações;
    • enviar mensagens;
    • demonstrar respeito com o cliente;
    • trocar senha do cliente;
    • analisar fluxo diário de ligações;


    Setores que mais contratam Operador de centro telefônico no mercado de trabalho

    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Outras obras de acabamento da construção
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de teleatendimento
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Manutenção de estações e redes de telecomunicações
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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