Salário para o cargo de Operador de centro telefônico
CBO 4222-05 > Operadores de telefonia

Operador de centro telefônico - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Operam equipamentos, atendem, transferem, cadastram e completam chamadas telefônicas locais, nacionais e internacionais, comunicando- se formalmente em português e/ou línguas estrangeiras. Auxiliam o cliente, fornecendo informações e prestando serviços gerais. Podem treinar funcionários e avaliar a qualidade de atendimento do operador, identificando pontos de melhoria.

Quanto ganha um Operador de centro telefônico

Um Operador de centro telefônico trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.075,49 e R$ 2.268,08, com a média salarial de R$ 1.346,79 e o salário mediana em R$ 1.275,60 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de centro telefônico

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.346,79 16.161,53 336,70 7,49
1º Quartil 1.075,49 12.905,84 268,87 5,98
Salário Mediana 1.275,60 15.307,20 318,90 7,10
3º Quartil 1.729,73 20.756,81 432,43 9,62
Teto Salarial 2.268,08 27.216,95 567,02 12,62


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telefonia

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.074 - 2.698 1.517,02 1.074,46 1.390,00 2.227,26 2.697,72
Belo Horizonte - MG 1.104 - 2.282 1.457,94 1.103,90 1.413,36 1.884,19 2.282,19
Curitiba - PR 1.131 - 1.868 1.291,03 1.130,52 1.193,00 1.542,59 1.868,44
Florianópolis - SC 1.177 - 1.951 1.434,35 1.177,23 1.496,00 1.610,84 1.951,09
Salvador - BA 1.094 - 1.870 1.272,31 1.093,62 1.229,01 1.544,09 1.870,24
São Jose - SC 1.228 - 1.861 1.439,07 1.227,58 1.499,01 1.536,36 1.860,88
Brasília - DF 1.041 - 1.983 1.258,54 1.041,04 1.184,45 1.637,49 1.983,38
Rio de Janeiro - RJ 1.200 - 2.296 1.476,40 1.199,64 1.389,10 1.895,28 2.295,62
Porto Alegre - RS 1.061 - 1.914 1.229,18 1.061,40 1.116,37 1.580,07 1.913,83
Goiânia - GO 1.143 - 1.757 1.286,55 1.142,93 1.290,77 1.450,97 1.757,46
Barueri - SP 1.241 - 1.873 1.426,73 1.241,29 1.496,00 1.546,75 1.873,47
Londrina - PR 1.188 - 2.276 1.512,24 1.188,43 1.496,00 1.879,00 2.275,91
Lauro de Freitas - BA 1.118 - 1.593 1.203,07 1.117,95 1.191,21 1.314,85 1.592,58
Joinville - SC 1.147 - 1.736 1.259,35 1.146,75 1.229,01 1.433,28 1.736,04
Recife - PE 1.056 - 1.529 1.114,59 1.055,90 1.071,93 1.262,22 1.528,83
Fortaleza - CE 1.052 - 1.606 1.151,24 1.052,06 1.111,49 1.326,24 1.606,38
São José dos Campos - SP 1.045 - 1.975 1.239,84 1.045,00 1.100,00 1.630,81 1.975,29
Bauru - SP 1.215 - 1.780 1.340,27 1.215,33 1.338,15 1.469,51 1.779,91
Teresina - PI 1.045 - 1.485 1.113,23 1.045,00 1.082,86 1.226,35 1.485,39
São José do Rio Preto - SP 1.189 - 2.168 1.436,44 1.188,57 1.386,00 1.790,24 2.168,40


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.127 - 2.413 1.479,02 1.127,41 1.411,18 1.992,30 2.413,13
Santa Catarina 1.173 - 1.959 1.409,70 1.172,98 1.496,00 1.617,33 1.958,96
Paraná 1.111 - 2.024 1.344,46 1.110,95 1.299,56 1.670,79 2.023,71
Minas Gerais 1.075 - 2.210 1.394,04 1.075,47 1.361,53 1.824,48 2.209,86
Bahia 1.084 - 1.784 1.235,39 1.083,84 1.191,21 1.472,96 1.784,09
Rio Grande do Sul 1.059 - 1.989 1.273,79 1.059,40 1.204,98 1.641,91 1.988,73
Rio de Janeiro 1.164 - 2.213 1.441,27 1.164,43 1.378,32 1.827,43 2.213,44
Goiás 1.107 - 1.752 1.263,35 1.107,35 1.248,00 1.446,28 1.751,78
Distrito Federal 1.041 - 1.983 1.258,54 1.041,04 1.184,45 1.637,49 1.983,38
Pernambuco 1.054 - 1.569 1.124,21 1.054,15 1.071,93 1.295,60 1.569,27
Ceará 1.047 - 1.611 1.148,15 1.047,36 1.111,49 1.330,34 1.611,35
Mato Grosso 1.047 - 1.822 1.195,23 1.046,98 1.100,00 1.504,53 1.822,33
Espírito Santo 1.091 - 1.907 1.284,56 1.091,19 1.208,75 1.574,53 1.907,12
Piauí 1.045 - 1.481 1.112,80 1.045,00 1.082,86 1.222,43 1.480,64
Rio Grande do Norte 1.042 - 2.042 1.281,50 1.042,17 1.150,00 1.685,77 2.041,86
Pará 1.049 - 2.042 1.279,34 1.049,04 1.174,00 1.685,56 2.041,60
Maranhão 1.050 - 1.538 1.136,03 1.050,49 1.081,60 1.269,69 1.537,89
Alagoas 1.045 - 1.511 1.102,56 1.045,00 1.047,96 1.247,27 1.510,73
Paraíba 1.037 - 1.870 1.184,92 1.036,84 1.061,60 1.543,83 1.869,94
Mato Grosso do Sul 1.079 - 1.678 1.206,51 1.078,74 1.180,00 1.385,50 1.678,16
Amazonas 1.079 - 1.707 1.219,98 1.078,67 1.180,67 1.409,39 1.707,10
Sergipe 1.057 - 1.486 1.136,41 1.056,84 1.147,98 1.226,55 1.485,63
Rondônia 1.078 - 1.719 1.205,33 1.077,61 1.154,50 1.419,22 1.719,00
Acre 1.212 - 1.658 1.317,56 1.212,30 1.341,00 1.369,00 1.658,17
Amapá 1.087 - 1.840 1.386,31 1.086,76 1.495,16 1.518,92 1.839,76
Tocantins 1.061 - 1.588 1.152,37 1.061,46 1.134,01 1.310,99 1.587,91
Roraima 1.045 - 1.385 1.073,48 1.045,00 1.059,00 1.143,76 1.385,36


Principais locais de trabalho

Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telefonia

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio, exceto a telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de centro telefônico

Operadores de telefonia devem:

  • elaborar escalas de trabalho;
  • atender o cliente;
  • fornecer informações;
  • cadastrar informações;
  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar serviços;
  • treinar funcionários;
  • comunicar-se;
  • operar equipamentos;
  • monitorar atendimentos;

  • Atividades

    • elaborar revezamento;
    • remanejar dias e turnos de trabalho conforme fluxo de ligações;
    • lançar ligações manualmente;
    • sondar tipo de solicitação de serviço;
    • permutar dias e turnos de trabalho;
    • demonstrar agilidade;
    • demonstrar entusiasmo;
    • monitorar tempo de atendimento;
    • consultar banco de dados de procedimentos via internet;
    • preencher livros de ocorrências diárias;
    • cadastrar números de telefones;
    • atualizar painel de informações de eventos;
    • informar alteração de número telefônico;
    • especificar atendimentos diários;
    • demonstrar pontualidade;
    • acionar despertador automático;
    • localizar pessoas;
    • informar valor de ligações concluídas via operador;
    • demonstrar objetividade;
    • participar de cursos específicos;
    • monitorar tempo de pausa;
    • sugerir agenda de folgas;
    • informar códigos de área nacionais e internacionais;
    • identificar pontos de melhoria;
    • preencher bilhete;
    • completar chamadas nacionais e internacionais;
    • registrar reclamações de trote;
    • programar pabx;
    • ler mensagem para cliente;
    • atentar para comunicados na tela do computador;
    • anotar recados;
    • demonstrar autocontrole;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • demonstrar paciência;
    • controlar frequência de funcionários;
    • reorientar práticas de trabalho (reciclagem);
    • transmitir recados;
    • avaliar qualidade de atendimento do operador;
    • intermediar ligação entre surdo e ouvinte;
    • identificar necessidades do cliente;
    • cadastrar telefone e ramais de empresas;
    • solicitar auxílio de operadoras internacionais;
    • bloquear ligações;
    • pesquisar restrições do telefone;
    • fazer monitoria ativa;
    • redigir ordens de serviço;
    • enviar correio eletrônico;
    • identificar-se (nome do atendente);
    • despertar hóspedes pelo telefone;
    • elaborar gráficos de desempenho;
    • cadastrar telefone e ramal de funcionários;
    • digitar teclados;
    • documentar serviços prestados;
    • atualizar cadastro;
    • demonstrar imparcialidade;
    • responder a questionários de avaliação interna;
    • elaborar relatórios mensais;
    • programar mensagem;
    • replicar informações da empresa aos funcionários;
    • atualizar código de grupo;
    • demonstrar respeito com o cliente;
    • pesquisar normas para ligações internacionais (info);
    • informar sobre eventos e cursos;
    • informar tarifas;
    • operar plataforma de atendimento telefônico;
    • viabilizar descanso de onze horas;
    • gravar informações;
    • digitar mensagem;
    • dominar o idioma inglês;
    • informar fuso-horário;
    • demonstrar prontidão;
    • direcionar cliente a outros serviços;
    • acessar códigos;
    • demonstrar cordialidade;
    • intermediar transmissão de informações entre motorista e cliente;
    • consultar código de grupo;
    • operar pabx;
    • informar endereços da empresa e filiais;
    • identificar origem da chamada;
    • adequar o tom de voz;
    • higienizar equipamentos de trabalho;
    • verificar diariamente correio eletrônico;
    • identificar código de serviço na tela do computador;
    • interceptar ligações;
    • pronunciar-se claramente;
    • propor medidas corretivas;
    • completar ligações terra-bordo e bordo-terra;
    • encaminhar reclamações ao supervisor;
    • analisar fluxo diário de ligações;
    • manter sigilo;
    • transferir chamadas internas e externas;
    • registrar pendências de informações;
    • informar números de telefones nacionais e internacionais;
    • retransmitir mensagens;
    • orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa;
    • pesquisar banco de dados telefônico;
    • falar formalmente;
    • agendar chamadas com intérprete;
    • redimensionar escala de trabalho para feriados e datas especiais;
    • difundir alerta aos funcionários;
    • otimizar distribuição de operadores;
    • demonstrar segurança;
    • comunicar-se em outros idiomas;
    • localizar veículo mais próximo do usuário;
    • enviar mensagens;
    • consultar terminal de informações;
    • informar procedimentos de chamadas ddd e ddi;
    • acompanhar ligação;
    • acompanhar execução dos trabalhos;
    • responder questionários mensais sobre procedimentos operacionais;
    • retornar contato com cliente;
    • transmitir normas de atendimento padrão;
    • averiguar números solicitados no exterior;
    • orientar funcionários sobre mudanças de procedimento;
    • simular situações reais;
    • conservar equipamentos de trabalho;
    • informar números de telefones internos;
    • ouvir o cliente;
    • escutar atentamente (saber ouvir);
    • atualizar painel de procedimentos;
    • informar horário de atendimento;
    • verificar cumprimento das normas de atendimento;
    • preencher boleto de tarifa;
    • relatar informações de troca de turno;
    • interpretar mensagem do cliente;
    • trocar senha do cliente;
    • orientar trajeto do motorista;
    • transmitir informações corretamente;
    • identificar tipo de chamada;
    • informar ramais;
    • saudar o cliente;
    • instruir funcionários sobre sistemas operacionais;


    Setores que mais contratam Operador de centro telefônico no mercado de trabalho

    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades de teleatendimento
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Outras obras de acabamento da construção




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Instrutor educacional
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Instrutor educacional