Salário para o cargo de Funcionário de setor de informação
CBO 4221-05 > Recepcionistas

Funcionário de setor de informação - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Quanto ganha um Funcionário de setor de informação

Um Funcionário de setor de informação trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.085,72 e R$ 2.398,01, com a média salarial de R$ 1.365,30 e o salário mediana em R$ 1.271,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Funcionário de setor de informação

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.365,30 16.383,57 341,32 6,43
1º Quartil 1.085,72 13.028,66 271,43 5,11
Salário Mediana 1.271,00 15.252,00 317,75 5,99
3º Quartil 1.828,83 21.945,92 457,21 8,61
Teto Salarial 2.398,01 28.776,15 599,50 11,29


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.153 - 2.482 1.478,73 1.153,17 1.346,67 2.048,94 2.481,74
Rio de Janeiro - RJ 1.153 - 2.462 1.452,11 1.153,39 1.315,86 2.032,73 2.462,11
Belo Horizonte - MG 1.116 - 2.315 1.428,19 1.115,77 1.323,68 1.911,18 2.314,88
Brasília - DF 1.070 - 2.478 1.406,13 1.069,93 1.223,00 2.045,74 2.477,86
Curitiba - PR 1.143 - 2.117 1.397,84 1.143,46 1.362,00 1.747,70 2.116,87
Goiânia - GO 1.078 - 1.911 1.257,22 1.078,23 1.183,35 1.577,55 1.910,77
Salvador - BA 1.066 - 2.195 1.304,06 1.065,71 1.155,00 1.812,17 2.194,95
Fortaleza - CE 1.060 - 2.192 1.293,48 1.060,32 1.157,60 1.809,93 2.192,24
Porto Alegre - RS 1.148 - 2.833 1.518,72 1.147,58 1.283,00 2.338,91 2.832,96
Recife - PE 1.058 - 1.776 1.205,49 1.058,26 1.143,56 1.466,58 1.776,36
Santo André - SP 1.208 - 2.110 1.422,97 1.207,68 1.392,02 1.742,42 2.110,47
Florianópolis - SC 1.185 - 2.251 1.448,92 1.184,68 1.348,00 1.858,78 2.251,42
Belém - PA 1.058 - 2.565 1.403,03 1.057,64 1.200,00 2.117,78 2.565,12
Campinas - SP 1.198 - 3.212 1.648,74 1.197,58 1.373,30 2.651,99 3.212,17
Joinville - SC 1.152 - 1.946 1.351,80 1.151,91 1.324,80 1.606,41 1.945,73
Cuiabá - MT 1.068 - 2.355 1.367,89 1.067,97 1.238,19 1.944,59 2.355,35
Barueri - SP 1.168 - 2.733 1.510,49 1.167,66 1.315,86 2.256,70 2.733,39
São Jose - SC 1.224 - 1.871 1.370,15 1.224,24 1.375,14 1.544,32 1.870,53
Manaus - AM 1.053 - 2.269 1.295,83 1.052,79 1.125,00 1.872,99 2.268,62
Natal - RN 1.044 - 2.608 1.346,71 1.043,95 1.086,00 2.152,93 2.607,69


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.159 - 2.425 1.461,33 1.158,91 1.340,00 2.002,26 2.425,20
Minas Gerais 1.066 - 2.043 1.289,75 1.065,52 1.200,00 1.687,04 2.043,40
Rio de Janeiro 1.145 - 2.258 1.402,34 1.145,41 1.300,00 1.863,93 2.257,64
Santa Catarina 1.197 - 2.068 1.416,30 1.196,56 1.391,00 1.707,56 2.068,25
Paraná 1.124 - 2.034 1.371,15 1.123,71 1.354,69 1.679,01 2.033,66
Rio Grande do Sul 1.155 - 2.209 1.397,74 1.154,77 1.300,00 1.823,68 2.208,89
Bahia 1.054 - 2.012 1.251,32 1.053,63 1.139,42 1.660,95 2.011,79
Goiás 1.060 - 1.878 1.231,61 1.060,26 1.148,48 1.550,77 1.878,35
Distrito Federal 1.070 - 2.478 1.406,13 1.069,93 1.223,00 2.045,74 2.477,86
Ceará 1.053 - 2.049 1.253,52 1.053,20 1.121,69 1.691,59 2.048,90
Mato Grosso 1.051 - 2.014 1.267,72 1.051,07 1.175,20 1.662,59 2.013,78
Pernambuco 1.050 - 1.853 1.210,15 1.050,35 1.124,73 1.529,71 1.852,83
Pará 1.048 - 2.176 1.300,11 1.048,06 1.174,99 1.796,14 2.175,54
Espírito Santo 1.073 - 2.033 1.275,66 1.072,69 1.159,20 1.678,48 2.033,03
Mato Grosso do Sul 1.092 - 1.838 1.252,66 1.091,73 1.200,00 1.517,72 1.838,31
Maranhão 1.044 - 1.687 1.163,86 1.044,44 1.100,00 1.392,98 1.687,22
Rio Grande do Norte 1.043 - 2.297 1.278,95 1.043,43 1.085,00 1.896,54 2.297,15
Paraíba 1.047 - 1.611 1.147,87 1.046,57 1.100,00 1.329,79 1.610,69
Amazonas 1.052 - 2.247 1.290,60 1.052,05 1.125,00 1.855,01 2.246,85
Piauí 1.045 - 1.548 1.133,38 1.045,33 1.100,00 1.278,28 1.548,29
Rondônia 1.073 - 1.803 1.220,28 1.072,56 1.177,00 1.488,35 1.802,74
Sergipe 1.042 - 2.215 1.252,05 1.041,69 1.062,43 1.828,35 2.214,56
Alagoas 1.045 - 1.762 1.178,22 1.045,17 1.100,00 1.454,91 1.762,23
Tocantins 1.049 - 1.758 1.195,57 1.049,00 1.101,80 1.451,48 1.758,08
Acre 1.048 - 1.842 1.214,93 1.047,64 1.128,60 1.521,14 1.842,45
Roraima 1.048 - 1.490 1.150,52 1.047,57 1.200,00 1.230,15 1.489,99
Amapá 1.045 - 1.680 1.168,96 1.045,00 1.102,45 1.386,85 1.679,79


Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Funcionário de setor de informação

Recepcionistas devem:

  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • observar normas internas de segurança;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • agendar serviços;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • planejar o cotidiano;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • prestar atendimento/ apoio personalizado ao hóspede;

  • Atividades

    • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
    • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
    • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
    • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
    • demonstrar respeito mútuo;
    • coordenar equipe;
    • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
    • oferecer suporte ao hóspede em diferentes eventualidades;
    • circular informações internas;
    • imprimir listagem de pacientes internados;
    • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
    • prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
    • atualizar conta;
    • verificar cadastro e reserva;
    • checar solicitações dos hóspedes;
    • encaminhar o cliente para os diversos setores;
    • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
    • verificar mapa de internação cirúrgico;
    • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
    • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
    • demonstrar senso de organização;
    • intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
    • averiguar agenda semanal de eventos;
    • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
    • emitir notas fiscais e recibos;
    • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
    • visitar locais/estabelecimentos para serem indicados aos hóspedes;
    • oferecer auxílio para a bagagem;
    • demonstrar espírito de equipe;
    • solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
    • fechar contas masters;
    • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
    • estabelecer rede de contatos para atendimento de solicitações dos clientes;
    • conferir documentos com identificação;
    • informar-se sobre o hóspede( preferências, necessidades, hábitos);
    • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
    • avisar o concierge da chegada do hóspede;
    • manter anonimidade do hóspede quando solicitado;
    • emitir o cartão de liberação de saída;
    • fornecer informações meteorológicas;
    • demonstrar autonomia;
    • acionar serviço de higienização;
    • organizar as entregas aos hóspedes;
    • distribuir malotes;
    • demonstrar iniciativa;
    • pré-cadastrar o cliente;
    • agendar transfers e carros executivos;
    • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
    • interagir com os outros departamentos;
    • bloquear apartamento;
    • demonstrar paciência;
    • acompanhar as solicitações dos hóspedes;
    • averiguar horário de saída dos grupos;
    • providenciar envio de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
    • atender o cliente com informações precisas;
    • providenciar compra de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
    • certificar-se de entrega de documentos/encomendas aos hóspedes;
    • identificar o espaço físico da empresa;
    • acolher o cliente e passageiro;
    • demonstrar interesse;
    • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
    • solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
    • auxiliar o hóspede com atendimento médico;
    • pedir forma de garantia de pagamento;
    • estabelecer contato/comunicação visual com o cliente;
    • registrar acompanhantes;
    • emitir extrato de contas;
    • anunciar a chegada do cliente;
    • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
    • organizar materiais de trabalho;
    • preparar o ´mise-en-place´;
    • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
    • auxiliar na organização de ocasiões especiais aos hóspedes( pedido de casamento, aniversário, comemorações em geral);
    • efetuar acertos em contas;
    • consultar solicitações especiais de hóspedes;
    • conferir idoneidade dos clientes;
    • demonstrar conhecimentos de informática;
    • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
    • colher principais notícias e manchetes do dia;
    • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
    • entregar o crachá de visitante na entrada;
    • encerrar a conta no sistema;
    • providenciar a compra de ingressos para eventos em geral;
    • demonstrar pró atividade;
    • internar o paciente;
    • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
    • atualizar banco de dados do estabelecimento;
    • propor associação de programas de fidelidade;
    • imprimir relatórios de controle;
    • auxiliar no planejamento de roteiros turísticos aos hóspedes;
    • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
    • oferecer transporte ao cliente;
    • avisar a enfermagem da chegada do paciente;
    • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
    • ouvir com atenção;
    • organizar malotes;
    • agendar reservas / consultas dos clientes;
    • transmitir recados e fax;
    • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
    • prestar assistência ao hóspede em caso e extravio de bagagem;
    • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
    • anotar telefonemas e recados;
    • agir com bom senso;
    • possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
    • demonstrar entusiasmo;
    • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
    • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
    • auxiliar o cliente com informações financeiras;
    • receber pagamentos;
    • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
    • providenciar solicitações de reservas especiais;
    • colher feedback das informações prestadas;
    • efetuar cobrança ´no show´;
    • realizar câmbio de moedas;
    • lançar despesas em contas;
    • fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
    • planejar o dia seguinte;
    • guardar volumes de prestadores de serviços;
    • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
    • solicitar o serviço de manobrista;
    • resolver pendências do dia anterior;
    • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
    • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
    • encerrar o ´pos´ (point of sale);
    • demonstrar empatia;
    • verificar o pedido de internação;
    • participar de reuniões na troca de turnos;
    • protocolar documentos/encomendas de hóspedes;
    • demonstrar eficiência;
    • fornecer serviço de cofre;


    Setores que mais contratam Funcionário de setor de informação no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Hotéis
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Laboratórios clínicos
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
    • Atividades de condicionamento físico




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Educador de rua
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Educador de rua