Salário para o cargo de Agente de coleta supervisor
CBO 4201-20 > Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Agente de coleta supervisor - Descrição, atividades e funções do cargo

Supervisionam diretamente, lideram e motivam uma equipe de trabalhadores que prestam serviços de atendimento ao público ou coletam informações e documentos, tais como, caixas e bilheteiros, coletadores de apostas e de jogos, recepcionistas, telefonistas e operadores de telemarketing e atendimento, cobradores, entrevistadores e recenseadores, intermediando relações entre clientes e prestadores de serviços e ou funcionários e entre pesquisadores e informantes, planejam e administram o trabalho da equipe, definindo rotinas de trabalho, técnicas de abordagem de clientes e informantes e estratégias para cumprimentos de metas e prazos, identificando prioridades e suprindo materiais e equipamentos para execução dos serviços, bem como o seu desenvolvimento profissional, controlam atividades financeiras.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Supervisores de atendimento ao público
        • Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

O exercício desse cargo requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Agente de coleta supervisor

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa devem:

  • atender público e informantes;
  • controlar atividades financeiras;
  • qualificar equipe de trabalho;
  • planejar trabalho da equipe;
  • avaliar qualidade dos serviços;
  • supervisionar execução dos serviços;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar pessoal;

Atividades

  • elaborar programação de férias;
  • promover atendimento personalizado ao cliente;
  • agir com desenvoltura;
  • providenciar substituição de informantes no painel da pesquisa;
  • elaborar escalas de trabalho;
  • demonstrar atitude proativa;
  • definir rotinas de trabalho;
  • propor reciclagem de funcionários;
  • liderar equipe;
  • distribuir carga de trabalho individual e da equipe;
  • conferir pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
  • tabular dados;
  • acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho;
  • intermediar conflitos entre áreas internas;
  • controlar ligações telefônicas;
  • solicitar pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
  • atuar com dinamismo;
  • propor promoções de funcionários;
  • agir com ética e atitude profissional;
  • propor penalidades aos funcionários;
  • controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo;
  • agir com empatia;
  • verificar necessidades de novos equipamentos;
  • aplicar penalidades aos funcionários;
  • confrontar dados coletados;
  • criar relacionamento interpessoal;
  • avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante;
  • selecionar pessoal;
  • dimensionar equipe de trabalho;
  • providenciar substituição de insumos pesquisados;
  • manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe;
  • identificar necessidade de substituição de insumos pesquisados;
  • controlar as emoções;
  • controlar movimentação de questionários;
  • reenquadrar funcionários em outra função;
  • propor admissões de funcionários;
  • analisar relatórios;
  • propor novos serviços aos clientes;
  • identificar necessidades de reciclagem de funcionários;
  • definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos;
  • manter-se atualizado;
  • suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • elaborar cronograma de trabalho;
  • definir técnicas de abordagem de clientes e informantes;
  • reconhecer diferenças pessoais;
  • prestar informações ao público e informantes;
  • propor desligamentos de funcionários;
  • administrar banco de dados e listagens;
  • informar clientes e informantes sobre providências solicitadas;
  • promover rodízio de funções;
  • identificar falhas do processo de trabalho;
  • criticar questionários preenchidos;
  • relatar falhas do processo de trabalho;
  • definir perfil para cargos;
  • agir com criatividade;
  • propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários;
  • treinar novos funcionários;
  • avaliar desempenho dos funcionários;
  • administrar conflitos entre funcionários e clientes;
  • orçar custos;
  • avaliar desempenho de sistemas e equipamentos;
  • constatar necessidade de substituição de informantes no painel da pesquisa;
  • definir recursos de trabalho;
  • treinar empregados em novos serviços e tecnologias;
  • estimar volume de trabalho;
  • emitir relatórios de controle e desempenho;
  • expressar-se com fluência verbal;
  • orientar trabalho dos empregados;
  • rever rotinas de trabalho;
  • administrar conflitos entre pesquisadores e informantes;
  • promover reuniões;
  • supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas;
  • verificar consistência de dados coletados;
  • agir com flexibilidade;
  • esclarecer dúvidas dos funcionários;
  • inventariar móveis, equipamentos e produtos;
  • identificar prioridades;
  • solicitar adiantamentos salariais aos funcionários;


Setores que mais contratam Agente de coleta supervisor no mercado de trabalho

  • Serviços de engenharia
  • Pesquisas de mercado e de opinião pública
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Coleta de resíduos não-perigosos
  • Tratamento e disposição de resíduos não-perigosos
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Comércio varejista de gás liqüefeito de petróleo (glp)
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Administração pública em geral
  • Laboratórios clínicos
  • Comércio atacadista de material elétrico
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares




Profissões em Destaque: