Salário para o cargo de Madeireiro (comércio varejista)
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Madeireiro (comércio varejista) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Madeireiro (comércio varejista)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • estruturar equipes de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atender aos clientes;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;

Atividades

  • gerir investimentos;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • buscar atualização profissional;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • cooperar na definição de projetos;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • elaborar normas e instruções;
  • qualificar fornecedores;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • manter apresentação pessoal;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • gerir compras;
  • orientar clientes;
  • administrar remanejamentos;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • gerir estoques;
  • cobrar resultados;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • planejar compras e locações;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • recepcionar mercadorias;
  • instruir subordinados;
  • medir resultados de treinamento;
  • providenciar integração de funcionários;
  • avaliar desempenho;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • estimular a motivação das equipes;
  • agir com dinamismo;
  • transferir numerário para o banco;
  • gerir custos;
  • contratar serviços;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • operar equipamentos de informática;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • fazer orçamentos;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • exercer liderança;
  • atender agentes de fiscalização;
  • expressar-se gestualmente;
  • promover programas prevencionistas;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • captar recursos;
  • implantar técnicas de vendas;
  • definir estratégias de terceirização;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • participar de reuniões;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • demonstrar motivação;
  • expressar-se oralmente;
  • representar a empresa;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • formular incentivos de produtividade;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • propor compra de novos itens;
  • promover funcionários;
  • definir perfil do consumidor final;
  • resolver reclamações de clientes;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • designar equipe para projeto;
  • analisar tendências do mercado;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • remanejar leiaute;
  • determinar perfis profissionais;
  • examinar currículos;
  • elaborar plano de investimentos;
  • delegar atribuições;
  • exercitar a autonomia;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • entrevistar candidatos;


Setores que mais contratam Madeireiro (comércio varejista) no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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