Salário para o cargo de Mamulengueiro
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-50

Mamulengueiro - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Mamulengueiro

Um Mamulengueiro trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.293,47 e R$ 1.729,96, com a média salarial de R$ 1.306,41 e o salário mediana em R$ 1.306,41 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Mamulengueiro

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.306,41 15.676,86 326,60 5,94
1º Quartil 1.293,47 15.521,64 323,37 5,88
Salário Mediana 1.306,41 15.676,86 326,60 5,94
3º Quartil 1.319,34 15.832,08 329,84 6,00
Teto Salarial 1.729,96 20.759,50 432,49 7,86


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Mamulengueiro

Artistas de circo (circenses) devem:

  • ensinar arte e técnica circense;
  • apresentar o número;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • vender o espetáculo ou número;
  • inventar números;
  • produzir o número;
  • ensaiar o número;

  • Atividades

    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • estabelecer comunicação com o público;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • fazer alongamento;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • respeitar ética profissional;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • montar o aparelho;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • misturar os números criando outros;
    • adquirir técnicas para cair;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • pesquisar tecnologias;
    • confeccionar o aparelho;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • criar guarda roupa;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • desmontar o aparelho;
    • fazer concentração;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • motivar os alunos;
    • pesquisar materiais;
    • conquistar empatia do público;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • pesquisar truques;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • preparar a entrada do artista;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • definir coreografia;
    • criar maquiagem;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • respeitar relações de trabalho;
    • pesquisar aparelhos;
    • transmitir ética circense;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • aprender a profissão ensaiando;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • frequentar cursos de atualização;
    • desenvolver disciplina;
    • selecionar música;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • dar entrevistas;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • fazer aquecimento;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • definir equipamentos de segurança;
    • trabalhar em equipe;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;


    Setores que mais contratam Mamulengueiro no mercado de trabalho

    • Restaurantes e similares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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