Salário para o cargo de Deslocador
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-20

Deslocador - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Deslocador

Um Deslocador trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.600,00 e R$ 3.808,01, com a média salarial de R$ 2.032,30 e o salário mediana em R$ 1.812,53 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Deslocador

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.032,30 24.387,63 508,08 9,24
1º Quartil 1.600,00 19.200,00 400,00 7,27
Salário Mediana 1.812,53 21.750,36 453,13 8,24
3º Quartil 2.904,15 34.849,80 726,04 13,20
Teto Salarial 3.808,01 45.696,10 952,00 17,31


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Deslocador

Artistas de circo (circenses) devem:

  • produzir o número;
  • apresentar o número;
  • vender o espetáculo ou número;
  • comunicar-se;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • inventar números;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ensaiar o número;

  • Atividades

    • respeitar relações de trabalho;
    • trabalhar em equipe;
    • desenvolver disciplina;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • selecionar música;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • desmontar o aparelho;
    • preparar a entrada do artista;
    • dar entrevistas;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • adquirir técnicas para cair;
    • definir coreografia;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • criar maquiagem;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • respeitar ética profissional;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • pesquisar aparelhos;
    • conquistar empatia do público;
    • pesquisar tecnologias;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • fazer aquecimento;
    • frequentar cursos de atualização;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • confeccionar o aparelho;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • motivar os alunos;
    • fazer concentração;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • misturar os números criando outros;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • definir equipamentos de segurança;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • montar o aparelho;
    • pesquisar truques;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • pesquisar materiais;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • criar guarda roupa;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • transmitir ética circense;
    • fazer alongamento;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;


    Setores que mais contratam Deslocador no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos de colchoaria
    • Edição integrada à impressão de cadastros, listas e outros produtos gráficos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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