Salário para o cargo de Acrobata
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-05

Acrobata - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Acrobata

Um Acrobata trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.540,94 e R$ 4.790,71, com a média salarial de R$ 2.228,47 e o salário mediana em R$ 1.580,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Acrobata

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.228,47 26.741,63 557,12 10,85
1º Quartil 1.540,94 18.491,25 385,23 7,51
Salário Mediana 1.580,00 18.960,00 395,00 7,70
3º Quartil 3.653,60 43.843,20 913,40 17,80
Teto Salarial 4.790,71 57.488,52 1.197,68 23,33


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 1.580 - 1.914 1.580,00 1.580,00 1.580,00 1.580,00 1.913,74
Penha - SC 3.505 - 4.845 3.690,63 3.505,00 3.505,00 4.000,00 4.844,92


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.580 - 1.914 1.580,00 1.580,00 1.580,00 1.580,00 1.913,74
Santa Catarina 3.505 - 4.845 3.690,63 3.505,00 3.505,00 4.000,00 4.844,92


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Acrobata

Artistas de circo (circenses) devem:

  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • vender o espetáculo ou número;
  • inventar números;
  • produzir o número;
  • ensaiar o número;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • apresentar o número;

  • Atividades

    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • definir equipamentos de segurança;
    • trabalhar em equipe;
    • criar maquiagem;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • frequentar cursos de atualização;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • misturar os números criando outros;
    • montar o aparelho;
    • dar entrevistas;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • fazer alongamento;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • definir coreografia;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • desmontar o aparelho;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • pesquisar materiais;
    • respeitar ética profissional;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • pesquisar aparelhos;
    • confeccionar o aparelho;
    • selecionar música;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • motivar os alunos;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • adquirir técnicas para cair;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • desenvolver disciplina;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • respeitar relações de trabalho;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • pesquisar tecnologias;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • pesquisar truques;
    • fazer concentração;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • preparar a entrada do artista;
    • conquistar empatia do público;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • transmitir ética circense;
    • criar guarda roupa;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • fazer aquecimento;


    Setores que mais contratam Acrobata no mercado de trabalho

    • Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares não especificados anteriormente
    • Parques de diversão e parques temáticos
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns
    • Restaurantes e similares
    • Outras atividades de ensino
    • Comércio varejista de bebidas
    • Transporte rodoviário coletivo de passageiros, sob regime de fretamento, municipal
    • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
    • Fabricação de máquinas e equipamentos para terraplenagem, pavimentação e construção, peças e acessórios, exceto tratores




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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