Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Charuteiro (comércio varejista)
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
- gerir recursos materiais e financeiros;
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
- estruturar equipes de trabalho;
- demonstrar competências pessoais;
- atender aos clientes;
- assessorar diretoria e setores da empresa;
Atividades
- delegar atribuições;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- exercer liderança;
- implantar técnicas de vendas;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- manter apresentação pessoal;
- examinar currículos;
- demonstrar motivação;
- providenciar integração de funcionários;
- resolver reclamações de clientes;
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- medir resultados de treinamento;
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- planejar compras e locações;
- contratar serviços;
- acompanhar rotinas administrativas;
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- avaliar desempenho;
- prover ações de preservação ambiental;
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- elaborar normas e instruções;
- argumentar com convicção (persuasão);
- gerenciar contratos de serviços;
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- promover programas prevencionistas;
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- gerir custos;
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- expressar-se gestualmente;
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- liberar mercadorias para entrega;
- formular incentivos de produtividade;
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- instruir subordinados;
- prestar assistência social aos funcionários;
- cobrar resultados;
- elaborar plano de investimentos;
- buscar atualização profissional;
- participar de reuniões;
- zelar pela organização do local de trabalho;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- recomendar promoção de funcionários;
- administrar conflitos entre funcionários;
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- captar recursos;
- propor compra de novos itens;
- controlar o cumprimento de normas;
- entrevistar candidatos;
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- implementar reciclagem de funcionários;
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- cooperar na definição de projetos;
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- expressar-se oralmente;
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- atender agentes de fiscalização;
- realizar reuniões com a equipe;
- representar a empresa;
- operar equipamentos de informática;
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- negociar preços e condições de pagamento;
- administrar remanejamentos;
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- definir perfil do consumidor final;
- estimular a motivação das equipes;
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- designar equipe para projeto;
- gerir investimentos;
- transferir numerário para o banco;
- acompanhar a execução orçamentária;
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- fazer orçamentos;
- colaborar na definição de epi e epc;
- definir estratégias de terceirização;
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- monitorar o andamento de projetos;
- gerir estoques;
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- divulgar mercadorias e serviços;
- determinar perfis profissionais;
- orientar clientes;
- qualificar fornecedores;
- exercitar a autonomia;
- remanejar leiaute;
- gerir compras;
- apreciar inovações organizacionais;
- promover funcionários;
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- analisar tendências do mercado;
- agir com dinamismo;
- recepcionar mercadorias;
Setores que mais contratam Charuteiro (comércio varejista) no mercado de trabalho
- Supermercados
- Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
- Hipermercados
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Minimercados, mercearias e armazéns
- Comércio varejista de plantas e flores naturais
- Locação de mão-de-obra temporária
- Comércio varejista de materiais de construção em geral
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Comércio varejista de calçados
- Restaurantes e similares
- Peixaria
- Padaria e confeitaria com predominância de revenda
- Comércio varejista de outros produtos
- Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
- Comércio varejista de bebidas
- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos