Salário para o cargo de Bodegueiro
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Bodegueiro - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Bodegueiro

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • atender aos clientes;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;

Atividades

  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • administrar remanejamentos;
  • expressar-se gestualmente;
  • manter apresentação pessoal;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • gerir custos;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • qualificar fornecedores;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • demonstrar motivação;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • avaliar desempenho;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • participar de reuniões;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • promover funcionários;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • determinar perfis profissionais;
  • elaborar plano de investimentos;
  • orientar clientes;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • expressar-se oralmente;
  • cobrar resultados;
  • instruir subordinados;
  • resolver reclamações de clientes;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • representar a empresa;
  • buscar atualização profissional;
  • analisar tendências do mercado;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • contratar serviços;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • operar equipamentos de informática;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • gerir estoques;
  • cooperar na definição de projetos;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • examinar currículos;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • exercitar a autonomia;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • entrevistar candidatos;
  • agir com dinamismo;
  • gerir investimentos;
  • propor compra de novos itens;
  • medir resultados de treinamento;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • providenciar integração de funcionários;
  • definir estratégias de terceirização;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • implantar técnicas de vendas;
  • captar recursos;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • planejar compras e locações;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • exercer liderança;
  • promover programas prevencionistas;
  • atender agentes de fiscalização;
  • recepcionar mercadorias;
  • remanejar leiaute;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • delegar atribuições;
  • elaborar normas e instruções;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • fazer orçamentos;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • definir perfil do consumidor final;
  • designar equipe para projeto;
  • formular incentivos de produtividade;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • gerir compras;
  • estimular a motivação das equipes;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • transferir numerário para o banco;


Setores que mais contratam Bodegueiro no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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