Salário para o cargo de Atendente de creche
CBO 3311-10 > Professores de nível médio na educação infantil

Atendente de creche - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Atendente de creche

Um Atendente de creche trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.089,84 e R$ 3.319,93, com a média salarial de R$ 1.547,85 e o salário mediana em R$ 1.282,24 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Atendente de creche

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.547,85 18.574,16 386,96 7,62
1º Quartil 1.089,84 13.078,10 272,46 5,36
Salário Mediana 1.282,24 15.386,88 320,56 6,31
3º Quartil 2.531,92 30.383,05 632,98 12,46
Teto Salarial 3.319,93 39.839,16 829,98 16,33


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.194 - 3.394 1.756,42 1.194,09 1.470,56 2.802,34 3.394,27
Rio de Janeiro - RJ 1.086 - 2.896 1.442,64 1.086,44 1.116,96 2.390,91 2.895,94
Campinas - SP 1.266 - 2.579 1.595,73 1.266,07 1.481,14 2.129,65 2.579,49
Porto Alegre - RS 1.114 - 2.010 1.320,28 1.114,12 1.207,26 1.659,57 2.010,12
Brasília - DF 1.131 - 4.244 1.799,89 1.130,54 1.213,48 3.503,59 4.243,65
Curitiba - PR 1.118 - 9.495 2.878,84 1.117,69 1.300,00 7.839,15 9.495,01
Gaspar - SC 1.672 - 3.934 2.632,23 1.671,87 3.233,88 3.248,31 3.934,45
Fortaleza - CE 1.046 - 1.522 1.127,73 1.046,14 1.108,53 1.256,93 1.522,43
Belo Horizonte - MG 1.094 - 2.288 1.404,46 1.094,00 1.300,00 1.889,21 2.288,27
Salvador - BA 1.031 - 1.764 1.168,18 1.031,17 1.100,00 1.456,28 1.763,90
Sorocaba - SP 1.237 - 2.049 1.413,40 1.236,79 1.354,33 1.691,87 2.049,24
Barueri - SP 1.261 - 1.812 1.397,40 1.261,47 1.439,30 1.496,35 1.812,43
São José do Rio Preto - SP 1.108 - 1.556 1.181,26 1.107,77 1.188,57 1.284,70 1.556,06
Santo André - SP 1.194 - 2.543 1.510,15 1.194,45 1.354,04 2.099,82 2.543,36
Niterói - RJ 1.114 - 1.921 1.282,27 1.114,05 1.175,88 1.585,75 1.920,70
Mogi das Cruzes - SP 1.301 - 1.724 1.359,70 1.301,18 1.338,00 1.423,15 1.723,77
Campo Grande - MS 1.106 - 2.210 1.351,58 1.105,93 1.213,79 1.824,62 2.210,03
João Pessoa - PB 1.049 - 1.800 1.163,47 1.049,08 1.051,02 1.485,87 1.799,73
Ipatinga - MG 1.169 - 1.757 1.309,51 1.168,72 1.300,00 1.450,60 1.757,01
Aracaju - SE 1.053 - 1.562 1.144,71 1.052,61 1.121,78 1.289,53 1.561,91


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.190 - 2.727 1.548,15 1.189,79 1.355,56 2.251,72 2.727,35
Rio de Janeiro 1.082 - 2.828 1.430,07 1.081,60 1.148,16 2.335,04 2.828,27
Rio Grande do Sul 1.099 - 1.951 1.289,19 1.099,23 1.200,32 1.610,95 1.951,24
Santa Catarina 1.131 - 4.137 1.883,55 1.131,37 1.479,00 3.415,44 4.136,88
Minas Gerais 1.063 - 2.040 1.300,84 1.062,76 1.214,00 1.684,36 2.040,14
Paraná 1.094 - 6.064 2.145,51 1.094,37 1.232,46 5.006,84 6.064,43
Distrito Federal 1.131 - 4.244 1.799,89 1.130,54 1.213,48 3.503,59 4.243,65
Bahia 1.036 - 1.752 1.161,90 1.035,63 1.070,00 1.446,85 1.752,46
Ceará 1.042 - 1.533 1.125,58 1.041,61 1.100,00 1.265,87 1.533,25
Mato Grosso 1.072 - 2.097 1.345,54 1.072,16 1.310,19 1.731,46 2.097,19
Espírito Santo 1.143 - 4.748 1.881,08 1.143,42 1.213,75 3.920,21 4.748,27
Pernambuco 1.044 - 6.085 2.074,17 1.044,06 1.130,00 5.023,95 6.085,15
Mato Grosso do Sul 1.097 - 2.128 1.341,78 1.096,99 1.231,31 1.757,23 2.128,41
Goiás 1.101 - 5.974 2.116,84 1.100,75 1.235,00 4.931,87 5.973,63
Paraíba 1.049 - 1.807 1.168,31 1.048,73 1.051,02 1.492,21 1.807,40
Sergipe 1.052 - 1.577 1.146,96 1.051,94 1.121,78 1.302,04 1.577,07
Rio Grande do Norte 1.045 - 7.302 2.296,79 1.045,00 1.049,00 6.028,80 7.302,26
Pará 1.025 - 1.644 1.132,89 1.024,56 1.098,81 1.357,49 1.644,23
Maranhão 1.049 - 1.619 1.134,87 1.048,81 1.084,48 1.336,67 1.619,01
Amazonas 1.048 - 1.840 1.231,02 1.048,04 1.175,54 1.518,91 1.839,75
Alagoas 1.028 - 1.638 1.154,23 1.027,64 1.100,00 1.352,11 1.637,71
Tocantins 1.047 - 20.492 4.849,23 1.046,67 1.134,26 16.917,96 20.491,53
Piauí 1.056 - 1.706 1.186,06 1.055,91 1.100,00 1.408,89 1.706,49
Rondônia 1.045 - 1.674 1.144,43 1.045,00 1.083,00 1.381,84 1.673,72
Acre 1.053 - 1.880 1.233,78 1.053,49 1.130,00 1.552,07 1.879,91
Roraima 1.045 - 1.604 1.122,53 1.045,00 1.059,00 1.324,33 1.604,07


Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Atendente de creche

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • cuidar dos alunos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • avaliar desempenho dos alunos;
  • planejar ações didáticas;
  • elaborar projetos pedagógicos;
  • preparar material pedagógico;
  • ensinar alunos;
  • orientar a construção do conhecimento;
  • organizar o trabalho;

  • Atividades

    • observar o desenvolvimento motor;
    • orientar atividades de desenho;
    • elaborar relatórios;
    • reunir-se com a coordenação e a direção;
    • conferir cadastro dos alunos;
    • selecionar material didático;
    • solicitar material pedagógico;
    • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
    • desenvolver capacidades intelectuais;
    • trabalhar em equipe;
    • observar o raciocínio lógico;
    • supervisionar recreio;
    • elaborar estórias com alunos;
    • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
    • confeccionar material pedagógico;
    • trocar roupa dos alunos;
    • alimentar os alunos;
    • comentar filmes;
    • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
    • elaborar cronograma;
    • participar da associação de pais e mestres;
    • higienizar brinquedos;
    • demonstrar criatividade;
    • dar banho nos alunos;
    • supervisionar entrada e saída dos alunos;
    • administrar biblioteca circulante;
    • brincar com os alunos;
    • contar estórias;
    • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
    • reciclar material;
    • desenvolver capacidades emocionais;
    • demonstrar afetividade;
    • limpar material;
    • supervisionar refeições;
    • ler textos;
    • visitar locais para eventos extracurriculares;
    • demonstrar versatilidade;
    • escrever letras e números;
    • explicar atividades propostas;
    • organizar espaços em geral;
    • organizar sala de aula;
    • apresentar regras da escola;
    • desenhar;
    • organizar espaço para momento do sono e descanso;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • demonstrar senso de organização;
    • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
    • investigar interesse do aluno;
    • servir como referencial de conduta;
    • planejar o roteiro de aula;
    • conversar com alunos (roda da conversa);
    • organizar eventos na escola;
    • participar da elaboração de calendário escolar;
    • contornar situações adversas;
    • ensinar culinária;
    • orientar atividades com jogos e brinquedos;
    • trocar fralda dos alunos;
    • debater projeto com direção e coordenação;
    • selecionar eventos e atividades extracurriculares;
    • organizar eventos extracurriculares;
    • cantar músicas;
    • interagir com a comunidade;
    • limpar sala de aula e mobiliário;
    • discutir resultados dos projetos;
    • comprar material pedagógico;
    • dramatizar estórias e músicas;
    • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
    • definir objetivos da ação didática;
    • mostrar filmes;
    • organizar material pedagógico;
    • organizar pastas de atividades dos alunos;
    • modelar massas e argila;
    • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
    • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
    • definir atividades pedagógicas;
    • convocar pais e responsáveis;
    • desenvolver capacidades motoras;
    • discutir plano de aula com coordenação e direção;
    • orientar atividades artísticas;
    • desenvolver atividades com informática;
    • observar higiene dos brinquedos;
    • reestruturar estratégias;
    • colar materiais;
    • reunir-se com pais e responsáveis;
    • estabelecer vínculos;
    • desenvolver atividades artísticas;
    • supervisionar momento do sono e descanso;
    • preencher fichas de avaliação;
    • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
    • atualizar-se;
    • definir técnica de trabalho (estratégias);
    • preencher agenda;
    • demonstrar sensibilidade;
    • criar jogos e brincadeiras;
    • demonstrar autocontrole;
    • preencher diário de classe;
    • registrar observações;
    • avaliar atividades dos alunos;
    • participar de eventos de qualificação profissional;
    • demonstrar paciência;
    • construir regras com os alunos;
    • recortar materiais;
    • trocar roupa de cama;
    • apresentar projeto aos alunos;
    • determinar parâmetros do projeto;
    • servir alimentação aos alunos;
    • encaminhar alunos para outros profissionais;
    • utilizar sucata;
    • acompanhar alunos em cursos extraclasses;
    • auto avaliar-se;
    • observar a linguagem;
    • criar espaço para brincadeiras;
    • orientar higiene pessoal;
    • corrigir atividades;
    • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
    • definir métodos de avaliação;
    • participar da definição do horário;
    • observar a socialização;
    • identificar material pedagógico;
    • pintar;
    • participar de conselhos;


    Setores que mais contratam Atendente de creche no mercado de trabalho

    • Educação infantil - creche
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino fundamental
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Administração pública em geral
    • Ensino médio
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades associativas
    • Outras atividades de ensino




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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