Salário para o cargo de Professor de escolinha (maternal)
CBO 3311-05 > Professores de nível médio na educação infantil

Professor de escolinha (maternal) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de escolinha (maternal)

Um Professor de escolinha (maternal) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.153,10 e R$ 8.572,33, com a média salarial de R$ 2.734,20 e o salário mediana em R$ 1.567,54 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de escolinha (maternal)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.734,20 32.810,36 683,55 15,88
1º Quartil 1.153,10 13.837,25 288,28 6,70
Salário Mediana 1.567,54 18.810,48 391,89 9,10
3º Quartil 6.537,63 78.451,53 1.634,41 37,97
Teto Salarial 8.572,33 102.868,00 2.143,08 49,79


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.308 - 23.070 6.182,68 1.308,07 2.380,72 19.046,39 23.069,56
Porto Alegre - RS 1.057 - 2.713 1.560,60 1.056,98 1.514,44 2.239,82 2.712,94
Rio de Janeiro - RJ 1.112 - 11.325 3.275,97 1.112,01 1.288,95 9.349,60 11.324,52
Caxias do Sul - RS 1.377 - 2.462 1.620,81 1.376,61 1.534,17 2.032,24 2.461,51
Juiz de Fora - MG 1.257 - 1.899 1.378,27 1.257,17 1.300,57 1.568,01 1.899,22
Belo Horizonte - MG 1.347 - 3.598 2.130,57 1.346,70 2.107,90 2.970,31 3.597,73
Campinas - SP 1.656 - 3.414 2.046,76 1.656,31 1.860,31 2.818,49 3.413,84
Osasco - SP 1.743 - 2.631 2.022,97 1.742,77 2.087,31 2.171,78 2.630,52
Curitiba - PR 1.169 - 2.635 1.579,67 1.168,82 1.505,32 2.175,76 2.635,34
Garça - SP 1.800 - 2.875 2.027,61 1.800,48 1.885,44 2.373,82 2.875,24
Videira - SC 2.580 - 4.437 3.374,23 2.580,45 3.662,95 3.662,95 4.436,67
Ipatinga - MG 1.626 - 2.473 1.803,90 1.625,59 1.783,00 2.041,33 2.472,52
Salvador - BA 1.143 - 3.283 1.803,05 1.143,06 1.650,00 2.710,66 3.283,24
Uberlândia - MG 1.160 - 2.797 1.679,04 1.160,44 1.621,28 2.308,85 2.796,54
Ponta Grossa - PR 1.628 - 10.378 4.529,12 1.627,82 4.204,46 8.567,94 10.377,75
Canoas - RS 1.350 - 2.162 1.552,87 1.350,45 1.529,01 1.784,93 2.161,96
Contagem - MG 1.422 - 2.350 1.670,11 1.422,18 1.640,00 1.940,42 2.350,29
Florianópolis - SC 1.230 - 3.370 1.891,43 1.230,23 1.647,90 2.781,91 3.369,53
Niterói - RJ 1.352 - 5.174 2.485,21 1.351,55 1.992,53 4.272,04 5.174,42
Fortaleza - CE 960 - 2.792 1.419,78 960,35 1.200,00 2.305,12 2.792,03


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.313 - 12.490 3.881,82 1.312,66 1.932,96 10.311,81 12.489,97
Rio Grande do Sul 1.146 - 3.271 1.732,18 1.145,61 1.529,01 2.700,88 3.271,39
Minas Gerais 1.188 - 8.235 2.772,84 1.188,39 1.534,00 6.798,59 8.234,65
Rio de Janeiro 1.126 - 8.662 2.761,62 1.126,25 1.344,60 7.151,05 8.661,56
Santa Catarina 1.189 - 4.644 2.125,36 1.188,96 1.700,00 3.834,50 4.644,46
Paraná 1.105 - 5.189 2.089,36 1.105,09 1.408,88 4.284,17 5.189,11
Bahia 1.031 - 2.886 1.556,49 1.031,17 1.410,00 2.382,54 2.885,81
Pernambuco 1.048 - 4.509 1.907,32 1.047,55 1.391,00 3.722,65 4.508,98
Goiás 1.118 - 3.796 1.887,53 1.117,65 1.525,17 3.134,10 3.796,12
Mato Grosso do Sul 1.144 - 6.972 2.558,99 1.144,00 1.696,13 5.756,19 6.972,07
Ceará 977 - 10.718 3.049,53 977,28 1.123,77 8.848,55 10.717,63
Mato Grosso 1.286 - 6.010 2.421,10 1.286,18 1.630,00 4.962,29 6.010,47
Maranhão 1.038 - 3.119 1.514,96 1.037,98 1.279,09 2.575,25 3.119,22
Distrito Federal 1.230 - 3.514 1.776,92 1.230,09 1.434,30 2.901,50 3.514,38
Rio Grande do Norte 1.076 - 13.049 3.594,30 1.075,59 1.260,00 10.773,10 13.048,70
Amazonas 1.045 - 2.254 1.323,63 1.045,00 1.200,00 1.861,13 2.254,25
Pará 1.138 - 5.226 2.174,98 1.138,21 1.490,10 4.314,41 5.225,75
Espírito Santo 1.090 - 2.629 1.503,95 1.089,87 1.344,01 2.170,92 2.629,48
Alagoas 1.067 - 2.266 1.298,63 1.067,32 1.147,25 1.870,91 2.266,11
Paraíba 1.052 - 2.569 1.359,41 1.052,23 1.100,00 2.120,77 2.568,74
Sergipe 1.045 - 6.934 2.289,94 1.045,00 1.124,75 5.724,89 6.934,16
Rondônia 1.199 - 4.893 2.206,86 1.199,09 1.600,00 4.039,75 4.893,07
Piauí 1.076 - 2.480 1.407,57 1.075,77 1.307,09 2.047,13 2.479,55
Tocantins 1.069 - 2.302 1.360,69 1.069,41 1.250,00 1.900,78 2.302,28
Amapá 1.098 - 1.453 1.168,57 1.098,00 1.200,00 1.200,00 1.453,48
Acre 1.120 - 1.453 1.138,46 1.120,00 1.120,00 1.200,00 1.453,48
Roraima 1.045 - 1.565 1.107,95 1.045,00 1.045,00 1.292,02 1.564,93


Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Professor de escolinha (maternal)

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • elaborar projetos pedagógicos;
  • orientar a construção do conhecimento;
  • demonstrar competências pessoais;
  • organizar o trabalho;
  • planejar ações didáticas;
  • cuidar dos alunos;
  • comunicar-se;
  • preparar material pedagógico;
  • avaliar desempenho dos alunos;
  • ensinar alunos;

  • Atividades

    • comentar filmes;
    • identificar material pedagógico;
    • orientar atividades de desenho;
    • construir regras com os alunos;
    • demonstrar paciência;
    • discutir resultados dos projetos;
    • ler textos;
    • estabelecer vínculos;
    • definir atividades pedagógicas;
    • participar da definição do horário;
    • definir objetivos da ação didática;
    • conferir cadastro dos alunos;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • demonstrar autocontrole;
    • desenvolver atividades com informática;
    • preencher diário de classe;
    • definir técnica de trabalho (estratégias);
    • participar de conselhos;
    • demonstrar senso de organização;
    • participar de eventos de qualificação profissional;
    • demonstrar sensibilidade;
    • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
    • observar a socialização;
    • selecionar material didático;
    • demonstrar criatividade;
    • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
    • organizar espaços em geral;
    • avaliar atividades dos alunos;
    • demonstrar versatilidade;
    • convocar pais e responsáveis;
    • explicar atividades propostas;
    • organizar espaço para momento do sono e descanso;
    • dar banho nos alunos;
    • reunir-se com pais e responsáveis;
    • investigar interesse do aluno;
    • utilizar sucata;
    • criar jogos e brincadeiras;
    • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
    • atualizar-se;
    • registrar observações;
    • planejar o roteiro de aula;
    • desenvolver capacidades emocionais;
    • comprar material pedagógico;
    • reestruturar estratégias;
    • orientar atividades com jogos e brinquedos;
    • mostrar filmes;
    • supervisionar entrada e saída dos alunos;
    • apresentar projeto aos alunos;
    • higienizar brinquedos;
    • desenvolver capacidades intelectuais;
    • limpar material;
    • preencher fichas de avaliação;
    • servir como referencial de conduta;
    • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
    • preencher agenda;
    • servir alimentação aos alunos;
    • determinar parâmetros do projeto;
    • observar o raciocínio lógico;
    • organizar sala de aula;
    • discutir plano de aula com coordenação e direção;
    • criar espaço para brincadeiras;
    • escrever letras e números;
    • organizar eventos extracurriculares;
    • trabalhar em equipe;
    • administrar biblioteca circulante;
    • organizar material pedagógico;
    • elaborar relatórios;
    • demonstrar afetividade;
    • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
    • elaborar cronograma;
    • alimentar os alunos;
    • acompanhar alunos em cursos extraclasses;
    • organizar eventos na escola;
    • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
    • reciclar material;
    • debater projeto com direção e coordenação;
    • elaborar estórias com alunos;
    • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
    • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
    • observar o desenvolvimento motor;
    • trocar fralda dos alunos;
    • selecionar eventos e atividades extracurriculares;
    • auto avaliar-se;
    • reunir-se com a coordenação e a direção;
    • observar a linguagem;
    • corrigir atividades;
    • encaminhar alunos para outros profissionais;
    • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
    • apresentar regras da escola;
    • solicitar material pedagógico;
    • dramatizar estórias e músicas;
    • brincar com os alunos;
    • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
    • modelar massas e argila;
    • trocar roupa de cama;
    • contar estórias;
    • definir métodos de avaliação;
    • limpar sala de aula e mobiliário;
    • desenvolver atividades artísticas;
    • pintar;
    • organizar pastas de atividades dos alunos;
    • supervisionar momento do sono e descanso;
    • cantar músicas;
    • recortar materiais;
    • confeccionar material pedagógico;
    • participar da associação de pais e mestres;
    • contornar situações adversas;
    • interagir com a comunidade;
    • supervisionar recreio;
    • participar da elaboração de calendário escolar;
    • colar materiais;
    • visitar locais para eventos extracurriculares;
    • ensinar culinária;
    • desenvolver capacidades motoras;
    • trocar roupa dos alunos;
    • observar higiene dos brinquedos;
    • desenhar;
    • orientar higiene pessoal;
    • orientar atividades artísticas;
    • conversar com alunos (roda da conversa);
    • supervisionar refeições;


    Setores que mais contratam Professor de escolinha (maternal) no mercado de trabalho

    • Educação infantil - creche
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino fundamental
    • Administração pública em geral
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Ensino médio
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades associativas
    • Atividades de organizações religiosas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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