Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Cargos relacionados:
- Locador de mesas para festa
- Vendeiro (comércio varejista)
- Administrador no comércio de mercadorias
- Subgerente de loja (operações comerciais)
- Inspetor geral (comércio de mercadorias a varejo)
- Boiadeiro - no comércio de gado - empregador
- Gerente de serviços e peças
- Maleiro (comércio varejista )
- Merceeiro
- Grossista
- Florista (comércio varejista)
- Doceiro (exclusive no comércio ambulante)
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Antiquário (comércio atacadista)
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- demonstrar competências pessoais;
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
- assessorar diretoria e setores da empresa;
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
- gerir recursos materiais e financeiros;
- estruturar equipes de trabalho;
- atender aos clientes;
Atividades
- colaborar na definição de epi e epc;
- estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
- buscar atualização profissional;
- gerir custos;
- definir perfil do consumidor final;
- planejar compras e locações;
- delegar atribuições;
- liberar mercadorias para entrega;
- definir estratégias de terceirização;
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- avaliar desempenho;
- prestar assistência social aos funcionários;
- promover funcionários;
- exercer liderança;
- instruir subordinados;
- zelar pela organização do local de trabalho;
- transferir numerário para o banco;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- representar a empresa;
- medir resultados de treinamento;
- implementar reciclagem de funcionários;
- promover programas prevencionistas;
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- argumentar com convicção (persuasão);
- fazer orçamentos;
- cooperar na definição de projetos;
- examinar currículos;
- divulgar mercadorias e serviços;
- contratar serviços;
- agir com dinamismo;
- remanejar leiaute;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- cobrar resultados;
- operar equipamentos de informática;
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- entrevistar candidatos;
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- recepcionar mercadorias;
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- elaborar normas e instruções;
- gerenciar contratos de serviços;
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- implantar técnicas de vendas;
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- participar de reuniões;
- resolver reclamações de clientes;
- expressar-se gestualmente;
- expressar-se oralmente;
- atender agentes de fiscalização;
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- negociar preços e condições de pagamento;
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- acompanhar a execução orçamentária;
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- analisar tendências do mercado;
- exercitar a autonomia;
- recomendar promoção de funcionários;
- gerir compras;
- elaborar plano de investimentos;
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- orientar clientes;
- monitorar o andamento de projetos;
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- demonstrar motivação;
- designar equipe para projeto;
- providenciar integração de funcionários;
- acompanhar rotinas administrativas;
- estimular a motivação das equipes;
- administrar conflitos entre funcionários;
- propor compra de novos itens;
- realizar reuniões com a equipe;
- apreciar inovações organizacionais;
- administrar remanejamentos;
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- revisar manuais de procedimentos;
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- formular incentivos de produtividade;
- gerir estoques;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- manter apresentação pessoal;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- controlar o cumprimento de normas;
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- prover ações de preservação ambiental;
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- captar recursos;
- gerir investimentos;
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- determinar perfis profissionais;
Setores que mais contratam Antiquário (comércio atacadista) no mercado de trabalho
- Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
- Comércio atacadista de frutas, verduras, raízes, tubérculos, hortaliças e legumes frescos
- Minimercados, mercearias e armazéns
- Fabricação de produtos de padaria e confeitaria com predominância de produção própria
- Supermercados
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Padaria e confeitaria com predominância de revenda
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
- Locação de mão-de-obra temporária
- Comércio atacadista de mercadorias em geral, sem predominância de alimentos ou de insumos agropecuários
- Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
- Comércio atacadista de leite e laticínios
- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Comércio varejista de materiais de construção em geral
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Restaurantes e similares
- Fabricação de laticínios
- Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
- Fabricação de produtos de panificação industrial