Salário para o cargo de Assistente de coreografia
Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) > CBO 2628-05

Assistente de coreografia - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Concebem e concretizam projeto cênico em dança, realizando montagens de obras coreográficas, executam apresentações públicas de dança e, para tanto, preparam o corpo, pesquisam movimentos, gestos, dança, e ensaiam coreografias. Podem ensinar dança.

Quanto ganha um Assistente de coreografia

Um Assistente de coreografia trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.636,76 e R$ 6.360,90, com a média salarial de R$ 2.793,97 e o salário mediana em R$ 2.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Assistente de coreografia

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.793,97 33.527,65 698,49 14,68
1º Quartil 1.636,76 19.641,18 409,19 8,60
Salário Mediana 2.000,00 24.000,00 500,00 10,51
3º Quartil 4.851,09 58.213,09 1.212,77 25,49
Teto Salarial 6.360,90 76.330,75 1.590,22 33,43


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais de espetáculos e das artes
        • Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.648 - 6.094 2.619,13 1.647,50 1.899,00 5.031,00 6.093,70


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.648 - 6.178 2.606,00 1.647,50 2.000,00 5.100,50 6.177,88
Minas Gerais 1.518 - 3.750 2.481,33 1.518,00 2.742,00 3.096,00 3.749,97
Rio de Janeiro 1.599 - 8.579 2.847,20 1.599,00 1.800,00 7.083,00 8.579,14


Principais locais de trabalho

Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) trabalham nas áreas de criação, pesquisa e ensino. Suas atividades são sempre realizadas em equipe e podem se desenvolver tanto em companhias estáveis de bailado, em que predominam os vínculos formais de trabalho, estabilidade no emprego e possibilidade de construir uma carreira, como em cooperativas ou como autônomos, realizando produções independentes. Esta última é a situação da grande maioria dos profissionais, os quais, em geral, se auto- financiam, costumeiramente, exercendo atividades como professores, terapeutas etc. concomitantemente à dança.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular)

O exercício das ocupações da família não exige escolaridade formal determinada, embora siga-se a tendência que vem ocorrendo no mundo das artes em geral, rumo à profissionalização. Nesse sentido, torna-se-á cada vez mais desejável que o profissional tenha curso superior na área. Para o exercício pleno das atividades, requer-se mais de cinco anos de experiência.


Funções e atividades do Assistente de coreografia

Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • ensinar dança;
  • concretizar projeto cênico realizando montagem da obra coreográfica;
  • conceber projeto cênico em dança;
  • preparar o corpo para dança;
  • pesquisar movimentos, gestos e dança;
  • realizar apresentação pública de dança;
  • ensaiar coreografia;

  • Atividades

    • fixar sequência de movimentos;
    • demonstrar conhecimento dos componentes do espetáculo (espaço cênico, luzes);
    • dançar;
    • improvisar movimentos;
    • aumentar capacidade artística por meio de treinamentos específicos;
    • recriar passos codificados;
    • desenvolver ideia ou tema;
    • conhecer seus limites psicofísicos;
    • explorar material coletado (objetos, elementos coreográficos, música etc);
    • ensinar técnicas e métodos de criação;
    • adotar medidas profiláticas de preservação física;
    • desenvolver experimentação e improvisos;
    • apreender proposta coreográfica;
    • gerir projeto em conjunto com produção executiva e direção artística;
    • escolher música, texto, imagens, objetos etc;
    • aperfeiçoar técnicas de dança;
    • aquecer-se por meio de exercícios específicos;
    • supervisionar equipe de maquiagem e caracterização;
    • executar movimentos (gestos, ações, passos codificados);
    • interagir com parceiros de dança;
    • construir qualidade dramática do e pelo movimento;
    • realizar seminários e palestras em dança;
    • participar de ensaios gerais;
    • gerir estratégias de difusão do projeto em conjunto com produção e direção (mídia, imprensa etc);
    • investigar outras linguagens artísticas (teatro, cinema, circo, etc);
    • fazer marcações de luz, som, cena, espaço;
    • experimentar movimentos, sequências de movimento;
    • adaptar-se a situações imprevistas;
    • interpretar imagens por meio da dança;
    • interpretar narrativas por meio da dança;
    • configurar elementos da dança (espaço, tempo, formas, movimento, etc);
    • selecionar técnicas corporais;
    • memorizar situações em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • levantar elementos sobre o tema a partir de vários meios (literatura, documentação etc);
    • estudar diferentes técnicas, métodos e estilos artísticos;
    • participar de sessões de registro e gravação de imagens;
    • desenvolver sensibilidade artística;
    • supervisionar equipe de música;
    • interpretar ideias e sensações por meio da dança;
    • experimentar o uso de objetos na dança;
    • ensinar técnicas e métodos de composição;
    • supervisionar equipe de multimídia;
    • registrar processo de pesquisa desenvolvido por meio gráfico, audiovisual etc;
    • transmitir proposta coreográfica a diferentes elencos;
    • fazer aulas de diferentes técnicas corporais;
    • definir realização do projeto em conjunto com produção executiva e direção artística;
    • selecionar gestos, passos e sequências;
    • expressar imagens, ideias, narrativas na obra coreográfica;
    • supervisionar equipe de cenografia;
    • ensinar técnicas e métodos de improvisação;
    • liderar equipes;
    • conceber soluções cênicas;
    • articular as partes da obra coreográfica;
    • supervisionar equipe de iluminação;
    • reciclar professores de dança;
    • elaborar ações físicas no espaço e no tempo;
    • avaliar natureza e nível de dificuldade dos movimentos;
    • ensinar técnicas corporais;
    • memorizar sequência de movimentos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • ensinar técnicas e métodos de análise do movimento;
    • participar de provas de figurino, maquiagem e adereços;
    • configurar roteiros e ou estruturas coreográficas em movimentos;
    • investigar linguagens;
    • ensinar dança para amadores;
    • desenvolver consciência cinesiológica;
    • considerar o espaço e o público na concepção cênica;
    • desenvolver habilidades para maquiagem, caracterização e uso de adereços;
    • trabalhar em equipe;
    • desenvolver capacidade de observação e percepção;
    • aumentar capacidade de suportar esforços físicos por meio de repetições contínuas;
    • registrar gestos, passos e sequências;
    • selecionar equipe artística;
    • supervisionar equipe de adereços e figurinos;
    • reelaborar gestos, passos e sequências;
    • selecionar elenco;
    • realizar oficinas de dança;
    • ministrar aulas magnas em dança;
    • ensinar técnicas de dança para companhias profissionais;
    • memorizar movimentos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • manter corpo preparado;
    • levantar material sobre o tema;
    • ensinar técnicas de dança (balé clássico, moderno, contemporâneo, sapateado, etc);
    • coordenar equipes de criação;
    • ampliar a capacidade corporal experimentando várias formas da linguagem da dança;
    • memorizar ações em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • memorizar gestos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • selecionar material coletado (objetos, elementos coreográficos, música etc);
    • criar movimentos nas variadas linguagens de dança;
    • expressar sentimentos e sensações na obra coreográfica;
    • supervisionar equipe de bailarinos;
    • experimentar ações, passos, gestos e movimentos;
    • concentrar-se por meio de atividades individuais e coletivas;
    • preparar corpo para realização das propostas estéticas;
    • transpor ideias, imagens, sensações em linguagem coreográfica;


    Setores que mais contratam Assistente de coreografia no mercado de trabalho

    • Ensino de dança
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Impressão de material para uso publicitário
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de vidros
    • Comércio varejista de outros produtos não especificados anteriormente
    • Impressão de material para outros usos
    • Ensino de artes cênicas, exceto dança
    • Ensino médio
    • Ensino fundamental




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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