Salário para o cargo de Chefe de serviços de saúde
CBO 1312-10 > Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Chefe de serviços de saúde - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam, coordenam e avaliam ações de saúde, definem estratégias para unidades e/ou programas de saúde, realizam atendimento biopsicossocial, administram recursos financeiros, gerenciam recursos humanos e coordenam interfaces com entidades sociais e profissionais.

Quanto ganha um Chefe de serviços de saúde

Um Chefe de serviços de saúde trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.470,19 e R$ 19.867,11, com a média salarial de R$ 7.907,77 e o salário mediana em R$ 5.800,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Chefe de serviços de saúde

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 7.907,77 94.893,27 1.976,94 38,51
1º Quartil 3.470,19 41.642,29 867,55 16,90
Salário Mediana 5.800,00 69.600,00 1.450,00 28,25
3º Quartil 15.151,50 181.818,03 3.787,88 73,79
Teto Salarial 19.867,11 238.405,26 4.966,78 96,76


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
      • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, de educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
        • Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 4.270 - 32.108 13.861,97 4.270,06 12.413,00 26.508,87 32.108,34
Rio de Janeiro - RJ 3.283 - 22.976 9.475,72 3.282,82 7.199,00 18.969,40 22.976,30
Belo Horizonte - MG 2.506 - 15.844 6.434,09 2.506,13 5.250,00 13.081,33 15.844,49
Brasília - DF 2.740 - 20.134 8.208,98 2.740,36 6.597,50 16.622,46 20.133,62
Salvador - BA 3.507 - 15.526 7.152,44 3.506,51 5.937,00 12.818,26 15.525,87
Fortaleza - CE 3.037 - 13.161 6.276,81 3.037,42 5.921,00 10.865,64 13.160,79
Garanhuns - PE 1.412 - 3.114 2.063,65 1.412,00 2.017,00 2.571,00 3.114,07
Porto Alegre - RS 2.897 - 18.821 8.631,65 2.897,35 8.437,00 15.538,56 18.820,77
Goiânia - GO 2.544 - 14.398 5.955,18 2.543,55 4.599,00 11.887,29 14.398,24
Curitiba - PR 3.789 - 16.697 7.479,40 3.788,55 6.106,00 13.784,77 16.696,53
Santo André - SP 2.107 - 13.676 4.646,49 2.107,00 2.375,00 11.290,92 13.675,90
Recife - PE 2.829 - 14.891 6.514,71 2.829,22 5.143,00 12.294,00 14.890,86
Barueri - SP 3.024 - 21.470 7.824,93 3.024,43 5.000,00 17.726,10 21.470,38
São Luís - MA 2.979 - 12.625 5.666,46 2.978,56 4.680,00 10.423,48 12.625,24
Campinas - SP 2.582 - 16.430 7.257,15 2.582,13 6.138,00 13.565,06 16.430,41
Juiz de Fora - MG 2.874 - 11.473 5.916,02 2.874,33 5.350,00 9.471,93 11.472,69
Uberlândia - MG 3.158 - 14.563 6.335,35 3.158,33 4.763,00 12.023,40 14.563,10
Niterói - RJ 2.654 - 15.030 6.227,69 2.654,44 4.909,50 12.409,10 15.030,27
João Pessoa - PB 2.036 - 8.896 4.036,16 2.035,92 2.928,00 7.344,33 8.895,68
São José dos Campos - SP 2.900 - 18.410 7.149,06 2.900,00 5.000,00 15.199,52 18.410,12


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.867 - 27.388 10.551,79 2.867,38 7.811,00 22.611,78 27.388,07
Rio de Janeiro 2.809 - 20.972 8.221,73 2.809,35 6.043,00 17.315,00 20.972,45
Minas Gerais 2.285 - 13.703 5.871,15 2.284,86 5.000,00 11.313,27 13.702,97
Rio Grande do Sul 2.334 - 16.665 7.170,04 2.333,53 5.800,00 13.758,93 16.665,23
Pernambuco 1.509 - 9.504 3.644,05 1.509,36 2.571,00 7.846,62 9.504,06
Bahia 2.525 - 14.265 6.397,75 2.525,40 5.560,00 11.777,13 14.264,81
Goiás 2.638 - 13.867 6.036,82 2.637,68 5.000,00 11.448,57 13.866,86
Paraná 2.359 - 15.874 6.443,66 2.358,97 5.046,00 13.105,33 15.873,56
Ceará 2.569 - 12.368 5.809,50 2.569,04 4.851,50 10.210,83 12.367,66
Distrito Federal 2.740 - 20.134 8.208,98 2.740,36 6.597,50 16.622,46 20.133,62
Santa Catarina 2.235 - 12.315 5.606,30 2.234,67 4.889,00 10.167,01 12.314,59
Maranhão 2.494 - 11.959 5.407,09 2.493,95 4.680,00 9.873,16 11.958,67
Espírito Santo 2.647 - 15.321 6.974,95 2.646,80 6.402,00 12.649,34 15.321,26
Mato Grosso do Sul 2.243 - 17.922 6.430,46 2.243,11 3.972,00 14.796,68 17.922,19
Mato Grosso 2.102 - 12.360 5.067,86 2.101,81 3.794,00 10.204,53 12.360,03
Paraíba 1.930 - 8.484 3.804,66 1.930,25 2.800,00 7.004,73 8.484,34
Pará 2.100 - 14.648 5.930,78 2.100,33 4.018,50 12.093,57 14.648,10
Amazonas 2.122 - 17.732 6.913,74 2.122,00 5.767,00 14.639,70 17.732,04
Alagoas 1.595 - 13.549 5.405,95 1.594,80 4.946,00 11.186,30 13.549,18
Sergipe 2.071 - 13.177 5.630,41 2.071,33 4.092,00 10.879,00 13.176,97
Rio Grande do Norte 2.238 - 15.130 6.250,00 2.237,50 5.386,00 12.491,38 15.129,93
Tocantins 2.023 - 14.979 5.851,85 2.023,33 4.750,00 12.366,67 14.978,88
Roraima 3.923 - 19.106 10.201,96 3.922,67 10.612,00 15.774,17 19.106,14
Piauí 1.588 - 15.919 5.592,16 1.588,00 3.949,00 13.142,50 15.918,59
Rondônia 3.064 - 18.960 7.006,41 3.064,25 4.800,00 15.653,75 18.960,29
Amapá 1.414 - 9.814 3.741,21 1.414,00 2.437,50 8.102,67 9.814,19
Acre 1.500 - 6.056 2.845,33 1.500,00 2.686,00 5.000,00 6.056,15


Principais locais de trabalho

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde podem exercer suas funções em empresas públicas ou privadas de atividades da saúde e serviços sociais. São empregados na condição de assalariado com carteira assinada, organizam-se em equipe e atuam com supervisão ocasional ou sem supervisão, trabalham em ambientes fechados e em períodos noturnos e diurnos. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse constante.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Essas ocupações são exercidas por pessoas com ensino superior completo, acrescida de cursos de especialização, com carga horária de duzentas a quatrocentas horas para o Diretor e Gerente de Serviços de Saúde e o Tecnólogo em Gestão Hospitalar. Para exercer a ocupação de sanitarista o profissional deve possuir graduação em nível bacharel na área de saúde pública/coletiva ou então ter o terceiro grau completo em qualquer área, porém um curso de especialização/pós- graduação na área de saúde pública/coletiva. Nenhuma experiência profissional é exigida do Gerontólogo. O exercício pleno das atividades para os demais profissionais ocorre após o período de um a dois anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Chefe de serviços de saúde

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde devem:

  • administrar recursos financeiros;
  • avaliar ações de saúde;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar recursos humanos;
  • realizar atendimento biopsicossocial;
  • definir estratégias para unidades e/ou programas de saúde;
  • planejar ações de saúde;
  • coordenar ações de saúde;
  • coordenar interfaces com entidades sociais e profissionais;

  • Atividades

    • demonstrar capacidade de observação;
    • contornar situações adversas;
    • analisar indicadores de saúde;
    • participar na elaboração de campanhas de promoção e divulgação de serviços de saúde;
    • delegar funções;
    • realizar acolhimento dos usuários, familiares e cuidadores;
    • investigar surtos e emergências em saúde pública;
    • operacionalizar campanhas de saúde;
    • produzir material técnico-científico;
    • implementar ações de saúde e segurança do trabalhador;
    • demonstrar iniciativa;
    • propor diretrizes para organograma funcional;
    • aplicar as normas legais referentes ao funcionamento das unidades assistenciais e/ou atenção à saúde (farmácia, casa de apoio...);
    • monitorar processos e resultados de ações de saúde;
    • levantar custo da prestação de serviços;
    • monitorar indicadores de saúde;
    • propor diretrizes de planos de salários;
    • prestar auditoria;
    • demonstrar capacidade analítica;
    • planejar ações de educação permanente;
    • definir capacidade operacional da instituição;
    • definir instruções de serviços internos;
    • nomear ouvidores;
    • monitorar cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
    • estabelecer metas administrativas, técnicas e financeiras;
    • estabelecer níveis de responsabilidade dos profissionais de saúde;
    • propor diretrizes de planos de carreira;
    • gerenciar serviços de assistência à saúde;
    • executar atividades socioculturais e educacionais;
    • promover estudos de custo de serviços de saúde;
    • aprovar contratações e demissões;
    • planejar atividades socioculturais, educacionais e de promoção à saúde;
    • aprovar normas de funcionamento das unidades assistenciais;
    • identificar perfis profissionais, de acordo com as necessidades;
    • monitorar aspectos biopsicossociais dos usuários;
    • participar das discussões estratégicas para unidades de saúde;
    • prestar assessoria;
    • aprovar alterações de cargos e salários;
    • demonstrar criatividade;
    • elaborar indicadores de saúde;
    • implementar programas de atendimento biopsicossocial;
    • avaliar o impacto das ações de saúde;
    • contratar auditorias;
    • mediar conflitos de interesses entre atores envolvidos nos processos de saúde;
    • identificar necessidades de capacitação e qualificação;
    • evidenciar capacidade crítica;
    • verificar qualidade do atendimento;
    • realizar pesquisas;
    • coordenar projetos e/ou programas de saúde;
    • planejar atendimento aos usuários, familiares e cuidadores;
    • avaliar programas implementados;
    • definir estratégias de avaliação;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • levantar custo por departamento;
    • prestar atendimento específico (preparação para aposentadoria, inserção do mercado, estimulação cognitiva, etc);
    • estabelecer normas técnicas de funcionamento da unidade assistencial;
    • estabelecer normas técnicas de vigilância e atenção à saúde;
    • implementar programas de saúde;
    • avaliar necessidades de aquisição/ contratação de equipamentos, materiais e serviços;
    • definir investimentos e custeio;
    • adequar funcionamento da unidade assistencial às normas;
    • promover programa de qualidade de vida no trabalho;
    • propor alterações de cargos e salários;
    • supervisionar convênios e parcerias;
    • determinar destinação dos resíduos hospitalares;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • definir público alvo para serviços e ações de saúde;
    • definir aquisição de equipamentos, materiais e insumos;
    • acompanhar processos de assistência à saúde;
    • definir instalação física em função dos serviços;
    • orientar usuários, familiares e cuidadores;
    • elaborar relatórios;
    • dimensionar rede própria e/ou credenciada de serviços de saúde;
    • demonstrar capacidade de tomar decisão;
    • participar em conselhos;
    • demonstrar capacidade retórica;
    • prestar consultoria;
    • avaliar ações de vigilância de saúde;
    • acompanhar fluxo financeiro;
    • operacionalizar ações e normas de autoridades sanitárias;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • participar de conferência de saúde;
    • discutir casos com equipe interdisciplinar;
    • definir padrão de qualidade do serviço de saúde;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • calcular custo de tratamentos;
    • evidenciar acessibilidade;
    • planejar ações de sensibilização;
    • coordenar projetos de cunho biopsicossocial;
    • conciliar interesses dos usuários de serviços de saúde;
    • demonstrar capacidade de administrar conflitos;
    • viabilizar captação de recursos;
    • liderar pessoas;
    • analisar estudos de custo de serviços de saúde;
    • capacitar profissionais nas questões de velhice e envelhecimento;
    • planejar ações de capacitação;
    • realizar estudos e ações de territorialização em saúde;
    • definir público-alvo de atendimento;
    • avaliar desempenho dos equipamentos de saúde;
    • avaliar resultados financeiros;
    • acompanhar processos de ação de saúde;
    • implementar ações de sensibilização;
    • gerenciar risco em hemoderivados;
    • aplicar plano de atenção gerontológica (anamnese);
    • acompanhar resultados de ação de saúde;
    • analisar demanda dos serviços de saúde;
    • analisar fatores determinantes e condicionantes de saúde;
    • encaminhar para outros profissionais ou equipamentos;
    • estabelecer protocolos de atendimento;
    • estabelecer políticas de gestão;
    • analisar indicadores sociodemográficos;
    • planejar ações de promoção, prevenção, atenção e recuperação da saúde;
    • orientar adaptação do ambiente ao usuário;
    • aplicar instrumentos de avaliação complementar;
    • coordenar projetos de qualidade em atendimento;
    • participar do planejamento de políticas públicas;
    • organizar fluxo de atendimento aos usuários;
    • mapear riscos de acidentes de trabalho;
    • propor auditorias;
    • avaliar desempenho de acompanhantes (cuidadores informais);
    • organizar fluxo de serviços e ações de saúde;
    • demonstrar capacidade de estabelecer vínculos;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • gerenciar risco em tecnovigilância;
    • viabilizar recursos para cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • promover atividades científicas;
    • avaliar desempenho dos profissionais;
    • analisar perfil epidemiológico das doenças e agravos;
    • estabelecer critérios para otimização de atendimento;
    • representar a instituição junto à sociedade civil e órgãos governamentais;
    • fiscalizar cumprimento das normas técnicas em vigilância sanitária;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • gerenciar risco em farmacovigilância;
    • demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
    • demonstrar capacidade de escuta;
    • fornecer subsídios para formação de conselhos de saúde;
    • participar da elaboração de plano de destinação de resíduos hospitalares;
    • propor contratações e/ou demissões;
    • gerenciar diretores, chefias e coordenadores de ações de saúde;
    • realizar convênios e parcerias;
    • elaborar plano estratégico;
    • dimensionar necessidade de contratação;
    • avaliar resultados de campanhas;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • planejar eventos gerontológicos;
    • demonstrar empatia;


    Setores que mais contratam Chefe de serviços de saúde no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Laboratórios clínicos
    • Planos de saúde
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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